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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 19, Número: 63, Publicado: 2017
  • Boicote Social Artigo

    Cruz, Breno de Paula Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apresentar o conceito de Boicote Social como uma ampliação do conceito de Labor Boycott, incorporando, assim, situações ou contextos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Metodologia: Um experimento com 240 indivíduos foi conduzido para verificar se características relacionadas à RSC impactam no boicote. Para isso, dois vídeos foram construídos simulando a atuação da empresa fictícia Alfa. Posteriormente, os vídeos foram apresentados ao grupo de controle (com RSC) e ao grupo manipulado (sem RSC). As variáveis dependentes foram Eficácia do Boicote (EB) e Intenção de Boicotar (IB), sendo Contexto Gerencial de RSC da Empresa (CGRSCE) a variável independente. Os dados paramétricos permitiram o uso da Anova. Resultados: Confirma-se o impacto de CGRSCE em EB (H1) e em IB (H2). Assim, o consumidor considera em seu processo de decisão de compra (boicote) características relacionadas à RSC, como corrupção, clima organizacional do trabalhador da empresa e os impactos da atuação da empresa no meio ambiente e na sociedade. Dessa maneira, o conceito de Boicote Social é mais amplo e atual que Labor Boycott. Contribuições: A investigação apresenta a definição de Boicote Social, a sua inserção como um tipo de boicote não discutido na literatura e o seu alinhamento à dimensão ideológica (assim como os boicotes religiosos, ecológicos e de minorias), além de outras contribuições tangenciais a partir da revisão de literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Based on Corporate Social Responsibility (CSR) aspects, Social Boycott is presented in this paper as an amplification of the Labor Boycott concept. Design/methodology/approach: A statistical experiment with 240 individuals has been carried out, so that it could verify if consumers’ perceptions related to the Management Context of Corporate Social Responsibility (MCCSR) of the fictitious Alpha company has considerable impact on the variable Boycott Efficacy (BE), and on the Boycott Intention (BI). The ANOVA has been used to show cause-effect variable relationship. Findings: MCCSR impacts on BE (H1) and BI (H2). Thus, the Social Consumer’s boycott motivation is driven by the perception of the level of CSR management orientation a company has (anti-corruption internal measures, organizational climate, labor conditions and waste management during production process). While Labor Boycott restricts its analysis to labor conditions, the concept of Social Boycott incorporates all CSR aspects. Originality/value: This study presents Social Boycott definition and its insertion on consumer boycott literature - types of boycott and boycott motivations (ideological dimension). Thus, tangential analysis such as experiential dimension and a theoretical political boycott gap are discussed.
  • O papel da inteligência emocional (traço) na previsão do comportamento em rede Artigo

    Torres-Coronas, Teresa; Vidal-Blasco, María-Arántzazu

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste trabalho é obter evidências da relação entre o comportamento proativo do empreendedor em rede e a inteligência emocional (traço) visando o suporte à transição para carreiras empreendedoras. Delineamento/metodologia/abordagem: Utilizou-se o Questionário de Traço de Inteligência Emocional - Versão Curta (TEIQue-SF), desenvolvido por Petrides (2001, 2009), para testar hipóteses sobre os fatores que definem o uso proativo de uma rede profissional e sua relação com o nível individual de inteligência emocional enquanto traço e seus quatro componentes (bem-estar, autocontrole, emocionalidade e sociabilidade). Um questionário foi enviado a empreendedores locais para verificar se o traço de inteligência emocional atua como um preditor do comportamento proativo em rede. Resultados: Os resultados finais confirmam parcialmente a hipótese de pesquisa, com alguns componentes da IE (fatores de bem-estar e sociabilidade) mostrando uma correlação positiva significativa com o comportamento proativo em rede. Isso indica que a capacidade dos empreendedores de regular emoções influencia o seu comportamento em rede, ajudando-os a serem bem-sucedidos em suas relações de negócios. Originalidade/valor: O presente estudo fornece uma direção clara para pesquisas futuras, focalizando como a inteligência emocional enquanto traço afeta o comportamento em redes sociais entre empreendedores, demonstrando, dessa forma, a utilidade de usar a IET para avaliar empreendedores de alto potencial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to obtain evidence of the relation between entrepreneur proactive networking behavior and trait emotional intelligence to support transition towards entrepreneurial careers. Design/methodology/approach: The Trait Emotional Intelligence Questionnaire-Short form (TEIQue-SF), developed by Petrides (2001, 2009), was used to test hypotheses on the factors that define a proactive use of a professional network and their relationship with the individual level of trait emotional intelligence and its four components (well-being, self-control, emotionality and sociability). A questionnaire was sent to local entrepreneurs to verify whether trait emotional intelligence acts as a predictor of proactive networking behavior. Findings: Final findings partially confirm the research hypothesis, with some components of EI (well-being and sociability factors) showing a significant positive correlation with proactive networking behavior. This indicates that entrepreneurs’ ability to regulate emotions influences their networking behavior helping them to succeed in their business relationships. Originality/value: The present study provides a clear direction for further research by focusing on how trait emotional intelligence affects social networking behavior amongst entrepreneurs, thus demonstrating the utility of using trait EI to evaluate high potential entrepreneurs.
  • Comunidade de Consumo de Apreciação e Sua Dinâmica Artigo

    Quintão, Ronan Torres; Brito, Eliane Pereira Zamith; Belk, Russel W.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo tem como objetivo identificar e explicar as forças e tensões entre os membros da comunidade de consumo de apreciação e sua dinâmica. Delineamento/metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem naturalista de investigação, foi realizada uma extensa pesquisa de campo, observando e entrevistando consumidores e profissionais em cafeterias independentes na América do Norte: Toronto, Montreal, Seattle e Nova York, de agosto de 2013 a julho de 2014. Achados: A pesquisa descreve a comunidade de consumo de apreciação e explica suas forças, que são a educação, a emulação e as tensões entre os membros da comunidade. Originalidade/valor: Nossos resultados explicam o comportamento do consumidor amador e a relação desses amadores com os profissionais e com o público durante suas práticas de consumo. Contribuímos para o avanço do estudo de comunidades de consumo heterogêneas, revelando as tensões entre os membros da comunidade e a produção de capital subcultural e social. Nossa pesquisa contribui para o campo da cultura de consumo, aumentando o conhecimento desse fenômeno social de consumo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to identify and explain the forces and tensions between the members of the connoisseurship consumption community and its dynamics. Design/methodology/approach: Adopting a naturalistic inquiry approach, we immersed ourselves in the field, visiting and observing consumers and professionals in independent coffee shops in North America: Toronto, Montreal, Seattle, and New York from August 2013 to July 2014. Findings: The research describes the connoisseurship consumption community and explains its forces, which are education, emulation and tensions between the members of the community. Originality/value: Our findings explain the amateur consumer’s behavior and the relationship of these amateurs with professionals and with the public during their consumption practices. We help to advance the study of heterogeneous consumption communities by revealing the tensions between the members of the community and the production of subcultural and social capital. Our research contributes to the consumer culture field by increasing knowledge of this social consumption phenomenon.
  • Relações de cooperação e a competitividade no setor supermercadista Artigo

    Centenaro, Andressa; Laimer, Claudionor Guedes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo verificar a influência das relações de cooperação no desempenho das empresas do setor supermercadista, comparando as empresas associadas às redes com empresas não associadas. Metodologia: O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa survey com 31 empresas. Resultados: Os resultados indicam que as relações de cooperação com os fornecedores têm impacto positivo no desempenho das empresas, ao passo que as relações de cooperação com os concorrentes e com as instituições locais não influenciam no desempenho. Ademais, verifica-se que não existe relação entre a participação em uma rede de cooperação e a obtenção de um desempenho superior. Contudo, as empresas associadas às redes apresentaram melhores relações de cooperação com os fornecedores, o que impacta positivamente no desempenho. Portanto, as empresas associadas às redes possuem vantagens competitivas em relação às empresas não associadas às redes. Contribuições: As relações de cooperação com fornecedores podem fornecer benefícios, como a redução de custos logísticos, melhoria na carteira de produtos, melhor negociação de preços e prazos e parceria para realização de estratégias de marketing, entre outros. Assim, a competitividade das empresas do setor supermercadista é aumentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to investigate the influence of cooperative relations in the performance of companies in the supermarket sector, comparing the companies associated networks with companies not associated. Design/methodology/approach: The research method employed was a survey research with 31 companies. Findings: The results indicate that the cooperative relationships with suppliers have a positive impact on companies of performance, while the cooperative relationships with competitors and local institutions do not influence the performance. Moreover, it appears that there is no relationship between participation in a network of cooperation and achieving superior performance. However, companies linked to the network present better cooperative relationships with suppliers, which positively impacts the performance and therefore have competitive advantages over companies not associated to networks. Originality/value: The cooperative relationships with suppliers can provide benefits such as reducing logistics costs, improved product portfolio, better negotiating prices and terms, partnership for conducting marketing strategies among others, thus increasing the competitiveness of companies in the supermarket sector.
  • Aceitação da tecnologia NFC para pagamentos móveis: Uma perspectiva brasileira Artigo

    Luna, Iviane Ramos de; Montoro-Ríos, Francisco; Liébana-Cabanillas, Francisco; Luna, João Gil de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo trata de investigar a aceitação da tecnologia NFC para pagamento através do celular no contexto brasileiro, o que possibilitará conhecer os fatores que influenciam diretamente ou indiretamente essa aceitação. Metodologia: Através de um questionário online auto-administrado e utilizando o procedimento de amostragem por bola de neve nas redes sociais, a amostra final estudada constou de 423 usuários de telefones celulares no Brasil. A técnica utilizada para provar as hipóteses formuladas foi a de Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: Os resultados mostram que a atitude, a inovação pessoal em TI e a utilidade percebida são determinantes da intenção de uso futuro desta tecnologia no Brasil. Contribuições: O modelo proposto tem um poder preditivo da intenção de uso do pagamento NFC de 71%, demonstrando que o mesmo inclui antecedentes com um grande poder preditivo da aceitação da tecnologia NFC, o que nos levou a expor as principais implicações para a gestão e para o desenvolvimento de novos estudos na área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study investigates the acceptance of NFC technology for payment through mobile in a Brazilian context, which allow knowing the factors that influence directly or indirectly in that acceptance. Design/methodology/approach: Through an online and self-administered questionnaire and using the snowball sampling procedure on social networks, the final sample consisted of 423 mobile phone users in Brazil and the technique used to prove the hypotheses was the Structural Equation Model. Findings: The results show that attitude, personal innovation in IT and perceived usefulness are determinants of future intention to use the NFC technology for payments in Brazil. Originality/value: The proposed model has a predictive power of intention to use NFC payment of 71%, demonstrating that it includes background with a large predictive power of acceptance of NFC technology which led us to highlight the main implications for the management and development of new studies in this field.
  • Inovação de duopólio com debatedor de monopólio Artigo

    CHEN, You-hua; NIE, Pu-yan; Huang, Jin-bo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente artigo destaca a interação entre a inovação e a estrutura financeira segundo o conceito de duopólio com um debatedor de monopólio. Metodologia: Por meio de abordagens de teorias de jogos, caracterizamos os efeitos dos níveis de dívida em investimentos inovadores com efeito da responsabilidade limitada. Resultados: O presente artigo argumenta que níveis mais altos de dívida aumentam tanto os investimentos quanto os resultados. Tanto a taxa de dívida mais alta quanto os níveis de dívida mais altos atuam como um compromisso com a redução dos lucros líquidos das empresas concorrentes. O lucro líquido por dívida unitária é reduzido com maior nível de dívida e maior taxa de dívida. Contribuições: O presente artigo expande o trabalho de Brander e Lewis (1986) para uma situação inovadora, sem a restrição de uma solução de ponto interior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper highlights the interaction between innovation and financial structure under duopoly with a monopoly debater. Design/methodology/approach: By game-theory approaches, we characterize effects of debt levels on innovative investment with limited liability effect. Findings: This paper argues that higher debt levels increase both innovative investment and output. Both higher debt rate and higher debt levels act as commitment to reduce opponent firms’ net profits. Net profit for unit debt is reduced with higher debt level and higher debt rate. Originality/value: This study extends Brander and Lewis’s (1986) to innovative situation and no interior point solution is restricted.
  • Influencias de la estrategia de downsizing sobre la estructura de la empresa Artículo

    Bravo, Carmen Soria; Egaña, Alfonso Herrero de

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Este artículo investiga la efectividad del uso de la estrategia de downsizing, referida al caso de Telefónica. Diseño/metodología/enfoque: Mediante la metodología del event study, se muestra la relación entre las estrategias de downsizing y los resultados. La significación estadística se estudia por medio de la t-student. Resultados: Los resultados son significativos, lo que indica que la estrategia de downsizing logró un exceso de rentabilidad y una mejor financiación, impulsando el valor de la empresa en el mercado. Originalidad/valor: Los resultados indican que el downsizing es una alternativa estratégica que permite una mayor adaptación, siempre que se realice de forma proactiva y esté asociada a los cambios que sean necesarios en la estructura y en los procesos de la organización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper investigates the effectiveness of the downsizing strategy when applied to the Telefónica case. Design/methodology/approach: By using the Event Study method, we present the relationship between downsizing strategies and results. Statistical significance of results was analyzed using t-statistics analysis. Findings: Results are significant, proving that the downsizing strategy brought about greater profitability and better funding, leveraging company market values. Originality/value: Results indicate that downsizing is a strategy alternative that allows for better adaptation, if carried out proactively and associated to changes that are necessary within organizational structure and processes.
  • Do formal ao informal: executivos que migraram para o trabalho flexível Artigo

    Kim, Han Na; Tonelli, Maria José; Silva, André Luis

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Dadas as mudanças ocorridas em relação à organização do trabalho, contratos de trabalho flexível estão geralmente associados com uma busca de empregados mais produtivos. O objetivo desta pesquisa é compreender as mudanças comportamentais necessárias aos executivos para enfrentar a realidade desses novos modelos flexíveis de trabalho. Delineamento/metodologia/abordagem: Este trabalho apresenta o estudo realizado na cidade de São Paulo (SP) com 30 executivos que migraram de contratos de trabalho formais - postos de trabalho - para formatos mais flexíveis. Achados: Os resultados mostraram que os entrevistados usam vários termos para se descreverem: consultores, independentes, franqueados, empresários, conselheiros, entre outros, e sugeriram que eles têm de mudar suas autopercepções para se adaptarem a trabalhos flexíveis. Originalidade/valor: Este estudo mostra que as narrativas que esses executivos usam para ilustrar suas trajetórias profissionais estão relacionadas à maneira como lidam com o tempo, com sua rede e como devem mudar sua mentalidade e comportamento para alcançar o sucesso. Por fim, esses profissionais devem demonstrar competência; mesmo que às vezes sejam traídos por seus gestos, voz e aparência, demonstrando desânimo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Given the changes occurred in the organization and work, flexible employment contracts are generally associated with a search for more productive employees. The purpose of this research is to understand the behavioral changes needed by executives to face up to the reality of these new flexible models of work. Design/methodology/approach: This paper presents the study that was undertaken in the city of São Paulo (SP - Brazil) with 30 executives who migrated from formal employment contracts/job positions to more flexible formats. Findings: The results showed that the interviewees use various terms for describing themselves: consultant, independent, franchised, businessperson, councilor, among others, and suggested that they have to change their self-perceptions to be adapted to flexible work. Originality/value: This study shows that the narratives that these executives use to illustrate their professional trajectories are related to how they deal with time, with their network and how they should change their mentality and behavior in order to achieve success. Lastly these professionals must display competence; even they are sometimes betrayed by their listless gestures, voice and look.
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