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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 19, Número: 66, Publicado: 2017
  • Diferenças de sexo e identidade de gênero em resultados psicológicos relacionados ao trabalho entre vendedores Artigo

    Tanrikulu, Ceyda

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do presente estudo é determinar se há diferenças entre sexo e identidade de gênero para grupos de vendedores em termos de resultados psicológicos relacionados ao trabalho, principalmente o estresse no trabalho, comprometimento organizacional, intenção de sair e satisfação no trabalho. Metodologia: Os dados foram coletados dos vendedores por meio de um questionário. Este foi administrado com uma amostra conveniente de vendedores da área farmacêutica da região centro-sul da Turquia, por meio de um questionário autoaplicável. Resultados: Os resultados sugerem a existência de diferenças entre os grupos sexuais nos resultados psicológicos relacionados ao trabalho, exceto pelo estresse no trabalho, ao passo que existem diferenças entre os grupos de identidade de gênero em todos eles. Há diferenças entre os sexos e diferenças entre identidades de gênero em relação ao trabalho na área de vendas. Indivíduos andrógenos contam com a identidade de gênero mais apropriada para a profissão de vendas, considerando que têm um alto nível de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional e um baixo nível de estresse no trabalho e intenção de sair. Originalidade/valor: A principal contribuição do estudo para a literatura e as implicações administrativas é o enriquecimento de informações relacionadas às semelhanças e/ou diferenças baseadas em gênero entre vendedores em termos de resultados de trabalho com uma abordagem nova e diferente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study was to determine whether there was any difference among sex and gender identity groups for salespeople in terms of psychological job outcomes, namely job stress, organizational commitment, intention to leave, and job satisfaction. Design/methodology/approach: Data was collected from salespeople using a survey. The questionnaire used was administered to a convenience sample of pharmaceutical salespeople from south-central region of Turkey, through a self-administered questionnaire. Findings: The findings suggested that there were differences between sex groups in psychological job outcomes except job stress, while there were differences between gender identity groups in all of them. There already exist sex differences and also gender identity differences regarding the job outcomes in sales force. Androgynous individuals have the most appropriate gender identity for sales profession, considering that they had a high level of job satisfaction and organizational commitment and a low level of job stress and intention to leave. Originality/value: The major contribution of this study to the literature and administrative implications is the enrichment of information concerning gender-based similarities and/or differences among salespeople in terms of job outcomes with a new and different approach.
  • O impacto da satisfação comercial nas reações do consumidor às situações de falta de estoque Artigo

    Grubor, Aleksandar; Milicevic, Nikola; Djokic, Nenad

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste trabalho é testar um modelo conceitual por meio do qual estabelecemos a influência da satisfação comercial e de outras variáveis (gênero, mobilidade e disponibilidade de lojas alternativas) nas reações do consumidor às situações de falta de estoque (FDE). Metodologia: Os autores utilizaram um questionário padronizado para coletar dados sobre a reação do consumidor à FDE e os determinantes analisados, incluindo a satisfação comercial (para a qual a confiabilidade, a validade e a unidimensionalidade foram testadas). A pesquisa foi realizada nas quatro maiores cidades da Sérvia. Todas as entrevistas foram realizadas aleatoriamente, por meio de chamadas telefônicas; assim, foram reunidas 392 reações. As hipóteses estabelecidas foram testadas por meio de um modelo logit multinomial com o uso de efeitos marginais. Resultados: Os resultados mostram que a satisfação comercial afeta significativamente três reações à falta de estoque (troca da loja, adiamento e troca de produto), ao passo que afeta positivamente no caso de troca de produto e adiamento, e negativamente no caso de troca da loja. Os resultados também mostram que os consumidores comercialmente satisfeitos, independentemente de outros fatores, não estão suscetíveis a trocar de loja em situações de falta de estoque. Contribuições: Além das implicações gerenciais, este estudo incluiu, pela primeira vez, a satisfação comercial como antecedente das reações do consumidor às situações de FDE. Além disso, o impacto dessa variável nas reações às situações de FDE foi analisado nos dois níveis de disponibilidade de lojas alternativas, gênero e mobilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this paper is to test a conceptual model by means of which we try to establish the influence of store satisfaction and other variables (gender, mobility and availability of alternative stores) on consumers’ responses to out-of-stock (OOS) situations. Design/methodology/approach: The authors used a standardized questionnaire to gather data on consumer responses to OOS and then analyzed determinants including store satisfaction (for which reliability, validity and unidimensionality were tested). The survey was conducted in the four largest cities in Serbia. All respondents were interviewed randomly, through telephone calls, whereby 392 responses were gathered. The established hypotheses were tested by means of a multinomial logit model with the use of marginal effects. Findings: The results show that store satisfaction significantly affects three out-of-stock responses (store switching, postponement and product switching), whereas, positively in the case of product switching and postponement and negatively in the case of store switching. The results also show that store satisfied consumers, regardless of other factors, are not likely to switch stores in out-of-stock situations. Originality/value: As well as managerial implications, this paper included store satisfaction as an antecedent of consumer OOS responses for the first time. In addition, the impact of this variable on OOS responses was analyzed at both levels of the availability of alternative stores, gender and mobility.
  • Uma meta-análise sobre os construtos antecedentes e consequentes do materialismo Aritgo

    Santini, Fernando de Oliveira; Ladeira, Wagner; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Araújo, Clécio Falcão

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O materialismo vem ganhando espaço no campo acadêmico, especialmente a partir da década de 1980, dada a relevância em buscar compreender o sentimento vinculado à posse e à aquisição de bens. Por conta dessa importância, realizou-se uma meta-análise para avaliar os antecedentes e consequentes do materialismo. Metodologia: A partir da realização de uma revisão sistemática, foi identificado um total de 77 artigos que analisaram esses aspectos, gerando 99 effects-sizes e uma amostra acumulada de 40.288 indivíduos estudados. Resultados: Os antecedentes do materialismo que apresentaram relações significativas foram: percepção de valor hedônico, influência interpessoal, satisfação com a vida e renda. Quanto aos consequentes, observou-se significância para a intenção de compra, compra impulsiva, compra compulsiva, consumo conspícuo, consumo de status e envolvimento do consumidor. Em relação ao efeito moderador, foi possível observar que amostras pequenas produzem efeitos maiores. Além disso, na relação entre materialismo e intenção de compra, há efeitos mais fortes para pesquisas realizadas em países do Ocidente. Contribuições: Com base na metodologia aplicada neste estudo, espera-se contribuição sólida e generalizável a respeito do construto materialismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Materialism has been gaining ground in the academic field, especially from the 1980s on, given the relevance of understanding sentiments connected to possessing and acquiring goods. Thus, this meta-analysis was carried out to assess the antecedents and consequents of materialism. Design/methodology/approach: Based on a systematic review, we gathered a total 77 articles that examined those aspects, generating 99 effects-sizes and a cumulative sample of 40,288 studied individuals. Findings: The antecedents of materialism that showed a significant relationship with this construct were: perceived hedonic value, interpersonal influence, life satisfaction, and income. As for the consequents, we observed significance for purchase intention, impulsive buying, compulsive buying, conspicuous consumption, status consumption, and consumer involvement. Regarding the moderating effect, we observed that small samples produce greater effects. Furthermore, for the relationship between materialism and purchase intention, there are stronger effects for surveys conducted in Western countries. Originality/value: - Based on the methodology applied in this study, we expected a solid and generalizable contribution regarding construct materialism.
  • Análise de viabilidade do desenvolvimento de um campo de petróleo: uma abordagem por opções reais no contrato de partilha de produção Artigo

    Fonseca, Marcelo Nunes; Pamplona, Edson Oliveira; Rotela, Paulo; Valério, Victor Eduardo de Mello

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade de desenvolvimento de um campo real de petróleo localizado no continente africano, em que o contrato de partilha de produção é adotado por meio da aplicação da teoria de opções reais. Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os preceitos da modelagem e simulação, na qual foi elaborado um esquema composto por três fases, com o intuito de facilitar a análise de viabilidade do projeto. Resultados: Primeiro, pelo método tradicional sugere-se ao tomador de decisão não investir no desenvolvimento do campo. Ao incorporar as incertezas na tomada de decisão, entretanto, outros resultados foram obtidos. Atestou-se que, apesar de reduzida, existe uma probabilidade de o projeto ser viável. Em seguida, por meio da utilização do modelo binomial para representar o processo de difusão do preço do barril do petróleo, o valor do ativo, considerando a flexibilidade de adiar o desenvolvimento do campo, é calculado. Contribuições: Os resultados apontam que, caso o gestor tenha o direito de investir no futuro e esperar por melhores condições do preço do petróleo, ter a opção de adiar o desenvolvimento do campo de petróleo gera valor a seu ativo. O método proposto é uma contribuição que fornece subsídios para melhoria dos processos de tomada de decisão para avaliar os investimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this research is to analyze the feasibility of developing a real oil field in Africa under a production sharing agreement, through the application of the real options theory. Design/methodology/approach: The research was conducted according to the principles of modeling and simulation, based on a structure that consists of three phases, in order to facilitate project feasibility analysis. Findings: Initially, according to the traditional method, we suggest that the decision-maker does not invest in the development of the field. However, by incorporating uncertainty into the decision-making process, other results were obtained. Although reduced, we attested that there is a likelihood of feasibility. Next, by using the binomial model to represent the process of oil barrel price diffusion, the asset value is calculated considering the flexibility of delaying the development of the field. Originality/value: The results show that, if a manager has the right to invest in the future and wait for better oil prices, postponing the development of an oil field adds value to his assets. The proposed method is a contribution that offers subsidies to improve decision-making processes to evaluate investments.
  • Opacidade das informações contábeis, adoção das normas internacionais e origem legal Artigo

    Takamatsu, Renata Turola; Fávero, Luiz Paulo Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi investigar a relação entre o nível de opacidade dos lucros e o ambiente informacional da empresa, mais especificamente levando-se em consideração os padrões contábeis e a origem legal do sistema. Metodologia: A amostra foi composta por empresas de capital aberto de 20 países classificados como emergentes, com base no índice elaborado pela agência Standard & Poor’s. A base de dados abrangeu as demonstrações contábeis das firmas nativas dessas economias de 2004 a 2013. Para fazer a comparação dos indicadores entre o grupo dos países, levando-se em consideração suas características institucionais, procedeu-se ao teste de Mann-Whitney e ao teste de Kruskal-Wallis. Resultados: Ao avaliar o comportamento das métricas de ambiente informacional em países emergentes, observou-se que referidas medidas apresentaram-se correlacionadas, sugerindo que as proxies de opacidade, mesmo com componentes distintos, carregam informações em comum. Também se observou que a opacidade dos resultados foi menor em países que já haviam transitado para as normas internacionais no período analisado. Ainda nesse âmbito, detectou-se maior nível de suavização de resultados em países de origem legal no direito consuetudinário francês. Contribuições: O presente trabalho contribui para a compreensão da relação entre as características do ambiente informacional da contabilidade e os níveis de opacidade das informações emanadas pela contabilidade. Assim, o trabalho auxiliou gestores, investidores e reguladores a compreender as necessidades dos usuários e como alterações da regulação e características específicas dos países alteram suas perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The goal of this study was to investigate the relationship between the level of Earnings Opacity and a company’s informational environment, specifically considering accounting standards and the legal origins of the system. Design/methodology/approach: The sample consisted of publicly traded companies from 20 countries classified as emerging, based on agency Standard & Poor’s index. The sample included data from 2004 to 2013. In order to compare the indicators among the group of countries, taking into account their institutional characteristics, the Mann-Whitney test and the Kruskal-Wallis test were performed. Findings: The assessment of the informational environment measures’ behavior in emerging countries revealed that these measures were correlated, suggesting that, despite different behaviors, opacity proxies share information. The fact that earnings opacity was lower in countries that had already adopted international standards during the analyzed period was also observed. In the same sense, a higher level of income smoothing was detected in countries of French code law origins. Originality/value: This article contributes to the understanding of the relationship between the characteristics of an accounting informational environment and the levels of opacity of the information emitted by accounting. Thus, this article has helped managers, investors and regulators to understand users’ needs and how country-specific characteristics change their perspectives.
  • O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas Artigo

    Schmidt, Paulo; Santos, José Luiz dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esse estudo objetiva apresentar como eram procedidos os controles tributários e o processo de accountability na sociedade inca. Metodologia: Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica e documental sobre o uso do quipu na civilização inca, aplicando-se uma abordagem qualitativa. Resultados: Os resultados do estudo indicam que os quipus incaicos representaram os principais instrumentos de registro e reporte da gestão tributária adotados pelo Império Inca, tendo na figura dos Quipucamayocs a responsabilidade pela sua confecção, com a certeza de que as informações geradas e consolidadas nos quipus imperiais, estavam corretas, considerando que esses profissionais pagavam com a vida em caso de erros. Contribuições: As principais contribuições do estudo à Contabilidade estão relacionadas com o entendimento da origem do desenvolvimento de ferramentas de controle tributário e de prestação de contas criadas no Império Inca, antes das invasões espanholas, que apoiaram significativamente o desenvolvimento de uma das primeiras sociedades americanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to present the mechanisms of control and accountability used in the Inca society. Design/methodology/approach: For this purpose, a bibliographical and documental analysis regarding the use of khipus in this civilization was carried out, applying a qualitative approach. Findings: The results of the study indicate that the Inca khipu was the main instrument of tax registration and management adopted by the Inca empire. The Khipucamayocs were responsible for the production of the Khipu, asserting that the information generated and consolidated in the imperial khipu was correct, considering that these professionals paid with their lives in case of errors. Originality/value: The main contributions to accounting are related to the understanding of the origin of the development of tax control and accountability tools created in the Inca Empire, before the Spanish invasions, that contributed significantly to the development of the first American societies.
  • Income smoothing: um estudo das cooperativas de crédito do setor de saúde Artigo

    Bressan, Valéria Gama Fully; Souza, Douglas Coelho de; Bressan, Aureliano Angel

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar se as cooperativas de crédito filiadas à Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred gerenciam seus resultados contábeis, a fim de reduzir a variabilidade dos retornos da instituição e transmitir uma sinalização de solidez aos cooperados. Metodologia: O método adotado foi o modelo clássico de regressão linear com dados em painel, estimado por mínimos quadrados generalizados factíveis para efeitos fixos e considerando o problema de heterocedasticidade. A amostra foi composta por 113 cooperativas de crédito filiadas ao sistema Unicred, referente ao período de 2001 a 2011, e os dados foram disponibilizados pelo Banco Central do Brasil. Resultados: As análises, por meio do resultado não discricionário sobre operações de crédito para explicar as variações nas despesas líquidas de provisão sobre operações de crédito, indicaram a suavização dos resultados, ou seja, pode-se inferir que as cooperativas filiadas às Unicreds fazem uso da prática de gerenciamento de resultados, na modalidade income smoothing. Contribuições: O estudo contribui com a temática de gerenciamento de resultados contábeis, e corrobora que há indícios de que, na ocorrência de resultados não discricionários mais altos, as cooperativas de crédito tendem a maximizar as provisões e, na ocorrência de resultados não discricionários mais baixos, elas tendem a minimizar as provisões, tornando evidente a busca por uma menor variabilidade nos resultados, sinalizando, assim, mitigação de riscos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The aim of this study was to verify whether the credit unions affiliated to Brazilian Confederation of Central Cooperatives (UNICRED) manage their accounting results, in order to reduce the variability of the institution’s returns and transmit a sense of solidity to its members. Design/methodology/approach: The method adopted was the Classic Linear Regression Model with Panel Data, estimated by Feasible Generalized Least Squares for fixed effects and corrections for heteroscedasticity. The sample was made up of 113 credit unions affiliated to UNICRED systems, over the 2001-2011 period, and data was made available by Central Bank of Brazil. Findings: The analysis, carried out through non-discretionary results on credit operations in order to explain the changes in net expenses of provision on credit operations, indicated there was smoothing of results. Thus, we can infer that the credit unions affiliated to UNICRED make use of earnings management in the income smoothing modality. Originality/value: This study contributes to the issue of Accounting Results Management, and corroborates that there are indications that, in the occurrence of higher non-discretionary results, credit unions tend to maximize provisions. Similarly, in the occurrence of lower non-discretionary results, they tend to minimize provisions, making evident the search for smaller variability in results, thus signaling mitigation of risks.
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