Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2018
  • O impacto das práticas de gestão econômico-financeira no desempenho de microempresas mexicanas: uma análise multivariada Artigo

    Ramírez-Urquidy, Martín; Aguilar-Barceló, José G.; Portal-Boza, Malena

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste artigo é caracterizar as práticas de gestão econômico-financeira (economic and financial management, EFM) em microempresas mexicanas e determinar seu impacto no desempenho dos negócios sob a hipótese de que as práticas de EFM focadas em alcançar o nível ideal de liquidez e rentabilidade afetam positivamente o desempenho de microempresas. Metodologia: O estudo aplica a análise fatorial, incluindo técnicas exploratórias e confirmatórias, além de modelos de regressão linear. Resultados: A análise econométrica mostra que tanto a gestão econômica quanto a financeira são estatisticamente significativas na explicação do desempenho de microempresas, embora o efeito deste último seja positivo e o daquele, negativo. Contribuição: As conclusões deste artigo poderiam orientar programas de treinamento e microcrédito voltados a proprietários de microempresas em países em desenvolvimento e ajudar a melhorar os processos de tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The goal of this paper is to characterize the economic and financial management (EFM) practices in Mexican micro-enterprises and determine their impact on business performance under the hypothesis that EFM practices focused on achieving the optimal level of liquidity and profitability positively affect the performance of micro-enterprises. Design/methodology/approach: The study applies factor analysis, including both exploratory and confirmatory techniques, as well as linear regression models. Findings: The econometric analysis shows that both economic and financial management are statistically significant in explaining micro-enterprise performance, although only the effect of the latter is positive, whereas that of the former is negative. Originality/value: The paper’s findings could guide training and microcredit programs focused on micro-enterprise owners in developing countries and help to improve decision-making processes.
  • Determinantes da divulgação de informação sobre a estrutura de governança das empresas portuguesas Artigo

    Cunha, Vera; Rodrigues, Lúcia Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo analisa os determinantes da divulgação de informação sobre a estrutura de governança (DIEG) de uma amostra de empresas portuguesas listadas na Euronext Lisbon, entre 2005 e 2011. Metodologia: Utilizando a técnica de análise de conteúdo, construiu-se um índice de divulgação para cada empresa e aplicou-se um modelo de regressão ordinal logística para aferir as hipóteses. Resultados: Os resultados sugerem que a participação de investidores estrangeiros no capital, o tamanho e a independência do conselho de administração, a qualidade da auditoria externa e o grau de internacionalização das empresas melhoram o nível de DIEG. Por sua vez, a concentração da propriedade, a existência de estruturas de liderança unitárias e o endividamento exercem uma influência negativa no nível de divulgação. Não foi possível constatar resultados estatisticamente significativos para as variáveis participação da gestão no capital e remuneração dos gestores com base em stock options em Portugal. Contribuições: Este estudo contribui para a literatura relativa à divulgação de informação, tendo como foco a informação sobre a estrutura de governança das empresas. Além disso, acrescenta à literatura as dimensões: investidores qualificados estrangeiros, atribuição de planos de ações aos membros do conselho de administração e grau de internacionalização, até agora pouco exploradas. Por fim, é realizada uma análise longitudinal e transversal ao longo de sete anos, pouco utilizada em estudos prévios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study analyses the determinants of the level of corporate governance disclosure (CGD) by Portuguese companies listed on Euronext Lisbon between 2005 and 2011. Design/methodology/approach: Using content analysis, we construct a corporate governance index for each firm based on the data extracted from the firm’s corporate governance and annual reports. An ordinal logistic regression model is used to examine the relationship between the level of CGD and its determinants. Findings: The empirical evidence suggests that foreign investor ownership, board size, board independence, external audit quality and degree of internationalization had a significant and positive influence on the corporate governance disclosure level, whereas ownership concentration, unitary leadership structure and debt had a significant and negative influence on corporate governance disclosure. No results were observed for board of director ownership and manager stock option compensation variables. Originality/value: This study extends the previous literature by examining corporate governance disclosure. Moreover, it extends prior work by analysing foreign investor ownership, manager stock option compensation and degree of internationalization as determinants of information disclosure. Finally, we believe that this study, conducted over a longer period of time, might give us stronger statistical evidence.
  • Indexação fundamental no Brasil: uma estratégia competitiva? Artigo

    Roquete, Raphael Moses; Leal, Ricardo Pereira Câmara; Campani, Carlos Heitor

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo analisa a indexação fundamental em relação ao IBrX 100 e a fundos de investimentos em ações selecionados no período entre junho de 2003 e maio de 2015. Essa estratégia se baseia na ponderação por indicadores fundamentalistas e não por preços de mercado. Metodologia: Foram formados índices ponderados segundo alguns indicadores fundamentalistas das empresas incluídas no IBrX 100. O método de ponderação fundamental dos índices considera o peso de cada ação como a razão entre valor nominal de determinado fundamento para uma ação e o somatório do mesmo fundamento para todas as empresas. Este artigo também considera uma ponderação ordinal. Resultados: Os resultados mostram que a indexação fundamental não apresenta retornos e alfas positivos e significativos depois que se ajusta um modelo de cinco fatores de risco e se consideram custos de transação. A ponderação ordinal sugere que esses resultados não são influenciados por valores extremos dos fundamentos. A evidência também sugere que os índices fundamentais podem se sair melhor em momentos de baixa do mercado brasileiro de ações. Contribuições: De forma geral, os índices fundamentais se assemelham a value stocks e não apresentam retorno anormal. Essa evidência, portanto, é consistente com a inexistência de produtos financeiros que empreguem esse método de ponderação no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article analyzes fundamental indexation in Brazil relative to the IBrX 100 and selected stock funds in the period between June 2003 and May 2015. This strategy relies on weights based on fundamental indicators and not on market prices. Design/methodology/approach: Fundamental indices built with the IBrX 100 stocks were weighted according to fundamental indicators. The fundamental weighting method sets the weight of each stock as proportional to a previously determined fundament value. This article also considers an ordinal weighting. Findings: The results indicate that fundamental indices do not display positive and statistically significant returns and alphas after adjusting a five risk factor model and transaction costs. The ordinal weighting suggests that fundamental indicator outliers do not drive results. The evidence also suggests that fundamental indices might perform better in bear markets. Originality/value: In general, fundamental indices behave like value stocks and do not present abnormal returns. This is consistent with the absence of fundamental index products in the Brazilian market.
  • Como melhorar o desempenho da empresa por meio da diversidade de colaboradores e da cultura organizacional Artigo

    Triguero-Sánchez, Rafael; Peña-Vinces, Jesús; Guillen, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo examina a influência que a diversidade de colaboradores tem nas práticas de gestão de recursos humanos (GRH) e no desempenho organizacional, considerando o papel moderador da cultura organizacional, sobretudo, dimensões culturais como individualismo-coletivismo e distância hierárquica. Metodologia: Por meio de uma pesquisa empírica de 102 empresas espanholas usando modelos de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (SEM-PLS), avaliamos nossas hipóteses. Resultados: Os resultados mostram uma correlação positiva entre a diversidade de colaboradores e as práticas de gestão de recursos humanos, nas quais tais práticas estimulam o comprometimento dos colaboradores em vez do controle. Assim, identificamos uma relação não linear entre as práticas de GRH e o desempenho organizacional. Contribuições: O estudo considera o papel desempenhado por fatores ambientais e contextuais, como a cultura organizacional. A configuração das práticas de RH pode ajudar a reduzir os possíveis custos derivados de uma equipe diversificada e melhorar suas habilidades em favor de um melhor desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Our study examines the influence that employee diversity has on human resource management (HRM) practices and organisational performance, considering the moderating role of organisational culture, in particular, cultural dimensions such as individualism-collectivism and hierarchical distance. Design/methodology/approach: Through an empirical investigation of 102 Spanish firms using partial least squares-structural equation modelling (PLS-SEM), we evaluated our hypotheses. Findings: Our results show a positive correlation between employee diversity and HRM practices where such practices encourage employee commitment rather than control. Thus, we identified a non-linear relationship between HRM practices and organisational performance. Originality/value: The study considers the role played by environmental and contextual factors, such as organisational culture. The configuring of HR practices may help to reduce the possible costs derived from a diverse staff and improve their skills in favour of better organisational performance.
  • Comprometimento no trabalho e sua relação com a cultura organizacional mediada pela satisfação Artigo

    Silva, Lindomar Pinto da; Castro, Miguel Angel Rivera; Dos-Santos, Marcos Gilberto; Lima Neto, Pedro José de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar o efeito da mediação da satisfação sobre a relação entre a cultura organizacional e o comprometimento no trabalho. Metodologia: Este trabalho adota uma abordagem quantitativa e descritiva com aplicação de questionário on-line a trabalhadores de um banco público de fomento com atuação no Nordeste do Brasil. O método de análise foi o uso de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os principais resultados indicam que a satisfação no trabalho apresenta um papel importante no comprometimento, mediando a influência positiva da cultura organizacional no aumento do comprometimento no trabalho em suas dimensões afetiva, instrumental e normativa para a cultura adhocrática e do comprometimento afetivo para a cultura clã. Indicam também que a satisfação de forma direta é preditora do comprometimento organizacional da mesma forma que quando ela é mediadora entre cultura e comprometimento. Contribuição: Este trabalho contribui para ampliar o conhecimento teórico sobre as relações estabelecidas entre cultura, satisfação e comprometimento. Para a área de gestão de pessoas, esse conhecimento pode favorecer o desempenho organizacional, ao permitir aos gestores atuarem de modo mais preciso sobre cada um desses construtos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this study is to analyze the mediating effect of satisfaction on the relationship between organizational culture and commitment at work. Design/methodology/approach: This paper adopts a quantitative and descriptive approach, applying an online questionnaire to employees of a public development bank operating in the Northeast of Brazil. The analysis method involved the use of structural equations modeling. Findings: The main results indicate that job satisfaction plays an important role in employee commitment, mediating the positive influence of organizational culture on commitment to work in its affective, instrumental, and normative dimensions in adhocratic cultures, and on affective commitment in clan cultures. They also indicate that satisfaction is a direct predictor of organizational commitment in the same way it mediates the relationship between culture and commitment. Originality/value: This paper contributes to increasing the theoretical knowledge about the relationships established between culture, satisfaction, and commitment. For the area of people management, this knowledge can favor organizational performance, allowing managers to act more accurately in each of these constructs.
  • ¿Es la extensión de marca para productos saludables una estrategia adecuada cuando hay una alta asociación de la marca con productos no saludables? Artículo

    Carrete, Lorena; Arroyo, Pilar; Centeno, Edgar

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: El objetivo de este trabajo fue explorar qué estrategia de comercialización de productos saludables (extensión de merca versus nueva marca) es más conveniente, considerando el efecto que el ajuste (fit) entre los atributos nutricionales de los productos usuales de la marca madre y las extensiones saludables puede tener sobre la credibilidad hacia estos últimos. Metodología: La información requerida se obtuvo a partir de encuestas personales a 107 consumidores residentes en la zona metropolitana de la ciudad de México. El estudio fue de tipo exploratorio descriptivo, y se enfocó en botanas manufacturadas que se venden en México. Resultados: - Las botanas tradicionales reformuladas que se comercializan bajo el nombre de la marca madre, tienen una baja credibilidad en cuanto a su valor nutricional debido a la alta asociación entre los atributos no saludables con la imagen de la marca madre. Las botanas categorizadas como saludables son productos con ingredientes muy diferenciados, pero con un bajo reconocimiento de marca. Contribuciones: - La gestión de marcas saludables es un área de investigación incipiente en mercadotecnia, por lo que este trabajo viene a impulsar el desarrollo teórico de estrategias para la comercialización de estas marcas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this paper was to explore which branding strategy (brand extension versus new brand) is most convenient for healthy products, by taking into account the effect that the perceived fit between the nutritional attributes of the regular products of the parent brand and the healthy extensions have on the credibility of the latter. Design/methodology/approach: The required information was obtained through personal interviews with 107 consumers resident in the metropolitan area of Mexico City. The type of study was exploratory-descriptive and focused on the manufactured snacks that are sold in Mexico. Findings: Reformulations of traditional snacks that are commercialized under the name of the parent brand have low credibility with respect to their nutritional value due to the high association between non-healthy attributes and the image of the parent brand. The snacks categorized as healthy are products with well differentiated ingredients but with low brand familiarity. Originality/value: The branding of healthy brands is an incipient area of research in marketing, and thus this paper contributes to the theoretical development of strategies for the commercialization of these brands.
  • Comportamento do consumidor em canais cruzados e seus benefícios: validação de escala para avaliar o desempenho do processo de compra Artigo

    Porto, Rafael Barreiros; Okada, Sionara Ioco

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho desenvolveu e validou uma escala sobre o comportamento em canais cruzados e de seus benefícios capazes de averiguar o desempenho do processo de compra do consumidor. Metodologia: A amostra de 451 consumidores preencheu questionários para fins de validação estatística. Foram testados três constructos reflexivos de primeira ordem do CCC e quatro dos benefícios do CCC, com modelos formativos de segunda e terceira ordem. Resultados: A validação indicou que todos os constructos têm validade convergente e discriminante. O CCC é formado por busca de informação simultânea, comparação de produtos/preços e interação com o varejista/fabricante e os benefícios são simbólicos/utilitários e positivos/negativos. O coeficiente entre CCC e seus benefícios é considerável, tendo as evitações de problemas do processo de compra como resultado esperado. Contribuições: O artigo destaca a construção conceitual do comportamento do consumidor em canais cruzados como sendo gerador do melhor desempenho do processo de compra. Pesquisadores de marketing podem testar a frequência desse novo comportamento nas relações de consumo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper developed and validated a scale of cross-channel behavior and its benefits capable of ascertaining the performance of the consumer buying process. Design/methodology/approach: The sample of 451 consumers filled out questionnaires for statistical validation purposes. Three first order reflective CCB constructs and four CCB benefits were tested with second and third order formative models Findings: The validation indicated that all constructs have convergent and discriminant validity. CCB is formed by simultaneous information searches, product/price comparisons, and interactions with the retailers/manufacturers, and the benefits are symbolic/utilitarian and positive/negative. The coefficient between CCB and its benefits is considerable, with the avoidance of purchasing process problems being an expected result. Originality/value: The article highlights the conceptual construction of the cross channels consumer behavior construct as generating improvements in buying process performance. Marketing researchers can test the frequency of this new behavior in consumer relations.
  • Visão relacional: desafios futuros para uma expectativa não confirmada Aritgo

    Tescari, Fábio Campos; Brito, Luiz Artur Ledur

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apesar de um aparente potencial teórico, a visão relacional, proposta por Dyer e Singh (1998), não se consolidou como um arcabouço teórico dominante, uma vez que é raro o uso concomitante de seus construtos principais. Este artigo propôs-se a testar a visão relacional a partir do impacto de seus construtos no valor econômico criado nos relacionamentos entre compradores e fornecedores. Metodologia: O estudo foi realizado com uma survey com 121 respondentes no setor químico brasileiro. Para a análise dos modelos de mensuração e teste das hipóteses, foram utilizadas análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. Resultados: Um limitado suporte às hipóteses testadas sugere que a operacionalização da visão relacional como teoria explicativa requer maior aprofundamento. A especificidade dos ativos parece ser o construto mais sólido com efeito relevante no valor advindo do relacionamento e presente em alguns efeitos moderadores de variáveis do ambiente. Os resultados também sugerem que a governança relacional teve algum efeito no valor capturado pelo fornecedor. Contribuições: Além da necessidade de revisão da operacionalização da visão relacional, a forma proposta para medição de valor contribuiu para identificar diferenças entre o valor criado para o comprador e para o fornecedor. As escalas de medição de criação de valor apresentaram boa qualidade de ajuste e representam, também, uma contribuição para pesquisas futuras relacionadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Despite its theoretical potential, the relational view proposed by Dyer & Singh (1998) has not been established as a dominant theoretical framework, since the concomitant use of its main constructs is rare. This paper intended to test the relational view considering the impact of its constructs on the economic value created in relationships between buyers and suppliers. Design/methodology/approach: A cross-sectional survey with 121 respondents was conducted in the Brazilian chemical sector. To analyze the measurement models and test the hypotheses, confirmatory factor analysis and multiple linear regression were used. Findings: The limited support for the hypotheses tested suggests that the operationalization of the relational view as an explanatory theory requires further study. Asset specificity seems to be the most solid construct, with a relevant effect on the relational value, and it is present in some moderating effects on environmental variables. The results also suggest that relational governance has some effect on the value captured by the supplier. Originality/value: In addition to the need to review the operationalization of the Relational View, the proposed value measurement model contributed to identifying differences between the value created for the buyer and the value created for the supplier. The measurement scales of value creation presented good quality of fit and also represent a contribution for further research.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br