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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2019
  • Efeitos da Responsabilidade Social Corporativa na lealdade do consumidor com a marca Articles

    Rivera, José Javier; Bigne, Enrique; Curras-Perez, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho analisa a influência das associações de RSC na lealdade em relação à marca. Propomos um modelo teórico que inclui o papel mediador da percepção da marca, atitude em relação à marca e satisfação do cliente no efeito da RSC sobre a lealdade, medida como um construto reflexivo de segunda ordem. Metodologia: Propomos um modelo teórico estimado por meio da análise das estruturas de covariância utilizando o EQS 6.1. Os dados foram obtidos utilizando uma pesquisa online com 351 consumidores espanhóis de moda esportiva. Resultados: Este estudo ilustra que as associações de RSC têm uma influência direta e positiva sobre a lealdade e uma influência indireta através de seus efeitos positivos sobre a percepção da marca e a satisfação do cliente. A atitude em relação à marca não parece desempenhar um papel significativo na influência da RSC sobre a lealdade. Contribuições: Estudamos o efeito das associações de RSC, da percepção da marca, satisfação e atitude em relação à marca como motivadores da lealdade com a marca, concebida como um construto reflexivo de segunda ordem com quatro dimensões: lealdade atitudinal, intenção de compra, nível de gasto e intenção de recomendar. É importante construir estratégias relacionais de marketing que integrem a RSC com a orientação do consumidor a partir de três dimensões do modelo validado no trabalho: percepção da marca, satisfação e atitude em relação à marca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper analyses the influence of CSR associations on brand loyalty. We propose a theoretical model that includes the mediating role of brand awareness, brand attitude and customer satisfaction in the effect of CSR on loyalty, measured as a second-order reflective construct. Design/methodology/approach: We propose a theoretical model estimated via the analysis of covariance structures using EQS 6.1. Data were obtained using an online survey of 351 Spanish sportswear consumers. Findings: This study illustrates that CSR associations have a direct, positive influence on loyalty, and an indirect influence through their positive effect on brand awareness and consumer satisfaction. Brand attitude does not appear to play a significant role in the influence of CSR on loyalty. Originality/value: We study the effect of CSR associations, brand awareness, satisfaction, and brand attitude as drivers of brand loyalty, conceived as a reflective second-order construct with four dimensions: attitudinal loyalty, purchase intention, expenditure level and intention to recommend. It is important to construct relational marketing strategies that integrate CSR with consumer orientation using the three dimensions of the model validated in the study: brand awareness, satisfaction and brand attitude.
  • Posicionamento de marca em instituição de ensino superior: a percepção das coortes geracionais brasileiras Articles

    Ostermann, Cristina M.; Moyano, Carlos Mello; Laufer, Jaime

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar como diferentes coortes geracionais brasileiras que se relacionam de forma direta com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) percebem o posicionamento de marca da universidade. Metodologia: Foi realizado estudo multimétodo, com amostra de 273 indivíduos formada por alunos e staff da UERGS (professores, técnicos-administrativos e gestores). Resultados: Os resultados da pesquisa sugerem que há diferença na percepção do posicionamento de marca da UERGS entre indivíduos de diferentes coortes geracionais. A coorte Individualismo demonstrou percepção mais negativa do posicionamento entre as coortes testadas; a coorte Pós 1992 percebeu mais negativamente o posicionamento do que a coorte Década Perdida; a coorte Década Perdida é a coorte com a percepção mais positiva do posicionamento entre as coortes testadas. Contribuições: A pesquisa avaliou de forma inédita se há diferenças entre coortes geracionais na percepção do posicionamento de marca de uma instituição de ensino superior (IES). Os resultados colaboram para a discussão das características de coortes geracionais em ambiente brasileiro e o impacto que as diferenças geracionais podem ocasionar na percepção do posicionamento de marca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The study aimed to evaluate how different Brazilian generational cohorts that have a direct relationship with the State University of Rio Grande do Sul (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS) perceive the brand positioning of the university. Design/methodology/approach: A multi-method study with a qualitative and quantitative approach was performed using a sample of 273 individuals formed of students and staff of UERGS (professors, administrative staff and technicians, and managers). Findings: The results of the research suggest that there is a difference in the perception of the brand positioning of UERGS between individuals of different generational cohorts. The Individualism cohort demonstrated the most negative perception of the positioning among the cohorts tested; the Post 1992 cohort perceived the positioning more negatively than the Lost Decade cohort; the Lost Decade cohort is the one with the most positive perception of the positioning among the cohorts tested. Originality/value: The research evaluated in an unprecedented way if there are differences in the perception of the brand positioning of a HEI among the generational cohorts. The results contribute to the discussion of the characteristics of generational cohorts in Brazil and the impact that the generational differences may have on perceptions of brand positioning.
  • Aumentando a intenção de visita a hipermercados pelos consumidores por meio do marketing relacionado a causas: uma perspectiva da teoria do comportamento planejado Articles

    Hong, Kay Tze; Ng, Siew Imm; Yusof, Raja Nerina Raja; Kaliappan, Shivee Ranjanee

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo pretende abranger os fatores que afetam a intenção dos consumidores de participar de um marketing relacionado a uma causa (MRC) e como o MRC influencia sua intenção de visitar os hipermercados na Malásia. Metodologia: Por meio de um questionário respondido pelo próprio entrevistado e utilizando uma técnica de interceptação no local de compra, foi coletado um total de 460 amostras de consumidores da Malásia. O Modelo de Equação Estrutural foi então utilizado para analisar os dados. Resultados: Os resultados mostram que três variáveis (imagem percebida da RSC, identificação entre consumidor-empresa e adequação percebida da empresa-causa) de quatro previram significativamente a atitude dos consumidores em relação ao MRC. Verificou-se também que dois componentes (atitude e controle comportamental percebido) de três na teoria do comportamento planejado estavam significativamente relacionados à intenção de participar do MRC. Por fim, descobriu-se que a intenção de participar do MRC influencia a intenção de visitar o hipermercado. Contribuições: A teoria proposta do comportamento planejado (TCP) foi considerada aplicável na previsão da intenção de participar do MRC e da intenção de visitar o hipermercado. Isso mostra que os consumidores são mais propensos a aumentar a intenção de visitar um hipermercado que adota uma campanha de MRC, o que nos leva a destacar as principais implicações para a gestão do hipermercado e novas áreas de estudo nesse campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study intends to discover factors affecting consumers’ intention to participate in cause-related marketing (CRM) and how CRM influences their intention to visit hypermarkets in Malaysia. Design/methodology/approach: Through a self-administered questionnaire and using a mall-intercept technique, a total of 460 samples were collected from consumers in Malaysia. Structural equation modelling was then used to analyse the data. Findings: The results show that three variables (perceived CSR image, consumer-company identification and perceived company-cause fit) out of four significantly predicted consumers’ attitude towards CRM. Also, two components (attitude and perceived behavioural control) out of three in the theory of planned behaviour were found to be significantly related to CRM participation intention. Lastly, CRM participation intention was found to influence hypermarket visit intention. Originality/value: The proposed theory of planned behaviour (TPB) was found to be applicable in predicting CRM participation intention and hypermarket visit intention. The findings showed that consumers are more likely to increase their intention to visit a hypermarket that adopts a CRM campaign, which led us to highlight the main implications for hypermarket management and new study areas in this field.
  • Imposto de renda de empresas portuguesas de capital aberto em relatórios financeiros e de Responsabilidade Social Corporativa Articles

    Neves, Julija Cassiano; Albuquerque, Fábio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a divulgação de informações sobre imposto de renda pela perspectiva da responsabilidade social. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo averiguar a relação entre os diversos aspectos da divulgação de informações sobre o imposto de renda, ou seja, a abrangência, a alíquota efetiva e a divulgação de informações tributárias em relatórios de responsabilidade social corporativa, além de vários fatores como porte, lucratividade, alavancagem e setor. Metodologia: Os dados levantados nos relatórios financeiros e de responsabilidade social corporativa no período de 2010 a 2014 de entidades que ingressaram no Índice da Bolsa de Valores de Portugal (Portuguese Stock Index - PSI) 20 foram utilizados para criar dois índices. Utilizando a técnica de regressão logística para avaliar os dados coletados para dois modelos executados, os índices foram usados como variáveis dependentes no primeiro modelo, e como a alíquota efetiva de imposto no segundo modelo. O porte, lucratividade, alavancagem, setor e a alíquota efetiva foram escolhidos como variáveis independentes. Resultados: Os resultados demonstram a existência de uma relação entre índices de divulgação e porte (positiva), alavancagem (negativa) e setor (negativa). Para a alíquota efetiva de imposto, apenas o setor revelou uma relação positiva significativa. Contribuições: O estudo contribui para essa questão relativamente nova de ver os impostos sobre a renda como uma questão de responsabilidade social corporativa, concentrando-se nos relatórios. Os autores entendem que este estudo é único no que se refere à análise dos dados coletados sob a perspectiva da responsabilidade social corporativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of the study was to evaluate reporting for income tax from a social responsibility perspective. Specifically, the research aims to ascertain the relationship between various aspects of income tax disclosure, namely its extent, effective tax rate and reporting for tax in corporate social responsibility reports, and various factors such as size, profitability, leverage and sector. Design/methodology/approach: Data collected from financial and corporate social responsibility reports covering the 2010-2014 period of entities included in the Portuguese Stock Index (PSI) 20 were used to build two indices. Using the logistic regression technique to assess the data gathered for two models, the indices were used as the dependent variables within the first model, and the effective tax rate was used in the second one. Size, profitability, leverage, sector and the effective tax rate were chosen as independent variables. Findings: The findings demonstrate the existence of a relationship between disclosure indices and size (positive), leverage (negative) and sector (negative). For the effective tax rate, only sector revealed a significant positive relationship. Originality/value: The study contributes to the relatively novel idea of viewing income taxes as a matter of corporate social responsibility, by focussing on reporting. To the best of the authors’ knowledge, the study is unique in analysing the data collected from the corporate social responsibility perspective.
  • As múltiplas tensões do hibridismo organizacional: um olhar da perspectiva da tradução e da estratégia aberta em um empreendimento social Articles

    Villar, Eduardo Guedes; Rese, Natália; Roglio, Karina De Déa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Nesta pesquisa busca-se entender como um empreendimento social lida com as tensões características do hibridismo organizacional para alcançar seus objetivos estratégicos. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caso único com coleta de dados longitudinal e em profundidade. Para a análise e interpretação dos dados, foi utilizada uma lógica abdutiva e análise narrativa. Resultados: Foi analisado que os atores do empreendimento social se envolvem em diversas práticas de abertura para inclusão, transparência, flexibilidade e achatamento no processo estratégico. Evidenciou-se ainda que as práticas de abertura da estratégia sustentam um processo de tradução, minimizando as tensões características do hibridismo organizacional. O processo de tradução foi redefinido em um contexto de hibridismo. Contribuições: Como contribuições da pesquisa indica-se o emprego da teoria ator-rede, especificamente a perspectiva da tradução, para o estudo de empreendimentos sociais. No que se refere ao processo de abertura da estratégia, sugere-se neste estudo que, além da inclusão e transparência no processo estratégico, o processo de achatamento das relações e a flexibilidade são necessários. A pesquisa ainda contribui para repensar o processo de tradução para organizações híbridas, sugerindo-se momentos menos centrados na imposição política de papéis e identidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: In this research we seek to understand how a social enterprise deals with the multiple tensions of organizational hybridism to achieve its strategic objectives. Design/methodology/approach: A qualitative single-case study was performed using longitudinal and in-depth data collection. For the analysis and interpretation of the data an abductive logic and narrative analysis were used. Findings: We concluded that the actors were involved in various openness practices for inclusion, transparency, flexibility, and horizontalization in the strategic process. We also found evidence that the practices of opening up the strategy support a translation process, thus minimizing the tensions of organizational hybridism. This translation process was redefined in the context of hybridism. Originality/value: This research showed that actor-network theory, in particular the translation perspective, is indicated for the study of social enterprises. Concerning the process of opening up the strategy, it is suggested that the process of horizontalizing relationships and flexibility is necessary in the strategic process, in addition to inclusion and transparency. Another contribution is related to the translation process in hybrid organizations, suggesting a reduction of the political imposition of roles and identities.
  • Estratégias de negócio no contexto da falta de definição do direito de posse de terras Articles

    Graça, Carolina Torres; Zylbersztajn, Decio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Entender a interligação entre o ambiente institucional, os conflitos fundiários e a estratégia de negócio sob a ótica da teoria da Análise Econômica dos Direitos de Propriedade. Metodologia: Análise qualitativa de publicações acadêmicas e relatórios de sustentabilidade Resultados: Identificação de seis categorias de patologias associadas aos direitos fundiários de empresas florestais e quatro categorias de mecanismos estratégicos utilizados pelas mesmas organizações. Contribuições: Evidenciar, por meio de dados empíricos, a interligação entre o ambiente institucional, os conflitos fundiários e a estratégia de negócio para proteção dos direitos fundiários no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To understand the interconnection between the institutional environment, land conflicts, and business strategy under the lens of the Economic Analysis of Property Rights. Design/methodology/approach: Qualitative analysis of academic publications and sustainability reports. Findings: Identification of six categories of pathologies associated with land rights held by forest companies and four categories of strategic mechanisms employed by the same organizations. Originality/value: To evidence through empirical data the interconnection between the institutional environment, land conflicts, and business strategy for land rights protection in Brazil.
  • Ecoempreendedores e os estágios do ciclo de vida do empreendimento: um estudo de multicasos nos negócios ambientais Articles

    Singh, Ananda; Orsiolli, Thálita Anny Estefanuto; Segatto, Andréa Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo propõe analisar a adaptação dos ecoempreendedores em cada estágio do ciclo de vida do empreendimento. Metodologia: Com base em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, um estudo de multicasos foi realizado compreendendo quatro empresários de empreendimentos ambientais. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada, realizada por meio da técnica de análise do conteúdo. Resultados: Os resultados mostraram que dois estágios demandam adaptações comuns não importando o contexto dos negócios, sendo que o outro estágio requer ajustes específicos. Sendo assim, foi proposta uma estrutura para apresentar as adaptações de que os ecoempreendedores precisam para passar por cada estágio do ciclo de vida do empreendimento. Contribuições: Espera-se que este estudo contribua para a literatura sobre os empreendedores e os estágios do ciclo de vida do empreendimento, bem como com os ecoempreendedores, especificamente fornecendo a eles dados empíricos em relação às possíveis adaptações que eles possam vir a enfrentar durante cada estágio do ciclo de vida do empreendimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study proposes to analyze the adaptation of ecopreneurs in each stage of the entrepreneurial life cycle. Design/methodology/approach: Based on a qualitative approach of a descriptive nature, a multiple case study was conducted comprising four entrepreneurs from environmental enterprises. The data collection was performed through semi-structured interviews and documental analysis, and analyzed using the content analysis technique. Findings: The results demonstrated that two stages demand common adaptations regardless of the context of the business, and the other one requires specific adjustments. Thus, a framework was proposed to present the adaptations ecopreneurs need to make during each stage of the entrepreneurial life cycle. Originality/value: This study is expected to contribute to the literature regarding entrepreneurs and the stages of the entrepreneurial life cycle, as well as to ecopreneurs, specifically, by providing them with empirical data regarding possible adaptations they may face during each stage of the entrepreneurial life cycle.
  • Efeitos do envolvimento no trabalho em atitudes gerenciais, compartilhamento de informação e no desempenho de controllers no contexto orçamentário Articles

    Lunardi, Micheli Aparecida; Zonatto, Vinícius Costa da Silva; Nascimento, Juliana Constâncio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo investiga os efeitos intervenientes do envolvimento no trabalho, atitudes gerenciais e compartilhamento de informação na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial de controllers de empresas que atuam no Brasil. Metodologia: Pesquisa descritiva, foi realizada por meio de levantamento com 318 respondentes, com responsabilidade orçamentária em empresas que atuam no Brasil. Os indivíduos participantes do estudo exercem a função de controller, gerente de controladoria ou coordenador de controladoria. As relações teóricas investigadas nesta pesquisa foram testadas a partir da técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados revelaram que a participação orçamentária influencia positivamente o envolvimento no trabalho, o qual demonstrou influência direta e indireta no desempenho gerencial, mediada pelas atitudes gerenciais. O envolvimento no trabalho influencia as atitudes gerenciais dos controllers e sua predisposição em compartilhar informações com seus superiores. O compartilhamento de informação vertical, contudo, não apresentou influência direta no desempenho gerencial. Contribuições: Espera-se contribuir para com o conhecimento existente relacionado a essa temática, fornecendo evidências dos efeitos da participação orçamentária de controllers em seu envolvimento no trabalho. Espera-se produzir evidências dos efeitos do envolvimento na relação entre a participação orçamentária e o desempenho gerencial, direta e indiretamente, mediado pelas atitudes gerenciais em relação ao orçamento e sua predisposição em compartilhar informações com seus superiores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study investigates the intervening effects of job involvement, managerial attitudes, and information sharing in the relationship between the budget participation and managerial performance of controllers of companies operating in Brazil. Design/methodology/approach: Descriptive research was performed through a survey with 318 respondents with budgetary responsibility in companies operating in Brazil. The individuals participating in the study carry out the role of controller, controller manager, or controller coordinator. The theoretical relations investigated in this research were tested using the structural equation modeling technique. Findings: The results showed that budget participation positively influences job involvement, which showed a direct and indirect influence on managerial performance, mediated by managerial attitudes. Job involvement influences controllers’ managerial attitudes and their willingness to share information with superiors. However, vertical information sharing does not have a direct influence on managerial performance. Originality/value: The aim is to contribute to the existing knowledge related to this subject, by providing evidence of the effects of controllers’ budgetary participation on their job involvement. The expectation is to produce evidence of the direct and indirect effects of involvement in the relationship between budget participation and managerial performance, mediated by managerial attitudes towards the budget and the willingness to share information with superiors.
  • Os efeitos da alavancagem financeira e da maturidade da dívida nos investimentos de empresas do setor elétrico brasileiro Articles

    Kuroda, Aline; Moralles, Herick Fernando; Albuquerque, Andrei Aparecido de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho teve como objetivo averiguar como as empresas do setor de energia elétrica realizam a escolha do nível de alavancagem financeira e maturidade das dívidas, com o intuito de amenizar o problema de subinvestimento. Metodologia: Foi aplicada a técnica de regressão linear múltipla em um modelo de painel dinâmico para verificar a relevância dessas e outras variáveis para o nível de investimento praticado. Resultados: A variável explicativa de investimento realizado no ano anterior apresentou-se significativa nas regressões com o sinal positivo como esperado. A variável de alavancagem financeira manteve-se significativa e com o sinal negativo. Os investimentos realizados das empresas são negativamente relacionados ao endividamento. Contribuições: Identificou-se que a maturidade das dívidas de empresas com baixas oportunidades de crescimento apresenta uma relação negativa com o nível de investimento. Assim, no setor de energia elétrica, a redução da maturidade da dívida pode ser considerada um substituto da diminuição do endividamento no controle do subinvestimento. Pela relevância desse setor para a economia e pela necessidade de constantes investimentos no setor, compreender sua dinâmica de financiamentos é uma importante contribuição tanto para pesquisadores quanto para os gestores de tais empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research aimed to verify how companies of the electric energy segment choose levels of financial leverage and debt maturity in order to alleviate the underinvestment problem. Design/methodology/approach: A multiple linear regression was carried out in a dynamic panel model to verify the relevance of these and other variables to the companies’ investments. Findings: The explanatory variable of investments carried out in the previous year was significant in the regressions, with a positive sign as expected. The financial leverage variable was significant and negative. The investments made by the companies are negatively related to indebtedness. Originality/value: It was identified that the maturity of debts of companies with low growth opportunities shows a negative relationship with the level of investment. Thus, in the electricity sector, reducing debt maturity can be considered as a substitute for reducing indebtedness in controlling underinvestment. Due to the relevance of this sector to the economy and the need for constant investments in it, understanding its financing dynamics provides an important contribution either to researchers or to managers of this industry.
  • Mulheres no Board: Elas gerem resultados? Evidência empírica das empresas europeias cotadas Articles

    Gonçalves, Tiago; Gaio, Cristina; Santos, Tatiana

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar em que medida a presença de mulheres no conselho de administração e o gênero do CEO e do CFO afetam a gestão de resultados e, consequentemente, a qualidade da informação financeira das empresas cotadas europeias. Metodologia: Abordagem quantitativa, com informação retirada da base de dados Bloomberg, complementada com a recolha manual de dados dos relatórios financeiros, numa amostra de empresas cotadas de 17 países europeus, para o período de 2007-2013. Resultados: Os principais resultados do estudo sugerem que apenas o gênero do CFO tem impacto na magnitude e direção da gestão de resultados. Empresas com CFO de gênero feminino fazem menos gestão de resultados do que as empresas com CFO de gênero masculino. Também existe evidência de que os as mulheres fazem gestão de resultados no sentido descendente, ou seja, usam os accruals discricionários para gerir os resultados para baixo. Contribuições: Contribuir para a ainda escassa literatura sobre o impacto da diversidade do gênero na gestão de resultados e na qualidade do relato financeiro, apostando em uma abordagem internacional, dado que a maioria dos estudos analisa a realidade de um único país, concretamente a dos EUA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyse the impact of women on boards of directors and the gender of CEOs and CFOs on the earnings management and, thus, on the quality of the financial information of European listed firms. Design/methodology/approach: Archival research based on data collected from Bloomberg, complemented by information hand collected from financial reports, for a sample of European listed firms, covering 2007-2013. Findings: The main results show that only CFO gender has an impact on both the intensity and direction of earnings management. Firms with a woman CFO presented less earnings management than those with a male CFO. We also find evidence that women manage earnings downwards, such that discretionary accruals are used to decrease reported earnings. Originality/value: We contribute to the still scarce literature on the impact of gender on earnings management and financial reporting quality, namely by providing international evidence, since the extant literature focuses on the USA.
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