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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2019
  • Errata Errata

  • Processo de estratégia de marketing: analisando as relações sequenciais entre suas atividades estratégicas Articles

    Finoti, Lucas Lira; Toaldo, Ana Maria Machado; Schwarzbach, Loise Cristina; Marchetti, Renato Zancan

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste artigo foi analisar as atividades inerentes à elaboração da estratégia de marketing. Nosso objetivo foi testar sequencialmente as relações entre as atividades pertencentes aos processos de formulação e implementação da estratégia de marketing. Metodologia: Coletamos dados de 105 empresas por meio de um estudo transversal online, usando a modelagem de caminho por Mínimos Quadrados Parciais (PLS, na sigla em inglês) para a análise de dados. Resultados: Considerando a formulação de estratégias de marketing, nossos resultados mostram que a qualidade da comunicação influencia positivamente a integração interfuncional que, por sua vez, afeta o consenso estratégico. Sobre a implementação da estratégia, descobrimos que o comprometimento de recursos é influenciado pelo consenso estratégico e influencia a ênfase nas capacidades de marketing. Contribuições: A principal contribuição deste estudo são as relações estabelecidas entre as atividades do processo de estratégia de marketing. Mudamos o foco da investigação, de causas e consequências do processo estratégico para a análise da forma com que cada elemento contribui para a dinâmica do processo. Também contribuímos para o fluxo da pesquisa sobre a elaboração de estratégias de marketing, explicando como a formulação e implementação da estratégia de marketing podem ser relacionadas por meio do consenso estratégico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Our focus in this paper was to analyze the activities inherent in marketing strategy making. We aimed to sequentially test the relationships between the activities belonging to the formulation and implementation processes of marketing strategy. Design/methodology/approach: We collected data from 105 firms through an online cross-sectional survey, using Partial Least Squares (PLS) path modeling for the data analysis. Findings: Considering the formulation of marketing strategies, our results show that communication quality positively influences cross-functional integration, which in turn affects strategic consensus. About strategy implementation, we have found that resource commitment is influenced by strategic consensus, and it influences the emphasis on marketing capabilities. Originality/value: The main contribution of this study is the relationships established between the marketing strategy process activities. We have changed the focus of the investigation from the causes and consequences of the strategy process to the analysis of how each element contributes to the process dynamics. We also contribute to the research stream on marketing strategy making by explaining how marketing strategy formulation and implementation may be related through strategic consensus.
  • O efeito da motivação do consumo na percepção dos atributos das lojas de presentes no varejo de joias e sua influência na intenção de recompra Articles

    Munaro, Ana Cristina; Martins, Elaine; Kato, Heitor Takashi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente estudo avalia o efeito da motivação hedônica e utilitária na percepção da atmosfera e na qualidade do atendimento, na satisfação e na intenção de recompra em uma cadeia de varejo brasileira de joias de prata. Metodologia: Uma pesquisa de interceptação em shopping com 160 consumidores e uma análise do modelo de equações estruturais foram realizadas pelo software SmartPLS. Além disso, os dados da pesquisa foram submetidos à análise do multigrupo parcial de mínimos quadrados (PLS-MGA). Resultados: Em geral, a disposição/layout da loja e o atendimento ao cliente impactaram significativamente a satisfação e a intenção de recompra do cliente. Os consumidores utilitários mostraram maior satisfação nas lojas com música de fundo. Os consumidores hedônicos demonstraram uma forte relação entre a disposição/layout da loja e o atendimento ao cliente, e entre a satisfação e a intenção de recompra, o que indica que a satisfação que encontram na atmosfera da loja e no atendimento ao cliente leva à intenção de recompra. Contribuições: Os consumidores hedônicos e utilitários diferem nos procedimentos cognitivos ativados durante as compras. Ao oferecer um ambiente de loja adaptado às orientações e decisões dos clientes, os varejistas podem aumentar a satisfação do consumidor, tanto dos consumidores hedônicos quanto dos utilitários. No que diz respeito à teoria, o estudo aborda a teoria da motivação do consumidor no ambiente de varejo, especificamente, lojas de presentes no segmento de joias de prata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The study assesses the effect of hedonic and utilitarian motivations on the perception of atmosphere and service quality, on satisfaction, and on repurchase intention in a Brazilian retail chain of silver jewelers. Design/methodology/approach: A mall-intercept survey of 160 consumers and a structural equation model analysis were conducted using the SmartPLS software. Also, the research data were subjected to partial least squares multigroup analysis (PLS-MGA). Findings: In general, the store’s display/layout and customer service significantly impacted the customer’s satisfaction and repurchase intention. Utilitarian consumers showed greater satisfaction in stores with background music. Hedonic consumers showed a strong relationship between the store display/layout and the customer service, and also between satisfaction and repurchase intention, indicating that the satisfaction they encounter with the store’s atmosphere and service leads to repurchase intention. Originality/value: Hedonic and utilitarian consumers differ in the cognitive procedures that are activated while shopping. By offering a store atmosphere tailored to the customers’ orientations and decisions, retailers can increase consumer satisfaction of both hedonic and utilitarian consumers. In theory, the study addresses consumer motivation theory within the retail atmosphere, specifically gift shops in the silver jewelry segment.
  • Gestão inclusiva da experiência em serviços: framework a partir da ótica de pessoas com deficiência visual Articles

    Conrad, Bibiana; Alperstedt, Graziela Dias; Santos, Aline Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo propõe um framework para a gestão da experiência em serviços a partir da ótica de pessoas com deficiência visual. Metodologia: O estudo tem como base a pesquisa em ciência do design e é caracterizado como qualitativo, utilizando sua respectiva estrutura metodológica para a coleta e análise técnica. A combinação da teoria de Booms e Bitner (1981) dos 3 Ps do Marketing de Serviços (do inglês physical evidence, people and processes, ou evidência física, pessoas e processos) com as três proposições de Bolton et al. (2014) formou a base desta proposta. Resultados: Fundamentado em 32 subcategorias de análise relacionadas a Evidência Física, Ciclo de Serviço e Interações Pessoais, além de 12 subcategorias criadas para destacar o segmento de serviço citado pelos entrevistados, o estudo demonstra um alto grau de despreparo na oferta de serviços para pessoas com deficiência visual. A falta de empatia e comunicação foram os problemas mais expressados na fala dos entrevistados. Contribuições: A estrutura proposta pode ser usada como uma ferramenta de brainstorming, planejamento ou lista de verificação para serviços atuais ou novos em negócios existentes, bem como para a criação de um novo negócio a partir do zero. Todas as categorias estão relacionadas entre si, o que significa que o perfil de consumo do serviço terá um impacto direto sobre o tipo de experiência que pode ser proporcionada; como as evidências físicas precisam ser pensadas; como é o fluxo de serviço padrão e quais opções poderiam ser pensadas como um serviço personalizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article proposes a framework for service experience management from the perspective of people with visual impairment. Design/methodology/approach: The study is based on design science research and characterized as qualitative, using its respective methodological framework for technical collection and analysis. The combination of Booms and Bitner’s (1981) theory of the 3 Ps of Service Marketing (physical evidence, people, and processes) with the three propositions of Bolton et al. (2014) formed the backdrop to this proposal. Findings: Based on 32 subcategories of analysis connected with Physical Evidence, Service Cycle, and Personal Interactions, besides 12 subcategories created to highlight the service segment cited by the interviewees, the study shows a high degree of unpreparedness in the service offer when it is consumed by people with visual impairment. Lack of empathy and communication were the most expressive problems in the interviewees’ statements. Originality/value: The proposed framework can be used as a brainstorming, planning, or check list tool for current or new services in existing businesses as well as for the creation of a new business from scratch. All categories are related to each other, which means that the consumption profile for the service will directly impact on what kind of experiences could be provided, how the physical evidence needs to be thought out; what the standard service flow is like, and which options could be considered as a customized service.
  • Como o suporte social motiva a confiança e as intenções de compra no comércio social móvel Articles

    Liu, Yong; Su, Xiaowei; Du, Xiaojing; Cui, Fu

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo se refere às teorias de suporte social e confiança para explorar que tipo de fatores afetam a intenção dos usuários de adotar o comércio social móvel (CSM). Metodologia: Um total de 207 indivíduos que já haviam experimentado ou conhecido o CSM foram identificados, e mínimos quadrados parciais foram realizados para analisar a medição e os modelos estruturais. Resultados: Os resultados indicaram que as intenções de compra no CSM são afetadas significativamente por quatro outros fatores (suporte social, utilidade percebida, normas subjetivas e confiança) e a confiança, por sua vez, é afetada por três fatores (suporte social, utilidade percebida e normas subjetivas). Contribuições: Primeiro, este estudo examina o mecanismo de formação de confiança e ações no contexto do CSM. Segundo, contribui confirmando o importante papel dos fatores sociais no contexto do CSM. Terceiro, o estudo expande a teoria do suporte social. Por fim, nossa pesquisa fornece evidências empíricas para as empresas que adotaram o CSM para apoiar sua estratégia e programas de marketing.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study refers to the social support and trust theories to explore what kind of factors affect the users’ intention to adopt MSC. Design/methodology/approach: A total of 207 subjects who had previously experienced or known about MSC were identified and partial least squares were performed to analyse the measurement and structural models. Findings: The results indicated that MSC purchase intentions are affected significantly by four other factors (social support, perceived usefulness, subjective norm, and trust) and trust, in turn, is affected by three factors (social support, perceived usefulness, and subjective norms). Originality/value: First, this study examines the mechanism of trust formation and actions in the MSC context. Second, this study contributes by confirming the important role of social factors in the MSC context. Third, the study expands the social support theory. Finally, our research provides empirical evidence for enterprises that have adopted MSC to support their marketing strategy and programmes.
  • Combinação de categorias de práticas de controle de gestão para o alto desempenho de start-ups Articles

    Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad; Meneses, Raquel; Brito, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo examinar possíveis combinações de práticas de controle de gestão que possam levar a um alto desempenho em start-ups. Metodologia: Entrevistas pessoais foram realizadas com empresários de 45 start-ups estabelecidas em Parques Tecnológicos de Centros Universitários em Portugal. Com base em práticas de diferentes categorias de análise organizacional, utilizou-se a metodologia fuzzy Análise Qualitativa Comparativa (fsQCA). Resultados: Para obtenção de alto desempenho, são necessários controles de gestão para Clientes, Estratégia, Sistemas de Informação, Desempenho, Riscos e Orçamento. As categorias Cliente e Orçamento apresentaram a maior consistência em atender a condição proposta. Além disso, os resultados geraram duas combinações de condições para o alto desempenho do lucro líquido. Contribuições: A combinação de diferentes práticas de controle de gestão contribui para o sucesso do negócio, principalmente quando relacionado às práticas de estratégia da organização. O uso de ferramentas de controle gerencial torna-se uma prioridade para as empresas que desejam sucumbir aos desafios impostos pelas incertezas corporativas, especialmente em empresas start-up, garantindo o crescimento sustentável desses negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims is to examine possible combinations of management control tools that are likely to lead to high performance in start-ups. Design/methodology/approach: Personal interviews were conducted with entrepreneurs from 45 start-ups established in Technology Parks of University Centers in Portugal. Based on practices from different categories of organizational analysis, it was used the fuzzy Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) methodology. Findings: To achieve high performance, management controls are required for Clients, Strategy, Information Systems, Performance, Risks and Budget. The Client and Budget categories presented the greatest consistency in meeting the proposed condition. In addition, the results generated two combinations of conditions for the high performance of net income. Originality/value: The combination of different management control practices contributes to the success of the business, especially when it relates to the organization’s strategic practices. The use of management control tools becomes a priority for companies that wish to cope with the challenges raised by corporate uncertainties, especially in start-up companies, ensuring the sustainable growth of these businesses.
  • Um modelo de mediação múltipla em cadeia que vincula as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas Articles

    Han, Chen; Gao, Shanxing

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tenta construir uma estrutura integrada para discutir a influência de três tipos de inovações: a estratégica, de gestão e a tecnológica - na competitividade de empresas. Metodologia: Respostas pareadas de pesquisa foram coletadas de 303 empresas localizadas na China. Uma análise fatorial confirmatória foi implementada com o software SPSS AMOS para verificar a confiabilidade e a validade de todas as medidas através da modelagem estrutural de equações. Quatro hipóteses foram examinadas empiricamente com a Macro SPSS PROCESS em combinação com uma técnica de bootstrapping corrigida por viés para testar o modelo de mediação múltipla em cadeia que liga as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas. Resultados: Embora as inovações estratégica, de gestão e tecnológica sejam realizadas em diferentes níveis organizacionais, elas formulam uma estrutura holística para melhorar conjuntamente a competitividade das empresas. A inovação estratégica fortalece a competitividade de empresas por três rotas paralelas, ou seja, através da inovação da gestão, da inovação tecnológica e do mecanismo de mediação em série das inovações tecnológicas e de gestão. Além disso, o efeito da mediação da inovação da gestão é significativamente mais forte que o da inovação tecnológica. Contribuições: Este estudo integra as inovações estratégica, de gestão e tecnológica ao processo de melhoria da competitividade de empresas para explicar suas influências conjuntas, desafiando o paradigma convencional de que diferentes tipos de inovações são investigados separadamente. Fluxo, troca e combinação de conhecimento entre domínios são realizados dentro do amplo construto da inovação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study attempts to build an integrated framework to discuss the influence of three types of innovations, i.e. strategic, management, and technological innovations, on firm competitiveness. Design/methodology/approach: Paired survey responses are collected from 303 firms located in China. A confirmatory factor analysis is implemented with SPSS AMOS software to check the reliability and validity of all measures through structural equation modeling. Four hypotheses are empirically examined with SPSS PROCESS Macro in combination with a bias-corrected bootstrapping technique to test the chain multiple mediation model linking strategic, management, and technological innovations to firm competitiveness. Findings: Although strategic, management, and technological innovations are carried out at different organizational levels, they formulate a holistic framework to jointly improve firm competitiveness. Strategic innovation strengthens firm competitiveness through three parallel routes, i.e. via management innovation, via technological innovation, and via the serial mediating mechanism of management and technological innovations. Also, the mediation effect of management innovation is significantly stronger than that of technological innovation. Originality/value: This study integrates strategic, management, and technological innovations into the process of improving firm competitiveness to account for their joint influences, challenging the conventional paradigm where different types of innovations are investigated separately. Cross-domain knowledge flow, exchange, and combination are realized within the broad innovation construct.
  • Implicações da concentração de controle acionário sobre o disclosure socioambiental: evidências empíricas no Brasil Articles

    Viana, Dante Baiardo Cavalcante; Crisóstomo, Vicente Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência da concentração de controle acionário na divulgação social e ambiental de empresas brasileiras em suas Demonstrações Financeiras Anuais. Metodologia: Modelos econométricos foram estimados para uma amostra de 1.252 observações anuais de 252 empresas no período 2010-2014, sendo o disclosure socioambiental mensurado por meio de análise léxica realizada pela busca de 75 palavras e expressões-chave relacionadas à divulgação socioambiental. Resultados: Os achados mostram que o disclosure socioambiental das empresas brasileiras está positivamente correlacionado com sua concentração acionária. Adicionalmente, o fato de a empresa estar listada no ISE e de ser de um setor potencialmente agressivo ao meio ambiente também contribuem positivamente para um mais elevado grau de disclosure socioambiental. Contribuições: O estudo contribui para a pesquisa sobre divulgação socioambiental e sua associação com a estrutura de propriedade ao prover evidência em um mercado emergente caracterizado por alta concentração de propriedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to analyze the effects of voting ownership concentration on the social and environmental disclosure of Brazilian companies in their Annual Financial Statements. Design/methodology/approach: Econometric models were estimated considering a sample of 1,252 annual observations of 252 companies in the period 2010-2014, and the social and environmental disclosure was measured through a lexical analysis performed by counting 75 words and key expressions related to social and environmental practices. Findings: Our findings suggest that the social and environmental disclosure of Brazilian companies is positively correlated with their voting ownership concentration. In addition, if the company is listed in the Corporate Sustainability Index or if it is in a potentially aggressive industry with respect to the environment, this also positively contributes to a higher degree of social and environmental disclosure. Originality/value: Our study contributes to the literature on social and environmental disclosure and its association with ownership structure by providing evidence in an emerging market characterized by a high concentration of control.
  • Decréscimo na Relevância da Informação Contábil das Distribuidoras de Energia Elétrica no Brasil no Período Pós-IFRS Articles

    Flores, Eduardo; Lopes, Alexsandro Broedel

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente estudo avaliou se houve reduções na relevância da informação contábil das distribuidoras brasileiras de energia elétrica no período pós-IFRS. Metodologia: Os fundamentos para tal conjectura decorrem do fato de que após a adoção das normas internacionais de contabilidade, as distribuidoras de energia foram impossibilitadas de registrarem ativos e passivos regulatórios concernentes as suas atividades. Adicionalmente, também foi avaliada a mesma hipótese para concessionárias canadenses de eletricidade. A inclusão das companhias canadenses nesse estudo, decorreu da permissão dada pelo IASB, por meio do IFRS 14, para que adotantes das normas internacionais a partir de 2015, pudessem continuar registrando os componentes regulatórios. Resultados: Utilizando um modelo tradicional de relevância da informação contábil, aplicado sobre ambas as amostras de observações, foi possível concluir que houve redução na relevância da informação contábil no caso brasileiro e que esse decréscimo muito potencialmente está relacionado com a baixa dos ativos regulatórios após o IFRS. De igual maneira se constatou que o mesmo efeito não ocorreu nas companhias canadenses após a adoção desse conjunto normativo. Também foi verificado que antes do IFRS, tanto os ativos regulatórios de empresas brasileiras como de firmas canadenses, eram sob a perspectiva estatística igualmente incorporados ao valor de mercado das empresas analisadas, denotando assim um comportamento similar por parte dos investidores. Contribuições: Ou seja, embora as economias dessas jurisdições sejam distintas, os investidores incorporavam tais ativos contábeis aos preços acionários por, potencialmente, verificarem lastros de realização em tais rubricas. Dessa forma se conclui que adoção das normas internacionais não beneficiou as distribuidoras de energia brasileiras distanciando o valor do patrimônio contábil do seu valor de mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The present study evaluated whether there were reductions in the relevance of the accounting information of Brazilian energy distributors in the post-IFRS period. Design/methodology/approach: The rationale for such a conjecture stems from the fact that after the adoption of international accounting standards, energy distributors were unable to register regulatory assets and liabilities concerning their activities. Besides, the same hypothesis was also evaluated for Canadian electricity incumbents. The inclusion of the Canadian companies in this study was the result of the permission given by the IASB, through IFRS 14, so that adopters of international standards from 2015, could continue to register the regulatory items. Findings: Using a value relevance model it was possible to conclude that there was a reduction in the relevance of the accounting information in the Brazilian case and that this decrease is very potentially related to the write-off of regulatory assets after IFRS. It was also observed that the same effect did not occur in the Canadian companies after the adoption of this normative set. It was also verified that before the IFRS, both the regulatory assets of Brazilian companies and of Canadian firms, were from the statistical perspective also incorporated into the market value of the companies analyzed, denoting similar behavior on the part of investors. Originality/value: That is, although the economies of these jurisdictions are distinct, investors incorporated such accounting assets into stock prices because they could potentially verify realization rates on such items. Thus, it is concluded that the adoption of international standards did not benefit Brazilian energy distributors by distancing the book value from their market value.
  • Generational differences in work in Spain. A review Articles

    Lasierra, Jose Manuel

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: El objetivo de este trabajo es analizar la existencia de diferencias generacionales en el trabajo en una serie de variables que inciden en la satisfacción laboral, distinguiendo trabajadores nacidos antes de los años 1970, conocidos como Boomers, y los nacidos después de tal fecha, Generación X. Metodología: Metodológicamente se amplía un análisis anterior con la aplicación de un Modelo Lineal General Univariante que permite medir las diferencias de un colectivo respecto al grupo base. El trabajo amplía la capacidad explicativa de un trabajo previo en el que se aplicaron regresiones lineales a cada uno de los dos colectivos, Boomers y Generación X. Resultados: Los resultados señalan estas diferencias en las que aparece un colectivo de trabajadores de un perfil más tradicional que responde al perfil del trabajador fordista y una generación de trabajadores más jóvenes menos comprometidos con la empresa, menos identificados con el trabajo, para los que el trabajo no es más que un medio de vida y del que no obtienen un valor inmaterial del mismo. Contribuciones: Esta investigación concluye considerando las implicaciones que los hallazgos tienen para la gestión del trabajo, tanto en la teoría como en la práctica. De acuerdo con estos perfiles diferenciados, las políticas de gestión y de incentivos en la empresa deberían tener en cuenta estas diferencias a la hora de reclutar, retener y gestionar los recursos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this paper is to analyze the existence of generational differences in work in a series of variables that affect job satisfaction, distinguishing workers born before the 70s, known as Boomers, and those born after that date, Generation X. Design/methodology/approach: Methodologically an earlier analysis is extended with the application of a Univariate General Linear Model that allows measuring the differences of a collective with respect to the base group. The work expands the explanatory capacity of a previous work in which linear regressions was applied to each of the two groups, Boomers and Generation X. Findings: The results highlight these differences in which a group of workers appears with a more traditional profile that responds to the profile of the Fordist worker and a generation of younger workers less committed to the company, less identified with the work. For these workers, work is just a way of life, from which they do not obtain any immaterial value. Originality/value: This paper concludes by considering the implications the findings have for work management both in theory and in practice. According to these differentiated profiles, management and incentive policies in the company should take into account these differences when recruiting, retaining and managing human resources.
  • Liderança e Desempenho da Equipe de Desenvolvimento de Software: Influência do Tipo de Gestão de Projetos Articles

    Garcia, Fernando Andre Zemuner; Russo, Rosária de Fatima Segger Macri

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste artigo é identificar a influência do tipo de liderança no desempenho da equipe de projetos, conforme os métodos aplicados na gestão de projetos de desenvolvimento de software. Metodologia: Foi usado um método de natureza quantitativa pela aplicação da pesquisa, tipo Survey, com praticantes da área de projetos com equipes de desenvolvimento de software. A amostra foi composta de 245 respostas válidas, dividas em métodos tradicionais e não tradicionais. As respostas foram analisadas via modelagem por equações estruturais com abordagem metodológica confirmatória. Resultados: Identificou-se que os três estilos de liderança (transacional, transformacional e empoderamento) avaliados se relacionam de forma positiva com o desempenho da equipe, como já identificado em estudos anteriores. Entretanto, o método de gestão de projetos não influencia a relação existente entre a liderança e o desempenho da equipe. Contribuições: A contribuição teórica e prática deste artigo é a constatação que o tipo de gestão do projeto de desenvolvimento de software (método ágil ou tradicional) não é relevante para a escolha do líder da equipe, destacando-se que o importante é o investimento no desenvolvimento desta liderança, como medida para incrementar o desempenho da equipe, permitindo uma flexibilidade na atuação dos gestores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this article is to identify the influence of the type of leadership on the performance of the project team, according to the methods applied in the management of software development projects. Design/methodology/approach: We used a quantitative method, applying a survey to project practitioners in software development teams. The sample consisted of 245 valid answers, divided into traditional and non-traditional methods. The responses were analyzed through structural equation modeling using a confirmatory methodological approach. Findings: We identified that the three styles of leadership evaluated (transactional, transformational, and empowering) are positively related to team performance, as already identified in previous studies. However, the project management method does not influence the relationship between leadership and team performance. Originality/value: The theoretical and practical contribution of this article is the finding that the type of project management used in software development (agile or traditional method) is not relevant to the choice of team leader, emphasizing that the important thing is the investment in the development of this leadership, as a measure to increase team performance, allowing flexibility in the performance of managers.
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