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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 21, Número: spe, Publicado: 2019
  • Errata Errata

  • Cadeias globais de valor, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais: convergências Articles

    Humphrey, John; Todeva, Emanuela; Armando, Eduardo; Giglio, Ernesto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é esclarecer a distinção entre as cadeias globais de valor e as vertentes selecionadas da literatura sobre negócios; redes de negócios, estratégia e negócios internacionais. Essas quatro áreas de pesquisa têm perguntas iniciais muitas vezes diferentes e os públicos a que se dirigem também diferem. Houve tentativas de estabelecer ligações entre essas teorias, mas isso é uma exceção, e não a regra. Metodologia Os princípios e conceitos básicos das quatro áreas são identificados. Os resultados foram usados para desenvolver uma matriz resumida das abordagens. Nossa via metodológica é indutiva e inferencial, pois a tarefa envolve a busca de semelhanças, complementaridades e sobreposições entre as quatro disciplinas de ciências sociais. Resultados A literatura dos campos estudados se sobrepõe às questões que tentam entender, mesmo que não usem terminologia idêntica. As quatro áreas defendem o mesmo princípio na compreensão do campo organizacional: a complexidade. As empresas são incentivadas a realizar trocas com outras empresas. Contribuições A contribuição teórica deste artigo baseia-se na ideia de que, embora os quatro campos de pesquisa - CGV, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais - avancem de forma independente, origens comuns podem ser observadas, permitindo um conjunto de proposições comuns.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this paper is to clarify the distinction between Global Value Chains and selected strands of the business literature: business networks, strategy, and international business. These four research areas have starting questions that are often different and the audiences they address also differ. There have been attempts to establish links across these theories, but these are exceptions rather than the rule. Design/methodology/approach The basic principles and concepts of the four areas are identified. The results are used to develop a summary matrix of the approaches. The methodological path is inductive and inferential, as the task involves searching for similarities, complementarities, and overlaps across the four social science disciplines. Findings The literature of the studied fields overlaps on the issues they are trying to understand, even if they do not use identical terminology. The four areas advocate the same principle in understanding the organizational field: complexity. Firms are triggered to enter into exchange with other companies. Originality/value The theoretical contribution of this article is based on the idea that although the four research fields - GVC, Business Networks, Strategy, and International Business - advance independently from each other, common origins can be observed, allowing for a set of common propositions.
  • Planejamento estratégico e gestão de cadeias de alimentos e do agronegócio: o método ChainPlan (estrutural) Articles

    Neves, Marcos Fava; Kalaki, Rafael Bordonal; Rodrigues, Jonny Mateus; Gray, Allan Wayne

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é aprimorar o método do planejamento estratégico e da gestão das cadeias de alimentos e do agronegócio. Metodologia Várias metodologias de pesquisa foram utilizadas para desenvolver a metodologia ChainPlan. A teoria (análise da literatura) forneceu a base para a construção de uma estrutura preliminar dez anos antes. Em seguida, a aplicação empírica do método inicial criou insights sobre adições e subtrações necessárias ao método original. Esses insights, combinados com uma pesquisa contínua sobre os avanços nas teorias, contribuíram para o desenvolvimento da metodologia ChainPlan. Resultados Proposição de um método para complementar a lacuna teórica no planejamento estratégico aplicado às cadeias do agronegócio. O método ChainPlan é um método teórico-empírico, construído a partir da literatura acadêmica e aperfeiçoado ao longo dos anos por meio de sua aplicação em diversas cadeias produtivas. Contribuições Muitos autores propuseram um método para construir planos estratégicos nas organizações, mas quando o assunto é o planejamento de cadeias do agronegócio, a discussão acadêmica gira em torno da coordenação e das análises das cadeias do agronegócio a serem aplicadas nesse setor. Este artigo preencheu essa lacuna teórica e propõe uma ferramenta, que é um método de planejamento estratégico específico para aplicação nas cadeias do agronegócio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The objective of this paper is to improve the method for the strategic planning and management of food and agribusiness chains. Design/methodology/approach Several research methodologies are used to develop the ChainPlan methodology. The theory (literature review) provided the basis on which to build a preliminary framework ten years prior. Then, empirical application of the initial method provided insights regarding needed additions to and subtractions from the original method. These insights, combined with continued research on advances in the theories, contributed to further development of the ChainPlan methodology Findings A method is proposed to fill the theoretical gap regarding the strategic planning applied to agribusiness chains. The ChainPlan method is a theoretical-empirical method, built based on the academic literature and perfected over the years through its application in several productive chains Originality/value Many authors have proposed a method to build strategic plans in organizations, but when planning agribusiness chains is concerned, the academic discussion revolves around the coordination of agribusiness chains and analyses to be applied in this sector. This article fills this theoretical gap and proposes a tool, which is a specific strategic planning method to be applied in agribusiness chain
  • Capacidade de inovação dos clusters: entendimento da inovação de redes geográficas de negócios Articles

    Bittencourt, Bruno Anicet; Zen, Aurora Carneiro; Prévot, Frédéric

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O presente artigo tem como objetivo explorar a inovação em redes geográficas de negócios e propor um modelo de capacidade de inovação dos clusters. A premissa é que a inovação é uma necessidade para as empresas e as relações entre elas são uma alternativa para que ela ocorra. Entre essas relações, destacam-se os clusters, com estudos mostrando que as empresas em clusters tendem a ser mais inovadoras. Metodologia Dessa forma, realizamos uma pesquisa exploratória com dois clusters: cluster emergente do Alto Camaquã, no Brasil, e cluster em crescimento de Sisteron, na França. Os casos foram analisados a partir de elementos previamente estabelecidos na literatura: contexto, estratégia coletiva, políticas públicas, comercialização, proatividade, relações externas, colaboração de transmissão, assimilação, transformação e aplicação de conhecimento, governança, infraestrutura, recursos financeiros e recursos humanos. Resultados Chegamos a um modelo de capacidade de inovação do cluster, composto pela gestão estratégica, relacionamento e aprendizado, desenvolvimento tecnológico e mercadológico e gestão operacional. Contribuições O modelo proposto é dinâmico, pois as capacidades variam em intensidade de acordo com o estágio de desenvolvimento do cluster e seu tempo de maturação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper aims to explore innovation in geographic business networks and to propose a model of cluster innovation capability. The premise is that innovation is a necessity for firms and inter-firm relationships is an option for it to occur. Among these relationships, clusters stand out, with studies showing that firms in clusters tend to be more innovative. Design/methodology/approach Thus, we conducted an exploratory study of two clusters: the emerging cluster of Alto do Camaquã, in Brazil, and growing cluster of Sisteron, in France. The cases were analyzed based on elements previously established in the literature: context; collective strategy; public policy; commercialization; pro-activity; external relationships; transmission; collaboration; assimilation, transformation, and application of knowledge; governance; infrastructure; financial and human resources. Findings We obtained a model of cluster innovation capability, composed of strategic management, relationships and learning, technological and marketing development, and operational management. Originality/value The proposed model is a dynamic model as capabilities vary in their intensities according to the development stage of the cluster and its maturity time.
  • Reduzindo a distância entre redes de negócio e a análise de cadeias de valor Articles

    Oliveira, Luis; Fleury, Afonso; Fleury, Maria Tereza

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O estudo discute maneiras alternativas para conectar a literatura da de cadeias globais de valor àquela voltada para redes de negócios em gestão e estratégia. Metodologia O estudo baseia-se em uma análise de cocitação de artigos, usando dados bibliográficos de 762 artigos disponíveis em periódicos selecionados. Resultados Os resultados destacam construtos e estruturas influentes originárias da literatura sobre rede de negócios que poderiam alavancar a pesquisa sobre cadeias globais de valor. Contribuições Ao se conectar melhor à pesquisa sobre redes de negócios, a teoria da cadeia global de valor pode melhorar sua capacidade de lidar com os desafios empíricos modernos, superar críticas e se comunicar melhor com as principais disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The study discusses alternative ways to bridge the gap between global value chain literature and literature focused on management and strategy in business networks. Design/methodology/approach The study builds on an article co-citation analysis using bibliographic data from 762 papers retrieved from selected journals. Findings The results highlight influential constructs and frameworks originating in the business network literature that could leverage the research on Global Value Chains. Originality/value By better connecting with business network research, global value chain theory may improve its capacity to cope with modern empirical challenges, overcome criticisms, and communicate better with mainstream disciplines.
  • A institucionalização da cooperação: uma análise do trabalho institucional em uma comunidade vulnerável da região amazônica Articles

    Lima, Ana Maria de; Balestrin, Alsones; Faccin, Kadigia; Marconatto, Diego

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Fornecer uma perspectiva mais ampla de como a institucionalização da cooperação (rede) por meio das práticas de trabalho de atores locais pode gerar impacto social positivo e reduzir a vulnerabilidade social. Metodologia Analisamos a experiência de muitos atores locais, na região amazônica brasileira, que cooperam na extração e processamento da castanha-do-pará até a formação de uma rede colaborativa. Foram realizadas entrevistas e ficamos imersos no campo. Além disso, utilizamos documentos secundários. Resultados A cooperação em rede em torno da extração e processamento da castanha-do-pará se desdobra em fases sequenciais ao longo de projetos colaborativos e ajuda a reduzir a vulnerabilidade social. Contribuições Descobrimos uma relação hierárquica entre os tipos de trabalho institucional para institucionalizar a cooperação e destacamos que alguns tipos de trabalho institucional podem desenvolver diferentes condições para o estabelecimento de redes de negócio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To provide a broader perspective on how the institutionalization of cooperation (in a network) through the work practices of local actors can generate a positive social impact and reduce social vulnerability Design/methodology/approach We analyzed the experience of many local actors in the Brazilian Amazon region, who cooperate in the extraction and processing of Brazil nuts, up to the formation of a collaborative network. Interviews were conducted and we became immersed in the field. In addition, we used secondary documents Findings The network cooperation around the extraction and processing of Brazil nuts unfolds over sequential phases throughout collaborative projects that help to reduce social vulnerability. Originality/value We discovered a hierarchical relationship between the types of institutional work carried out to institutionalize cooperation and we highlighted that some types of institutional work can develop different conditions for the establishment of business networks.
  • Concentração geográfica de empresas e os recursos de relacionamento em nível horizontal Articles

    Moreira, Vinicius Farias; Moraes, Walter Fernando Araújo de; Hervas-Oliver, Jose Luis; Laurentino, Samuely Bezerra Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo analisa como os recursos de relacionamento no nível horizontal colaboram com o processo de criação de valor de empresas produtoras e exportadoras de frutas geograficamente concentradas no Vale do Rio São Francisco, Brasil. Metodologia Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujas unidades de análise são as médias e grandes empresas produtoras e exportadoras de frutas e o cluster de frutas do Vale do Rio São Francisco, entendendo que ambos coevoluem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas junto a executivos das empresas, atores institucionais e da indústria de apoio; também foi realizada uma análise de documentos secundários, públicos e privados. Foi aplicada análise de conteúdo, com uso do software Atlas.ti, que permitiu uma valiosa sistematização dos achados. Resultados Os resultados revelam padrões particulares de colaboração que indicam as condições e contribuições advindas do estabelecimento de vínculos entre as empresas dentro do cluster e destacam as estratégias empresariais para criação de valor. Volumes significantes de demanda, especialmente aqueles direcionados ao mercado internacional, levam as empresas a estarem mais próximas em termos dos protocolos de produção e práticas empresariais. Esses aspectos favorecem a colaboração em um ambiente essencialmente competitivo. Participação em ambientes de cluster favorecem elos de cooperação ao prover acesso a transbordamento de conhecimento e, consequentemente, melhorando a competitividade individual e coletiva. Contribuições O estudo revela avanços na área de conhecimento por considerar o nível microeconômico da empresa dentro do cluster, também amplia as evidências empíricas nos relacionamentos organizacionais presentes em um cluster agrícola brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper analyzes how horizontal relationship resources collaborated in the value creation process of fruit producing and exporting companies geographically concentrated in the São Francisco River Valley (SFRV), Brazil. Design/methodology/approach It is a qualitative case study, in which the units of analysis were the medium and large producing and exporting companies and the fruit cluster of the SFRV, understanding that both co-evolve. Semi-structured interviews were conducted with corporate, institutional, and support industry companies; there was also an analysis of secondary data using public and private documents. Content analysis was performed with the Atlas.ti software, which allowed a greater systematization of the findings. Findings The results revealed particular patterns of collaboration that indicate conditions and contributions derived from the links established among firms within the cluster, highlighting companies’ strategies to create value. Significant volumes of demand, especially involving the international market, bring companies closer in terms of production protocols and joint business practices. These aspects favor collaboration in an essentially competitive environment. Participation in a cluster environment enhances cooperation ties by providing access to knowledge spillovers and, consequently, improving individual and collective competitiveness. Originality/value The study provides advances in the knowledge in the area by considering the microeconomic level of the firm in the cluster, and it also expands the empirical evidence on organizational relationships by presenting a study of a Brazilian agricultural cluster.
  • A relação entre responsabilidade social corporativa e competitividade: proposição de modelo teórico moderado pela participação em cadeias globais de valor Articles

    Melo, Mary Fernanda de Sousa de; Pião, Roberta Souza; Campos-Silva, Willerson Lucas; Vieira, José Geraldo Vidal

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O presente artigo tem como objetivo propor um modelo que relacione a responsabilidade social corporativa (RSC), a competitividade e as empresas multinacionais de países emergentes (EMNE) em cadeias globais de valor (CGV). Metodologia Revisão extensiva da literatura e análise de questões sobre a competitividade das EMNEs em relação às práticas de RSC, considerando sua participação no comércio global. Resultados O aprimoramento e integração de conceitos da revisão da literatura levaram-nos a verificar que a participação das EMNEs na CGV modera a relação entre RSC e competitividade. Como resultado, propomos um modelo teórico que resulta na proposição de seis hipóteses de pesquisa considerando três dimensões da RSC. Contribuições O modelo proposto permite uma melhor compreensão da participação das EMNEs no comércio global, considerando as dimensões ambiental, social e estratégica da RSC. Também contribui com a literatura da CGV ao considerar o comércio global a partir da perspectiva das EMNEs e ao adicionar dimensões da RSC na análise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper aims to propose a model that relates Corporate Social Responsibility (CSR), competitiveness, and Emerging Market Enterprises (EMNEs) in Global Value Chains (GVCs) Design/methodology/approach Extensive literature review and analysis of issues concerning the competitiveness of EMNEs and its relationship with CSR practices, considering their participation in global trade. Findings The refinement and integration of concepts from the literature review led us to verify that the participation of EMNEs in GVCs moderates the relationship between CSR and competitiveness. In response, we propose a theoretical model resulting in the proposition of six research hypotheses concerning three dimensions of CSR. Originality/value The proposed model allows for a better understanding of the participation of EMNEs in global trade, considering environmental, social, and strategic dimensions of CSR. It also contributes to the GVC literature by considering global trade from the perspective of EMNEs and adding CSR dimensions in the analysis.
  • Governança e melhoria na CGV: por que a inserção importa? Articles

    Fortes, Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira; Stettiner, Caio Flavio; Okano, Marcelo T.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo principal deste estudo é propor a inserção de atores como fonte de governança e melhoria na estrutura da cadeia global de valor (CGV). Metodologia Este estudo utiliza análise de coocorrência de palavras para estudar a produção científica referente à CGV. A análise é realizada utilizando o mapeamento de controvérsias da Teoria da Mudança Científica e Tecnológica (TSTC, na sigla em inglês). Resultados Duas lacunas teóricas foram apontadas devido à evolução na teoria da CGV. A primeira é a de que a governança e a melhoria têm mais de uma definição e a segunda, de que valor e rede são estratégias de melhoria. Este artigo propõe o uso da estrutura de Montenegro e Bulgacov (2014) para transladar a governança e a melhoria, respectivamente, como governança em rede e resultados estratégicos. A inserção é importante porque é um conceito teórico estável (Granovetter, 1985) que pode ser um elo entre a governança em rede e os resultados estratégicos. Contribuições A principal contribuição deste estudo é a proposta de uma inserção relativista como fonte de governança e melhoria. A segunda contribuição é apresentar uma estrutura baseada na Teoria Ator-Rede (TAR), modelada para estudar a governança e seus resultados estratégicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study’s primary objective is to propose actors’ embeddedness as a source for governance and upgrading within the GVC (Global Value Chain) framework. Design/methodology/approach This study uses co-word analysis to study the GVC scientific production. The analysis is conducted using controversies mapping from the Theory of Scientific and Technological Change (TSTC). Findings Two theoretical gaps were identified. First, governance and upgrading have more than one definition. Second, value and network are upgrading strategies. This article proposes the use of the Montenegro and Bulgacov (2014) framework to translate governance and upgrading respectively as network governance and strategic outcomes. Embeddedness matters because it is a stable theoretical concept (Granovetter, 1985) that can be a link between network governance and strategic results. Originality/value The study’s main contribution is to propose relativist embeddedness as a source of governance and upgrading. The second contribution is to present an ANT-based framework to study governance and its strategic results.
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