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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2021
  • Determinantes da experiência do cliente com serviços eletrônicos: o caso das universidades online Article

    Izquierdo-Yusta, Alicia; Jimenez-Zarco, Ana I.; Martinez-Ruiz, Maria Pilar; Gonzalez-Gonzalez, Inés

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O estudo analisa os principais motivadores da experiência do consumidor com serviços eletrônicos (e-services), objetivando especificamente definir e quantificar a influência da qualidade do site e das avaliações da marca da universidade sobre a experiência de consumidores que são alunos de uma universidade virtual. Metodologia: Realizamos uma análise estatística utilizando a modelagem de equações estruturais de questionários online coletados de 306 alunos de pós-graduação de uma universidade virtual. Para realizar a pesquisa, analisamos a qualidade do site, a marca e a experiência do cliente. Resultados: Nossa pesquisa revela que a marca da universidade é o fator com maior influência. Em contrapartida, a influência exercida pelo ambiente da internet é menor. Das três dimensões de site, a qualidade do sistema exerce maior influência, seguida pela qualidade do relacionamento, que é moderada pela atuação do corpo docente da universidade. Contribuições: Propomos que a qualidade de uma sala de aula virtual (qualidade do sistema, qualidade da informação e qualidade do serviço), juntamente com as avaliações individuais dos alunos sobre a marca, determinam a experiência dos alunos como consumidores desse serviço. A avaliação da marca é o fator mais importante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The study analyzes the key drivers of consumer experience in e-services, with the particular goal of defining and quantifying the influence of website quality and university brand assessments on the experience of consumers who are students of a virtual university. Theoretical framework: To carry out the research we analyzed website quality, brand, and customer experience Design/methodology/approach: We carried out a statistical analysis using structural equation modeling of web-based questionnaires collected from 306 postgraduate students of a virtual university. Findings: Our research reveals that the university’s brand is the most influential factor. In contrast, the influence exerted by the web environment is lower. Of the three website dimensions, the quality of the system exerts the greatest influence, followed by relationship quality, which is moderated by the role of university staff. Research, practical, and social implications: We propose that the quality of a virtual classroom (quality of the system, quality of information, and service quality), together with students’ individual assessments of the brand, determine the students’ experience as consumers of this service. The brand assessment is the most important factor.
  • Fatores que influenciam a intenção e o comportamento de uso de aplicativos de delivery para restaurantes Article

    Christino, Juliana M. M.; Cardozo, Érico Aurélio Abreu; Petrin, Renata; Pinto, Lais H. de Aguiar

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar os fatores que influenciam o comportamento de uso dos aplicativos de entrega (delivery) para restaurantes. Metodologia: A pesquisa do tipo survey contemplou uma amostra final de 344 respondentes, cujos dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com estimativa por Mínimos Quadrados Parciais (MQP), para analisar as 13 hipóteses propostas no modelo de pesquisa. Resultados: Os resultados sustentam 10 hipóteses analisadas e indicaram que o fator com maior influência na intenção de uso dos aplicativos para entrega de alimentos é o hábito (β = 0,580; p-valor <0,001). Contribuições: Até onde se pesquisou, este é o primeiro estudo desse tipo a ser realizado no Brasil e também o primeiro no mundo a propor a expansão do modelo com os construtos “suscetibilidade a ofertas”, “inovatividade” e “conveniência” para o estudo da adoção dos aplicativos de delivery de restaurantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose this paper is to analyze the factors that influence the usage behavior of delivery applications. Design/methodology/approach: A survey method was used and a questionnaire was applied. The simple size comprised 344 respondents. The Structural Equation Modeling (SEM) with estimation by Partial Least Squares (PLS) was used to analyze thirteen hypotheses proposed in the survey model. Findings: The results support ten hypotheses and indicate that the Habit (β = 0.580; p-value <0.001) is the factor greatest influence on the Intention to use applications for food delivery. Originality/value: How far we researched, this is the first study of its kind to be conducted in Brazil and also the first in the world to propose the expansion of the model with the Susceptibility to Offer, Inovativeness and Convenience constructs for the study of the adoption of restaurant delivery applications.
  • A relação entre as características da página de marcas no Facebook, valor percebido e comportamento de engajamento do cliente: aplicação da teoria do estímulo-organismo-resposta (S-O-R) Article

    Aslam, Wajeeha; Luna, Iviane Ramos de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso das mídias sociais, as marcas se tornaram parte do mundo virtual e tentam chamar a atenção dos clientes. As páginas da marca permitem que o consumidor participe voluntariamente, fornecendo feedback e ideias e colaborando com outras pessoas. Isso agrega valor à empresa. Esta pesquisa explora quais características ajudam as marcas de roupas a influenciar os consumidores a responder na forma de feedback, colaboração e mobilização. Metodologia: Os dados foram coletados de 250 entrevistados que haviam comprado sua marca de roupas favorita nos últimos quatro meses. Utilizaram-se questionários em escala Likert de cinco pontos. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) para analisar os dados. Resultados: Os resultados indicam que a qualidade do conteúdo leva a valores de aprendizado da marca e valores hedônicos. A qualidade do contato com o cliente afeta apenas o valor do aprendizado da marca. Tanto os valores hedônicos quanto os de aprendizado da marca induzem comportamentos de engajamento do cliente. Contribuições: Este estudo fornece insights úteis para gestores de páginas da internet de marcas de roupas relacionadas ao engajamento do cliente nas mídias sociais. O estudo estende o conceito de comportamento de engajamento do consumidor (CEC) ao incorporar o “comportamento de mobilização” do consumidor como um elemento adicional do CEC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: With the advancement of technology and increased use of social media, brands have become part of the virtual world and try to grab customers’ attention. Brand pages enable the consumer to voluntarily participate in providing feedback and ideas and to collaborate with others. This adds value to the firm. This research explores which characteristics help clothing brands to influence consumers into responding in the form of feedback, collaboration, and mobilization. Design/methodology/approach: Data were collected from 250 respondents who had purchased their favorite clothing brand in the last four months, using five-point Likert scale questionnaires. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) was used to analyze the data. Findings: The results indicate that content quality leads to brand learning values and hedonic values. Customer contact quality only affects brand learning value. Both hedonic and brand learning values induce customer engagement behaviors. Originality/value: This study provides useful insights for clothing brand webpage managers related to customer engagement in social media. The study extends the concept of customer engagement behavior (CEB) by incorporating consumer “mobilizing behavior” as an additional element of CEB.
  • Quais são os fatores de risco relevantes aos investidores? Evidências no mercado de fundos brasileiro Article

    Cavalcante-Filho, Elias; De-Losso, Rodrigo; Santos, José Carlos S.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Neste artigo, investiga-se o que determina o fluxo de recursos financeiros para fundos de investimentos brasileiros. Metodologia: O banco de dados utilizado consiste em um painel de fundos de ações brasileiros para o período entre janeiro de 2001 e abril de 2019. Primeiro, identifica-se a métrica de avaliação de fundos mais aderente ao fluxo de captação de recursos dos fundos. Em seguida, analisa-se como os resultados se alteram a depender do nível de sofisticação do investidor. Resultados: Constata-se que investidores são mais atentos ao risco de mercado (beta) ao avaliar fundos e atribuem à habilidade do gestor (alfa) os retornos atrelados aos demais fatores de risco como tamanho, valor, momentum, iliquidez e risco de indústrias. O resultado é aderente ao observado para os EUA. Adicionalmente, é observado que investidores menos sofisticados demonstram ser mais sensíveis a todas as métricas de retorno passado, porém, ao decompor os alfas dos fundos em componente persistente e componente aleatório, evidencia-se que essa sensibilidade está concentrada no componente aleatório dos alfas. Contribuições: Mensura-se a sensibilidade da captação de recursos dos fundos às diferentes métricas de desempenho, o que permite entender melhor os processos de decisão dos investidores. Ademais, de acordo com nosso conhecimento, é o primeiro trabalho a abordar o tema com dados fora dos Estados Unidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: We investigate the drivers of investment flows into Brazilian mutual funds. Design/methodology/approach: The database consists of a panel of Brazilian mutual funds covering the period between January 2001 and April 2019. First, we identify which performance metric is most related to the funds’ flows. Then we analyze how the results differ depending on investor sophistication. Findings: Investors pay more attention to market risk (beta) when evaluating funds, while they attribute returns tied to size, value, momentum, and industry factors to the alpha. These results are consistent with those reported for the United States. Additionally, we document that less sophisticated investors are relatively more sensitive to all past return metrics. However, when fund alphas are broken down into a persistent component and a random component, greater sensitivity is concentrated in the random component of the alphas. Originality/value: The sensitivity of fund flows to different performance metrics is measured, and this allows us to better understand investors’ decision-making processes. Moreover, to the best of our knowledge, this is the first paper to address this issue with data from outside the United States.
  • O efeito benéfico da participação dos acionistas nas assembleias gerais: evidência no contexto da qualidade da auditoria Article

    Bazrafshan, Ameneh; Banaiy, Akram; Bazrafshan, Vajiheh

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho tem como objetivo de investigar como a participação dos acionistas nas assembleias gerais (PAAG) afeta a qualidade da auditoria. Metodologia: Medimos a PAAG como uma porcentagem das ações representadas pelos acionistas que participam da assembleia geral. Medimos a qualidade da auditoria por meio da especialização do auditor no setor, tamanho da firma de auditoria e honorários do auditor. Para investigar a relação entre a PAAG e a qualidade da auditoria, utilizamos uma amostra de 576 empresa-anos do mercado de capitais do Irã, entre 2012 e 2018, e empregamos a análise de regressão multivariada. Resultados: Os resultados mostram que, em geral, há uma relação insignificante entre a PAAG e a qualidade da auditoria. Entretanto, revelamos que há uma associação positiva e significativa entre a presença de acionistas institucionais nas assembleias gerais e a qualidade da auditoria. Além disso, para as empresas com uma grande presença de acionistas institucionais em suas assembleias gerais, há uma relação significativa e positiva entre a participação dos outros acionistas nas assembleias gerais e a qualidade da auditoria. Nossos resultados são robustos quanto à variedade de testes adicionais. Contribuições: Coletivamente, os resultados revelam que o impacto da PAAG na qualidade da auditoria está condicionado à presença de acionistas institucionais nas assembleias gerais. Os resultados fornecem outras percepções no conjunto de evidências sobre os efeitos benéficos da PAAG.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aims to investigate how shareholder participation in general meetings (SPGM) affects audit quality. Design/methodology/approach: We measure SPGM as the percentage of the ownership represented by the shareholders who attend the general meeting. We measure audit quality by auditor industry specialization, audit firm size, and auditor fees. In order to investigate the relationship between SPGM and audit quality, we use a sample of 576 firm-years from Iran’s capital market between 2012 and 2018 and employ multivariate regression analysis. Findings: The findings show that, in general, there is an insignificant relationship between SPGM and audit quality. However, we reveal that there is a positive and significant association between the presence of institutional shareholders in general meetings and audit quality. Furthermore, for the companies with a high presence of institutional shareholders in their general meetings, there is a significant and positive relationship between the participation of other shareholders in the general meetings and audit quality. Our findings are robust in regards to a variety of additional tests. Originality/value: Collectively, the findings reveal that the impact of SPGM on audit quality is conditional to the presence of institutional shareholders in general meetings. The findings provide further insights among the mixed evidence on the beneficial effects of SPGM.
  • A diversidade do conselho de administração é importante para a qualidade da divulgação da RSC? Evidências do setor financeiro do Paquistão Article

    Khan, Ismail; Khan, Iftikhar; Afridi, Muhammad Asim

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo examinar a influência da diversidade do conselho de administração na qualidade da divulgação de RSC (QCSR) e propor que essa relação é padronizada de forma diferente em diferentes contextos e nações, devido às suas características distintivas. Metodologia: A teoria da visão baseada em recursos (VBR) é usada para avaliar a relação hipotética por meio de uma investigação empírica de 64 empresas financeiras paquistanesas, aplicando uma regressão de efeitos aleatórios e o método generalizado de momentos (GMM). Resultados: Os resultados indicam que as diversidades de idade, gênero, nível educacional e formação educacional influenciam positivamente a divulgação da QCSR. No entanto, as diversidades de nacionalidade, etnia e mandato não têm relação significativa com a divulgação de QCSR. Os resultados foram posteriormente verificados por uma regressão robusta e análise de sensibilidade. Contribuições: Usando a teoria da VBR, o presente artigo fornece uma contribuição adicional sobre o papel desempenhado pela diversidade do conselho de administração no desempenho estratégico de uma empresa, sobretudo a divulgação da RSC. O artigo contribui para a literatura ao constatar que não existe uma regra unânime para a diversidade do conselho de administração que sirva de apoio à RSC, devido às características únicas de diferentes jurisdições e contextos institucionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to examine the influence of board diversity on the quality of CSR disclosure (QCSR) and propose that this relationship is patterned differently in different contexts and nations, due to their distinctive characteristics. Design/methodology/approach: The resource-based view (RBV) theory is used to evaluate the hypothesized relationship through an empirical investigation of 64 Pakistani financial firms, by applying a random-effects regression and the generalized method of moments (GMM).] Findings: The findings indicate that age, gender, educational level, and educational background diversities positively influence QCSR disclosure. However, nationality, ethnic, and tenure diversities have no significant relationship with QCSR disclosure. The results were further checked by a robust regression and sensitivity analysis. Originality/value: Using RBV theory, this paper provides an additional contribution concerning the role played by board diversity in a firm’s strategic performance, particularly CSR disclosure. The article contributes to the literature by finding that there is no unanimous rule for board diversity supporting CSR, due to the unique characteristics of different jurisdictions and institutional contexts.
  • O efeito da incubação no desempenho das empresas: um estudo comparativo na região do Centro de Portugal Article

    Almeida, Rita Isabel da Silva; Pinto, António Pedro Soares; Henriques, Carla M. Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O papel das incubadoras no desempenho das empresas é um tema que vem sendo discutido na literatura. Elas ajudam a criar as condições necessárias ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação empresarial, mas faltam estudos sobre sua real contribuição, especialmente em contextos como o de Portugal. As incubadoras de empresas têm sido fortes impulsionadoras do empreendedorismo e da inovação. O objetivo principal deste estudo é avaliar se a incubação de empresas oferece benefícios às empresas incubadas em relação às não incubadas, principalmente em termos de desempenho. Metodologia: Os dados foram coletados de empresas incubadas e não incubadas da região Centro de Portugal. Esses dois grupos de empresas (incubadas e não incubadas) foram inicialmente comparados através do teste t e do teste de Mann-Whitney. Em seguida, por meio de modelos de regressão linear, estimou-se o impacto da incubação nas variáveis de desempenho, depois de ajustar ao efeito das variáveis de controle, quando significativas. Resultados: Os resultados sugerem que, nos primeiros anos de vida, as empresas incubadas apresentam um nível de desempenho superior às não incubadas, efeito que diminui à medida que as empresas amadurecem. Contribuições: O estudo contribui para aprofundar a compreensão do papel que as incubadoras de empresas desempenham, fornecendo mais evidências de que, nos estágios iniciais, as empresas incubadas apresentam desempenho superior às não incubadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The role that incubators play in business performance is a topic that has been discussed in the literature. They help to create the necessary conditions for the development of entrepreneurship and business innovation, but studies on their real contribution are lacking, especially in contexts such as the Portuguese one. Business incubators have been strong drivers of entrepreneurship and innovation. The main objective of this study is to assess whether business incubation offers benefits to incubated companies compared to non-incubated ones, particularly in terms of performance. Design/methodology/approach Data were collected from incubated and non-incubated companies in the central region of Portugal. These two groups of companies (incubated and non-incubated) were initially compared using the t-test and the Mann-Whitney test. Then, using linear regression models, the impact of incubation on performance variables was estimated, adjusting for the effect of control variables, when significant. Findings The results suggest that in the first years of life, incubated companies present a higher level of performance than non-incubated ones, an effect that decreases as companies become more mature. Originality/value: The study contributes to deepening the understanding of the role that business incubators play, providing further evidence that in their early life incubated companies outperform non-incubated ones.
  • Características psicométricas de uma medida adaptada de comportamento inovador no trabalho Article

    Veloso, Ana; Roque, Hugo; Ferreira, Ana Teresa; Gomes, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Testaram-se as propriedades psicométricas de uma medida de autorrelato de comportamento inovador no local de trabalho em português: Questionário de Comportamento Inovador no Trabalho (QCIT). Metodologia: Realizaram-se dois estudos (longitudinal e transversal) tendo por base a aplicação do questionário em dois momentos, com intervalo de seis meses (estudo I e estudo II). Optou-se por um estudo longitudinal para reduzir os enviesamentos mais comuns. Utilizaram-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, ver.: 22.0) e o Analysis of Moment Structures (SPSS Amos, ver.: 19.0). Resultados: Os resultados dos dois estudos convergem para uma solução fatorial robusta com um fator. Os índices globais de adequação registrados para o modelo são bastante robustos, comprovando sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (χ2/ graus de liberdade = 32,8; CFI = 0,966; GFI = 0,970). Contribuições: O QCIT é uma medida, válida em termos conceituais e estatísticos, rápida, útil e eficiente para diagnosticar o potencial inovador na força de trabalho, pelo que suas vantagens práticas são relevantes e importantes. Em um plano prático, a avaliação do comportamento inovador dos colaboradores pode dar pistas importantes sobre a capacidade de a organização empregadora fomentar inovação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this study is to test the psychometric properties of a self-reported measure of innovative behavior in the workplace, the Innovative Work Behavior (IWB) questionnaire, in Portuguese. Design/methodology/approach: Two studies were carried out (one longitudinal and the other cross-sectional), based on the application of the questionnaire at two moments with an interval of 6 months in between (study I and study II). A longitudinal study was chosen, that is, the data were collected at two different moments, to reduce the most common biases. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, ver. 26.0) and Analysis of Moment Structures (SPSS AMOS, ver. 22.0) were used. Findings: The results of the two studies converge to a robust factor solution with one factor. The overall fit indices recorded for the model are quite robust, proving their quality in adjusting to the empirical data (2/ degrees of freedom = 32.8; CFI = 0.966 GFI = 0.970). Originality/value: The IWB questionnaire is a fast, useful, and efficient measure to gauge innovative potential in the workforce, so its practical advantages are relevant and important. On a practical level, it is important to emphasize that evaluating the innovative behavior of employees can give important clues about the capacity of the organization/employer to foster innovation.
  • Justiça organizacional, humildade do líder e o comportamento inovador de funcionários de serviços em uma cultura coletivista: o caso do Paquistão Article

    Abbas, Wasim; Wu, Weiwei

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa tem dois objetivos: primeiro, analisa os efeitos da percepção geral de justiça nas organizações do setor de serviços no comportamento inovador de seus funcionários; segundo, investiga se a humildade do líder modera a relação entre os construtos acima mencionados. Metodologia: Esta pesquisa é de natureza quantitativa. Um método de pesquisa transversal foi usado para coletar dados de 359 entrevistados, e uma macro PROCESS para SPSS foi usada para a análise de moderação. Resultados: Os resultados revelam que os funcionários que percebem justiça em suas organizações irão retribuir com inovação e que a humildade é um fator positivo que aumenta os comportamentos inovadores. Contribuição: Poucos estudos abordaram o efeito da percepção geral de justiça no comportamento inovador dos indivíduos nas empresas de serviços em economias em desenvolvimento e culturas coletivistas. Também há uma falta de suporte empírico em relação ao papel da humildade do líder no comportamento inovador dos funcionários. Este estudo oferece novos insights sobre o comportamento inovador de funcionários de serviços em uma sociedade coletivista e tem implicações para os gestores que trabalham no setor de serviços.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study serves two purposes: first, it analyzes the effects of the overall perception of justice in service industry organizations on their employees’ innovative behavior; second, it investigates whether leader humility moderates the relationship between the aforementioned constructs. Design/methodology/approach: This study is quantitative in nature. A cross-sectional survey method was used to collect data from 359 respondents, and a PROCESS macro for SPSS was used for the moderation analysis. Findings: The results show that employees who perceive fairness within their organization will reciprocate with innovativeness and that humility is a positive factor that increases innovative behaviors. Originality/value: Few studies have addressed the effect of the overall perception of justice on individuals’ innovative behavior in service industries in developing economies and collectivist cultures. There is also a lack of empirical support regarding the role of leader humility in employees’ innovative behavior. This study provides new insights into service employees’ innovative behavior in a collectivist society and has implications for managers working in the services sector.
  • A influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade Article

    Lucena, Edzana R. F. da C. Vieira; Silva, César Augusto Tibúrcio; Azevedo, Yuri Gomes Paiva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões. Resultados: Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade. Contribuições: Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to investigate the influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic. Design/methodology/approach: The data collection was performed through questionnaires in order to measure the cognitive ability of 1,064 Brazilian accounting students and professionals using the Cognitive Reflection Test. To perform the analysis, we used the Student’s t-test, analysis of variance, correlations, and regressions. Findings: Our initial findings indicate that cognitive ability only influences the incidence of base rate insensitivity and illusion of validity biases, indicating that the higher the cognitive ability, the lower the incidence of these biases in decision making. However, robustness tests expand this influence to misconceptions of chance and regression fallacy biases. Furthermore, we show that there is a difference of means between gender, level of education, and geographic region and the representativeness heuristic biases. Originality/value: This paper contributes to the literature on behavioral accounting considering that although investigations into this subject do exist, no study has been performed in the accounting area that involves all the cognitive biases of one heuristic in a single study.
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