Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 23, Issue: 4, Published: 2021
  • Decision Making under Ignorance and Product Disclosure: Implications in Buying Insurance Article

    Mendes-Da-Silva, Wesley; Gattaz, Cristiane C.; Gibson, David V.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo O tema da escolha sob risco tem sido estudado a partir da premissa de que os tomadores de decisão são plenamente informados. Contudo, em situações da vida real, frequentemente os indivíduos necessitam fazer escolhas sem que estejam suficientemente munidos de informações essenciais ao julgamento. Esta pesquisa concentra-se na análise da decisão sob as condições de ausência de informações acerca de probabilidades de perda e dos potenciais impactos, contexto de ignorância, alternativamente à escolha sob risco ou incerteza. Referencial teórico Este estudo apoia-se em aspectos teóricos a respeito da tomada de decisão sob ignorância, especificamente em contexto de decisão de aquisição de seguros. Metodologia Utilizamos procedimentos de One Way ANOVA e regressões com base em dados coletados em dois experimentos acerca da disposição para adquirir garantia estendida para eletroeletrônicos, dos quais participaram mais de 130 indivíduos voluntários. Implicações práticas e sociais da pesquisa Ao tornar acessíveis informações relevantes para a decisão de consumo de maneira transparente, agentes podem induzir o surgimento de consumidores, tornar o mercado mais eficiente e a sociedade, mais resiliente a riscos. Contribuições Este estudo pode ser pioneiro em proporcionar evidências empíricas acerca da decisão de compra de seguros em contexto de ignorância em mercados emergentes.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose The subject of making choices under risk has been studied based on the assumption that decision makers are fully informed. However, in real life situations individuals frequently need to make choices without the benefit of essential information. This study analyzes decision making in the absence of information about the probabilities of losses and potential impacts, which constitutes a context of ignorance, or alternatively making choices under risk or uncertainty. Theoretical framework This study is supported by theoretical aspects related to decision making under ignorance, specifically within the context of buying insurance. Design/methodology/approach We used One Way ANOVA and regressions based on the data collected from two experiments regarding the willingness to acquire extended warranties for electronic equipment, which involved the participation of over 130 volunteers. Findings Our findings suggest that the absence of economic information – deficient disclosure – makes the cost of insurance relevant to the consumer and is negatively associated with the propensity to acquire it. In addition, the cost of repairs and the probability of equipment breaking increase the propensity to acquire an extended warranty. Practical & social implications of research By making information relevant to consumption decisions and accessible in a transparent manner, agents can induce a surge in consumption, making the market more efficient and society more resilient in the face of risks. Originality/value This study may be the first to provide empirical evidence regarding the purchase of insurance within a context of ignorance in emerging markets.
  • Validation of an Information Asymmetry Scale in the Portuguese Real Estate Market Article

    Tavares, Fernando; Santos, Eulália Mota

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo A motivação para o estudo da assimetria de informação no mercado imobiliário advém do fato de este mercado estar longe de ser eficiente e perfeito, sendo que a compra de habitação, para a maior parte das famílias, é o maior negócio de suas vidas. O presente artigo tem como objetivo validar uma escala para avaliar a assimetria de informação no mercado imobiliário português. Referencial teórico No processo de negociação de venda, os agentes imobiliários exibem os aspectos positivos da habitação como as amenidades e a qualidade e fazem a camuflagem dos aspectos menos bons do negócio. Importa a descoberta de uns e de outros. Metodologia Para a coleta da amostra foi utilizado um instrumento baseado em um questionário que analisa a assimetria da informação no mercado imobiliário e o perfil sociodemográfico dos agentes imobiliários em Portugal. A amostra é constituída por 350 delegados comerciais das três maiores empresas de mediação imobiliária do mercado imobiliário português. Resultados Os resultados mostram que a escala de assimetria da informação no mercado imobiliário português é composta por seis fatores, os quais apresentam níveis de validade e confiabilidade adequados: externalidades negativas, possibilidades de negócio, qualidade da habitação, área de serviços, proximidade a negócios e externalidades positivas. Implicações práticas e sociais da pesquisa Espera-se que este estudo venha a contribuir para o aumento do conhecimento científico na área do mercado imobiliário e para a melhoria da informação transmitida pelos agentes imobiliários a seus futuros clientes. Contribuições Em Portugal não existe nenhum estudo com essa profundidade sobre o tema. A validação da escala de assimetria de informação no mercado imobiliário português é um avanço do conhecimento nessa área.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose The motivation to study the information asymmetry in the real estate market comes from the fact that this market is far from being efficient and perfect, and buying a house is, for most families, the biggest deal of their lives. This paper aims to validate a scale that evaluates the information asymmetry in the Portuguese real estate market. Theoretical framework During the sales negotiation process, estate agents exhibit the positive aspects of the house, as well as its amenities and qualities, and camouflage the least positive aspects of the deal. Finding both the positive and the negative aspects is crucial. Design/methodology/approach To collect the sample, an instrument based on a questionnaire survey was used, which analyses the information asymmetry in the real estate market and the sociodemographic profile of estate agents in Portugal. The sample is composed of 350 commercial delegates from the three biggest real estate mediation companies in the Portuguese market. Findings The results show that the scale for the information asymmetry in the Portuguese real estate market is composed of six factors, which present adequate levels of validity and reliability: negative externalities, possibilities of making a deal, housing quality, service areas, proximity to businesses, and positive externalities. Practical & social implications of research This study is expected to contribute to improving the scientific knowledge on the real estate market, and to enhancing the information transmitted by estate agents to their future clients. Originality/value In Portugal, there is no study with such depth about this topic of research. The validation of the information asymmetry scale in the Portuguese real estate market represents a breakthrough in the knowledge in this area.
  • Technology at the Dining Table: Linking perceived value, service recovery, and continuous intention to use food delivery applications Article

    Aslam, Wajeeha; Ham, Marija; Arif, Imtiaz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo O presente estudo examina a influência da conveniência, do design, da confiabilidade, do preço e da variedade de opções de alimentos no valor percebido de um aplicativo de entrega de alimentos. Além disso, investiga o papel do valor percebido e da recuperação do serviço na formação da atitude e da intenção contínua dos consumidores de usar aplicativos de entrega de alimentos. Referencial teórico O estudo utilizou a literatura anterior para o desenvolvimento do modelo conceitual de intenção contínua de uso de aplicativos de entrega de alimentos. Além disso, o estudo expande ainda mais o modelo, considerando o elemento de recuperação do serviço. Metodologia Os dados foram coletados de usuários de aplicativos de entrega de alimentos que já enfrentaram falhas do serviço. Em uma amostra de 380 respondentes, a técnica PLS-SEM foi aplicada para testar as hipóteses. Resultados Os resultados mostraram que a atitude e o valor percebido têm um impacto positivo na intenção contínua de usar um aplicativo de entrega de alimentos, enquanto a recuperação do serviço não afeta a intenção contínua de usar um aplicativo de entrega de alimentos. No entanto, tanto a recuperação do serviço quanto o valor percebido têm um impacto positivo nas atitudes dos consumidores em relação aos aplicativos de entrega de alimentos. Os resultados também revelaram que todos os atributos de qualidade dos aplicativos de entrega de alimentos considerados no estudo afetam positivamente o valor percebido pelo consumidor. Implicações práticas e sociais da pesquisa Os resultados do estudo são benéficos para as empresas de entrega de alimentos na concepção de estratégias adequadas destinadas a desenvolver a intenção contínua dos consumidores de usar o aplicativo de alimentos. Este estudo também contribui para o desenvolvimento da teoria, complementando ainda mais a estrutura com o fator de recuperação do serviço. Contribuição Este é o primeiro estudo a trazer a “recuperação do serviço” para o centro das atenções no contexto de aplicativos de entrega de alimentos. Além disso, é o primeiro estudo a estabelecer o conjunto de atributos de qualidade de aplicativos de entrega de alimentos na economia em desenvolvimento para determinar o valor percebido, as atitudes e a intenção contínua de usar aplicativos de entrega de alimentos.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose This study examined the influence of convenience, design, trustworthiness, price, and various food choices on the perceived value of food delivery applications. Furthermore, it investigated the role of perceived value and service recovery in the formation of attitudes and consumers’ continuous intention to use food delivery apps. Theoretical framework The study used prior literature to develop a conceptual model of continuous intention to use food delivery apps. Moreover, the study further expands the model by considering the element of service recovery. Design/methodology/approach The data were collected from users of food delivery apps that have previously faced some service failure issues. Using a sample of 380 respondents, the PLS-SEM technique was applied to test the hypotheses. Findings The results showed that attitude and perceived value have a positive impact on continuous intention to use food delivery apps, whereas service recovery does not affect continuous intention to use them. However, both service recovery and perceived value have a positive impact on consumers’ attitudes towards food delivery apps. The results also revealed that all of the quality attributes of food delivery apps considered in the study positively affect the value perceived by the consumer. Practical & social implications of research The findings of the study are beneficial for the food delivery businesses in terms of designing appropriate strategies aimed at developing consumers’ continuous intention to use food applications. It also contributes to the theory development by further complementing the framework with the service recovery factor. Originality/value This is the first study to bring “service recovery” into the limelight in the context of food delivery apps. Moreover, it is the first study to establish a set of food delivery app quality attributes in a developing economy to determine perceived value, attitudes, and continuous intention to use such apps.
  • Tax Compliance: Factors that Influence Taxpayer Invoice Requests in Portugal Article

    Pinheiro, João Minas; Diogo, Tiago Andrade; Samagaio, António

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Este estudo analisa o comportamento de cidadãos em relação à emissão de notas fiscais de vendas no contexto da colaboração com a Administração Tributária portuguesa para o cumprimento fiscal. Especificamente, abordamos duas questões da pesquisa: i) identificamos os determinantes da solicitação de notas fiscais com ou sem o número de identificação fiscal por contribuintes únicos; e (ii) identificamos características sociodemográficas que estão associadas a esses comportamentos. Referencial teórico Esta pesquisa se baseia nos insights do trabalho sobre cumprimento fiscal e do trabalho empírico sobre as motivações dos contribuintes para solicitar nota fiscal de vendas. Metodologia O estudo utilizou o método de pesquisa e os dados foram coletados por meio de um questionário disponibilizado em uma plataforma eletrônica. O estudo emprega análise de componentes principais e análise de clusters em uma amostra de 240 contribuintes individuais portugueses. Resultados Os resultados mostram que solicitar nota fiscal é um fenômeno complexo, já que está associado a motivações intrínsecas (como normas sociais) e extrínsecas (como benefícios fiscais) dos contribuintes. Os resultados também indicam que a “loteria da nota fiscal” é um fator pouco relevante. Nosso estudo identificou quatro fatores que sintetizam os comportamentos dos contribuintes: índice de influência positiva, índice de inibição, índice de descomprometimento/distância e índice de indulgência. Além disso, os resultados mostram que a grande heterogeneidade de comportamentos dos contribuintes, já que cinco clusters foram identificados, bem como a influência de algumas características sociodemográficas (idade e educação), devem ser consideradas na interpretação dos comportamentos. Implicações práticas e sociais da pesquisa Os resultados obtidos podem ser utilizados pelo governo e pela autoridade fiscal na concepção e implementação de medidas atuais e/ou futuras para combater a evasão fiscal e para interagir com os contribuintes. Contribuições Este trabalho contribui para o conhecimento das razões que levam os cidadãos a cooperar com as autoridades fiscais no combate à evasão fiscal, revelando que a atitude de pedir uma nota fiscal com o número de identificação fiscal é um fenômeno complexo. Portanto, o estudo nos permite ampliar o conhecimento sobre as recompensas positivas do cumprimento fiscal, que é um campo pouco estudado da pesquisa fiscal.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose This study analyzes citizens’ behavior in relation to sales invoices in the context of collaborating with the Portuguese Tax Administration on tax compliance. Specifically, we address two research questions: i) we identify the determinants that lead to individual taxpayers requesting invoices with(out) a tax identification number, and ii) we identify the sociodemographic characteristics that are associated with these behaviors. Theoretical framework This research draws on the insights of tax compliance and empirical work on the motivations for taxpayers to request a sales invoice. Design/methodology/approach The study uses the survey method and data were collected through a questionnaire made available on an electronic platform. The study applies principal component analysis and cluster analysis to a sample of 240 Portuguese individual taxpayers. Findings The results show that invoice requests is a complex phenomenon, since it is associated with intrinsic (e.g. social norms) and extrinsic (e.g. tax benefits) motivations of taxpayers. The results also indicate that the “lottery invoice” is a factor with little relevance. Our study identified four factors that synthesize taxpayer behaviors: the positive influence index, the inhibition index, the disengagement/distance index, and the indulgence index. Moreover, the results show that a high heterogeneity of taxpayer behaviors, since five clusters were identified, as well as the influence of some sociodemographic characteristics (age and education), which should be considered when interpreting the behaviors. Practical & social implications of research The results obtained could be used by the government and tax authority to design and implement current and/or future measures to combat tax evasion and interact with taxpayers. Originality/value This work contributes to the knowledge of the reasons that lead citizens to cooperate with tax authorities in pursuing tax evasion, revealing that the attitude of asking for an invoice with a tax identification number is a complex phenomenon. The study allows us to broaden the knowledge on the positive rewards of tax compliance, which is an under-studied field of tax research.
  • Are Zombie Companies in Mexico the same as in the rest of the World? Article

    De la Garza Cárdenas, Manuel Humberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Este artigo tem como objetivo analisar as características do setor e o comportamento estratégico das empresas que afetam as empresas zumbis. Referencial teórico O artigo foi trabalhado sob a visão do paradigma estrutura-conduta-desempenho da organização industrial, pois permite explicar o resultado de uma empresa por meio de um comportamento influenciado por fatores externos e internos. Metodologia Para a análise dos dados, o painel de dados com técnica de erros padrão corrigidos foi utilizado para um conjunto de dados de 99 empresas registradas na Bolsa Mexicana de Valores entre 2013 e 2017. Resultados Entre os principais resultados, fica evidente que o comportamento estratégico afeta as empresas zumbis. Por outro lado, descobrimos que a competitividade no mercado afeta negativamente a empresa zumbi, ao passo que as barreiras à entrada a afetam positivamente. Os resultados nos permitem identificar semelhanças e diferenças em relação ao restante das empresas zumbis do mundo; assim, os resultados foram revisados considerando o ambiente latino-americano e sua política institucional. Implicações práticas e sociais da pesquisa As empresas zumbis têm conotação negativa; entretanto, podem se tornar necessárias para manter o negócio em atividade econômica para os países em desenvolvimento. Além disso, é do interesse dos CEOs, porque a figura do zumbi pode ser útil para a sobrevivência. Além disso, o estudo pode representar um pano de fundo para os regulamentos de falência de empresas. Contribuições A contribuição mais importante é o fato de esta ser uma das pesquisas pioneiras para analisar o comportamento estratégico e seus efeitos na empresa zumbi. Além disso, pode ser uma das primeiras a estudar essas empresas na América Latina, o que possibilitou identificar diferenças com as empresas zumbis do resto do mundo devido a elementos ambientais como a política institucional.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose This paper aims to analyze the industry characteristics and the strategic behavior of companies that affect zombie companies. Theoretical framework The study was based on the structure-conduct-performance paradigm derived from industrial organization theory, because it allows us to explain a firm’s results through behavior influenced by external and internal factors. Design/methodology/approach For the data analysis, the corrected standard errors technique was used on a data set of 99 companies registered in the Mexican Stock Exchange during the period from 2013 to 2017. Findings Among the main findings, it is evident that strategic behavior affects zombie companies. On the other hand, we found that market competitiveness negatively affects zombie companies, while barriers to entry positively affect them. The results allow us to identify similarities with and differences from other zombie firms in the world, based on the Latin American environment and its institutional policy. Practical & social implications of the research Zombie firms have a negative connotation; however, they may become necessary to keep businesses operational in developing countries. Also, the study may provide a background to regulations on firm bankruptcy. Originality/value The most important contribution is that this is a pioneering investigation that analyzes strategic behavior and its effect on zombie companies. Also, this may be one of the first studies to examine these companies in Latin America, making it possible to identify differences from zombie firms in the rest of the world due to environmental elements such as institutional policy.
  • Divergence of Opinion and Idiosyncratic Volatility Article

    Silva, Diogo; Cerqueira, Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo O principal objetivo deste estudo é abordar a associação entre a divergência de opiniões (DIVOP) e a volatilidade idiossincrática (IVOL) dos investidores. Referencial teórico Uma relevante associação entre a DIVOP e a IVOL é consistente com a literatura sobre divulgação de informações financeiras (Lang & Lundholm, 1996; Rajgopal & Venkatachalam, 2011), retornos futuros de ações (Ang et al., 2006; Diether et al., 2009), erro de precificação (Miller, 1977; Aabo et al., 2017), maturidade da empresa (Berkman et al., 2009; Fink et al., 2010) e imperfeições do mercado (Berrada & Hugonnier, 2013). Metodologia Consideramos quatro representantes para a DIVOP e quatro medidas para a IVOL e aplicamos testes econométricos multivariados para avaliar sua associação. Nossos modelos fazem o controle para efeitos diferentes como a correlação de primeira ordem (Huang, 2011) ou a maturidade da empresa (Fink et al., 2010). Nosso foco está em empresas do Reino Unido com ações negociadas na Bolsa de Valores de Londres, que é uma das maiores bolsas de valores da Europa. Resultados Encontramos consistentemente uma associação significativa positiva entre a DIVOP e a IVOL. Também observamos que uma DIVOP defasada em um ano está relacionada à maior IVOL contemporânea, embora façamos o controle para a IVOL defasada. Mostramos que mesmo se nosso representante para a DIVOP capturar divergência de opiniões quando a liquidez está relativamente alta, ainda encontramos uma associação positiva significativa entre a DIVOP e a IVOL. Implicações práticas e sociais da pesquisa As principais implicações do estudo é que a DIVOP representa risco e que a pesquisa futura deveria abordar a IVOL, seus motivadores e resultados utilizando o modelo de cinco fatores de Fama e French (2015). Contribuições Apresentamos evidência empírica de que a DIVOP está associada à IVOL, sugerindo que a DIVOP é um canal por meio do qual a incerteza gera a IVOL, e seu efeito pode persistir durante todo um ano. Mostramos que a associação entre a DIVOP e a IVOL não é o resultado de uma baixa liquidez.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose The main purpose of this study is to address the association between investors’ divergence of opinion (DIVOP) and idiosyncratic volatility (IVOL). Theoretical framework A relevant association between DIVOP and IVOL is consistent with the literature on financial information disclosure (Lang and Lundholm, 1996; Rajgopal and Venkatachalam, 2011), future stock returns (Ang et al., 2006; Diether et al., 2009), mispricing (Miller, 1977; Aabo et al., 2017), firm maturity (Berkman et al., 2009; Fink et al., 2010) and market imperfections (Berrada and Hugonnier, 2013). Design/methodology/approach We consider four proxies of DIVOP and four measures of IVOL and apply multivariate econometric tests to assess their association. Our models control for different effects such as first-order correlation (Huang, 2011) or firm maturity (Fink et al, 2010). We focus on UK firms listed on the London Stock Exchange, which is one of the largest stock markets in Europe. Findings We consistently found a positive and significant association between DIVOP and IVOL. We also observed that one-year lagged DIVOP is related to higher contemporaneous IVOL, even if we control for lagged IVOL. We show that even if our proxy for DIVOP captures divergence of opinion when liquidity is relatively high, we still find a positive and significant association between DIVOP and IVOL. Practical & social implications of research The main implications of the study is that DIVOP represents risk and that future research should address IVOL, its drivers and outcomes using the Fama and French (2015) five-factor model. Originality/value We provide empirical evidence that DIVOP is associated with IVOL, suggesting that DIVOP is a channel through which uncertainty generates IVOL, and its effect can persist throughout a whole year. We show that the association between DIVOP and IVOL is not the result of poor liquidity.
  • Network Centrality and Performance: Effects in the Automotive Industry Article

    Ferreira, Augusto Squarsado; Sacomano Neto, Mário; Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Ferratti, Gustavo Mendonça

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo O presente trabalho busca avaliar e analisar a relação entre a centralidade in-degree e o desempenho organizacional no setor automotivo. Em outras palavras, observamos se a posição na rede está relacionada ao desempenho dos atores por meio de indicadores de produção, receita e lucro. Referencial teórico O uso da análise de redes sociais como um método/abordagem teórica aliada ao capital relacional. Metodologia Foi realizada uma avaliação de similaridade. Os dados foram coletados de 1359 relações em quatro estruturas de governança específicas entre 2011 e 2013. Posteriormente, as mesmas medidas foram implementadas para os subgrupos detectados com o método Louvain. Os softwares NodeXL, UCINET e SPSS foram utilizados para os gráficos, métricas e correlações, respectivamente. Resultados Os resultados mostram uma correlação de moderada a forte entre os atores e os subgrupos formados por eles, com sua respectiva receita e a centralidade in-degree para os três anos selecionados. As conclusões foram que a centralidade de uma montadora de automóveis está positivamente relacionada ao seu desempenho. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este estudo poderá ajudar as organizações a considerar o uso da análise de redes sociais como uma ferramenta para entender suas oportunidades propiciadas pela rede. Contribuições Este trabalho contribui com a literatura indicando que no setor automotivo formado por alianças de diferentes estruturas de governança, a posição estrutural que uma montadora ocupa na rede está relacionada a seus indicadores de desempenho.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose This paper seeks to assess and analyze the relationship between indegree centrality and organizational performance in the automotive industry. In other words, we look at whether the network position is related to the performance of the actors using production, revenue, and profit indicators. Theoretical framework This research uses social network analysis as a method/theoretical approach allied with relational capital. Design/methodology/approach A similarity assessment was carried out. Data were collected from 1359 relations across four specific governance structures between 2011 and 2013. Later, the same measures were implemented in subgroups detected with the Louvain method. The NodeXL, UCINET, and SPSS software were used for the graphs, metrics, and correlations, respectively. Findings The results show a moderate to strong correlation between the actors and the subgroups formed by them, with their respective revenue and the indegree centrality for the three years selected. Our conclusions were that the centrality of an automotive manufacturer is positively related to its performance. Practical & social implications of research This study might help organizations evaluate social network analysis usage as a tool for understanding their opportunities given their network. Originality/value This paper contributes to the literature by indicating that in the automotive industry, formed by alliances between different governance structures, the structural position a manufacturer occupies in the network is related to its performance indicators.
  • Reviewing Optimized Portfolios: All Seasons Strategy Article

    Navas, Raúl D.; Bentes, Sónia R.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Nossa pesquisa revisita o estudo “Carteiras otimizadas: estratégia para qualquer contexto”, no qual apoiamos o uso de carteiras diversificadas para minimizar riscos, considerando o princípio de Markowitz. Referencial teórico Reexaminamos os resultados de Navas et al. (2020). A ideia por trás disso é a teoria de Harry Markowitz (1959, 2010), considerado o fundador da teoria moderna de carteiras. Metodologia Foram elaborados seis modelos diferentes utilizando dados de 2000 a 2010 e um solver foi desenvolvido, para o qual o método GRG não linear para problemas de solver linear foi o processo de solução escolhido. Resultados O método GRG não linear é eficiente se considerarmos as maneiras de diminuir a volatilidade, uma vez que está inversamente correlacionado às previsões. Implicações práticas e sociais da pesquisa Para prever a constituição das carteiras, não foi considerada a queda do ouro e metais preciosos em 2013. Contribuições Carteiras robustas podem ser geradas quando o risco é minimizado e o retorno, maximizado.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose Our research revisits the study “Optimized Portfolios: All Seasons Strategy,” where we support diversified portfolios to minimize risk, considering the principle of Markowitz. Theoretical framework We re-examine the results of Navas et al. (2020). The idea behind this is the theory of Harry Markowitz (1959, 2010), regarded as the founder of modern portfolio theory. Design/methodology/approach Six different models are run using data from 2000 to 2010 and a solver is developed, where the GRG Nonlinear engine for linear solver problems is the solving process chosen. Findings The GRG Nonlinear engine is efficient if we take into account ways to lower volatility since it is inversely correlated to predictions. Practical & social implications of research To predict the composition of the portfolios, we do not take into consideration the crash of gold and precious metals in 2013. Originality/value Robust portfolios can be generated where the risk is minimized and the return is maximized.
  • Strategic Behavior and Earnings Management: Evidence from Europe Article

    Sá, Luciano Pinheiro de; Rodrigues, Lúcia Lima; Gomes, Josir Simeone

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Este estudo analisa a relação entre o comportamento estratégico e o gerenciamento de resultados de uma amostra de empresas da Zona do Euro entre o período de 2009 e 2018. Referencial teórico A lente teórica usada é a Teoria da Agência a partir dos problemas entre gestores e proprietários. Como suporte para entender o comportamento estratégico, adotamos o trabalho de Miles et al. (1978). No âmbito da qualidade da informação contábil, nos apoiamos no trabalho de Dechow, Ge e Schrand (2010). Metodologia Optamos por uma abordagem positivista com hipóteses testadas em um conjunto de dados em painel, com modelos de regressão e teste de média. A partir do trabalho de Miles et al. (1978), empreendemos a mensuração adotada por Bentley, Omer e Sharp (2013) com dados públicos de empresas da Zona do Euro para categorização nas três tipologias de comportamento estratégico. Como aproximação do gerenciamento de resultados, adotamos o modelo de Jones modificado por desempenho. Resultados Os resultados sugerem que, no caso de empresas da Zona do Euro, a estratégia do negócio é relacionada positivamente com o gerenciamento de resultados. Não foi possível constatar resultados estatisticamente significativos em que prospectoras gerenciam seus resultados de forma diferenciada das demais empresas. Testamos as relações para anomalias dos accruals positivas e negativas. Não podemos afirmar relação com a estratégia para o gerenciamento de resultados positivos. No caso dos erros negativos, os resultados sugerem que prospectoras atuam de forma a reduzir seus resultados. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este estudo contribui para a literatura relativa à qualidade das informações contábeis, especialmente quanto ao gerenciamento de resultados. Os resultados corroboram e afastam da literatura prévia. O estudo mostra a relação da estratégia e o gerenciamento de resultados; contudo, não confirmamos que as prospectoras apresentam maiores níveis de gerenciamento de seus ganhos. Como implicações práticas, evidências que foram emergidas podem contribuir para outros pesquisadores, reguladores e atuantes do mercado financeiro europeu. Contribuições A originalidade da pesquisa surge na aplicabilidade para o mercado europeu da teoria da agência, estudos da qualidade dos ganhos e estratégia de negócios.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose This study analyzes the relationship between strategic behavior and earnings management in a sample of Eurozone companies between 2009 and 2018. Theoretical framework The theoretical lens used is the agency theory derived from the managers-owners problem. As support for understanding strategic behavior, we adopted Miles et al. (1978). For earnings information quality, we follow Dechow, Ge, and Schrand (2010). Design/methodology/approach We opted for a positivist approach and tested our hypotheses on panel data, using regression models and the average test. From Miles et al. (1978), we used the measurement adopted by Bentley, Omer, and Sharp (2013) on public data from Eurozone companies to categorize them in the three typologies of strategic behavior. To estimate earnings management, we adopted the performance-modified Jones model. Findings There is the suggestion that, in the case of Eurozone companies, business strategy is positively related to earnings management. It was not possible to find statistically significant results of prospectors managing their earnings differently from other companies. We tested the relationships for positive and negative abnormal accruals. We cannot affirm that there is any relationship with the strategy of managing positive earnings. In the case of negative errors, the study suggests that prospectors act to reduce their earnings. Practical & social implications of research This study contributes to the literature on earnings information quality, especially regarding earnings management. The study both corroborates and departs from the previous literature. It shows the relationship between strategy and earnings management, however, we cannot confirm that prospectors engage in higher levels of earnings management. As practical implications, the evidence that emerged could serve as a contribution to other researchers, regulators, and players in the European financial market. Originality/value The originality of the research derives from the application of agency theory, earnings quality studies, and business strategy to the European market.
  • Assessment of the new investment limits for assets of Social Security Regimes for Public Servants established by Resolution CMN 3,922/2010 Article

    Damasceno, Alexandre Teixeira; Carvalho, João Vinícius de França

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo Verificar se os novos limites de investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) trazidos pela Resolução CMN 3.922/2010 oferecem condições para que se construam carteiras de investimentos com retornos capazes de atingir e superar metas atuariais dessas entidades. Referencial teórico Baseou-se na moderna Teoria do Risco Atuarial, cujo objetivo principal é avaliar (in)solvência de longo prazo de entidades securitárias e previdenciárias. Metodologia Utilizou-se modelo de ALM de otimização não linear estocástica com mean-CVaR para se construir as fronteiras eficientes relativas a cada tipo de Nível de Governança definido pela legislação. Em seguida, verificou-se se essas carteiras são suficientemente capazes de oferecer retornos esperados requeridos. Resultados Os resultados apontam que somente os níveis NIII e NIV de governança conseguiriam construir portfólios com retornos esperados capazes de atingir a meta atuarial. Isso só foi possível, contudo, no limite máximo de risco da fronteira eficiente. Implicações práticas e sociais da pesquisa Há evidências da necessidade de revisão dos parâmetros dos limites de investimento por parte dos órgãos competentes, uma vez que ajustes na legislação de investimentos dos RPPS podem trazer benefícios de ordem social, pois evitariam situações problemáticas de déficits atuariais dos RPPS que poderiam colocar em risco a capacidade de provimento de benefícios aos aposentados. Contribuições Este trabalho é o pioneiro a avaliar a (in)adequação normativa dos limites de alocação de ativos garantidores dos RPPS, usando a metodologia de otimização não linear asset-only.

    Abstract in English:

    Abstract Purpose To verify if the new investment limits for the Social Security Regimes for Public Servants (RPPSs) introduced by Resolution CMN 3,922/2010 enable the creation of investment portfolios with sufficient returns capable of reaching and exceeding these entities’ actuarial goals. Theoretical framework The research was based on Modern Actuarial Risk Theory, whose main objective is to assess the long-term (in)solvency of insurance and social security entities. Design/methodology/approach An ALM model of non-linear stochastic optimization with mean-CVaR was used to build the efficient frontiers related to each type of governance level defined by the legislation. Then, it was verified whether these portfolios are sufficiently capable of offering the required and expected returns. Findings The results show that only governance levels III and IV would be able to build portfolios with the expected returns capable of reaching the actuarial goal. However, this was only possible at the maximum risk limit of the efficient frontier. Research Practical & Social implications There is evidence of the need for the competent authorities to review the parameters of the investment limits, since adjustments to the RPPS investment legislation can bring social benefits, as they would avoid problematic situations of RPPS actuarial deficits that could put them at risk of not providing benefits to retirees. Originality/value This article is a pioneer in assessing the (in)adequacy of the normative allocation limits for RPPS guarantee assets, using an asset-only nonlinear optimization methodology.
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