Acessibilidade / Reportar erro

Repercussão do estresse pré-natal por contenção no resultado da prenhez de ratas diabéticas

RESUMO DE TESE

Repercussão do estresse pré-natal por contenção no resultado da prenhez de ratas diabéticas

Autora: Silvana Andréa Molina

Orientadora: Profª Drª Marilza Vieira Cunha Rudge

Co-orientadora: Profª Drª Ione Pellegatti Lemonica

Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, em 17 de julho de 2003.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi estudar a influência do estresse materno por contenção no resultado da prenhez em ratas diabéticas, quantificando a corticosterona, dimensionando a duração da prenhez, o número total de filhotes, o número médio de filhotes por rata, a proporção macho e fêmea, o peso médio do filhote ao nascimento, o peso da ninhada, a mortalidade perinatal e o desenvolvimento físico da prole: peso corpóreo, aparecimento de penugem e pelos, desdobramento de orelhas, erupção de dentes, abertura de olhos, descida de testículos e abertura vaginal e o comportamento da prole: testes reflexológicos e atividade motora em campo aberto (locomoção, levantar, tempo de limpeza e defecação). Ratas Wistar prenhes foram divididas em 4 grupos experimentais, de acordo com a presença ou não de diabete e submetidas ou não ao estresse. O diabete foi induzido sete dias antes do acasalamento pela injeção intravenosa de estreptozotocina (40 mg/kg). O estresse por contenção foi aplicado, 1 hora/dia, durante o período organogênico (6º ao 15º dias de prenhez). O parto foi natural e seus filhotes foram acompanhados por 65 dias. A análise estatística dos dados revelou que o diabete reduziu o ganho de peso materno e prejudicou o desenvolvimento físico e comportamental da prole. O estresse por contenção em ratas diabéticas não potencializou as alterações causadas pelo diabete.

Palavras-Chave: Estresse. Diabete melito. Estudo experimental.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Dez 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br