Acessibilidade / Reportar erro

Relação da Aparência, Extensão e Localização das Lesões com o Tipo e Severidade da Dor em Pacientes com Endometriose

Resumos de Tese

Relação da Aparência, Extensão e Localização das Lesões com o Tipo e Severidade da Dor em Pacientes com Endometriose

Autora: Patrícia de Almeida Silva Reis

Orientador: Prof. Dr. Antonio Alberto Nogueira

Apresentação ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP para obtençãodo grau de Doutor, em 29 de janeiro de 2001.

Objetivo: Este estudo como objetivo investigar a relação entre as características da lesões de endometriose à laparoscopia e a sintomatologia dolorosa associada.

Casuística e Métodos: Após responderem a um questionário para avaliação de dor pélvica, foram incluídas 106 mulheres submetidas à laparoscopia, sendo 79 com endometriose e 27 controles. As lesões endometrióticos visualizadas foram registradas segundo o sistema da American Fertility Society (AFS) para manejo da endometriose na presença de dor pélvica, e classificadas segundo o sistema da American Society for Reproductive Medicine *(ASRM).

Resultados: Houve associação entre a presença de endometriose e a presença e intensidade da dor pélvica (P<0,0001). Esta associação também foi significante quando considerados os diversos tipos de dor pélvica: dismenorréia (p<0,0001), dispareunia (p=0,0002) e dor acíclica (p<0,0001). Entre as mulheres com endometriose, as únicas lesões associadas com a presença de dor pélvica foram as lesões pretas profundas (p=0,047) cuja área estimada também apresentou correlação com a intensidade da dor tanto pela escala analógica visual (p=0,005) quanto pelo sistema da AFS (p=0,02). Não houve diferença entre os diversos estádios da endometriose quanto à presença e intensidade da dor pélvica.

Conclusões: A presença e intensidade da dor pélvica estão associadas com a presença de endometriose. As lesões típicas profundas apresentam associação com a dor, cuja intensidade depende da extensão anatômica deste tipo de lesão. Não se observa associação entre o tipo e intensidade da dor e a localização das lesões ou o estádio da doença.

Palavras-chave: Endometriose. Dor pélvica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2002
  • Data do Fascículo
    Jul 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br