Acessibilidade / Reportar erro

Expressão endometrial das proteínas de membrana reguladoras do sistema complemento cd59, daf, mcp e cr1 em mulheres normais e naquelas submetidas à hiperestimulação ovariana

Resumo de Tese

Expressão Endometrial das Proteínas de Membrana Reguladoras do Sistema Complemento CD59, DAF, MCP e CR1 em Mulheres Normais e Naquelas Submetidas à Hiperestimulação Ovariana

Autor: Rosana Rita N. Fonzar Marana

Orientador: Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani

Dissertação de Mestrado, apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, na Área de Tocoginecologia, em 11/03/99.

Introdução: Os tecidos do trato reprodutivo expressam e sintetizam componentes do sistema complemento (SC) ao longo do ciclo menstrual, em estreita correlação com os níveis hormonais, o que sugere a necessidade de controle de sua ativação. Os ciclos submetidos à hiperestimulação ovariana podem apresentar modificações na expressão dessas proteínas em decorrência das altas concentrações hormonais.

Objetivos: Avaliar a expressão endometrial das proteínas reguladoras do SC ao longo do ciclo menstrual normal e de pacientes submetidas a hiperestimulação ovariana (HO) para fins de fertilização assistida e transferência de embriões (FIV-TE).

Casuística e Métodos: Foram avaliadas a expressão do CD59, DAF, MCP e CR1, no endométrio de 32 mulheres normais durante as diferentes fases do ciclo menstrual e de 10 pacientes submetidas à HO durante a fase lútea intermediária através da técnica de imuno-histoquímica.

Resultados: O CD59 como o DAF, se expressaram no endométrio durante a fase secretora, em ambos os grupos de mulheres. O CD59 teve marcação mais intensa na fase secretória intermediária enquanto que o DAF, nas fases secretória intermediária e tardia. Houve expressão da MCP no epitélio glandular em todo o ciclo menstrual, com diminuição na subfase proliferativa intermediária. O CR1 não foi detectado em nenhum dos grupos. Não houve marcação para nenhum anticorpo estudado, no estroma endometrial.

Conclusões: As proteínas reguladoras do SC, CD59, DAF e MCP estão presentes no endométrio humano normal e naqueles hiperestimulados, com exceção do CR1. A subfase em que o CD59 foi demonstrado sugere que o mesmo tenha grande importância durante o processo de implantação do embrião. O DAF, da mesma forma, deve contribuir para que ocorra a nidação e o início da gestação de modo adequado, através do controle do SC.

Palavras-chave: Endométrio, investigação, Ciclo menstrual.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Mar 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br