Acessibilidade / Reportar erro

Implantação da Técnica de Criopreservação de Pré-embriões Humanos pelo Método Ultra-rápido

Resumo de Tese

Implantação da Técnica de Criopreservação de Pré-embriões Humanos pelo Método Ultra-rápido

Autora: Iara Lima Couy

Orientador: Prof. Dr. Marcos Dias de Moura

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 29 de maio de 2000.

No presente trabalho, avaliou-se a implantação da técnica de criopreservação de pré-embriões humanos pelo método ultra- rápido, no Setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. No período de setembro de 1997 a dezembro de 1999, 223 pacientes foram submetidas à transferência de pré-embriões (TE) a fresco, obtendo-se uma taxa de gestação por transferência de 40,3% (90/223). O congelamento de pré-embriões excedentes foi realizado em 50 pacien-tes, divididas em 2 grupos de acordo com o resultado da TE a fresco. O Grupo I (n=26) correspondeu às pa-cientes que não engravidaram no ciclo de TE a fresco e o Grupo II (n=24), às pacientes que engravidaram. Não houve diferença estatisticamente significativa com relação às características clínicas das pacientes e do ciclo de estimulação ovariana entre os dois grupos. A idade das pacientes, as causas de infertilidade, o número de oócitos captados, as taxas de fertilização e de clivagem e o número de pré-embriões transferidos a fresco não foram diferentes entre os dois grupos. O número e a qualidade morfológica dos pré-embriões congelados também não mostrou diferença entre os grupos. Durante o descongelamento, 94% dos pré-embriões foram recuperados (95/101), sendo a taxa de sobrevivência de 50,5% (48/95). Procedeu-se ao descongelamento de pré-embriões em 25 ciclos monitorizados, com transferência embrionária em 21 casos. Até o momento, não houve gestação. Os dados do presente trabalho sugerem que a técnica de congelamento e descongelamento embrionário pelo método ultra-rápido é exeqüível e de baixo custo, apresentando resultados aceitáveis em um programa de Reprodução Assistida com relação à recuperação e sobrevivência embrionárias. Com o descongelamentos dos pré-embriões restantes poderemos avaliar, com um número maior de casos, o real benefício desta técnica no incremento das taxas de gestação por ciclo estimulado.

Palavras-chave: Fertilização in vitro. Criopreservação. Reprodução assistida.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Abr 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br