Correlação entre as concentrações plasmáticas e foliculares de IGF-I

Gustavo Salata Romão

Resumo de Tese

Correlação entre as Concentrações Plasmáticas e Foliculares de IGF-I

Tese de Mestrado apresentada junto ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 12 de Setembro de 1997.

Autor: Dr. Gustavo Salata Romão

Orientador: Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani

O conhecimento acerca dos fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGFs) tem despertado interesse de muitos autores, haja visto a importância do seu papel modulador em diversas interações endócrinas e metabólicas no organismo. Em nível ovariano o IGF-I parece modular a atividade das gonadotrofinas sobre as células foliculares, sendo encontrado em grandes concentrações no fluido folicular. Entretanto a verdadeira origem do IGF-I folicular é assunto controverso.

No presente estudo foram comparadas as concentrações séricas e foliculares de IGF-I de vinte e duas pacientes submetidas a fertilização in vitro no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para tratamento da infertilidade conjugal. A indução da ovulação foi realizada de acordo com os protocolos do serviço. As amostras de sangue foram obtidas na ocasião de administração de HCG e no dia da captação de oócitos; as amostras de fluido folicular foram obtidas durante a captação de oócitos.

Os resultados mostraram uma correlação significativa entre as concentrações de IGF-I no plasma e no fluido folicular, com tendência à diminuição dessas concentrações no fluido folicular em relação ao plasma.

Esses achados sugerem que a maior parte do IGF-I folicular seja difundido a partir do plasma e que a produção local seja de importância secundária. Provavelmente a difusão do IGF-I seja facilitada durante a fase periovulatória quando ocorre aumento da vascularização e da permeabilidade vascular em torno do folículo dominante. Estas observações corroboram estudos recentes e contribuem para a melhor compreensão da influência dos fatores de crescimento no processo ovulatório e na fisiopatologia das anovulações crônicas.

Palavras-chave: Infertilidade. Fertilização in vitro. Indução da ovulação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Jul 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br