Acessibilidade / Reportar erro

Infecção Cervical Causada por Chlamydia Trachomatis em Gestantes. Estudo de Prevalência e Fatores de Risco

Resumo de Tese

Infecção Cervical Causada por Chlamydia Trachomatis em Gestantes. Estudo de Prevalência e Fatores de Risco.

Autor: Rita de Cássia da Silva Leite

Orientador: Prof. Dr. Marcos Mendonça

Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - Área de Concentração em Ginecologia e Obstetrícia em 17 de dezembro de 1999.

O objetivo deste estudo foi o de estabelecer a prevalência da infecção cervical causada por Chlamydia trachomatis em gestantes normais e identificar possíveis grupos de risco na população. Trata-se de estudo prospectivo no qual foram incluídas 217 gestantes atendidas no Pré-Natal do Ambulatório Affonso Silviano Brandão, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, no período de março a outubro de 1999. O diag-nóstico da infecção baseou-se no exame de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase). Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando-se o teste t de Student e o teste exato de Fisher ou teste do Qui-quadrado. A prevalência de infecção por C. trachomatis foi de 10,2%, ou seja, das 217 pacientes estudadas, 22 apresentaram PCR positivo e 194 PCR negativo (uma paciente foi excluída do estudo). O presente estudo não caracterizou, nessa população, grupos de risco para infecção por Chlamydia trachomatis.

Palavras-Chave: Infecção na gravidez. Chlamydia trachomatis. Cervicites.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Fev 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br