Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do polimorfismo do gene VDR e valores séricos de vitamina D no diabetes mellitus gestacional

Resumo

Objetivo

Avaliar a relação entre o polimorfismo do gene receptor da vitamina D (VDR) (FokI [rs10735810]) e a concentração sérica de vitamina D no diabetes mellitus gestacional (DMG).

Métodos

Estudo prospectivo tipo caso-controle que recrutou gestantes saudáveis (grupo controle) (n = 78) e com DMG (grupo DMG) (n = 79), sem outras comorbidades. Foram coletadas amostras de sangue periférico no 3° trimestre da gestação, e todas as gestantes foram acompanhadas até o final da gravidez e no pós-parto. As concentrações séricas de vitamina D foram mensuradas por cromotografia líquida de alta eficiência (CLAE). Para análise do polimorfismo genético, o DNA genômico foi extraído pelo método de brometo de dodeciltrimetilamônio/brometo de cetiltrimetilamônio (DTAB/CTAB), e as genotipagens foram realizadas por técnica de reação de cadeia de polimerase - polimorfismo do comprimento do fragmento de restrição (PCRRFLP, na sigla em inglês), sendo empregada a enzima de restrição FokI. Foram utilizados os testes t-Student, Mann-Whitney, qui-quadrado e exato de Fischer para a análise dos resultados.

Resultados

Não houve diferença significativa entre as gestantes dos grupos controle e DMG quanto aos níveis séricos de vitamina D (17,60 ± 8,89 ng/mL versus 23,60 ± 10,68 ng/mL; p = 0,1). Também não foi detectada diferença significativa entre a frequência genotípica de FokI, quando comparados os 2 grupos entre si (p = 0,41).

Conclusão

Não foi identificada associação do polimorfismo FokI com o desenvolvimento de DMG, bem como não foi observada alteração nos níveis séricos de vitamina D em pacientes com DMG.

Palavras-chave:
vitamina D; polimorfismo genético; diabetes mellitus gestacional

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br