Acessibilidade / Reportar erro

Riscos e benefícios da amamentação na COVID-19: Revisão integrativa da literatura

Resumo

Objetivo

O presente artigo procura consolidar os conhecimentos existentes sobre o aleitamento materno durante a pandemia do SARS-CoV-2.

Fonte de dados

Foram analisados os artigos de 2020 e 2021 recolhidos dos bancos de dados PubMed, CAPES, Biblioteca Virtual de Saúde, Google Scholar, SciELO e bases de dados UpToDate. Livros e documentos governamentais publicados na última década (2010-2020) também foram consultados.

Seleção de estudos

Dezesseis obras foram utilizadas no presente estudo. A data de publicação e discussão sobre a transmissão do SARS-CoV-2 através do leite materno foram os critérios de inclusão. Assim, foram excluídos os artigos que continham informações repetidas ou sem relevância para a produção.

Coleta de dados

Para a preparação do presente estudo, foram realizadas leituras críticas e síntese das principais informações obtidas sobre o tema. A pesquisa ocorreu no período de 27 de março a 2 de abril de 2021.

Síntese dos dados

O leite materno tem diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o lactente. A presença de RNA viral por reação em cadeia de polimerase em tempo real (RT-PCR, na sigla em inglês) no leite de mães positivas foi detectada em alguns casos, e as infecções infantis nestas condições sugerem transmissão oral de origem materna ou de terceiros. A virulência do novo coronavírus no leite humano não está confirmada, enquanto quantidades significativas de anticorpos exclusivos sim.

Conclusão

A lactação no contexto da COVID-19 mostroumaiores benefícios do que os riscos de transmissão vertical. Por conseguinte, deve ser encorajada sempre que possível.

Palavras-chave:
COVID-19; infecção por SARSCoV-2; aleitamento materno; transmissão vertical de doenças infecciosas; imunologia

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br