Novo equipamento para o treinamento da musculatura pélvica no tratamento da incontinência urinária feminina

A new pelvic muscle trainer for the treatment of female urinary incontinence

RESUMO DE TESE

Novo equipamento para o treinamento da musculatura pélvica no tratamento da incontinência urinária feminina

A new pelvic muscle trainer for the treatment of female urinary incontinence

Autor: Adriana Prato Schmidt

Orientador: Prof. Dr. José Geraldo Lopes Ramos

Dissertação para obtenção do título de Mestre apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, em 10 de dezembro de 2007.

INTRODUÇÃO: as opções para reabilitação pélvica das mulheres com incontinência urinária (IU) incluem uma combinação de exercícios da musculatura do assoalho pélvico (EMAP), cones vaginais, eletroestimulação (EE) e biofeedback. No entanto, os estudos disponíveis não concluem sobre o efeito das terapias adicionais ao exercício pélvico.

OBJETIVO: desenvolver e aplicar um novo equipamento para tratamento fisioterápico domiciliar, com controle de aderência e performance. Verificar a influência deste tratamento em qualidade de vida, diário miccional, parâmetros urodinâmicos e perineométricos.

RESULTADOS: 32 pacientes com IU foram alocadas em três grupos de tratamento: EMAP e EMAP combinado com biofeedback ou EE. Foi identificado aumento na força de contração muscular (p<0,05), melhora em vários itens do questionário de qualidade de vida (p<0,02) e menos episódios de perda urinária nos diferentes grupos (p < 0.05). A aderência foi a mesma nos três grupos (p=0,201).

CONCLUSÕES: o dispositivo desenvolvido para o estudo tornou possível a aplicação de técnicas de reabilitação pélvica domiciliar e com bom controle de adesão. As pacientes não tiveram dificuldades no uso dos aparelhos ou efeitos adversos associados. Estudos com amostras maiores são necessários para comparar as diferentes abordagens propostas.

Palavras-chave: Incontinência urinária feminina; Exercícios do assoalho pélvico; Biofeedback; Eletroestimulação

Key words: Female urinary incontinence; Pelvic floor exercises; Biofeedback; Electrical stimulation

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2009
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br
Accessibility / Report Error