A acupuntura na reabilitação de mulheres após tratamento cirúrgico do câncer de mama

Acupuncture in the rehabilitation of women after surgical treatment of breast cancer

RESUMO DE TESE

A acupuntura na reabilitação de mulheres após tratamento cirúrgico do câncer de mama

Acupuncture in the rehabilitation of women after surgical treatment of breast cancer

Autora: Michele Elisabete Rubio Alem

Orientadora: Profª. Drª. Maria Salete Costa Gurgel

Tese apresentada ao Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para obtenção do título de Doutor, em 2 de dezembro de 2005.

OBJETIVOS: avaliar os resultados da acupuntura para reabilitação motora, diminuição do linfedema e melhora na percepção de aspectos gerais de vida em mulheres tratadas por câncer de mama.

MÉTODO: foram estudadas, de fevereiro a dezembro de 2004, 29 mulheres submetidas a mastectomia radical ou quadrantectomia com esvaziamento axilar e que apresentavam linfedema e/ou diminuição na amplitude dos movimentos do ombro homolateral à cirurgia. Foram submetidas a 24 sessões semanais de acupuntura com permanência das agulhas por 30 minutos, totalizando seis meses de tratamento. Foi realizada uma avaliação prévia à intervenção para a determinação do linfedema e da restrição dos movimentos. Essas avaliações foram repetidas ao final de um, três e seis meses de tratamento. Antes e após seis meses de acupuntura, foi aplicado um questionário relativo à sensação de bem-estar, impacto da cirurgia sobre a vida, sono, atividades de vida diária, sensação de peso e repuxamento no membro superior afetado e para graduação destes parâmetros utilizou-se Escala Visual Analógica com variação de zero (muito bem) a dez (muito mal). A análise estatística foi realizada com uso do Teste de Friedman.

RESULTADOS: houve melhora nas limitações de amplitude dos movimentos de flexão e abdução do ombro e no grau do linfedema após seis meses de acupuntura (p < 0,05). Quanto à circunferência de braço, antebraço e punho, não se observaram diferenças durante o tratamento. A percepção dos aspectos gerais melhorou após o tratamento: sensação de bem estar, impacto da cirurgia sobre a vida, sono, atividades de vida diária, sensação de peso e repuxamento no braço (p < 0,001).

CONCLUSÕES: a acupuntura mostrou-se eficiente em todos os parâmetros avaliados, demonstrando ser uma alternativa terapêutica para reabilitação pós-cirúrgica no câncer de mama.

Palavras-chave: Câncer de mama; Acupuntura; Reabilitação

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br
Accessibility / Report Error