Acessibilidade / Reportar erro

Estudo Controlado e Randomizado para Prevenção de Infecção Pós-Cesárea com Penicilina e Cefalotina

Resumo de Tese

Estudo Controlado e Randomizado para Prevenção de Infecção Pós-Cesárea com Penicilina e Cefalotina

Dissertação de Mestrado, apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia

Área de Concentração em Obstetrícia, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, em 17/04/98.

Autor: Moisés Mendonça Neto

Orientador: Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge

Objetivos: estudar o uso de diferentes esquemas de antibioticoprofilaxia, visando a redução da incidência e da gravidade de infecção pós-cesárea.

Pacientes e Métodos: a) Desenho do Estudo: Um ensaio clínico controlado, randomizado e de caráter cego, sobre antibiótico - profilaxia pós-cesárea. b) Local da Pesquisa: Maternidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. c) População: 600 pacientes submetidas à cesárea divididas em três grupos: a) sem uso de antibiótico (SA); b) penicilina benzatina (PE) 1.200.000 UI, por via intramuscular logo após a cesárea, associada a penicilina procaína 400.000 UI, quatro doses por via intramuscular, em intervalos de 12 horas; c) cefalotina (CE) 2 g, em dose única, por via intravenosa (IV), no intra-operatório, após o clampeamento do cordão. d) Eventos Observados: Infecção puerperal, infecção da parede abdominal, e a somatória dos dois eventos, denominada de infecção pós-cesárea.

Resultados e Conclusões: A análise dos resultados mostrou que a não utilização de antibiótico profilático pós-cesárea aumentou em seis vezes o risco de desenvolver infecção puerperal; o uso da penicilina como esquema profilático pós-cesárea diminuiu a incidência de infecção puerperal, porém no intervalo de confiança a 95% não foi significativo; a cefalotina foi a droga mais eficaz na redução da incidência de infecção puerperal pós-cesárea, com intervalo de confiança a 95% significativo.

Palavras-chave: Cesareana. Antibiótico-profilaxia. Infecção puerperal.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br