Acessibilidade / Reportar erro

A Mulher

EDITORIAL

A Mulher

É inegável que o século passado foi marcado pela valorização da mulher em todos os setores de nossa Sociedade: cultural, social, artístico, político e até religioso. Esse fato fez com que a mulher ocupe posição em tudo semelhante à do homem.

Assim, foi alçada à posição de igualdade em decorrência de sua inegável capacidade intelectual, administrativa e emocional.

Em nossa área, é só voltarmos no tempo para recordar que raras eram as mulheres integrantes das diversas turmas de formandos em Medicina. Hoje, elas se igualam em número e capacidade aos homens e em alguns lugares já os suplantam. Em nossa especialidade elas já são tão ou mais numerosas que os homens.

Na atividade política nacional são inúmeras e brilhantes as representantes do sexo feminino: no Parlamento, nos Ministérios, nos Governos Estaduais e Municipais, exercendo as funções com indiscutível sabedoria. No âmbito internacional destacam-se algumas como primeiras mandatárias em diversos países, obtendo prestígio pelo desempenho invulgar de suas funções.

Como empresárias, nas atividades científicas, literárias ou artísticas, na magistratura, multiplicam-se as grandes representantes, que ocupam, com desenvoltura, o espaço que era outrora quase que exclusivo dos homens.

A mulher moderna conseguiu espaço e posição que, de justiça, sempre lhe fora devido e, com satisfação, vemos o despertar de nova sociedade com igualdade de direitos e deveres para todos.

A Diretoria

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Dez 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br