Câncer de mama no homem: análise dos aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em serviço formal brasileiro

Creast cancer in man: analysis of epidemiological, clinical and therapeutic aspects in brazilian formal service

Raimundo Jovita de Arruda Bonfim

Câncer de mama no homem: análise dos aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em serviço formal brasileiro

Creast cancer in man: analysis of epidemiological, clinical and therapeutic aspects in brazilian formal service

Autor: Raimundo Jovita de Arruda Bonfim

Orientadora: Profa. Dra. Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento

RESUMO

INTRODUÇÃO: O câncer de mama em homem é uma doença rara, representando cerca de 1% entre os tumores malignos que comprometem o homem, cuja incidência aumenta com a idade. A proporção é de que a cada 150 mulheres diagnosticadas com câncer de mama haja um caso no gênero masculino.

OBJETIVOS: Descrever os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos do câncer de mama no homem em serviço habilitado.

MÉTODOS: A metodologia consistiu em revisão de prontuários, pesquisa fundamentada em dados retrospectivos coletados nos arquivos do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello (IMOAB) em São Luís, Maranhão no período de 2000 a 2011. Os dados foram submetidos à análise descritiva.

RESULTADOS: Foram encontrados 16 casos de câncer de mama masculino. A faixa etária predominante foi 61-75 anos. Quanto às características sociais, predominou pacientes casados, analfabetos, lavradores e a procedência do interior do Maranhão (62,5%). A localização preferencial foi na região retroareolar de ambas as mamas, medindo entre 1,5-17 cm de diâmetro. O tipo histológico predominante foi carcinoma ductal infiltrante (75,0%). O grau histológico moderado (62,5%) foi o mais frequente. A maioria dos pacientes (56,2%) encontrava-se em estadiamentos iniciais. Quanto ao tratamento evidenciou-se que 81,2% foram submetidos ao tratamento cirúrgico por mastectomia radical e subsequente radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

CONCLUSÕES: A análise dos aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos favoreceu a compreensão do comportamento desta enfermidade em homens, no período estudado. Pesquisas sobre esta doença em homens contribuirão para a compreensão do comportamento biológico, melhorando o prognóstico nestes pacientes.

Palavras-chave: Male breast cancer, Epidemiology, Clinic, Staging, Diagnosis, Therapy, Maranhão

Keywords: Male breast cancer, Epidemiology, Clinic, Staging, Diagnosis, Therapy Maranhão

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno - Infantil, Universidade Federal do Maranhão e Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello - IMOAB, em 26 de fevereiro de 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Nov 2013
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br