Bilhetes de namoro abertos ao público: mensagens e encontros às escondidas anunciados no Jornal do Commercio (década de 1870)1 1 Este artigo resultou de uma pesquisa de maior amplitude sobre o universo do namoro no século XIX, e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) entre 2011 e 2014.

Alessandra El Far Sobre o autor

RESUMO

O artigo recupera e analisa uma série de bilhetes de namoro publicados nas seções de anúncio do Jornal do Commercio ao longo de toda a década de 1870. Mesmo diante das estritas regras morais existentes, em particular no interior das famílias mais abastadas do Rio de Janeiro, o namoro gradualmente ganhou amplitude e tirou proveito das novas práticas de sociabilidade que se instauraram no cenário urbano após a chegada da Família Real portuguesa. Assim sendo, exploram-se as principais temáticas presentes nessas mensagens com o intuito de mapear algumas dinâmicas, bem como dilemas e expectativas do namoro no cotidiano da vida na corte imperial.

Palavras-chave:
namoro; século XIX; Jornal do Commercio (Rio de Janeiro)

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org