Acessibilidade / Reportar erro

Interesses transatlânticos: acusações, escândalo e negócios (i)lícitos e (i)legítimos - São Paulo, Goiás e Lisboa (1721-1733)

Transatlantic Interests: Accusations, Scandal and (Un)lawful and (Il)legitimate Business - São Paulo, Goiás and Lisbon (1721-1733)

RESUMO

O objetivo do artigo é compor uma narrativa das denúncias e acusações trocadas entre o governador de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, e o clã de Bartolomeu Bueno da Silva, em torno da legitimidade das mercês afiançadas pelo rei de Portugal em caso de descoberta de jazidas de ouro em Goiás. Atentos aos ruídos que circulam por uma rede de relacionamentos interpessoais, almejam acessar direitos e benefícios no disputado campo político do império. Pretende-se igualmente pôr em relevo as intenções dos protagonistas por trás da guerra de narrativas: ambos esperam legitimar seus argumentos e fragilizar a posição do oponente. Alimentando intrigas e atraindo o monarca para o epicentro das disputas, as acusações de abusos contra autoridades desvelam a natureza das relações tecidas entre os agentes coloniais - experiências balizadas pela posição social dos envolvidos no tabuleiro das disputas na América portuguesa.

Palavras-chave:
Práticas Discursivas; Interesses; Escândalo; América Portuguesa

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org