Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de História, Volume: 24, Número: 48, Publicado: 2004
  • Apresentação

  • História científica, história contemporânea e história cotidiana

    Guarinello, Norberto Luiz

    Resumo em Português:

    Este artigo discute alguns dos impasses da História contemporânea, identificando alguns de seus limites como disciplina científica e ressaltando sua especificidade frente às demais ciências humanas. A partir da perspectiva do tempo cotidiano, discute conceitos como tempo histórico, estrutura e ação.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses several of deadlocks confronted by contemporary historiography. It tries to assert both its limitations as a science and its special contribution to the Social Sciences in general. From an everyday life point of view it discusses historical time, structure and action.
  • A dialética em questão: considerações teórico-metodológicas sobre a historiografia contemporânea

    Sena Júnior, Carlos Zacarias F. de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os aspectos teórico-metodológicos da historiografia contemporânea, tendo a questão da dialética como elemento central. A partir de um texto marcante da historiadora Emília Viotti da Costa, "A dialética invertida", que propunha uma síntese entre as correntes estruturalistas e pós-modernas, busco demonstrar que uma determinada tradição marxista nunca deixou de promover as sínteses que são essenciais ao método dialético.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the theoretical and methodological aspects of contemporary historiography, focusing on dialectics as its major issue. Departing from Emília Viotti's outstanding text "A dialética invertida", in which a synthesis between structuralist and post-modern perspectives is proposed, as its point of departure, I argue that a certain marxist tradition have never failed in putting into practice the essential synthesis of the dialectical method.
  • Testemunho, juízo político e história

    Kolleritz, Fernando

    Resumo em Português:

    A partir de um comentário sobre as propriedades características do gênero testemunhal, descrevem-se as respectivas situações ideológicas que presidiram à recepção de depoimentos sobre os campos de concentração nazistas e comunistas quando da sua publicação no Ocidente. Ao sublinhar a dimensão moral do testemunho e mostrar que os saberes dele advindos baseiam-se em práticas de reconhecimento, aponta-se, complementarmente, para situações em que o historiador vê-se por ele interpelado. Situações em que sua arte depende unicamente do ouvido que prestar ao apelo testemunhal. Nesse momento o testemunho não é mais fonte, pode tornar-se algo como um ultimato. Permutadas, assim, as posições, não fica o historiador exposto ao testemunho, carregando a inteira responsabilidade de sua audiência? Não deve o cultor de Clio a certos endereçamentos, por lacunares e subjetivos que sejam?

    Resumo em Inglês:

    We will underline the moral dimension of testimonies and try to show that the knowledge that issues of it is based on practical recognition. I will approach a peculiar type of deposition, that reconstructs repressive practices of totalitarian societies, in particular the Communists societies. Thanks to its remissive and evocative effectiveness the testimonial narratives hold a proper way to approach ethical questions that leave a sample of the totalitarian logic. Therefore the testimonial expression (and its fictional parallels) will not be used mainly in the quality of historical source, but as principle and bedding for a political judgment. It is thus the question: what owes the historian to testimony? Doesn't the servant of Clio stay exposed to it?
  • As multifaces de "Através do Brasil"

    Santos, Claudefranklin Monteiro; Oliva, Terezinha Alves de

    Resumo em Português:

    Este artigo enfoca diferentes aspectos de Através do Brasil, livro de leitura que sintetizou um ideal da pedagogia do início do século XX, comprometida com a implementação de uma conduta cívica para assegurar o fortalecimento da identidade nacional. O livro formou gerações de brasileiros transmitindo uma imagem otimista do país, sem cair no ufanismo exagerado que se verifica em obras contemporâneas do gênero.

    Resumo em Inglês:

    This article is about different aspects of Através do Brasil, an educational book, which synthesized an ideal pedagogy from the beginning of 20th century, commited with civic behavior to assure national identity. The book taught different generations of Brazilians showing an optimistic image of their Country, avoiding the exaggerated patriotism that appears on similar contemporary books.
  • O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD

    Miranda, Sonia Regina; Luca, Tania Regina de

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva delinear uma breve radiografia do livro didático contemporâneo em função de algumas temáticas centrais que têm ocupado o cenário de investigações relativas ao saber histórico escolar, porém sob o escopo daquilo que se apresentou no interior dos processos de inscrição, triagem e avaliação das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to point out a brief radiography of contemporary Historic didactic books, analyzed from some central thematic present on the investigations related to educational knowledge. The example is formed by the book collection that participated on 2005 National Program of Didactics Books (PNLD), sponsored by Brazilian government. In order to compose a global categorization were used the results of the last History books evaluation, published in the beginning of 2004. The authors had participated in the execution of the whole process of evaluation.
  • IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial (Rio de Janeiro, 1949)

    Guimarães, Lucia Maria Paschoal

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o IV Congresso de História Nacional, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no Rio de Janeiro, entre 21 e 28 de abril de 1949, com o intuito de celebrar o quarto centenário da fundação da cidade de Salvador e da instituição do Governo Geral. O evento reuniu cento e cinqüenta pesquisadores, entre os quais vinte estrangeiros, dezesseis deles integrando a delegação oficial de Portugal, enviada pelo governo de Antonio de Oliveira Salazar. Pretende-se examinar a jornada acadêmica e sua contribuição à historiografia nacional.

    Resumo em Inglês:

    The article approaches the IV Congress of National History. This academic meeting was promoted by Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Brazilian Historical and Geographic Institute), in Rio de Janeiro, April, 1949, to celebrate the fourth centenarian of anniversary of the city of Salvador (Bahia) foundation and the General Government institution. The scientific event congregated one hundred and fifty searches, including twenty foreigners, sixteen of which integrated an official portuguese delegation sent by Antonio de Oliveira Salazar's government. It is intended to examine the Congress activities and its contribution to the national historiography.
  • O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo": indícios de cultura material na escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" (1930-1947)

    Abreu Junior, Laerthe de Moraes

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a research about the history of education concerning the material school culture. It analyses the excerpts on education from the Diario Official do Estado de São Paulo that compose the notebook prepared by the educators of the primary school "Dr. Jorge Tibiriçá" from 1930 to 1947. It intends to show some traces of school practices found along the texts on educational legislation.
  • História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil

    Schmidt, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the Jonathas Serrano's (1855-1944) work. Serrano was a member of the Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro and History teacher of the Pedro II School. This essay focues the educational work of that author, specially his main manuals that were made to the formation of History teachers and to the students. The analysis based upon the concept of the disciplinary code, allow us to suggest that his works introduced in a systematic way the influence of pedagogy on History teaching. It was an important contribution to the construction of the disciplinary code of History in Brazil.
  • Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

    Cerri, Luis Fernando

    Resumo em Português:

    Este texto constitui um apanhado sobre o contexto em que os Parâmetros Curriculares Nacionais vêm a público, e procura traçar paralelos entre alguns elementos desse contexto e o conteúdo que tais documentos propõem, como também entre os problemas e as possibilidades por eles trazidas ao trabalho do professor: recompor os conteúdos, contribuir para a formação do aluno, prepará-lo para o Exame Nacional do Ensino Médio e para os concursos vestibulares. O objetivo é demonstrar que o ENEM, entre outras práticas avaliativas criadas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), constitui um fator de organização do currículo do Ensino Médio, conjuntamente com (e por vezes apesar deles) os documentos tradicionalmente reconhecidos como currículos, e portanto constitui um fator importante da escolha e dosagem de saberes históricos operados junto à faixa crescente da população brasileira que conclui esse nível educacional.

    Resumo em Inglês:

    This paper performs a summary about the context of publication of the National Curricula Standards, and attempts to draw parallels between some elements of the context and the affiliations of these documents to the contents that they propose, and the problems and possibilities that they bring to the teacher's work (recompose the contents, contribute to the pupil's development, preparing them to the National Evaluation of the Secondary Level - ENEM and admissionary exams to the superior level). The objective is to demonstrate that the ENEM, among other evaluative practices created at Fernando Henrique Cardoso period (1995-2002), plays an organizational paper to the curriculum of secondary education, and therefore makes an important factor at the choosing and dosing of historical knowledge operated next to the growing group of the Brazilian population, who completes this educational level.
  • Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores

    Martinez, Paulo Henrique

    Resumo em Português:

    Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto "História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889)", junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP.

    Resumo em Inglês:

    A proposal for institutional action and its theoretical and methodological fundaments for History teachers' formation. Emphasis on the elaboration of teaching material, teaching and learning activities and the evaluation of the environment questions inside the academic historical knowledge, research practices and the environmental education. The experiments had been developed in 2002-2003 by the project "História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889)" ["History and Environment: study of the forms of living, feeling and thinking about the natural world at the Portuguese America and the Empire of Brazil (1550-1889)"], at Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, at Assis/SP.
  • Almas em busca da salvação: sensibilidade barroca no discurso jesuítico (século XVII) Artigos

    Fleck, Eliane Cristina Deckmann

    Resumo em Português:

    Para uma compreensão das reduções jesuítico-guaranis na perspectiva de uma história da sensibilidade, procedeu-se a uma releitura das Cartas Ânuas da Província Jesuítica do Paraguai, referentes ao período de 1609 a 1675. O discurso jesuítico, especialmente através de suas falhas, permitiu reconhecer as reduções como espaço de reinvenção de significados, no qual se constrói uma sensibilidade religiosa própria, resultante da acomodação criativa da espiritualidade guarani e da devoção e piedade tridentinas.

    Resumo em Inglês:

    An in-depth reading of the Cartas Ânuas of the Jesuit Province of Paraguay, concerning the period from 1609 to 1675, was carried out to come to a deeper understanding of Jesuit-Guarani mission settlements within the framework of a history of sensibility. The Jesuit discourse, mostly through its gaps, allowed for the acknowledgement of the Mission Settlements as a space for the reinvention of meanings, in which it is possible to construct a unique religious sensibility that results from the creative accommodation of Guarani spirituality and of Tridentine devotion and piety.
  • Mediações entre a fidalguia portuguesa e o Marquês de Pombal: o exemplo da Casa de Lavradio Artigos

    Santos, Fabiano Vilaça dos

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda as relações entre o marquês de Pombal e a fidalguia portuguesa, tomando como exemplo a Casa representada pelo 2º marquês do Lavradio. A análise privilegia uma perspectiva de mediação, em lugar do conflito, contrapondo-se à vertente mais tradicional da historiografia que enfatiza os atritos entre Pombal e a nobreza de linhagem.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the relationship between the Marquis of Pombal and the Portuguese nobility, taking as an example the House represented by the second Marquis of Lavradio. The analysis favors a perspective of mediation rather than conflict, thus opposing the most traditional view of historiography which emphasizes the misunderstanding between the Marquis of Pombal and the highborn nobility.
  • O caráter religioso e profano das festas populares: Corumbá, passagem do século XIX para o XX Artigos

    Souza, João Carlos de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos as características das festas populares de São João e do Carnaval em Corumbá (MS, antigo MT), na passagem do século XIX para o XX. A população pobre vivia a cidade à sua moda, produzindo lazer e festas, espaços de intensa sociabilidade. Os rituais que as constituíam situavam-se entre os universos religioso e profano, o que conferia maior autonomia para a população operar nesses espaços. Assim, elementos simbólicos, como a água e o fogo, sofreram re-atualizações (re-significações), consideradas supersticiosas pela Igreja Católica.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the characteristics of popular feasts of Saint John and the Carnival in the city of Corumbá, in the state of Mato Grosso do Sul, formerly state of Mato Grosso (Brazil), during the turn of the 20th century. The poor population lived in the city in its own way, producing leisure and feasts, spheres of intense sociability. The constituting rituals fall within religious and secular universes, conferring greater autonomy to the population to act in these spheres. Thus, symbolic elements such as water and fire undergo resignifications considered superstitions by Catholic Church.
  • Resenha

    Rodrigues, Helenice
Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org