• Foreword Apresentação

  • Amazonia in the U.S. wartime imaginary Dossiê: O Brasil Visto de Fora

    Garfield, Seth

    Abstract in Portuguese:

    Este ensaio delineia a emergência da Amazônia no imaginário norte-americano no período da Segunda Guerra Mundial. Embora a importância geopolítica de diversificação dos mercados fornecedores de borracha e o desenvolvimento da borracha sintética tenham sido discutidos nos Estados Unidos antes do ataque a Pearl Harbor, a subsequente interdição japonesa aos mercados tradicionais do sudeste asiático levou burocratas e cientistas a se apressarem na busca de alternativas. Como em outras regiões da América Latina, as políticas de obtenção e fornecimento, durante a guerra, dividiram os progressistas adeptos do New Deal e os conservadores fiscais. Entretanto, a política de gestão norte-americana também moldou e foi moldada por mitos enraizados acerca das regiões e populações tropicais. Na época, como agora, a Amazônia era muito mais que um lugar: para os norte-americanos, era também uma pedra de toque das ansiedades mais profundas concernentes às questões de raça, classe e nação.

    Abstract in English:

    This essay traces the emergence of the Amazon in the United States wartime imaginary. Although the geopolitical importance of diversifying rubber markets and developing synthetics had been discussed in the United States before Pearl Harbor, the subsequent Japanese interdiction of traditional Southeast Asian markets sent American government officials and scientists scurrying to find alternatives. As in other regions of Latin America, wartime procurement policies in the Amazon divided New Deal progressives and fiscal conservatives, but these policies also shaped and were shaped by entrenched myths of tropical regions and populations. Then, as now, the Amazon was more than a place, but also a flashpoint for Americans for deeper anxieties concerning questions of race, class, and nation.
  • Reinventing history: Lincoln Gordon and his multiple versions of 1964 Dossiê: O Brasil Visto de Fora

    Green, James N.; Jones, Abigail

    Abstract in Portuguese:

    Lincoln Gordon, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, esteve no centro das operações norte-americanas que apoiaram o golpe de Estado de 1964, desde a coordenação das conexões entre Vernon Walters e os conspiradores militares, até o lobby por uma força-tarefa naval dos Estados Unidos que interviria no caso da explosão de uma guerra civil entre forças pró e anti-Goulart. Apesar disso, naquele momento, e nos anos seguintes, Gordon insistiu em que o golpe de Estado tinha sido "100% brasileiro". Através de documentos do Departamento de Estado norte-americano, discursos de Gordon, testemunhos orais, e de uma entrevista em 2005 com o embaixador, este artigo analisa as diversas justificativas que Gordon ofereceu ao longo dos últimos quarenta anos para explicar por que apoiou a derrubada de Goulart e concedeu suporte incondicional ao novo regime militar.

    Abstract in English:

    U.S. Ambassador Lincoln Gordon was at the center of U.S. operations that supported the 1964 coup d’etat, from coordinating connections through Vernon Walters with the military conspirators to lobbying for a U.S. naval task force that could intervene should a civil war break out between pro and anti-Goulart forces. At the time, and in the following years, Gordon, however, insisted that the coup d’etat was "100 percent Brazilian." Using U.S. State Department documents, Gordon’s speeches, oral histories, and a 2005 interview with the former ambassador, this article analyzes the changing justifications that Gordon has offered over the last forty years to explain why he supported the overthrow of Goulart and gave unconditional support to the new military regime.
  • How cunning was my little Frenchman: Charles-Marie de la Condamine and the eighteenth-century Amazon Dossiê: O Brasil Visto de Fora

    Safier, Neil

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute as ferramentas bibliográficas e etnográficas utilizadas por Charles-Marie de la Condamine (1701-1774) ao representar o rio Amazonas ao público europeu em meados do século XVIII. Partindo de uma análise das suas descrições de populações indígenas e das fontes que La Condamine aproveitou ao longo de sua viagem rio abaixo, destacam-se as estratégias narrativas que lhe possibilitaram escrever um texto repleto de observações supostamente de primeira mão. O artigo também analisa algumas reações contemporâneas à Relation abrégée d’un voyage fait dans l’intérieur de l’Amérique méridionale (1745), publicadas na Europa e na América do Sul, sobretudo reações à maneira pela qual o texto relatava as características culturais das populações ameríndias e o mito milenar de mulheres guerreiras morando separadas de homens, que se dizia habitavam a região desde o início do século XVI, senão antes.

    Abstract in English:

    This paper explores the bibliographical and ethnographic tools used by Charles-Marie de La Condamine (1701-1774) to represent the Amazon River to the European reading public in the mid-eighteenth century. By carefully analyzing La Condamine’s descriptions of native populations and the sources upon which he relied as he descended the river, the author emphasizes the narrative strategies he employed to portray his observations as first-person eyewitness accounts. The article goes on to examine contemporary reactions to La Condamine’s Relation abrégée d’un voyage fait dans l’intérieur de l’Amérique méridionale (1745), especially the manner in which the text recounted the cultural characteristics of Amerindian populations and the persistent myth of female warriors living apart from men who were thought to populate the region from early in the sixteenth century, if not earlier.
  • Francoist Primary education: the schoolbook as an instrument of child indoctrination Artigos

    Capelato, Maria Helena Rolim

    Abstract in Portuguese:

    O regime franquista, sobretudo nas primeiras décadas, exerceu amplo controle sobre a educação, que ficou sob a responsabilidade dos nacionalistas católicos. Produziram-se inúmeros livros escolares infantis orientados por forte sentido patriótico e religioso. Os autores tinham como objetivo moldar as consciências mirins com base nos pressupostos básicos da mentalidade que dava sustentação ao regime: autoridade, hierarquia, ordem, obediência, temor e devoção a Deus e ao Chefe Francisco Franco. Este texto analisa o conteúdo dos livros destinados ao ensino primário, mostrando como eles foram instrumentos importantes de doutrinação infantil, marcada pela intolerância. O conteúdo e as imagens neles presentes contribuíram para construir uma identidade nacional excludente, a qual estimulava o heroísmo, o martírio, o sacrifício infantil e o ódio aos inimigos da religião e da "Madre España".

    Abstract in English:

    The Francoist rule, mainly in its first decades, exerted a strong control upon education, which was left in the hands of the Catholic nationalist. Innumerous children’s schoolbooks were published driven by strong patriotic and religious bias. The authors aimed to shape the children’s minds based on the premises that supported the regimen: authority, hierarchy, order, abeyance, fear and devotion to God and the leader Francisco Franco. This paper analyzes the content of the elementary education books and shows how they were important instruments of child indoctrination marked by intolerance. The content and the images of the books contributed to construct an excluding national identity based on a heightened Catholic patriotism, stimulated heroism, martyrdom, child sacrifice, and hatred for the enemies of the religion and of "mother Spain".
  • The making and the actions of the Holy Inquisition Commissioners' network in Colonial Minas Gerais Artigos

    Rodrigues, Aldair Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Focalizando a atuação dos agentes inquisitoriais, este artigo busca esclarecer como a Inquisição portuguesa se relacionou com a estrutura eclesiástica de Minas colonial. A análise se concentra na formação e na atuação da rede de comissários do Santo Ofício na Capitania do ouro. Qual era o perfil desses agentes? Como eles eram recrutados entre a hierarquia eclesiástica local? Que papel eles desempenhavam na ação inquisitorial ocorrida na capitania mineradora? De que forma atuavam? Qual a relação entre a inserção dos comissários nas estruturas eclesiásticas locais e as atividades inquisitoriais desempenhadas por esses agentes?

    Abstract in English:

    Through the study of the action of the inquisition commissioners, this article seeks to reveal the relations between the Portuguese Inquisition and the ecclesiastical structure of the Minas Gerais State Captaincy in the colonial period. The focus of the analysis will be the making and the action of the network of Holy Inquisition commissioners in the gold Captaincy. What was the profile of these commissioners? How were they recruited from the local ecclesiastical hierarchy? What was the role assigned to them in the inquisitional action that took place in Minas Gerais? How did they act? What was the relationship between the introduction of the commissioners into the local ecclesiastical structures and the commissioners’ inquisitorial activities?
  • Lévi-Strauss, Braudel and the time of the historians Artigos

    Rodrigues, Henrique Estrada

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa a crítica de Fernand Braudel a Lévi-Strauss quanto à relação entre estrutura e tempo histórico. Exposta no ensaio "História e ciências sociais: a longa duração", essa crítica explicita os fundamentos conceituais de uma historiografia que suspeita das rupturas radicais na história.

    Abstract in English:

    This paper analyzes Fernand Braudel’s criticism of Lévi-Strauss concerning the relation between the structure and the historical time. Presented in the essay "History and the Social Sciences: the long duration", it makes explicit the conceptual fundaments of a historiography that suspects from the radical ruptures in history.
  • "Sweeping" democracy: considerations on the political relations between Jânio Quadros and the National Congress Artigos

    Loureiro, Felipe Pereira

    Abstract in Portuguese:

    O artigo examina a relação entre o presidente Jânio Quadros e o Congresso Nacional durante o início da década de 1960. Por meio da investigação das ações e dos discursos desses atores, argumenta-se que Jânio manobrou para diminuir a legitimidade política do Congresso diante da opinião pública, desrespeitando as competências constitucionais do Parlamento. Consequentemente, mostra-se que o Congresso não apenas estruturou mecanismos políticos em uma tentativa de reconstruir sua credibilidade diante da sociedade, como também que essa disputa e seus resultados tiveram importantes implicações para o Governo João Goulart e até para o golpe militar de 1964.

    Abstract in English:

    This article examines the relation between President Jânio Quadros and the National Congress during the early 1960’s. Based on the analysis of the discourse of these figures, it proposes that Quadros maneuvered to diminish the legitimacy of the Congress in the public opinion, thus disrespecting its constitutional competencies. Consequently, it shows that not only did the Congress structure political mechanisms in an attempt to recover its credibility with society, but also that this dispute and its results had important effects on President João Goulart’s administration and even on the 1964 military coup.
  • Domingos Sodré, um sacerdote africano: escravidão, liberdade e candomblé na Bahia do século XIX Resenhas

    Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
  • Black townsmen: urban slavery and freedom in the eighteenth-century Americas Resenhas

    Libby, Douglas Cole
  • The surgeon in medieval English literature Resenhas

    Santos, Dulce O. Amarante dos
  • Greening Brazil: environmental activism in state and society Resenhas

    Sedrez, Lise
  • El desierto en una vitrina: museos e historia natural

    Blasco, María Elida
  • Esquizohistoria: la Historia que se enseña en la escuela, la que preocupa a los historiadores y una renovación posible de la historia escolar Resenhas

    Cerri, Luis Fernando
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