Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de História, Volume: 29, Número: 58, Publicado: 2009
  • Apresentação Apresentação

  • Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre entre a atividade política e a administração pública (1896-1930) Dossiê: Repúblicas

    Heinz, Flavio M.

    Resumo em Português:

    A história da administração pública no sul do Brasil durante a Primeira República põe em evidência uma instituição de formação superior, a Escola de Engenharia de Porto Alegre, que, fundada em 1896, forneceu parte significativa dos quadros técnicos das secretarias e agências do estado nas décadas seguintes, notadamente da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas (SOP). Neste artigo (1) faremos uma breve exposição do cenário político-institucional no sul do Brasil na transição do século XIX para o XX; (2) apresentaremos as linhas gerais do processo de organização da Escola de Engenharia de Porto Alegre; e (3) discutiremos alguns aspectos do percurso profissional, administrativo e político de seu grupo original de docentes e de seus primeiros diplomados.

    Resumo em Inglês:

    The history of public administration in Southern Brazil during the so-called "First Republic" includes an institution of higher education, the School of Engineering in Porto Alegre, that was founded in 1896 and provided a major part of the cadre of technicians of state departments and agencies in the following decades, particularly of the state's Department of Public Works. In this paper the author (1) briefly discusses the political-institutional scenario in Southern Brazil during the transition from the 19th to the 20th century, then (2) sketches the process of organization of the School of Engineering in Porto Alegre, and finally (3) presents some aspects of the professional, administrative and political career of the School's original group of professors and its first graduates.
  • Estratégias populares de sobrevivência: o mutualismo no Rio de Janeiro republicano Dossiê: Repúblicas

    Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo sobre o mutualismo na cidade do Rio de Janeiro, visto como uma das estratégias escolhidas pelos trabalhadores para escapar às condições de pobreza em que viviam ou, pelo menos, amenizá-las. O artigo busca oferecer um quadro geral do fenômeno na então capital brasileira, levando em conta sua dimensão, duração, trajetória e principais características. Ao mesmo tempo, procura realçar quais setores eram excluídos do movimento, entendendo que sua identidade era definida com base no estabelecimento de algumas fronteiras delimitadoras entre setores sociais distintos. Busca-se estabelecer um diálogo com os trabalhos produzidos sobre o mutualismo, no Brasil e, sobretudo, no exterior. Foram utilizados, como fontes primárias, dois levantamentos inéditos produzidos sobre o fenômeno no Rio de Janeiro, além de informações anteriormente referenciadas por outros autores, às quais tivemos acesso.

    Resumo em Inglês:

    This article is about friendly societies movement in the city of Rio de Janeiro, seen as one of the strategies chosen by the workers to face poverty and to improve life conditions. The article intends to offer a general overview about the mutual movement in the Brazilian capital at that moment, considering different aspects as its dimensions, lifetime, trajectory, and main characteristics. At the same time, it aims to stress sectors excluded from the movement, whose identity was based on the established frontiers that separated distinct social sectors. The article intents, as well, to promote a dialogue with other researches about friendly societies in Brazil, and especially the ones produced abroad. We used, as the main sources, two statistic series never studied before, about the phenomenon in Rio de Janeiro, besides other group of sources.
  • Biologia, natureza e República no Brasil nos escritos de Mello Leitão (1922-1945) Dossiê: Repúblicas

    Duarte, Regina Horta

    Resumo em Português:

    Nas primeiras décadas do século XX, constituiu-se um campo específico do conhecimento biológico no Brasil, com forte instrumentalização política desse saber. Iniciativas de divulgação científica da biologia foram decisivas nesse contexto, com destaque para as práticas de cientistas do Museu Nacional do Rio de Janeiro, nas quais se delinearam concepções favoráveis à construção de um Estado forte e centralizado. Nesse contexto, esta análise privilegia as práticas científicas do aracnólogo Cândido Mello Leitão (18861948) cientista prestigiado e autor de renome em sua época. Sua vida científica assumiu aspectos de militância, com grande dedicação à divulgação científica e, sobretudo, à sistematização de determinada visão da vida animal e da natureza como ponto de partida para a defesa de concepções políticas autoritárias.

    Resumo em Inglês:

    The first decades of the 20th century saw biology become a very specific field of knowledge, and also become characterized by the political use of this knowledge. Initiatives taken in the scientific divulgation of biology were decisive in that context. The activities of scientists at the Museu Nacional of Rio de Janeiro stood out as they favored the construction of a strong and centralized state. The present analysis focuses on the scientific practices of the arachnologist Cândido Mello Leitão (1886-1948), a renowned scientist and author in his time. He was intensely engaged in the scientific life, with great dedication to scientific divulgation, mainly to the systematization of a certain view of animal life and nature as the starting point for a defense of authoritarian political points of view.
  • A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação Dossiê: Repúblicas

    Gil, Natália de Lacerda

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende contribuir para a reflexão acerca das estatísticas educacionais como fonte para as pesquisas em História da Educação. Buscou-se aqui, principalmente, desvelar a maneira pela qual foram produzidas, no âmbito central, as estatísticas educacionais referentes ao período de 1871 a 1931. Foram analisados relatórios oficiais - da Diretoria Geral de Estatística - e repertórios estatísticos editados por aquela repartição, onde se buscou localizar as recomendações e definições para a realização dos trabalhos. Pretendeu-se, problematizando as fontes documentais de estatística educacional e suas interpretações mais comuns, diminuir o desconhecimento sobre a origem de números escolares, que, eventualmente, são utilizados em pesquisas atuais sem o conveniente exame crítico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article intends to contribute to the reflection on the Educational Statistics as being source for the researches on History of Education. The main concern was to reveal the way Educational Statistics related to the period from 1871 to 1931 were produced, in central government. Official reports - from the General Statistics Directory - and Statistics yearbooks released by that department were analyzed and, on this analysis, recommendations and definitions to perform the works were sought. By rending problematic to the documental issues on Educational Statistics and their usual interpretations, the intention was to reduce the ignorance about the origin of the school numbers, which are occasionally used in current researches without the convenient critical exam.
  • O currículo bandeirante: a Proposta Curricular de História no estado de São Paulo, 2008 Artigos

    Ciampi, Helenice; Godoy, Alexandre Pianelli; Almeida Neto, Antonio Simplício de; Silva, Ilíada Pires da

    Resumo em Português:

    O texto é fruto das discussões do Grupo de Trabalho (GT) da Anpuh - Secção São Paulo, no ano de 2008.¹ Objetiva discutir os impasses criados para a profissionalização do docente de história e para o aprendizado de crianças, jovens e adultos a partir da Proposta Curricular de História do Estado de São Paulo, que faz parte do projeto "São Paulo faz escola", implantada no início do ano letivo de 2008.

    Resumo em Inglês:

    The text is due to the discussion of An puh's Work Group - São Paulo Section, during the year of 2008. The aim is to discuss the hindrancer regarding the professionalization of the History Pro- fessor and the learning of children, young people and adults having as a point of departure the curricular propo-sition for History in São Paulo State, which is part of the project "São Paulo faz escola", dating from the beginning of 2008.
  • Voltando aos registros paroquiais de Minas colonial: etnicidade em São José do Rio das Mortes, 1780-1810 Artigos

    Libby, Douglas Cole; Frank, Zephyr

    Resumo em Português:

    Este artigo trata dos complexos temas de etnicidade e classificação social no Brasil dos séculos XVIII e XIX. Bases de dados substanciais, de fontes primárias distintas, permitem vislumbrar um quadro integrado dessa complexidade, tal como evoluiu nas Minas Gerais. A lógica no uso das categorias étnicas/de cor e sociais emerge pelo cruzamento de nomes e características individuais nos registros de batismo e de casamento e em listas nominativas. O texto fo caliza a paróquia de São José do Rio das Mortes e fornece respostas preliminares para questões relativas às práticas de maternidade e de casamento, sugerindo como designações étnicas e de cor se consolidaram ao longo de várias gera ções. Os achados apontam para a pre-valência de exogamia entre os escravos, enquanto a endogamia e, talvez, até mesmo um processo de racialização teriam predominado entre a população livre e liberta de todas as designações étnicas e de cor.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the complex the mes of ethnicity and social classification in eighteenth -and nineteenth-century Brazil. The use of large data bases, derived from independent primary sources, makes it possible to envision the outline of that complexity as it evolved in Minas Gerais. Ethnic/color and social catego ries are carefully examined and the logic of their use begins to emerge through the intersecting of names and individual attributes as they appear in baptismal and marriage registers, as well as in nominal lists. As a detailed case study of the parish of São José do Rio das Mortes, it furnishes preliminary answers to que ries about maternity and marriage practices and sheds light on how ethnic and color designations were consolidated across several generations. Finally, the findings point to a prevalence of exogamic unions among slaves, while endoga my and perhaps even a process of racia lization held sway among the free and freed populations of all color and ethnic designations.
  • Semeando os alicerces da nação: História, nacionalidade e cultura nas páginas da revista Niterói Artigos

    Andrade, Débora El-Jaick

    Resumo em Português:

    Redigida por estudantes brasileiros residentes em Paris - Domingos José Gonçalves de Magalhães, Manuel Araújo Porto Alegre e Francisco Sales Torres Homem -, a revista Niterói (1836) manifestava o propósito das revistas literárias do século XIX de fomentar o amor à literatura, às artes e às ciências, e se nutriu do contato dos seus redatores com a intelectualidade francesa e com as novas ideias filosóficas que triunfaram no período. Com base nas memórias apresentadas nas sessões do Institut Historique de Paris, na correspondência dos autores e nos artigos da revista Niterói, buscamos reconstituir a proposta de afirmação da nacionalidade realizada através dos preceitos do historicismo, demonstrando que as artes e a literatura eram entendidas como alicerces sobre os quais a nação deveria se edificar para concretizar sua independência.

    Resumo em Inglês:

    The Niterói (1836), a review published by young Brazilian students living in Paris - Domingos José Gonçalves de Magalhães, Manuel Araújo Porto Alegre, and Francisco Sales Torres Homem -, expressed the inclination of major literary reviews in the 19th century, which was to stimulate enthusiasm for literature, arts and sciences. It profited from the contact established between its editors and French intellectuals, as much as from philosophical ideas that triumphed at the time. By analyzing memoirs, letters and essays published at the Niterói, we wished to recognize the proposition of its publishers of confirming nationality through the precept of historicism. It shows that arts and literature were perceived as grounds upon which the nation should be built in order to accomplish its independence.
  • Entre flores e canhões na Grande Guerra (1914-1918): o final da Belle Époque e o começo do "breve século XX" em um álbum de retratos fotográficos Artigos

    Stancik, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa oito retratos fotográficos pertencentes a um álbum de família alemão, sete dos quais datados dos tempos da Primeira Guerra Mundial (1914- 1918). As fotografias são abordadas como documentos e monumentos, de forma a evidenciar mudanças operadas na percepção do conflito, a partir de uma narrativa construída sob sua inspiração.

    Resumo em Inglês:

    The paper explores eight portraits of a German family album. Seven portraits dated the times of Great World War (1914-1918). The portraits are addressed as documents and monuments to reveal changes in the perception of conflict through the writing of a narrative related to selected photographs.
  • Fernando Catroga Entrevista

    Ferreira, Marieta de Moraes
  • Antropologia Brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto Resenhas

    Oliveira, Lucia Lippi
  • New World coming: the sixties and the shaping of global consciousness Resenhas

    Correa, Sílvio Marcus de Souza
  • Apologia dos bárbaros: ensaios contra o império Resenhas

    Rampinelli, Waldir José
  • Cozinha modelo: o impacto do gás e da eletricidade na casa paulistana (1870-1930) Resenhas

    Abrahão, Eliane Morelli
Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org