Logomarca do periódico: Revista Brasileira de História da Educação

Open-access Revista Brasileira de História da Educação

Publicação de: Sociedade Brasileira de História da Educação
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 1519-5902
Versão on-line ISSN: 2238-0094

Nossa Missão

A RBHE tem como missão a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão em torno dos diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos.

Press-releases rss_feed

A mandioca como planta de civilização e os cuidados da cunhã
2024-10-21 10:00
A mandioca como planta de civilização e os cuidados da cunhã
Inovações educativas de José Veríssimo contribuíram para o desenvolvimento do ensino paraense
2024-06-12 10:00
Inovações educativas de José Veríssimo contribuíram para o desenvolvimento do ensino paraense
Transformações urbanas e escolarização
2024-01-15 10:00
Transformações urbanas e escolarização
Manuais estrangeiros de história da educação que marcaram a formação de professores no Brasil
2023-10-25 10:00
Manuais estrangeiros de história da educação que marcaram a formação de professores no Brasil
O pioneirismo e conservadorismo de Gilberto Freyre nos estudos sociais das infâncias
2023-08-17 10:00
O pioneirismo e conservadorismo de Gilberto Freyre nos estudos sociais das infâncias
“A África tem uma história”: a Coleção História Geral da África (UNESCO) oferece bases teórico-metodológicas para a descolonização do ensino
2023-08-03 10:00
“A África tem uma história”: a Coleção História Geral da África (UNESCO) oferece bases teórico-metodológicas para a descolonização do ensino
Obras de Calixto sobre a capoeira revelam parte da história da cultura afro-brasileira
2023-06-07 10:05
Obras de Calixto sobre a capoeira revelam parte da história da cultura afro-brasileira
Novo Ensino Médio resgata “educação para o trabalho” e mantém fantasmas da desigualdade educacional
2023-02-14 10:05
Novo Ensino Médio resgata “educação para o trabalho” e mantém fantasmas da desigualdade educacional
Que as falas silenciadas explodam! Educação e populações negras analisadas em perspectiva histórica
2022-12-12 10:05
Que as falas silenciadas explodam! Educação e populações negras analisadas em perspectiva histórica
Independências políticas na América sob a perspectiva da História da Educação
2020-12-03 15:00
Independências políticas na América sob a perspectiva da História da Educação

Artigos mais recentes

Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Temas, metodologias e núcleos de sentido: uma análise de conteúdo da produção científica do mestrado em ciências sociais para o ensino médio
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
As disciplinas escolares como campos em (trans)formação: o caso da introdução das ciências econômicas e sociais no ensino médio francês (1965-1985)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Perfil das comissões de avaliação pedagógica dos livros didáticos de sociologia do programa nacional do livro didático de 2012 a 2018
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Avaliação das aprendizagens na disciplina de sociologia para o curso complementar: reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Antigos livros didáticos de ciências sociais para a escola elementar: a coleção de ariosto espinheira
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A sociologia sai da escola: a reforma capanema de 1942 e as disputas dos católicos em torno da disciplina no brasil
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Mulheres e escrita no centro psychico de caetité-ba (1905-1930)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
O professor, os trabalhadores rurais e a deserção escolar em unzué (bolívar, província de buenos aires, 1914)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Ensinar, educar, criar: dimensões e espaços da ação pedagógica dos jesuítas no brasil colônia (1549-1686)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Cultura alimentar indígena e os cuidados da cunhã, trocas culturais e educação não escolar na amazônia colonial
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A democracia na educação vista pelas lentes da ditadura: o confronto inesperado de olav storstein com a propaganda fascista italiana (1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Limpos e robustos: higienização dos alunos na escola superior de agricultura e veterinária de viçosa (1927-1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A formação em serviço social em portugal: uma análise da constituição do campo
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
“castigou corporalmente, sendo possível ouvir os gritos”: micro-história de um processo criminal (colégio são josé, 1911)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Ensino laico e o catolicismo: influência das associações religiosas leigas na educação pública em minas gerais na primeira metade do século xx
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Celestina vigneaux cibils (1878-1964): compromisso com uma ideia de escola concebida como uma casa de saúde e cultura para todos
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Inserção social dos grupos escolares de campinas segundo os anuários do ensino do estado de são paulo (1907-1920)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Materialidades e práticas pedagógicas nos grupos escolares de farroupilha e garibaldi/rs (1926-1949)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do primeiro congresso pan-americano de educação física, brasil 1943
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Intelectuais, autoridade maternal e a participação das mulheres na criação da literatura infantil portuguesa ao final do século xix
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Análise das publicações sobre a história da educação profissional na revista brasileira de educação profissional e tecnológica
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
O estado de são paulo e seus municípios no desenvolvimento da instrução pública: o caso de piracicaba (1880-1910)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-03-25
“um grande operario da civilisação futura dos povos da amazonia” josé veríssimo (1857-1916) e o collegio americano (1881-1890)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
A implantação da educação pública no ceará: conhecimento estatístico e política liberal (1845-1887)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Uma escola de enfermagem no estado do rio de janeiro: interesses (inter)nacionais para a educação feminina brasileira (1943-1948)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
As exposições de imprensa escolar no rio de janeiro, minas gerais e espírito santo (1933-1936)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Programa de aperfeiçoamento do magistério primário: o serviço de supervisão e os cursos de aperfeiçoamento (brasil, 1960/1970)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
A invenção das habilitações básicas: a ‘solução’ para o ensino profissionalizante de 2º grau (brasil, 1975)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Mobília escolar: os modelos franceses e norte-americanos circulantes na instrução primária do pará
Volume: 24 - Publicado em: 2023-12-22
A cultura material escolar nas instituições públicas de ensino primário do maranhão (1843-1870)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-12-22
Transformações institucionais e curriculares na educação técnico-profissional para mulheres na província de santa fé (1966-1983)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século xix
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na américa portuguesa
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Um intelectual da ação católica no campo educacional: alceu amoroso lima em um discurso de paraninfo (1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Usos estratégicos do jornal resumo escolar no contexto da reforma escolanovista no espírito santo
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
A edição brasileira do methodo zaba e seus usos escolares na bahia (1870-1871)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Ações educativas como parte da profilaxia do tracoma no estado de são paulo (1906-1908)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Breve história de uma ‘matemática a ensinar’ para o 1º grau
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Universitárias contra regimes ditatoriais: brasil e espanha (1960-1970)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
O manual da unesco la sociedad y la educación en américa latina (1962): idealização de escola e de sociedade
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos cieps (1983/1987-1991/1994)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Pandemias e infância: um olhar para a pequena infância nas crises sanitárias (1918-2020) na perspectiva da cultura material
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
O destino da casa do visconde: fins duradouros e patrióticos da educação católica

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

Nossa Missão

A RBHE tem como missão a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão em torno dos diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos.

Press-releases rss_feed

A mandioca como planta de civilização e os cuidados da cunhã
2024-10-21 10:00
A mandioca como planta de civilização e os cuidados da cunhã
Inovações educativas de José Veríssimo contribuíram para o desenvolvimento do ensino paraense
2024-06-12 10:00
Inovações educativas de José Veríssimo contribuíram para o desenvolvimento do ensino paraense
Transformações urbanas e escolarização
2024-01-15 10:00
Transformações urbanas e escolarização
Manuais estrangeiros de história da educação que marcaram a formação de professores no Brasil
2023-10-25 10:00
Manuais estrangeiros de história da educação que marcaram a formação de professores no Brasil
O pioneirismo e conservadorismo de Gilberto Freyre nos estudos sociais das infâncias
2023-08-17 10:00
O pioneirismo e conservadorismo de Gilberto Freyre nos estudos sociais das infâncias
“A África tem uma história”: a Coleção História Geral da África (UNESCO) oferece bases teórico-metodológicas para a descolonização do ensino
2023-08-03 10:00
“A África tem uma história”: a Coleção História Geral da África (UNESCO) oferece bases teórico-metodológicas para a descolonização do ensino
Obras de Calixto sobre a capoeira revelam parte da história da cultura afro-brasileira
2023-06-07 10:05
Obras de Calixto sobre a capoeira revelam parte da história da cultura afro-brasileira
Novo Ensino Médio resgata “educação para o trabalho” e mantém fantasmas da desigualdade educacional
2023-02-14 10:05
Novo Ensino Médio resgata “educação para o trabalho” e mantém fantasmas da desigualdade educacional
Que as falas silenciadas explodam! Educação e populações negras analisadas em perspectiva histórica
2022-12-12 10:05
Que as falas silenciadas explodam! Educação e populações negras analisadas em perspectiva histórica
Independências políticas na América sob a perspectiva da História da Educação
2020-12-03 15:00
Independências políticas na América sob a perspectiva da História da Educação

Artigos mais
recentes

Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Temas, metodologias e núcleos de sentido: uma análise de conteúdo da produção científica do mestrado em ciências sociais para o ensino médio
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
As disciplinas escolares como campos em (trans)formação: o caso da introdução das ciências econômicas e sociais no ensino médio francês (1965-1985)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Perfil das comissões de avaliação pedagógica dos livros didáticos de sociologia do programa nacional do livro didático de 2012 a 2018
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Avaliação das aprendizagens na disciplina de sociologia para o curso complementar: reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Antigos livros didáticos de ciências sociais para a escola elementar: a coleção de ariosto espinheira
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A sociologia sai da escola: a reforma capanema de 1942 e as disputas dos católicos em torno da disciplina no brasil
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Mulheres e escrita no centro psychico de caetité-ba (1905-1930)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
O professor, os trabalhadores rurais e a deserção escolar em unzué (bolívar, província de buenos aires, 1914)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Ensinar, educar, criar: dimensões e espaços da ação pedagógica dos jesuítas no brasil colônia (1549-1686)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-09-02
Cultura alimentar indígena e os cuidados da cunhã, trocas culturais e educação não escolar na amazônia colonial
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A democracia na educação vista pelas lentes da ditadura: o confronto inesperado de olav storstein com a propaganda fascista italiana (1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
Limpos e robustos: higienização dos alunos na escola superior de agricultura e veterinária de viçosa (1927-1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
A formação em serviço social em portugal: uma análise da constituição do campo
Volume: 24 - Publicado em: 2024-08-12
“castigou corporalmente, sendo possível ouvir os gritos”: micro-história de um processo criminal (colégio são josé, 1911)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Ensino laico e o catolicismo: influência das associações religiosas leigas na educação pública em minas gerais na primeira metade do século xx
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Celestina vigneaux cibils (1878-1964): compromisso com uma ideia de escola concebida como uma casa de saúde e cultura para todos
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Inserção social dos grupos escolares de campinas segundo os anuários do ensino do estado de são paulo (1907-1920)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-08
Materialidades e práticas pedagógicas nos grupos escolares de farroupilha e garibaldi/rs (1926-1949)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do primeiro congresso pan-americano de educação física, brasil 1943
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Intelectuais, autoridade maternal e a participação das mulheres na criação da literatura infantil portuguesa ao final do século xix
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
Análise das publicações sobre a história da educação profissional na revista brasileira de educação profissional e tecnológica
Volume: 24 - Publicado em: 2024-07-05
O estado de são paulo e seus municípios no desenvolvimento da instrução pública: o caso de piracicaba (1880-1910)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-03-25
“um grande operario da civilisação futura dos povos da amazonia” josé veríssimo (1857-1916) e o collegio americano (1881-1890)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
A implantação da educação pública no ceará: conhecimento estatístico e política liberal (1845-1887)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Uma escola de enfermagem no estado do rio de janeiro: interesses (inter)nacionais para a educação feminina brasileira (1943-1948)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
As exposições de imprensa escolar no rio de janeiro, minas gerais e espírito santo (1933-1936)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Programa de aperfeiçoamento do magistério primário: o serviço de supervisão e os cursos de aperfeiçoamento (brasil, 1960/1970)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
A invenção das habilitações básicas: a ‘solução’ para o ensino profissionalizante de 2º grau (brasil, 1975)
Volume: 24 - Publicado em: 2024-02-09
Mobília escolar: os modelos franceses e norte-americanos circulantes na instrução primária do pará
Volume: 24 - Publicado em: 2023-12-22
A cultura material escolar nas instituições públicas de ensino primário do maranhão (1843-1870)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-12-22
Transformações institucionais e curriculares na educação técnico-profissional para mulheres na província de santa fé (1966-1983)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século xix
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-20
Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na américa portuguesa
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Um intelectual da ação católica no campo educacional: alceu amoroso lima em um discurso de paraninfo (1935)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Usos estratégicos do jornal resumo escolar no contexto da reforma escolanovista no espírito santo
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
A edição brasileira do methodo zaba e seus usos escolares na bahia (1870-1871)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Ações educativas como parte da profilaxia do tracoma no estado de são paulo (1906-1908)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Breve história de uma ‘matemática a ensinar’ para o 1º grau
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Universitárias contra regimes ditatoriais: brasil e espanha (1960-1970)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
O manual da unesco la sociedad y la educación en américa latina (1962): idealização de escola e de sociedade
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos cieps (1983/1987-1991/1994)
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
Pandemias e infância: um olhar para a pequena infância nas crises sanitárias (1918-2020) na perspectiva da cultura material
Volume: 24 - Publicado em: 2023-11-13
O destino da casa do visconde: fins duradouros e patrióticos da educação católica

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

location_on
Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro