Acessibilidade / Reportar erro

Instituições escolares no Marajó: trajetória, estrutura e ensino do Internato Evangélico Amazônico em Breves, Pará (1949-1970)

School institutions in Marajó: trajectory, structure, and teaching at Internato Evangélico Amazônico in Breves, Pará (1949-1970)

Instituciones escolares en Marajó: trayectoria, estructura y enseñanza del Internado Evangélico Amazónico en Breves, Pará (1949-1970)

Resumo

O texto trata da trajetória, dos espaços escolares e da proposta pedagógica do Internato Evangélico Amazônico (IEA), fundado em 1949 em Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Procura conhecer aspectos históricos e memoriais do referido Internato, especialmente de sua proposta educativa. Pergunta-se: como eram os espaços, a estrutura organizacional, o material didático e a proposta pedagógica do IEA? Fundamentando-se em dados documentais e orais analisados à luz da base teórica sobre instituições escolares, a pesquisa identificou que o IEA contava com vários espaços e um ensino estruturado a partir da divisão de gênero e de uma didática pautada em valores religiosos, morais e cívicos articulados a um discurso higienista.

Palavras-chave:
história da educação marajoara; memória escolar; arquitetura escolar; cultura material escolar

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com