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  • 2020 na História da Educação: 20 anos da RBHE, 100 anos da UFRJ e ano da pandemia COVID-19 EDITORIAL

    Cerecedo, Alicia Civera; Nery, Ana Clara Bortoleto; Cury, Cláudia Engler; Orlando, Evelyn de Almeida; Gondra, José Gonçalves
  • Controle e fiscalização do ensino no Pará: a inspeção escolar no início do século XX ARTIGO ORIGINAL

    Damasceno, Alberto; Pantoja, Suellem

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata da educação no Pará na Primeira República e visa ao estudo da inspeção escolar no início do século XX. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa histórica a partir de fontes disponíveis no arquivo público e na biblioteca paraense, assim como um levantamento bibliográfico, consultando obras contemporâneas, de modo a construir uma revisão da literatura produzida sobre o assunto. As graves preocupações dos governadores com a consolidação do novo sistema de instrução tiveram papel primordial na inspeção, dada a importância e o poder consignados nas atribuições definidas pelo Regulamento Geral do Ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artigo trata da educação no Pará na Primeira República e visa ao estudo da inspeção escolar no início do século XX. Para ello, desarrollamos una investigación documental, a partir de fuentes disponibles en el archivo público y biblioteca paraense, y también un levantamiento bibliográfico, consultando obras contemporáneas, para construir una revisión de la literatura producida sobre el asunto. Las graves preocupaciones de los gobernadores con la consolidación del nuevo sistema de instrucción tuvieron en la inspección papel primordial, dada su importancia y poder consignados en las atribuciones definidas por el Reglamento General de la Enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with education in Pará in the First Republic and aims to study school inspection in the early twentieth century. To do so, we developed a documentary research, from sources available in the public archives and Pará library, as well as a bibliographical survey, consulting contemporary works, in order to construct a literature review on the subject. The serious concerns of the governors with the consolidation of the new system of instruction had in the inspection a primordial role, given its importance and power consigned in the attributions defined by the General Regulation of the Teaching.
  • O ensino de desenho: um olhar sobre os cursos do departamento de artes da Universidade Federal do Paraná (1981-1987) ARTIGO ORIGINAL

    Silva, Rossano; Vaz, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo se propõe a investigar o ensino de desenho nos cursos oferecidos pelo Departamento de Artes (DEARTES) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a saber os cursos de desenho industrial e as licenciaturas em educação artística, habilitação artes plásticas e desenho. O recorte da pesquisa investiga os currículos vigentes entre os anos de 1981 a 1987, nos quais as disciplinas de desenho eram ministradas tanto pelo DEARTES como pelo Departamento de Desenho (DDES), que mantinham configurações diferentes sobre a concepção de desenho. A organização do trabalho está dividida em três partes: 1) Interlocuções entre os Departamentos de Artes e Desenho; 2) Currículo de Desenho Industrial, Comunicação Visual e das habilitações de Desenho e Artes Plásticas; 3) Prescrições do ensino de desenho e plástica. Para realizar a análise proposta, o referencial teórico utilizado se vale do conceito de figuração de Elias, campo de Bourdieu e as contribuições sobre a história das disciplinas de Chervel e Goodson. As fontes utilizadas são documentos oficiais, programas de disciplinas e atas. O que permitiu analisar as prescrições sobre o desenho que compunham o currículo dos cursos citados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo investigar la enseñanza del dibujo en los cursos ofrecidos por el Departamento de Artes (DEARTES) de la Universidad Federal de Paraná (UFPR), a saber, los cursos de Diseño Industrial y los títulos en Educación Artística que permiten Bellas Artes y Dibujo. El recorte de investigación investiga los planes de estudio vigentes desde 1981 hasta 1987, en los cuales las disciplinas de diseño fueron enseñadas tanto por DEARTES como por el Departamento de Diseño (DDES), que mantuvo diferentes configuraciones de concepción de diseño. La organización del trabajo se divide en tres partes: 1) Interlocuciones entre los Departamentos de Artes y Diseño; 2) Plan de estudios de diseño industrial, comunicación visual y las calificaciones de dibujo y artes plásticas; 3) Prescripciones de dibujo y educación plástica. Para llevar a cabo el análisis propuesto, el marco teórico utilizado se basa en el concepto de figuración de Elias, el campo de Bourdieu y las contribuciones en la historia de las disciplinas de Chervel y Goodson. Las fuentes utilizadas son documentos oficiales, programas temáticos y actas. Esto nos permitió analizar las prescripciones de diseño que conformaban el currículo de los cursos mencionados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present paper proposes to investigate drawing teaching in the courses offered by the Department of Arts (DEARTES) of Federal University of Paraná, including the courses of Industrial Designand the bachelor’s degrees in Artistic Education, Arts and Design qualifications. The research focus investigates the courses syllabus between 1981 and 1987, in which the drawing disciplines were taught by both DEARTES and the Design Department (DDES), which had different configurations of the drawing concept. This paper is organized into three parts: 1) Interlocutions between the Departments of Arts and Design; 2) Industrial Design, Visual Communication and Design and Plastic Arts syllabus; 3) Prescriptions of drawing teaching and Plastic Arts. To carry out the proposed analysis, the theoretical reference used is based on the concept of figuration by Elias, field by Bourdieu and the contributions on the history of school subjects by Chervel and Goodson. The sources used are official documents, discipline programs and minutes. This allowed the drawing prescriptions analysis that composed the syllabus of the above mentioned courses.
  • Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdos ARTIGO ORIGINAL

    Rodrigues, José Raimundo; Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira; Vieira, Eliane Telles de Bruim

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo procura retomar os congressos sobre educação de surdos ocorridos no final do século XIX, principalmente a seção dos surdos do Congresso de Paris, em 1900, compreendendo-os num conjunto mais amplo onde se situa também o Congresso de Milão (1880). Desta maneira, tomamos o Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets - section des sourds-muets como ‘documento-monumento’ que nos permite problematizar as verdades produzidas em torno dessa história e debruçamo-nos sobre as deliberações dos surdos, considerando-as em sua atualidade e seu potencial questionador do que tem sido afirmado sobre a educação de surdos ontem e hoje. Trata-se de uma pesquisa documental que visa a dialogar sobre essas verdades no desejo de desinstalarmo-nos e revermos posicionamentos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo busca retomar los congresos sobre educación de sordos ocurridos a finales del siglo XIX, principalmente la sección de los sordos del Congresso de Paris, en 1900, comprendiéndolos en un conjunto más amplio donde se sitúa también el Congresso de Milão (1880). De esta manera, tomamos el Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets - section des sourds-muets como documento-monumento que nos permite problematizar las verdades producidas en torno a esa historia y nos centramos en las deliberaciones de los sordos, su actualidad y su potencial cuestionador de lo que se ha afirmado sobre la educación de sordos ayer y hoy. Se trata de una investigación documental que busca dialogar sobre esas verdades en el deseo de desinstalarnos y revisar los posicionamientos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article seeks to retake the congresses on deaf education that took place at the end of the 19th century, especially the deaf section of the Congresso de Paris in 1900, comprising them in a larger group where the Congresso de Milão (1880) is also located. In this way, we take the Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets - section des sourds-muets as a document-monument that allows us to problematize the truths produced around this history and we focus on the deliberations of the deaf, considering them in its actuality and its questioning potential of what has been affirmed about the education of the deaf yesterday and today. It is a documentary research that aims to dialogue about these truths in the desire to uninstall and revise positions.
  • Escolarização kaingang no rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI: das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada ARTIGO ORIGINAL

    Bergamaschi, Maria Aparecida; Antunes, Cláudia Pereira; Medeiros, Juliana Schneider

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El texto presenta un panorama histórico sobre los procesos de escolarización de los Kaingang en el estado de Rio Grande do Sul, Brasil, desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI, buscando comprender cómo ese pueblo indígena se relacionó con las iniciativas escolares propuestas por misionarios (jesuitas y capuchinos) y por el Estado (tanto del gobierno local, como central), destacando cómo actuaron (y siguen actuando) en la relación con la institución escolar. Se basa en fuentes bibliográficas, documentos oficiales del Estado y publicaciones de intelectuales indígenas. A la luz de la Nueva Historia Indígena, se concluye que los Kaingang fueron agentes activos en su proceso de escolarización y actuaron de diferentes formas frente a la escuela: negándose, interesándose por ella y negociando posibilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presented a historical overview of the Kaingang people schooling processes in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, between the mid 19th century and the turn of the 21st century. It analyzed and reflected on the relations between this indigenous group and school initiatives put forth by Jesuit and Capuchin missionaries and by the state across both local and state levels. The article is based on bibliographical sources, official documents and papers written by indigenous scholars. Drawing on a New Indian History perspective, it can be concluded that the Kaingang people were active agents in their schooling processes, displaying agency by rejecting it, engaging with it, and by negotiating possibilities.
  • Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta ARTIGO ORIGINAL

    França, Denise Medina; Zuin, Elenice de Souza Lodron

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta o recorte de um estudo sobre os vestígios da ‘matemática a’ e ‘para ensinar’ em um contexto específico dos ginásios vocacionais de São Paulo. Buscaram-se indícios para identificar e caracterizar os saberes profissionais nas novas propostas para o ensino produzido por docentes nos cursos realizados na década de 1960, influenciados pelo Movimento da Matemática Moderna. O estudo norteou-se pela questão: De que maneira foram constituídos os saberes para ensinar matemática pelos professores dos ginásios vocacionais de São Paulo na década de 1960? A fundamentação teórica se apoia em estudos da história da educação e história cultural. As fontes primárias utilizadas pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC SP. Foi escolhido o tema ‘Números Racionais’, para o qual se concluiu que os saberes para ensinar matemática nos ginásios vocacionais foram construídos e articulados com a prática docente, sistematizados e objetivados para a cultura escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta el recorte de un estudio sobre los vestigios de las ‘matemáticas a’ y ‘para enseñar’ en un contexto específico de los gimnasios vocacionales de São Paulo. Se buscaron indicios para identificar y caracterizar los saberes profesionales en las nuevas propuestas para la enseñanza producida por docentes en los cursos realizados en la década de 1960, influenciados por el Movimiento de las Matemáticas Modernas. El estudio se orientó por la cuestión: ¿De qué manera se constituyeron los saberes para enseñar Matemáticas por los profesores de los Gimnasios Vocacionales de São Paulo en la década de 1960? La fundamentación teórica se apoya en estudios de la historia de la educación e historia cultural. Las fuentes primarias utilizadas pertenecen al acervo del Centro de Documentación e Información Científica de la PUC-SP. Se eligió el tema ‘Números Racionales’, para el cual se concluyó que los saberes para enseñar Matemáticas en los Gimnasios Vocacionales fueron construidos y articulados con la práctica docente, sistematizados y objetivados para la cultura escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presented a study on the traces of mathematics to teach and for teaching in a specific context of the ginásios vocacionais in São Paulo, Brazil. Evidence was sought to identify and characterize professional knowledge in the new proposals for teaching produced by teachers in the courses conducted in the 1960s, influenced by the Modern Mathematics Movement. The study was guided by the question: In what way is the knowledge for teaching mathematics taught by the teachers of the ginásio vocacional in São Paulo in the 1960s? The theoretical foundation is based on studies of the history of education and cultural history. The primary sources used belong to the collection of the Center for Documentation and Scientific Information of PUC SP. The theme ‘Rational Number’ was chosen, for which it was concluded that the knowledge for teaching Mathematics in these institutions was constructed and articulated with the teaching practice, systematized and objectified for the school culture.
  • Em tempos de ‘fermentação nascente’: uma leitura dos projetos para a instrução pública primária do personagem François Guizot (1832-1836) ARTIGO ORIGINAL

    Conceição, Lívia Beatriz da

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo investigaremos os projetos do personagem François Guizot para o tema da instrução pública primária como ministro da instrução pública francesa. Analisaremos nesse fim a lei de 28 de junho de 1833 - primeira grande lei exclusivamente relacionada ao ensino primário francês - e a promulgação de uma série de medidas legislativasvisando assegurar a aplicação desta que ficaria conhecida como lei Guizot. Nossa tese principal será a de que a constituição da nova legislação fazia parte de um projeto políticode construção do Estado monárquico centralizador e instrutor francês. Estado este que, no ato mesmo de se forjar, percebia o espaço escolar primário enquanto estratégico no objetivo de colocar em prática as ideias forjadas por François Guizot para o gouvernement des esprits.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo investigaremos los proyectos del personaje François Guizot para el tema de la educación pública primaria como ministro francés de educación pública. Con este fin, analizaremos la ley del 28 de junio de 1833, la primera gran ley exclusivamente relacionada con la educación primaria francesa, y la promulgación de una serie de medidas legislativas destinadas a garantizar la aplicación de lo que se conocería como la ley de Guizot. Nuestra tesis principal será que la constitución de la nueva legislación fue parte de un proyecto político para la construcción del centralizado e instructivo estado monárquico francés. Este estado que, en el acto mismo de forjarse a sí mismo, percibió el espacio de la escuela primaria como estratégico para poner en práctica las ideas forjadas por François Guizot para el gouvernement des esprits.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article we will investigate the projects of the character François Guizot for the topic of primary public education as French minister of public education. To this end, we will analyze the law of June 28, 1833 - the first great law exclusively related to French primary education - and the enactment of a series of legislative measures aimed at ensuring the application of what would become known as the Guizot law. Our main thesis will be that the constitution of the new legislation was part of a political project for the construction of the centralizing and instructive French monarchist state. This state that, in the very act of forging itself, perceived the primary school space as strategic in order to put into practice the ideas forged by Francois Guizot for the gouvernement des esprits.
  • Por uma história da escola primária no contexto de imigração: experiências de escolarização entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos no Paraná ARTIGO ORIGINAL

    Renk, Valquíria Elita; Maschio, Elaine Cátia Falcade

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetiva-se uma análise comparativa das experiências de escolarização primária entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos que se estabeleceram no Paraná a partir da última quinzena do século 19. Ao lançar um olhar panorâmico sobre o processo de colonização estrangeira no Estado, destacam-se as iniciativas dos imigrantes para a criação de diferentes tipos de escolas elementares. Com o intuito de compreender as singularidades dessas iniciativas, a presente proposta insere-se na perspectiva da história cultural. O estudo oferece uma reflexão sobre as possibilidades de escrever uma história da escola no contexto da imigração paranaense. Visa compreender a escola como um lugar de cultura e a sua institucionalização como um processo eminente de disputas e embates políticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El estudio tuvo como objetivo hacer un análisis comparativo de experiencias de escolarización primaria entre inmigrantes eslavos y peninsulares itálicos establecidos en Paraná a partir de la última quincena del siglo 19. Al lanzar una mirada panorámica sobre el proceso de colonización extranjera en el Estado, se destacan las iniciativas de los inmigrantes para la creación de diferentes tipos de escuelas elementales. Para comprender las singularidades de esas iniciativas, esta propuesta se inserta en la perspectiva de la Historia Cultural. Así, ofrece una reflexión sobre las posibilidades de escribir una historia de la escuela en el contexto de la inmigración de Paraná, entendiendo la escuela como lugar de cultura y su institucionalización como proceso eminente de disputas y embates políticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aimed at a comparative analysis of the experiences of primary schooling between Slavic and Italian Peninsula immigrants who have settled down in the State of Paraná from the last fortnight of the 19th century. Taking an overview on the process of foreign colonization in the State, the immigrant initiatives are highlighted to create different types of elementary schools. In order to understand the singularities of these initiatives, this proposal is part of the Cultural History perspective. The study offers a reflection on the possibilities of writing a school history in the context of immigration in the State of Paraná. It aims to understand the school as a place of culture and its institutionalization as an eminent process of political disputes and conflicts.
  • Venho por meio desta: escolas radiofônicas e cotidiano nas cartas do movimento de educação de base em Pernambuco (1961-1966) ARTIGO ORIGINAL

    Alves, Kelly Ludkiewicz

    Resumo em Português:

    Resumo: Contamos a história do ‘Movimento de Educação de Base’ (MEB) em Pernambuco, através da experiência dos monitores e alunos, que por meio das cartas deram visibilidade aos limites e às suas expectativas em relação à alfabetização. Partindo da história cultural e da história da cultura escrita, apresentamos as características de produção, circulação e o conteúdo das cartas, que em diálogo com a história da educação, permitiu identificar na experiência cotidiana as estratégias mobilizadas para o funcionamento das escolas radiofônicas, que possibilitaram a formação de uma comunidade de escreventes, em torno do intercâmbio epistolar e da circulação dos conteúdos educativos pelo rádio, práticas que transformaram as escolas radiofônicas em espaços de aprendizagem, produção e circulação da cultura popular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Contamos la historia del Movimento de Educação de Base (MEB) en Pernambuco, a través de la experiencia de los monitores y alumnos, que por medio de las cartas dieron visibilidad a los límites y a sus expectativas en relación a la alfabetización. Partiendo de la historia cultural y de la historia de la cultura escrita, presentamos las características de producción, circulación y el contenido de las cartas, que en diálogo con la historia de la educación, permitió identificar en la experiencia cotidiana las estrategias movilizadas para el funcionamiento de las escuelas radiofónicas, que posibilitaron la formación de una comunidad de escribientes, en torno del intercambio epistolar y de la circulación de los contenidos educativos por la radio, prácticas esas que transformaron a las escuelas radiofónicas en espacios de aprendizaje, producción y circulación de la cultura popular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We tell the story of the Basic Education Movement in Pernambuco, through the experience of the monitors and students, who through the letters gave visibility to the limits and expectations regarding literacy. Starting from the cultural history and the history of written culture, we presented the characteristics of production, circulation and content of the letters, which in dialogue with the history of education allowed to identify in the daily experience the strategies mobilized to the operation of radio schools, which made possible the formation of a writing community, with exchange of letters and the circulation of educational content through radio, practices that transformed radio schools into spaces for learning, production and circulation of popular culture.
  • Estado y educación en Argentina: una aproximación a los usos de Foucault para pensar sobre la Ley Federal de Educación de 1993 ARTIGO ORIGINAL

    Canavese, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo: Dentro da recepção das propostas do filósofo francês Michel Foucault na história recente da Argentina, um conjunto de leituras e intervenções é produzido em espaços ligados à educação e à pedagogia. Na Argentina da década de 1990, as elaborações do filósofo constituem uma referência significativa na agenda educacional: operam em relação à problemática do poder, da autoridade e do controle em sala de aula, na análise das experiências educacionais e em relação ao pensamento pedagógico em geral. Neste artigo reconstruímos e analisamos algumas leituras e apropriações da ‘caixa de ferramentas’ foucaultiana relacionadas à área educacional e destinadas a pensar sobre a reforma cristalizada com a sanção da Lei Federal de Educação em 1993.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Dentro de la recepción de las propuestas del filósofo francés Michel Foucault en la historia argentina reciente, un conjunto de lecturas e intervenciones se produce en espacios vinculados con la educación y la pedagogía. En la Argentina de la década de 1990, las elaboraciones del filósofo constituyen una referencia significativa en la agenda educativa: operan respecto de la problemática del poder, la autoridad y el control en el aula, en análisis de las experiencias educativas y en relación con el pensamiento pedagógico en general. En este artículo se reconstruyen y analizan algunas lecturas y apropiaciones de la ‘caja de herramientas’ foucaultiana relacionadas con el área educativa y destinadas a pensar la reforma cristalizada con la sanción de la Ley Federal de Educación en 1993.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Within the reception of proposals from the French philosopher Michel Foucault in the recent history of Argentina, a set of readings and interventions is produced in spaces related to education and pedagogy. In Argentina in the 1990s, the philosopher’s elaborations are a significant reference in the educational agenda: they operate in relation to the problems of power, authority and control in the classroom, in the analysis of educational experiences and in relation to pedagogical thinking in general. In this article, we reconstructed and analyzed some readings and appropriations of the Foucauldian ‘toolbox’ related to the educational area and aimed at thinking about the reform put into effect with the sanction of the Federal Education Law in 1993.
  • A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930) ARTIGO ORIGINAL

    Carvalho, Rosana Areal de; Paula, Leandro Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo: Desenhar as ações educativas implementadas pela Câmara Municipal de Mariana nas primeiras décadas republicanas tomando o conceito de município pedagógico delineado por Justino Magalhães é o mote desse artigo, considerando a autonomia e a responsabilidade das câmaras indicadas pela Constituição Federal e de Minas Gerais, ambas de 1891. A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Municipal informa sobre a construção e a manutenção de escolas, contratação e pagamento dos professores, a compra e distribuição de materiais didáticos destinados aos alunos pobres. Ficou evidenciada a faceta pedagógica do município de Mariana, visível no cumprimento da lei e em ações no âmbito da intermunicipalidade, por vezes limitada pelos recursos financeiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Dibujar las acciones educativas implementadas por el Consejo Municipal de Mariana en las primeras décadas republicanas tomando el concepto de municipio pedagógico esbozado por Justino Magalhães es el tema de este artículo, considerando la autonomía y responsabilidad de los consejos indicados por la Constitución Federal y de Minas Gerais, ambas de 1891. La documentación del Archivo Histórico del Consejo Municipal informa sobre la construcción y el mantenimiento de escuelas, la contratación y el pago de maestros, la compra y distribución de materiales didácticos para estudiantes pobres. Se evidenció la faceta pedagógica del municipio de Mariana, visible en la aplicación de la ley y en las acciones en el contexto de la intermunicipalidad, a veces limitada por los recursos financieros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aimed to draw the educational actions implemented by the municipality of Mariana in the First Republic (1889-1930) considering the concept of pedagogical municipality outlined by Justino de Magalhães. We worked with documents from the City Council’s Historical Archive on the construction of schools and their management; the hiring and payment of teachers; the purchase and distribution of teaching materials for the poor students who attended the public lessons. These measures describe the organization of the local school system. The document analysis unveiled the pedagogical facet in Mariana, perceptible through law enforcement and in actions within the inter-municipal scope.
  • Educação e mundo do trabalho: diretrizes e ações educativas da Icomi no Amapá (1964-1967) ARTIGO ORIGINAL

    Lobato, Sidney; Ferreira, Pollianna Pimentel

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo enfocamos as diretrizes e ações educativas da Indústria e Comércio de Minérios S. A. (Icomi), a empresa mineradora que por mais de quatro décadas extraiu e vendeu o manganês de Serra do Navio, no centro do atual Estado do Amapá, no extremo-norte do Brasil. A principal fonte de pesquisa foi a revista mensal da empresa denominada Icomi-Notícias, que durou de 1964 a 1967. Ao relacionar os textos (artigos) e o contexto (abertura de novas frentes de exploração dos recursos naturais amazônicos), foi possível compreender que a educação era pensada e realizada nas company towns da Icomi como uma estratégia de formação de um novo tipo de homem e de sociedade local. A centralidade do trabalho e a especialização profissional eram percebidas como pilares de um novo modo de vida a ser forjado. Para atingir esse objetivo a Icomi construiu duas escolas, dois centros de treinamento, promoveu cursos profissionalizantes, concedeu bolsas de estudos, entre outras ações. Ela também estimulava, por meio de textos publicados na sua revista, o engajamento dos trabalhadores nessa démarche.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo enfocamos las directrices y acciones educativas de la Indústria e Comércio de Minérios S. A. (Icomi), la empresa minera que por más de cuatro décadas extrajo y vendió el manganeso de Serra do Navio, en el centro del actual Estado de Amapá, en el extremo-norte de Brasil. La principal fuente de investigación fue la revista mensual de la empresa denominada Icomi-Notícias, que duró de 1964 a 1967. Al relacionar los textos (artículos) y el contexto (apertura de nuevos frentes de explotación de los recursos naturales amazónicos), fue posible comprender que la educación era pensada y realizada en las company towns de la Icomi como una estrategia de formación de un nuevo tipo de hombre y de sociedad local. La centralidad del trabajo y la especialización profesional eran percibidas como pilares de un nuevo modo de vida a ser construido. Para alcanzar ese objetivo, la Icomi construyó dos escuelas, dos centros de entrenamiento, promovió cursos profesionalizantes, concedió becas de estudio, entre otras acciones. También estimulaba, por medio de textos publicados en su revista, el compromiso de los trabajadores en esa démarche.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is centered on guidelines and actions of the Indústria e Comércio de Minérios SA (Icomi) in the educational field. Icomi is a mining company that for more than four decades extracted and sold manganese from Serra do Navio, in the center of the current State of Amapá, located in the extreme North of Brazil. The main source of the research was the company's monthly magazine called Icomi-Notícias, from 1964 to 1967. When we related the texts (articles) and the context (opening of new fronts for the exploration of Amazonian natural resources), it was possible to understand that the education was thought and conducted in the company towns of Icomi as a strategy of formation of a new type of man and local society. The centrality of work and professional specialization were perceived as pillars of a new way of life to be forged. In order to reach this goal, Icomi has built two schools and two training centers. It also promoted professional courses, granted scholarships, among other actions. In addition, the company used to encourage, through the published texts in the magazine, the engagement of the workers in this démarche.
  • A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) ARTIGO ORIGINAL

    Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de; Barboza, Marcos Ayres

    Resumo em Português:

    Resumo: Análise de textos que tratam da atuação dos franciscanos na América Portuguesa publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Trata-se da mais antiga instituição brasileira dedicada à pesquisa e à conservação de documentos históricos e culturais do Brasil. Criado em 1839, com a finalidade de coletar e publicar documentos históricos relevantes para a história do Brasil e incentivar as instituições públicas a preservarem os documentos históricos como parte de um projeto de construção de uma ‘memória nacional’. A revista do Instituto foi criada no mesmo ano. Nela, foram investigados os textos que tratam sobre o tema, em especial no que tange ao trabalho catequético e missionário dos franciscanos no Brasil colonial. Na Revista do IHGB foram localizados diversos documentos históricos que destacam a importância do trabalho dos religiosos da Ordem de São Francisco na constituição da identidade nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Análisis de textos que tratan de la actuación de los franciscanos en la América Portuguesa publicados en la Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Se trata de la más antigua institución brasileña dedicada a la investigación y conservación de documentos históricos y culturales de Brasil. Creado en 1839, con la finalidad de recoger y publicar documentos históricos relevantes para la historia de Brasil y estimular las instituciones públicas a preservar los documentos históricos como parte de un proyecto de construcción de una ‘memoria nacional’. La revista del Instituto fue creada en el mismo año. En ella, fueron investigados los textos que tratan sobre el tema, en especial, en lo que se refiere al trabajo catequético y misionero de los franciscanos en Brasil colonial. En la Revista do IHGB fueron ubicados diversos documentos históricos que destacan la importancia del trabajo de los religiosos de la Orden de San Francisco en la constitución de la identidad nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Analysis of articles that deal with the work of Franciscans in Portuguese America published in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. It is the oldest Brazilian institution dedicated to the research and conservation of historical and cultural documents in Brazil. Created in 1839, with the purpose of collecting and publishing historical documents relevant to the history of Brazil, and encouraging public institutions to preserve historical documents as part of a project to build a ‘national memory’. The Institute's Journal was created in the same year. In it, the articles dealing with the theme were investigated, especially about the catechetical and missionary work of the Franciscans in Colonial Brazil. In the Revista do IHGB, various historical documents were found, which emphasize the importance of the work of the religious of the Order of St. Francis in the constitution of the national identity.
  • A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo ARTIGO ORIGINAL

    Silva, André Luiz Batista da

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo que se apresenta resulta de pesquisa de doutoramento, concluída em 2018, e tem como objetivo expor a análise acerca da educação do campo no contexto das lutas do Movimento Nacional da Educação do Campo. Assim, analisam-se documentos produzidos pelo Movimento Nacional da Educação do Campo desde o Primeiro e Segundo Encontro Nacional das Educadoras e Educadores na Reforma Agrária [ENERA] (1997, 2015) -, depois pelas duas Conferências Nacionais da Educação do Campo [CNEC] (1998, 2004) - e pelos Fóruns Nacionais da Educação do Campo [FONEC] (2010, 2012, 2013-2014, 2015, 2017, 2018, 2019). No que se refere à educação do campo tem-se como fundamento os escritos e pesquisas de Caldart (2010, 2012), Frigotto (2010), Souza (2010, 2016) e Munarim (2008).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo que se presenta resulta de investigación doctoral, concluida en 2018, y tiene como objetivo exponer el análisis acerca de la educación del campo en el contexto de las luchas del Movimiento Nacional de la Educación del Campo. Así, se analizan documentos producidos por el Movimiento Nacional de la Educación del Campo desde el Primer y Segundo Encontro Nacional das Educadoras e Educadores na Reforma Agrária [ENERA] (1997, 2015) -, después por las dos Conferências Nacionais da Educação do Campo [CNEC] (1998, 2004) y los Fóruns Nacionais da Educação do Campo [FONEC] (2010, 2012, 2013-2014, 2015, 2017, 2018, 2019). En lo que se refiere a la Educación del Campo, se tiene como fundamento los escritos y las investigaciones de Caldart (2010, 2012), Frigotto (2010), Souza (2010, 2016) y Munarim (2008).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study is the result of doctoral research, completed in 2018, which aimed to expose the analysis about the Education in the field in the context of struggles of the National Movement of Education in the Field. Thus, we analyzed documents produced by the National Movement of Education in the Field since the First and Second Encontro Nacional das Educadoras e Educadores na Reforma Agrária [ENERA] (1997, 2015) (1997, 2015) -, followed by the two Conferências Nacionais da Educação do Campo [CNEC] (1998, 2004) - and by the Fóruns Nacionais da Educação do Campo [FONEC] (2010, 2012, 2013-2014, 2015, 2017, 2018, 2019). With regard to Education in the field, the writings and researches of Caldart (2010, 2012), Frigotto (2010), Souza (2010, 2016) and Munarim (2008) are the basis of this study.
  • O livro alfabetização... Uma aventura para a criança e sua adoção pelas professoras catarinenses na década de 1980: um estudo sobre esse percurso ARTIGO ORIGINAL

    Thomas, Daiane de Medeiros; Schmidt, Leonete Luzia

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o livro Alfabetização... uma aventura para a criança, escrito em 1981, e analisar como o Estado o fez chegar às professoras alfabetizadoras das escolas públicas catarinenses naquele período. Trata-se de uma pesquisa histórica realizada por meio de análise documental e entrevistas, cujas análises foram fundamentadas na perspectiva materialista histórica dialética. Os resultados apontam que o livro foi escrito para servir de manual para professores alfabetizadores e, com vistas à sua utilização, o Estado realizou cursos de ‘treinamento’, utilizando a metodologia de multiplicadores, para que estes aprendessem o método nele expresso e o colocassem em prática, sendo todo esse processo organizado pela autora do referido livro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este artículo es presentar el libro Alfabetização... uma aventura para a criança (Alfabetización... una aventura para el niño), escrito en 1981, y analizar cómo el Estado lo hizo llegar a las maestras de alfabetización de las escuelas públicas de Santa Catarina-Brasil en aquel período. Se trata de una investigación histórica realizada a través de análisis documental y entrevistas, cuyos análisis se basaron en una perspectiva materialista histórica dialéctica. Los resultados indican que el libro fue escrito para servir como manual para los maestros alfabetizadores y, con miras a su utilización, el Estado realizó cursos de ‘capacitación’, utilizando la metodología de los multiplicadores, para que aprendieran el método expresado en él y lo pusieran en práctica, siendo todo este proceso organizado por la autora del referido libro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article was to present the book Alfabetização... uma aventura para a criança, written in 1981, and to analyze how the state made it available to the literacy teachers of public schools in the State of Santa Catarina at that time. It is a historical research carried out through documentary analysis and interviews, whose analyses were based on a dialectical historical materialist perspective. The results indicate that the book was written to serve as a manual for literacy teachers and, with a view to its use, the State conducted ‘training’ courses, using the methodology of multipliers, so that they would learn the method expressed in it and put it into practice; the whole process was organized by the author of the book.
  • Educação, civilização, entretenimento: o Tivoli - um parque de diversão no Rio de Janeiro do século XIX (1846-1848) ARTIGO ORIGINAL

    Melo, Victor Andrade de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a experiência do Tivoli - as ações dos proprietários e a repercussão de suas iniciativas, com ênfase no que tange aos posicionamentos relativos aos comportamentos públicos, interpretados a partir de uma dupla dimensão: educação para e pelo entretenimento. Trata-se de um dos pioneiros parques de diversão do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1846, ocupou um espaço notável na cidade, uma expressão do conjunto de mudanças que marcou a sociedade fluminense em meados do século XIX. Como fontes, optou-se pelo uso de jornais. O intuito da investigação é lançar um olhar distinto para o cotidiano citadino, reconhecendo a relevância das vivências de diversão. Sugere-se que são significativas as instâncias de educação, interessantes temas de pesquisa histórica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene el objetivo de discutir la experiencia de Tivoli - las acciones de los propietarios y la repercusión de sus iniciativas, con énfasis a lo que se refiere a los posicionamientos relativos a los comportamientos públicos, interpretados desde una doble dimensión: educación para y por el entretenimiento. Se trata de uno de los pioneros parques de diversiones de Rio de Janeiro-Brasil. Inaugurado en 1846, ocupó un espacio notable en la ciudad, una expresión del conjunto de cambios que marcaron la sociedad fluminense a mediados del siglo XIX. Como fuentes, optamos por el uso de periódicos. El propósito de la investigación es tener una mirada diferente al cotidiano de la ciudad, reconociendo la relevancia de las experiencias de diversión. Se sugiere que son significativas las instancias de educación, interesantes temas de investigación histórica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aimed to discuss the experience of Tivoli - the actions of the owners and the repercussions of their initiatives, with emphasis on the positions regarding public behaviour, interpreted from a double dimension: education for and through entertainment. It was one of the pioneers of amusement parks in Rio de Janeiro. Inaugurated in 1846, it occupied a remarkable space in the city, an expression of the set of changes that marked the society of the State of Rio de Janeiro in the 19th century. As sources, we opted for the use of newspapers. The purpose of the investigation is to take a different look at the daily life of the city, recognizing the relevance of the experiences of fun. It is suggested that there are significant instances of education; interesting historical research topics.
  • La escolarización de la educación física: un análisis de cinco imágenes publicadas en la prensa de Barcelona de principios del siglo XX (1910-1913) ARTIGO ORIGINAL

    Flix, Xavier Torrebadella

    Resumo em Português:

    Resumo: A educação massiva da infância e os diferentes regimes de escolarização institucionalizaram disciplinas acadêmicas para uma rápida formação dos cidadãos. Uma destas disciplinas foi a educação física, a qual foi concebida como um dispositivo disciplinar de doutrinação. O objetivo deste trabalho é analisar desde uma perspectiva da Teoria Crítica algumas imagens relacionadas à educação física escolar publicadas na imprensa barcelonesa do início do século XX. Através das imagens visualizamos o avanço da educação física da época e apresentamos a proporção de ‘dispositivos’ (técnicas de saber/poder) que configuraram no imaginário coletivo a ideia de uma disciplina moderna e de progresso necessária para a construção social e nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La educación masiva de la infancia y sus diferentes regímenes de escolarización institucionalizaron disciplinas académicas para una rápida formación de los ciudadanos. Una de estas disciplinas fue la educación física, la cual fue concebida como un dispositivo disciplinar de adoctrinamiento. El objeto de este trabajo es analizar desde una perspectiva de la Teoría Crítica algunas imágenes en torno a la educación física escolar publicadas en la prensa barcelonesa de principios del siglo XX. A través de las imágenes visualizamos el impulso de la educación física de la época y desvelamos la proporción de ‘dispositivos’ (técnicas de saber/poder) que configuraron en el imaginario colectivo la idea de una disciplina moderna y de progreso necesaria para la edificación social y nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Massive childhood education and different schooling regimes have institutionalized academic subjects for the rapid formation of citizens. One of these subjects was physical education, which was conceived as a disciplinary device for indoctrination. The aim of this work was to analyze, from a Critical Theory perspective, some images related to school physical education published in the Barcelonian press of the early 20th century. Through the images, we visualize the advancement of physical education at the time and present the proportion of ‘devices’ (knowledge/power techniques) that shaped in the collective imagination the idea of a modern and necessary subject for social and national construction.
  • O rádio cativo nas escolas radiofônicas: um artefato cultural de ensino para os caboclos ‘ingênuos’ na Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961- 1971) Artigo original

    Maciel, Rogerio Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo analisa os sentidos e significados do rádio cativo para os caboclos ingênuos nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961-1971). Para isso, a metodologia utilizada foi a abordagem da Nova História Cultural. As fontes foram identificadas no Tribunal de Contas da Diocese de Bragança com seus respectivos ‘livros de tombo’, dentre outras. Desse modo, foi diagnosticado que o rádio cativo operava enquanto um objeto de consumo e ensino para alfabetizar e escolarizar os caboclos ingênuos, jovens e adultos. Assim, a partir dos resultados, é fato que o funcionamento do rádio cativo nas escolas radiofônicas está associado a outros artefatos culturais, tais como as antenas, as castanhas, os fios de cobre e os transmissores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza los sentidos y los significados de la radio cautiva para los caboclos ingenuos en las escuelas de radio de la Prelatura de Guamá, en la Amazonía de Pará (1961-1971). Para esto, la metodología utilizada fue el enfoque de Nueva Historia Cultural. Las fuentes fueron identificadas en el Tribunal de Cuentas de la Diócesis de Bragança con sus respectivos ‘libros tombo’, entre otros. De esta manera, se diagnosticó que la radio cautiva funcionaba como un objeto de consumo y enseñanza para enseñar y educar a los ingenuos caboclos, jóvenes y adultos. Por lo tanto, a partir de los resultados, es un hecho que la operación de la radio cautiva en las escuelas de radio está asociada con otros artefactos culturales, como: antenas, castañas, cables de cobre y transmisores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the senses and meanings of captive radio for naive caboclos in radio schools in the Prelature of Guamá, in the Amazon of Pará (1961-1971). For this, the methodology used was the New Cultural History approach. The sources were identified in the Audit Court of the Diocese of Bragança with their respective ‘tombo books’, among others. In this way, it was diagnosed that the captive radio operated as an object of consumption and teaching to teach and educate naive caboclos, young people and adults. Thus, from the results, it is a fact that the operation of captive radio in radio schools is associated with other cultural artifacts, such as: antennas, chestnuts, copper wires and transmitters.
  • ‘Saber é poder’ e o saber do poder: José Veríssimo (1857-1916) entre a ‘marginalização’ e o ‘engajamento’ educativo na Província do Pará (1881-1884) ARTIGO ORIGINAL

    Moraes, Felipe Tavares de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a ‘experiência educativa’ de José Veríssimo associada à ‘marginalização’ e ao ‘engajamento’ político na província do Pará. No contexto de polarização política entre tradição imperial e política científica, ocorreu o concurso para a cadeira de francês do Liceu Paraense (1881) e emergiu a Sociedade Paraense Promotora da Instrução (1883-1884). Considero que a desclassificação no concurso foi uma forma de marginalização das posições profissionais prestigiadas e constatação a respeito da ‘decadência’ das instituições imperiais - conhecendo o ‘saber do poder’ -, permitindo o engajamento na Sociedade - promovendo o ‘saber é poder’ -, ao se apropriar das práticas político-culturais da Geração 1870 de contestação do status quo saquarema no contexto amazônico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza la ‘experiencia educativa’ de José Veríssimo asociada con la ‘marginación’ y el ‘compromiso’ político en la Provincia de Pará. En el contexto de la polarización política entre la tradición imperial y la política científica, tuvo lugar la competencia por la cátedra francesa del Liceo Paraense (1881) y surgió la Sociedad Promotora de la Educación Paraense (1883-1884). Considero que la descalificación en el concurso fue una forma de marginar las prestigiosas posiciones profesionales y descubrir la decadencia de las instituciones imperiales - conocer el ‘conocimiento del poder’ -, permitir la participación en la Sociedad - promover el ‘conocimiento es poder’ -, mientras que apropiarse de las prácticas político-culturales de la Generación 1870 de impugnar el status quo saquarema en el contexto amazónico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes José Veríssimo’s ‘educational experience’ associated with ‘marginalization’ and political ‘engagement’ in the province of Pará, Brazil. In the context of political polarization between imperial tradition and scientific politics, a competitive examination for the French chair at Liceu Paraense was held (1881), and the Instruction-Promoting Society of Pará (1883-1884) was founded. I consider that giving candidates failing scores was a way of marginalizing prestigious professional positions and evidences the ‘decadence’ of imperial institutions - aware of the ‘knowledge of power’ -, allowing engagement in the Society - promoting the idea that ‘knowledge is power’ -, by appropriating the political-cultural practices of the 1870 Generation as to questioning the conservative status quo in the Amazonian context.
  • A edição de literatura infantil em Fortaleza: variações regionais e mediações culturais ARTIGO ORIGINAL

    Leão, Andréa Borges; Sales, Ana Cíntia Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa, na perspectiva da sociologia de Pierre Bourdieu, os processos de edição e circulação de livros infantis na cidade de Fortaleza, situada no nordeste do Brasil. Para tanto, enfoca as práticas de agentes e instituições que atuam na constituição de um espaço editorial relativamente autônomo. Como material empírico, elege as Edições Demócrito Rocha e a Editora Dummar, empresas vinculadas ao Grupo de Comunicação O Povo. A hipótese testada é a de que a singularidade de um espaço regional é paradoxalmente conquistada por meio da heteronomia. Nessa perspectiva, é fundamental a atuação do Estado na produção editorial, desde a classificação dos temas da cultura popular, da tradição e do patrimônio, até a compra de livros e editais destinados ao setor. Esse sistema identifica a promoção da cultura local como um modo de ‘juntar as partes’ da nação literária brasileira. O espaço de edição de livros infantis em Fortaleza constitui-se, desse modo, um subcampo de produção dependente e periférico dentro de um espaço nacional também dependente e periférico com relação aos espaços linguísticos transnacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza, desde la perspectiva de sociología de Pierre Bourdieu, los procesos de edición y circulación de libros infantiles en la ciudad de Fortaleza, ubicada en el noreste de Brasil. La investigación se centra en las prácticas de los agentes e instituciones que actúan para constituir un espacio editorial relativamente autónomo. Con material empírico, elige las ediciones de Demócrito Rocha y Editora Dummar, empresas vinculadas al “Grupo de Comunicação O Povo”. La hipótesis probada es que la singularidad de un espacio regional se conquista paradójicamente a través de la heteronomía. En esta perspectiva, la acción del Estado es fundamental en la producción editorial, desde la clasificación de los temas de cultura popular, tradición y patrimonio hasta la compra de libros y avisos públicos destinados al sector. Este sistema identifica la promoción de la cultura local como una forma de 'unir partes' de la nación literaria brasileña. El espacio para la edición de libros infantiles en Fortaleza se constituyó, por lo tanto, en un subcampo de producción dependiente y periférica dentro de un espacio nacional también dependiente y periféricos con respecto a los espacios lingüísticos transaccionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes, from the perspective of Pierre Bourdieu’s sociology, the processes involving the editing and distribution of children’s books in the city of Fortaleza, located in the Northeast of Brazil. To this end, it focuses on the practices of agents and institutions that work toward establishing a relatively autonomous editorial space. It chose, as empirical material, Edições Demócrito Rocha and Editora Dummar, companies linked to Grupo de Comunicação O Povo. The hypothesis to be tested is that the uniqueness of a regional space is paradoxically achieved through heteronomy. From this perspective, the state’s role in editorial production is fundamental, from the classification of themes encompassing popular culture, tradition and heritage, to the purchase of books, and public notices intended for the sector. This system identifies the promotion of local culture as a means to ‘assemble the pieces’ of the Brazilian literary nation. The space for children’s book editing in Fortaleza thus constitutes a dependent and peripheral subfield of production within a national space, also dependent and peripheral in relation to transnational linguistic spaces.
  • Padre Vitor: um educador negro entre a escravidão e a santidade ARTIGO ORIGINAL

    Fonseca, Marcus Vinícius

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta aspectos relacionados à vida de ‘Padre Vitor’, um indivíduo negro que nasceu livre, em 1827, no sul de Minas Gerais, onde teve destacada atuação como padre e professor. Após a sua morte, em 1905, iniciou-se um movimento de culto a sua imagem dando origem a um processo de canonização. Sua canonização segue avançando e junto com ela vai se afirmando sua imagem como um ex-escravo que atingiu a santidade. Escravidão e santidade são aspectos contraditórios dentro da trajetória de ‘Padre Vitor’. Abordamos essa contradição retratando-o fora da perspectiva representada pela ideia de escravo e santo, ou seja, procuramos recuperar seu processo de formação e atuação tratando-o como um ser humano que agiu a partir das condições e possibilidades inscritas no Brasil, do século XIX.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta aspectos relacionados conla vida del ‘Padre Vitor’, un individuo negro que nació libre en 1827, en el sur de Minas Gerais, donde tuvo un papel destacado como sacerdote y maestro. Después de su muerte, en 1905, comenzó un movimiento de culto a su imagen dando lugar a um proceso de canonización. Su canonización continúa avanzando y junto com ella está afirmando su imagen como um exesclavo que há alcanzado la santidad. La esclavitud y la santidad son aspectos contradictorios dentro de la trayectoria Del ‘Padre Vitor’. Abordamos esta contradicción representando la fuera de la perspectiva representada por la idea de esclavo y santo, es decir, buscamos recuperar su proceso de formación y acción, tratándolo como un ser humano que actuó dentro de las condiciones y posibilidades inscritas en Brasil, de El siglo diecinueve.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents aspects related to the life of ‘Padre Vitor’, a black individual who was born free in 1827, in the south of Minas Gerais, where he had a distinguished role as priest and teacher. After his death, in 1905, began a movement of cult to his image giving rise to a process of canonization. His canonization continues to advance and along with it is affirming his image as an ex-slave who has attained holiness. Slavery and holiness are contradictory aspects within the trajectory of ‘Padre Vitor’. We approach this contradiction by portraying it outside the perspective represented by the idea of slave and saint, that is, we seek to recover its process of formation and action treating it as a human being who acted from the conditions and possibilities inscribed in Brazil, of the nineteenth century.
  • ‘El espíritu del pueblo’:estéticas, maestros y folklore en Argentina de 1920s ARTÍCULO ORIGINAL

    Southwell, Myriam

    Resumo em Português:

    Resumo: A década de 1920 foi extremamente rica em termos de processos e problemas de relevância singular e também foi uma década prolífica em termos de debates e geração de novas propostas. O clima social do pós-guerra colocou em crise os preceitos mais racionalistas que o liberalismo do século XIX havia instalado e levou à inclusão de formas de conhecimento ligadas ao espiritual e à sensibilidade, além da preeminência da razão. Para explorar algumas das prioridades educacionais, nos deteremos na análise da Pesquisa Nacional de Folclore ou Pesquisa de Ensino, realizada em 1921 e cujos resultados foram reunidos na ‘Colección de Folklore’. Foi uma iniciativa para a qual os professores das escolas nacionais de todo o país foram contratados para coletar os elementos folclóricos que encontravam em sua jurisdição: crenças e costumes, narrativas e ditados, arte e ciência popular para aprender e prescrever ‘O espírito do povo’.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La década de 1920 fue sumamente rica en lo que respecta a procesos y problemas de singular relevancia y fue además una década prolífica en lo que a debates y generación de nuevas propuestas se refiere. El clima social del la post-guerra ponía en crisis los preceptos más racionalistas que había instalado el liberalismo decimonónico y propiciaba la inclusión de formas de conocimiento ligadas a la espiritual y sensibilidad, más allá de la preeminencia de la razón. Para explorar algunas de las prioridades educativas nos detendremos en el análisis de la Encuesta Nacional de Folklore o Encuesta del Magisterio que se llevó a cabo en 1921 y cuyos resultados fueron reunidos en la ‘Colección de Folklore’. Se trató de una iniciativa en la que se encargó a los maestros de las escuelas nacionales de todo el país la recolección de los elementos folklóricos que encontraran en su jurisdicción: creencias y costumbres, narraciones y refranes, arte y ciencia popular para conocer y prescribir sobre ‘el espíritu del pueblo’.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The 1920 decade was extremely rich in terms of processes and problems of singular relevance and was also a prolific decade in terms of debates and generation of new proposals. The social climate of the post-war period put into crisis the most rationalist precepts installed by nineteenth-century liberalism and favored the inclusion of forms of knowledge linked to the spiritual and sensitivity, beyond the pre-eminence of reason. To explore some of the educational priorities, we will focus on the National Survey of Folklore carried out in 1921 and whose results were gathered in the ‘Colección de Folklore’. It was an initiative in which teachers from schools throughout the country were instructed to collect the folkloric elements they found in their communities: beliefs and customs, narrations and legends, popular art and science to know and prescribe about ‘the spirit of the people’.
  • A educação sexual no confessionário: mediação da ciência pelos católicos nos impressos Lar Católico e Família Cristã (década de 1950) ARTIGO ORIGINAL

    Carvalho, Carolina da Costa de; Kodama, Kaori

    Resumo em Português:

    Resumo: A proposta do artigo é analisar os discursos católicos sobre educação sexual durante a década de 1950 a partir de seções de correspondência com leitores publicados nos impressos Lar Católico e Família Cristã. Consideramos que tais seções, escritas e mantidas por Maria Madalena Ribeiro de Oliveira e Padre Videns, respectivamente, eram espaços privilegiados de mediação e evangelização dos leigos. Os anos 1950 são um período marcado por transformações institucionais significativas na Igreja Católica, em particular por maior aproximação junto aos discursos científicos e a evangelização através do apostolado laico. Dentre os preceitos da ‘boa educação sexual’ estava a recomendação da prática da leitura, que servia de guia tanto para incorporar os preceitos científicos considerados válidos quanto para reafirmar o valor da moral e preservar as diferenças sexuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El propósito del artículo es analizar los discursos católicos sobre educación sexual durante la década de 1950 a partir de secciones de correspondencia con lectores en los impresos de Lar Católico y Família Cristã. Consideramos que estas secciones, escritas y mantenidas por María Madalena Ribeiro de Oliveira y el Padre Videns, respectivamente, fueron espacios privilegiados para la mediación laica y la evangelización. Los años 1950 se caracterizan por cambios institucionales significativos en la Iglesia Católica, en particular por un enfoque más cercano a los discursos científicos y la preocupación por el apostolado laico. Entre las recomendaciones para una ‘buena educación sexual’ estaba la recomendación de practicar la lectura, que sirvió de guía tanto para incorporar preceptos científicos considerados válidos como para reafirmar el valor de la moral y preservar las diferencias sexuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of the article is to analyze Catholic discourses on sex education during the 1950s from readers’ letters sections with readers in the journals Lar Católico and Família Cristã. We consider that these sections, written and kept by Maria Madalena Ribeiro de Oliveira and Father Videns, respectively, were privileged spaces for lay mediation and evangelization. The 1950s are a period marked by significant institutional transformations in the Catholic church, specially by a closer approach to scientific discourses and the growing evangelization through the lay apostolate. Among the prescriptions for ‘good sex education’ was the recommendation of the practice of reading, which served as a guide not only to incorporate the scientific precepts considered valid but also to reaffirm the value of morals and preserve sexual differences.
  • Atuação do Movimento Estudantil da Universidade Federal de Alagoas no processo de redemocratização do Brasil ARTIGO ORIGINAL

    Costa, Regina Couto da; Costa, Laís de Miranda Crispim

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a atuação do Movimento Estudantil (ME) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ao final da década de 1970, início do processo de redemocratização do Brasil, sob a ótica de Pierre Bourdieu. Foram utilizados como fontes os depoimentos orais de estudantes do curso de graduação em enfermagem que participaram do ME/UFAL naquele período e a produção bibliográfica sobre a história do ME no Brasil e em Alagoas. Para análise dos dados utilizou-se o método histórico, triangulando uma discussão entre as fontes orais e escritas e com o referencial teórico adotado. Com isso, denotou-se que o ME organizado pela UFAL, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), teve relevante atuação na reconstrução do ME dentro e fora do campo da educação, bem como no cenário nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza el desempeño del Movimiento Estudiantil (ME) de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) a fines de la década de 1970, comenzando el proceso de redemocratización de Brasil, desde la perspectiva de Pierre Bourdieu. Los testimonios orales de los estudiantes de posgrado de enfermería que participarán en UFAL ME durante este período y la producción bibliográfica sobre la Historia de ME en Brasil y Alagoas se utilizarán como fuentes. Para el análisis de datos usamos el método histórico, triangulando una discusión entre fuentes orales y escritas y el marco teórico adoptado. Por lo tanto, se puede ver que el ME organizado por UFAL, a través de la Dirección Central de Estudiantes (DCE), jugó un papel relevante en la reconstrucción del ME dentro y fuera del campo de la educación, así como en el escenario nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the performance of the Student Movement (SM) of the Federal University of Alagoas (FUAL) in the late 1970s, beginning of the process of redemocratization of Brazil, from the perspective of Pierre Bourdieu. The following were used asoral statements from undergraduate Nursing students who participated in the FUAL SM during this period and the bibliographic production on the history of SM in Brazil and Alagoas. For data analysis we used the historical method, triangulating a discussion between oral and written sources and the adopted theoretical framework. With this, it was noted that the FUAL organized SM, through the Central Student Directory (CSD), had a relevant role in the reconstruction of the SM inside and outside the field of education, as well as in the national scenario.
  • Retrato de un joven pintor: Pepe Zúñiga y la generación rebelde dela ciudad de México RESEÑAS Y CRÍTICA DE LIBROS

    Aceves, María Teresa Fernández
  • Sobre o autoritarismo brasileiro RESENHA

    Enzweiler, Deise Andreia; Caregnato, Lucas
  • Configurações, sujeitos e apropriações: notas sobre o livro Movimento internacional da educação nova RESENHA

    Philippi, Carolina Cechella
  • Questões metodológicas em manualística DOSSIÊ

    Badanelli, Ana; Cigales, Marcelo
  • Propuesta metodológica multimodal e interdisciplinar en investigación manualística DOSSIÊ

    Mahamud-Ângulo, Kira

    Resumo em Português:

    Resumo: O primeiro objetivo deste artigo é prosseguir no desenvolvimento de questões metodológicas relacionadas com a pesquisa manualística, construindo a partir da base de trabalhos teóricos e empíricos anteriores. Esse propósito conduz ao segundo objetivo: ressaltar a relevância e necessidade de estudar a fundo, desde uma perspectiva teórica e crítica, os aspectos metodológicos da análise de livros de texto. Por fim, o terceiro objetivo é apresentar uma proposta metodológica multimodal e interdisciplinar que permita obter informações sobre o manual escolar como fonte documental historiográfica, social e política, de maneira rigorosa. Enfatiza-se a importância de diferenciar o livro de texto como documento singular multicontextualizado, por um lado, e o objeto de estudo dentro do manual, por outro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El primer objetivo del trabajo es continuar avanzando en cuestiones metodológicas relacionadas con la investigación manualística, construyendo sobre la base de trabajos teóricos y empíricos anteriores. Este propósito conduce hacia el segundo objetivo: resaltar la relevancia y necesidad de estudiar a fondo, desde una perspectiva teórica y crítica, los aspectos metodológicos de análisis de los libros de texto. El tercero es presentar una propuesta metodológica multimodal e interdisciplinar que permite obtener información sobre el manual escolar como fuente documental historiográfica, social y política, de manera rigurosa. Se enfatiza la importancia de diferenciar el libro de texto como documento singular multicontextualizado, por una parte, y el objeto de estudio dentro del manual, por otra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The first objective of the work is to continue advancing on methodological issues related to textbook research, building on the basis of previous theoretical and empirical works. This purpose leads to the second objective: to highlight the relevance and need to study thoroughly, from a theoretical and critical perspective, the methodological aspects of textbook analysis. The third is to present a multimodal and interdisciplinary methodological proposal that allows obtaining information about the school manual as a historiographic, social and political documentary source, in a rigorous manner. The importance of differentiating the textbook as a singular multicontextualized document, on the one hand, and the object of study with in the manual, on the other, is emphasized.
  • Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica DOSSIÊ

    Meucci, Simone

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo propõe uma abordagem dos livros didáticos inspirando-se nos pressupostos da sociologia configuracional e nas questões da sociologia do conhecimento. A abordagem se aplica a pesquisas sobre disciplinas escolares que tomam como unidade empírica um conjunto limitado de livros. Primeiro, apresentamos a definição das operações necessárias à constituição de um campo de conhecimento - identificáveis nos livros didáticos - que denominamos de sistematização, institucionalização e rotinização. Em seguida, identificamos níveis de análise para delinear a configuração da qual os livros são produtos e produtores: articulação entre agências e agentes produtores e consumidores dos livros; processos de formalização de conteúdo; dinâmicas de estabilização e significação do conhecimento. Esperamos, ao final, confirmar o valor heurístico dos livros didáticos para compreender aspectos decisivos da vida intelectual de uma sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo propone un enfoque para libros de texto. Se inspira em la sociologia configuracional y em cuestiones de la sociologia Del conocimiento. El enfoque se limita a investigaciones de consolidación de disciplinas em El medio escolar y toman como unidad empírica conjuntos de libros didácticos publicados en determinados períodos. La presentación del enfoque exigió definición de operaciones necesarias para constitución de un campo de conocimiento y que llamamos sistematización, institucionalización y rotinización. A continuación, identificamos niveles de análisis para delinear la configuración de lacuallos libros son productos y productores: articulación entre agencias y agentes productores, formalización de contenidos y estabilización y significación del conocimiento. Con este enfoque esperamos confirmar el valor de los libros didácticos para comprender aspectos de la vida intelectual de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an approach to textbook analysis inspired on the configurational sociology and also the sociology of knowledge. Such approach is limited to an investigative inquiry about consolidation of school subjects and to an empirical series of textbooks. Its presentation required, firstly, the definition of different procedures to understand the establishment and development of school subjects that we have thus named systematization, institutionalization and routinization. Next, we have identified levels of analysis to delineate a series of books that are simultaneously products and producers: a) processes of articulation between the agents of production and circulation, b) formalization of contents, c) temporality and significance of knowledge. With this measure we hope to confirm the heuristic value of textbooks to comprehend an important dimension of the intellectual life in society.
  • Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacional DOSSIÊ

    Cigales, Marcelo; Oliveira, Amurabi

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta uma metodologia de análise de manuais escolares sob uma perspectiva relacional, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Primeiramente, discutimos as diferentes nomenclaturas sobre o manual escolar, abordando o desenvolvimento do campo de pesquisa denominado manualística, para então destacarmos três elementos metodológicos: a) os manuais escolares respondem a exigências externas, pois são produtos pedagógicos projetados por diferentes agentes do campo educacional que possuem distintas representações do mundo social; b) possuem uma lógica interna, pois fazem parte da cultura escolar para onde são direcionados, recepcionados e ressignificados; e, c) exigem para sua análise uma pluralidade de métodos, sendo a análise de conteúdo e documental insuficientes para a compreensão sociológica desse objeto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo presenta una metodología de análisis de manuales escolares desde una perspectiva relacional, a partir de La sociología de Pierre Bourdieu. En primer lugar, discutimos las diferentes nomenclaturas sobre el manual escolar, abordando El desarrollo del campo de investigación denominado manualística, para luego destacar tres elementos metodológicos: a) los manuales escolares responden a exigencias externas, pues son productos pedagógicos proyectados por diferentes agentes del campo educativo que tienen distintas representaciones del mundo social; b) pose en una lógica interna, pues forman parte de la cultura escolar hacia donde son dirigidos, recepcionados y resignificados; y, c) exigen para su análisis una pluralidad de métodos, siendo El análisis de contenido y documental insuficientes para La comprensión sociológica de ese objeto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article presents a methodology for analyzing text books from a relational perspective, based on the sociology of Pierre Bourdieu. Firstly, we discuss the different nomenclatures about the school text books, addressing the development of the field of research called manualística, and then we high light three methodological elements: a) school text books respond to external demands, since they are pedagogical products designed by different agents of the educational field that have different representations of the social world; b) have an internal logic, since they are part of the school culture to which they are directed, received and resignified; and c) require for their analysis a plurality of methods, content and documentary analysis being insufficient for the sociological understanding of this object.
  • Aportes de la antropología visual al análisis de lecturas sobre pueblos indígenas. O de cómo disminuir los riesgos de un estudio ‘insular’ de los textos escolares DOSSIÊ

    Artieda, Teresa Laura

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo exponho uma metodologia de análise de leituras acerca de indígenas nos livros escolares da Argentina (1885-1940). Argumento sobre a importância de reconstituir o contexto sócio histórico da produção, além de descrever os procedimentos metodológicos e explicar o caráter multidisciplinar desta investigação. Apresento as contribuições da história e da antropologia e aprofundo na antropologia visual. Estudos sobre a fotografia etnográfica do final do século XIX e princípios do século XX, facilitam os significados interpretativos dos retratos sobre indígenas reproduzidos nos livros escolares. O recurso à antropologia visual foi um dos caminhos mais produtivos para compreender esses livros como peças de um universo social maior no qual fazem sentido.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el artículo expongo una metodología de análisis de lecturas sobre indígenas en libros escolares de Argentina (1885-1940). En el trabajo argumento acerca de la importancia de reconstruir el contexto sociohistórico de producción, describo procedimientos metodológicos y explico el carácter multidisciplinar de la investigación emprendida. Expongo aportes de la historia y de la antropología, y profundizo en la antropología visual. Estudios sobre la fotografía etnográfica de fines del siglo XIX y principios del XX, facilitan claves interpretativas de los retratos sobre indígenas reproducidos en los libros escolares. El recurso a la antropología visual fue uno de los caminos más fructíferos para comprender esos libros como piezas de un universo social mayor en el cual cobran sentido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents a methodology for the analysis of readings on indigenous peoples in schoolbooks in Argentina (1885-1940). In this paper, I argue about the importance of re-constructing the socio-historic context of text production, I describe methodological procedures and I explain the multidisciplinary nature of the research undertaken. I present contributions of history and anthropology and delve into visual anthropology as the studies on ethnographic photography of the late 19th century and early 20th century provide interpretative clues for the pictures of indigenous people reproduced in textbooks. Visual anthropology resources have proved to be one of the most fruitful ways of understanding textbooks as parts of a wider social universe, in which they make sense.
  • Las imágenes y sus interpretaciones en los textos escolares españoles. Una propuesta metodológica DOSSIÊ

    Badanelli, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Os historiadores da educação estão se voltando cada vez mais para o estudo das instituições escolares, sendo os livros escolares, fontes históricas relevantes nessa questão ao se constituírem como dispositivos textuais e iconográficos. Assim, a comunidade de pesquisadores se utiliza tanto dos conteúdos dos livros como das imagens, como fonte para conhecer o passado históricos dos processos educativos. Tendo isso em questão, neste trabalho busca-se propor uma metodologia de análise que leve em conta os modos de interrelação entre a expressão, formas de representação e o conteúdo dos textos escolares editados na Espanha entre a metade do século XX e início do século XXI, destinados a transmitir conteúdos, valores, ideologias e crenças.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los historiadores de la educación están prestando cada vez más atención al interior de las instituciones educativas. Pues bien, una de las fuentes históricas más importantes de que disponemos para abordar esa tarea es la constituida por el conjunto de los libros utilizados en las instituciones educativas, un dispositivo escolar textual e icónico. A este interés suscitado entre la comunidad de historiadores se une una tendencia que incluye, en los trabajos historiográficos las imágenes como fuente de estudio. Es en este marco donde se inserta este trabajo que tiene como objetivo plantear una metodología de análisis que tenga en cuenta los modos de interrelación entre la expresión y las formas de representación y el contenido en los textos escolares editados en España desde mediados del siglo XX y principios del siglo XXI para transmitir contenidos, valores, ideologías y creencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Historians of education are paying more and more attention within educational institutions. Well, one of the most important historical sources that we have to deal with this task is that constituted by all the books used in educational institutions, a textual and iconic school device. To this interest aroused among the community of historians joins a tendency that includes in the historiographical works the images as a source of study. It is in this framework that this work is inserted, which aims to propose an analysis methodology that takes into account the ways of interrelation between expression and forms of representation and content in textbooks published in Spain since the mid-twentieth century and Early 21st century to convey content, values, ideologies and beliefs.
  • Processos de emancipação e educação na América: história, política e cultura(séculos XIX e XX) DOSSIÊ

    Pasche, Aline de Morais Limeira; Cury, Claudia Engler
  • Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828) DOSSIÊ

    Paula, Dalvit Greiner de; de Faria, Luciano Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: Partindo da Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, apresentamos nossa compreensão sobre o pensamento ilustrado no Brasil, da Inconfidência Mineira (1789) ao Primeiro Reinado (1822-1840), e suas implicações com a educação. Nessa fonte documental, analisada sob o referencial teórico da história dos conceitos e de seus usos, de Reinhart Koselleck, percebemos as influências do iluminismo europeu no repertório de nossa elite política. Consideramos, parcialmente, que o projeto inconfidente manteve sua continuidade no discurso e nas ações de Vasconcelos demonstrando que a escola pensada no Império também significou uma centralização conservadora.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: A partir de la Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, presentamos nuestra comprensión del pensamiento ilustrado en Brasil, desde la Inconfidencia Minera (1789) hasta el Primer Reinado (1822-1840), y sus implicaciones con la educación. En esta fuente documental, analizada bajo el marco teórico de la historia de los conceptos y sus usos, de Reinhart Koselleck, percibimos las influencias de la Ilustración Europea en el repertorio de nuestra élite política. Consideramos, en parte, que el proyecto inconfidente mantuvo su continuidad en el discurso y las acciones de Vasconcelos, demostrando que el pensamiento escolar en el Imperio también significaba una centralización conservadora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais, henceforth referred to as the Letter to the Gentlemen Voters of Minas Gerais Province, written in 1828 by Bernardo Vasconcelos, we present our understanding of the illustrated thinking in Brazil, from the Inconfidência Mineira (a conspiratory, separatist movement that took place in the state of Minas Gerais, Brazil) (1789) to the First Reign (1822-1840), and its implications for education. In this documental source, whose analysis relies on the theoretical framework of the history of concepts and their uses, by Reinhart Koselleck, we perceive the influences of the European Enlightenment on the repertoire of our political elite. We consider, in part, that the conspiratory project was carried on in Vasconcelos’s discourse and actions, showing that the school designed in the Empire also meant a conservative centralization.
  • Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX: nações estrangeiras na vitrine DOSSIÊ

    Lages, Rita Cristina Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre experiências de países estrangeiros, considerados avançados no campo da educação, que serviram como parâmetros para os dirigentes políticos na elaboração de propostas para o ensino público da província de Minas Gerais, no período compreendido entre a Independência, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889. Dentre os vários projetos que convergiriam para a formação do Estado nacional, aqueles pertinentes à educação pública se evidenciaram como um dos principais investimentos. A principal base empírica deste trabalho são as análises dos Relatórios de Presidentes de província do Estado de Minas Gerais, produzidos ao longo do século XIX. No domínio das proposições teórico-metodológicas para abordagem dos exemplos referenciados, considera-se que a ‘circulação’ de conhecimentos - promovida tanto pela mobilidade de sujeitos em diferentes espaços culturais quanto pelo recurso da circulação de impressos de um modo geral - proporcionou condições que possibilitaram a apropriação das expertises estrangeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar resultados de una investigación sobre experiencias de países extranjeros, considerados avanzados en el campo de la educación, que sirvieron como parámetros para los líderes políticos en la elaboración de propuestas para la educación pública en la Provincia de Minas Gerais en el período comprendido entre la Independencia, en 1822, y la Proclamación de la República, en 1889. Entre los diversos proyectos que convergerían para la formación del Estado Nacional, los pertinentes a la educación pública se destacaron como una de las principales inversiones. La base empírica principal de este trabajoesel análisis de los Relatórios de Presidentes da Provinciadel Estado de Minas Gerais, producidos a lo largo delsiglo XIX. Enel dominio de las proposiciones teórico-metodológicas para abordar los ejemplos referenciados se considera que la ‘circulación’ Del conocimiento, promovida tanto por lamovilidad de los sujetos en diferentes espacios culturales como por el uso de la circulación de material impreso en general, produjo las condiciones para la apropiación de las experiências extranjeras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims at presenting the results of a research on the supposedly successful experiences of foreign countries which served as guidelines for both political and educational leaders as they elaborated the public education proposal for the province of Minas Gerais in the time comprised between the Independence (1822) and the Proclamation of the Republic (1889). Among the various projects which contributed to the formation of the Brazilian state, those pertaining to education seemed to have gotten bigger investments. The main empirical and methodological foundations of this study were the analyses of the records of the province’s presidents. As to the theoretical-methodological propositions employed in approaching the examples, we consider that the ‘circulation’ of knowledge - promoted by the mobility of individuals as well as by the circulation of printed materials - brought about the conditions which enabled the appropriation of the so-called foreign expertise.
  • Abordagens em livros didáticos de História do Brasil sobre a presença brasileira no Cone Sul Latino-Americano, no século XIX DOSSIÊ

    Salles, André Mendes; Batista, José

    Resumo em Português:

    Resumo: Constituiu objetivo da pesquisa em identificar e caracterizar abordagens em livros didáticos de História do Brasil em relação à presença brasileira na região platina, na segunda metade do século XIX. Foi selecionado um total de 13 livros didáticos de diferentes temporalidades, compreendendo o período de 1886 a 1999. A seleção dos livros observou critérios como possuir inúmeras edições, ter sido adotado por escolas das redes de ensino da educação básica e o lugar socioinstitucional dos autores. A análise das fontes se fez por meio da técnica da análise de conteúdo. Caracterizamos três conjuntos de autores com concepções diversas. Apesar disso, foram observadas permanências nas narrativas dos livros analisados, como a do Império brasileiro como garantidor da independência do Uruguai.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de la investigación fue identificar y caracterizar enfoques en los libros de texto de Historia del Brasil en relación con la presencia brasileña en la región del plata, en la segunda mitad del siglo XIX. Se seleccionó un total de 13 libros de texto de diferentes períodos, comprendido entre 1886 y 1999. Se observó criterios tales como tener numerosas ediciones, haber sido adoptados por escuelas de educación básica y el lugar socioinstitucional de los autores. El análisis de las fuentes se realizó a través de la técnica de análisis de contenido. Pudimos caracterizar 3 conjuntos de autores con diferentes concepciones. Sin embargo, se observaron permanencias en las narrativas de los libros analizados, como la del Imperio brasileño como protector de la independencia de Uruguay.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This search aimed at identifying and characterize the Brazilian History textbooks regarding the Brazilian presence in the platinum region, in the second half of the nineteenth century. Thirteen textbooks from different temporalities were selected, which comprehend a period from 1886 to 1999. The books selection observed some the criteria, such as having several editions, their adoption by elementary school networks, and the social-institutional position of the authors. The source analysis was done by the content analysis technique. Three groups of authors were characterized, with different concepts. Furthermore, some permanencies on the narratives of the analyzed textbooks were observed, such as the Brazilian Imperium guaranteeing the independency of Uruguay.
  • Educação e trabalho; raça e classe no pensamento de um intelectual negro: Manuel Querino - Bahia (1870-1920) DOSSIÊ

    Leal, Maria das Graças de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: Na perspectiva da história social da educação, tomando as trajetórias de intelectuais e educadores negros como percurso metodológico, discuto os temas da educação e do trabalho presentes na obra do intelectual e educador afro-baiano Manuel Querino (1851-1923). Os seus livros As artes na Bahia e artistas bahianos, publicados em 1909, e outros acervos documentais são utilizados como fontes deste estudo, a partir dos quais apresento e relaciono, de forma diacrônica, as suas reflexões sobre os des-caminhos de escolarização adotados pelos poderes públicos para as classes populares, nos contextos das duas últimas décadas da monarquia escravista e do pós-abolição, que resultaram na exclusão de talentos negros e mestiços dos meios escolares e produtivos, cujos reflexos alcançam o tempo presente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Desde la perspectiva de la historia social de la educación, tomando las trayectorias de los intelectuales y educadores negros como un camino metodológico, discuto los temas de la educación y el trabajo presentes en el trabajo del intelectual y educador afro bahiano Manuel Querino (1851-1923). Sus libros As artes na Bahia e artistas bahianos, publicados en 1909, y otras colecciones documentales se utilizan como fuentes de este estudio, del cual presento y enumero, de manera diacrónica, sus reflexiones sobre los caminos escolares adoptados por poderes públicos para las clases populares, en el contexto de las últimas dos décadas de la esclavitud y la monarquía y posterior abolición, lo que resultó en la exclusión de los talentos negros y mestizos de la escuela y los medios productivos, cuyos reflejos alcanzan el tiempo presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: From the perspective of the social history of education, taking the trajectories of black intellectuals and educators as a methodological path, I discuss the themes of education and work present in the work of the Afro-Bahian intellectual and educator Manuel Querino (1851-1923). His books As artes na Bahia and artistas bahianos, published in 1909, and other documentary collections are used as sources, from which I present and list, in a diachronic manner, his reflections on the detours to schooling adopted by public powers for the popular classes, in the contexts of the last two decades of the slave monarchy and post-abolition, which resulted in the exclusion of Black and mixed-race talents from productive and school environments, with repercussions reaching the present day
  • Los dilemas en la formación ciudadana. Entre la instrucción cívica y la instrucción militar en los procesos de emancipación política en el siglo XIX en el Uruguay DOSIER

    Romano, Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: A historiografia da educação uruguaia não tem se ocupado das contradições acontecidas durante o processo de constituição do bacharelado que foi ministrado na Universidad de la República durante todo o século XIX. Resulta curiosa a ausência de qualquer menção sobre a instrução militar incluída no programa de ensino secundário em 1887, no momento que se consolidava o currículo do bacharelado em Ciências e Artes e, paradoxalmente, quando o ciclo militarista chegava a sua fase final. O objetivo deste artigo é analisar os argumentos que justificam a inclusão tão tardia da instrução militar na formação universitária e na formação normalista por meio de um trabalho que combina os arquivos institucionais e os arquivos pessoais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La historiografía de la educación en el Uruguay no ha reparado en las contradicciones en el proceso de constitución del bachillerato que se dictaba en la Universidad de la República durante todo el siglo XIX. Es llamativa la falta de mención de la instrucción militar que se incluyó en el programa de enseñanza secundaria en 1887, en el momento en que se consolida el curriculum del bachillerato en Ciencias y Artes y paradojalmente cuando el ciclo militarista se encontraba ya en la fase de retirada. El objetivo de esta ponencia es analizar los argumentos que justifican esta inclusión tan tardía de la instrucción militar en la formación universitaria y la formación normalista, a partir del trabajo que combina los archivos institucionales y los archivos personales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The historiography of education in Uruguay has not taken the importance of the contradictions in the process of constitution of the baccalaureate that was taught at the Universidad de la República in the 19th century. The lack of mention of military instruction that was included in the secondary education program in 1887 is outstanding in a time time when the Baccalaureate curriculum in Sciences and Arts was consolidated. Paradoxically the militaristic cycle was already in the final phase. The objective of this article is to analyze the arguments that justify this late inclusion of military training in university and teachers formation, based on a research that combines institutional and personal documentations.
  • La Gazeta de Caracas en el albor del movimiento independentista: análisis de las noticias educativas publicadas en el diario decano de la prensa venezolana DOSIER

    Farrero, Jordi Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto estuda o início do movimento de independência da Venezuela, desde a criação de seu próprio governo (Junta Suprema de Caracas) até a proclamação da Primeira República, da Gazeta de Caracas (1808-1822) como o principal canal da nova ideologia política. Todas as edições do primeiro jornal de Caracas, que coincidem com a instalação das primeiras impressoras (Pedro Grases), foram reunidas para destacar as instituições educacionais mais relevantes (escolas de ensino fundamental, Universidad de Caracas, Escuela Náutica de La Guaira) e, ao mesmo tempo, o pensamento pedagógico de uma geração de intelectuais dedicados à causa da liberdade no início do século XIX.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente texto estudiael comienzo del movimiento independista venezolano, desde la creación de un gobierno propio (Junta Suprema de Caracas) hasta la proclamación de la I República, a partir de la Gazeta de Caracas (1808-1822) como canal principal del nuevo ideario político. Han sido cotejadas todas las ediciones del primer diario caraqueño, que coincide con la instalación de las primeras imprentas (Pedro Grases), para poner de manifiesto las instituciones educativas más relevantes (escuelas de primeras letras, Universidad de Caracas, Escuela Náutica de La Guaira) y, al mismo tiempo, el pensamiento pedagógico de unageneración de intelectuales entregada a la causa de la libertad a principios del siglo XIX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text studies the beginning of the Venezuelan independence movement, from the creation of its own government (Junta Suprema de Caracas) to the proclamation of the First Republic, from the Gazeta de Caracas (1808-1822) as the main channel of the new ideology political. All the editions of the first Caracas newspaper, which coincides with the installation of the first printing presses (Pedro Grases), have been collated to highlight the most relevant educational institutions (elementary schools, Universidad de Caracas, Escuela Náutica de La Guaira) and, at the same time, the pedagogical thought of a generation of intellectuals dedicated to the cause of freedom in the early nineteenth century.
  • ‘Pela iluminação do passado’: livros e educação no contexto do Cinquentenário da Independência (capital brasileira, década 1870) DOSSIÊ

    Silva, Edgleide de Oliveira Clemente da; Santos, Aline Machado dos; Nascimento, Fátima Aparecida do; Pasche, Aline de Morais Limeira

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste estudo pensamos formas de abordar a emancipação política do país. Interrogamos alguns ‘restos’, lugares de memórias: os livros, responsáveis pela intervenção, educação, constituição e legitimação de determinadas representações acerca da Independência. Tratam-se de: Ideias por coordenar a respeito da emancipação de Maria Durocher (1871a) e A independencia e o Imperio do Brazil de Alexandre Moraes (1877). Concluímos a análise entendendo os objetivos distintos de cada obra e suas semelhanças, como o fato de relacionarem a incompatibilidade da independência com a escravidão. No aspecto educacional, Durocher defendia a educação formal, enquanto Mello Moraes uma narrativa verdadeira baseada em fatos e documentos, que se constituiria a história para formação da juventude.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este estudio pensamos en formas de abordar la emancipación política del país. Cuestionamos algunos ‘restos’, lugares de recuerdos: los libros, responsables de la intervención, educación, constitución y legitimación de ciertas representaciones sobre la Independencia. Estas son: Ideias por coordenar a respeito da emancipação de Maria Durocher (1871a) y A independencia e o Imperio do Brazil de Alexandre Moraes (1877). Concluimos el análisis comprendiendo los distintos objetivos de cada trabajo y sus similitudes, como el hecho de que relacionan la incompatibilidad de la independencia con la esclavitud. En el aspecto educativo, Durocher defendió la educación formal, mientras que Mello Moares era una verdadera narrativa basada en hechos y documentos, que constituiría la historia para la formación de la juventud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this study, we thought about ways to approach the country's political emancipation. We questioned some ‘remains’, places of memories: the books, responsible for the intervention, education, constitution and legitimation of certain representations about Independence. These are: Ideias por coordenar a respeito da emancipação by Maria Durocher (1871a) and A independencia e o Imperio do Brazil by Alexandre Moraes (1877). We concluded the analysis by understanding the distinct objectives of each work and their similarities, such as the fact that they relate the incompatibility between independence and slavery. In the educational aspect, Durocher defended formal education while Mello Moraes was a true narrative based on facts and documents, which would constitute the history for the formation of youth.
  • Educação e brasilidade: a política de nacionalização getulista no contexto escolar em Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943) DOSSIÊ

    Weizenmann, Tiago

    Resumo em Português:

    Resumo: Durante o Estado Novo (1937-1945), a política de nacionalização tornou-se uma das principais estratégias governamentais para a promoção de uma cultura cívico-patriótica no Brasil, direcionada, sobretudo, às regiões marcadas pela presença de grupos étnicos europeus e seus descendentes, a exemplo dos teuto-brasileiros no Rio Grande do Sul. Assim, o artigo analisa elementos que correspondem aos ímpetos nacionalizadores em uma escola do município de Lajeado/RS, entre 1939 e 1943, valendo-se de fontes documentais como atas, correspondências oficiais e preleções redigidas para horas cívicas, que permitem compreender, no âmbito escolar, traços do imaginário social, relacionados à nacionalidade brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Durante el ‘Estado Novo’ (1937-1945), la política de nacionalización se convirtió en una de las principales estrategias gubernamentales para la promoción de una cultura cívica y patriótica en Brasil, direccionada, sobretodo, a las regiones marcadas por la presencia de grupos étnicos europeos y sus descendientes, a ejemplo de los teuto-brasileños en Rio Grande do Sul. Este artículo analiza elementos que corresponden a los impulsos nacionalizadores en una escuela del municipio de Lajeado/RS, entre 1939 y 1943, utilizando fuentes documentales como actas, correspondencias oficiales y conferencias redactadas para horas cívicas, que permiten comprender, en el ámbito escolar, trazos del imaginario social relacionados a la nacionalidad brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: During the Brazilian New State (1937-1945), the nationalization policy became one of the main governmental strategies for the promotion of a civic-patriotic culture in Brazil, directed mainly to regions marked by the presence of European ethnic groups and their descendants, as the Teuto-Brazilians in Rio Grande do Sul. Thus, the article analyzes elements that correspond to nationalizing impulses in a school in the municipality of Lajeado/RS, between 1939 and 1943, using documentary sources such as minutes, official correspondence and lectures written for civic moments, which make it possible to understand, at the school level, features of the social imaginary, related to Brazilian nationality.
  • Historias da nossa terra: sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso DOSSIÊ

    Silva, Márcia Cabral da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta um recorte de um estudo sobre livros escolares de leitura em circulação no Brasil nas primeiras décadas do período republicano. De modo específico, examinou-se o livro Historias da nossa terra, escrito por Julia Lopes de Almeida e publicado originalmente em 1907. O estudo orientou-se pela seguinte questão: de que modo Historias da nossa terra e inseriu na morfologia dos livros escolares de leitura, cuja materialidade e conteúdo veicularam um padrão cívico e patriótico referido à nação brasileira republicana? A fundamentação teórica ancorou-se em estudos da história da educação e da história cultural. O livro se alinhou aos livros escolares do período e contribuiu para a construção da nação brasileira por meio do impresso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta un extracto de un estudio sobre libros de lectura escolares en circulación en Brasil en las primeras décadas del período republicano. Específicamente, se examino el libro Historias da nossa terra, escrito por Julia Lopes de Almeida y publicado originalmente en 1907. El estudio se guió por la siguiente pregunta: ¿cómo se inserto Historias da nossa terra em la morfología de los libros de lectura escolares cuya materialidad y contenido transmitían un patrón cívico y patriótico referido a la nación republicana brasileña? Los fundamentos teóricos se basaron en los estudios de la historiade la educación y la historia cultural. El libro se alineó con los libros escolares de la época y contribuyó a la construcción de la nación brasileña a través de la impresión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an excerpt from a study on school reading books circulating in Brazil in the first decades of the republican period. Specifically, it has been examined the book Historias da nossa terra (Histories of our country), by Julia Lopes de Almeida, published in 1907. A question has guided the study: howHistorias da nossa terra was inserted in the morphology of school reading books, whose materiality and content conveyed a civic and patriotic pattern proposed as referential to the republican Brazilian nation? The theoretical ground can be found in studies of history of education and cultural history. The book was aligned with schoolbooks of the period and contributed to the construction of the Brazilian nation by means of print.
  • Nacionalistas y libertarios: tensiones en torno de las conmemoraciones y símbolos patrios en la educación primaria (Argentina, 1910-1930) DOSIER

    Ascolani, Adrián

    Resumo em Português:

    Resumo: No período de 1910 a 1930, a educação nacionalista foi essencial no currículo das escolas primárias na Argentina. O Conselho Nacional de Educação, um órgão dependente do governo federal, estabeleceu os regulamentos para adaptar os imigrantes à cultura nacional e neutralizar a influência das teorias coletivistas e internacionalistas nas novas gerações. A ‘história da pátria’, com seus símbolos, cerimônias e práticas diárias da escola, foi um veículo fundamental, dando um papel central aos episódios de independência política, alcançados em 1816. Este artigo analisa as continuidades e mudanças do patriotismo escolar, em sua relação com a renovação pedagógica e com a oposição sustentada da imprensa anarquista, contra o militarismo e a doutrinação da infância.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el período 1910-1930, la educación nacionalista fue fundamental en el currículo de las escuelas primarias en la Argentina. El Consejo Nacional de educación, organismo dependiente del gobierno federal, estableció la normativa para adaptar a los inmigrantes a la cultura nacional y para contrarrestar la influencia de las teorías colectivistas e internacionalistas en las nuevas generaciones. La ‘historia patria’, con sus símbolos, ceremonias y prácticas escolares cotidianas fue un vehículo fundamental, dando un papel central a los episodios de la independencia política, lograda en 1816. En este artículo se analizan las continuidades y cambios del patriotismo escolar, en su relación con la renovación pedagógica y con la oposición sostenida desde la prensa anarquista, frente al militarismo y al adoctrinamiento de la infancia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the period 1910-1930, nationalist education was essential in the curriculum of primary schools in Argentina. The National Education Council, a body dependent on the federal government, established the regulations to adapt immigrants to the national culture and to counteract the influence of collectivist and internationalist theories on new generations. The ‘patriotic history’, with its symbols, ceremonies and daily school practices was a fundamental vehicle, giving a central role to the episodes of political independence, achieved in 1816. This article analyzes the continuities and changes of school patriotism, in its relation with the pedagogical renewal and with the sustained opposition from the anarchist press, against militarism and the indoctrination of childhood.
  • O centenário da independência brasileira em nossas escolas primárias: narrativas históricas escolares em disputa DOSSIÊ

    Costa, Patrícia Coelho da; Soares, Jefferson da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo propõe um estudo sobre como os inspetores de ensino, agentes do Estado, especialistas em ensino de história e historiadores pretenderam se apropriar das comemorações do centenário da independência brasileira para afirmar uma determinada visão deste fato histórico na escola primária. Por meio da análise documental da revista A Escola Primária, o tema foi tratado sob duas perspectivas. A primeira são as disputas historiográficas. A segunda é a dimensão pedagógica a partir do processo de transposição didática. Os resultados da pesquisa indicam os investimentos de especialistas na narrativa histórica escolar sobre a independência brasileira praticada no ensino primário, à medida que era importante via de consolidação da identidade nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El articulo propone um estúdio sobre cómolos inspectores docentes, los agentes estatales, los especialistas em enseñanza de la historia y los historiadores pretenden apropiar se de las celebraciones Del centenario de la independência brasileña para afirmar um certa visione de este hecho histórico em la escuela primaria. Através Del análisis documental de la revista A Escola Primária, el tema fue tratado desde dos perspectivas. El primeiro sonlas disputas historiográficas. La segunda es la dimensión pedagógica basada en el processo de tranposición didactica. Los resultados de la investigácion indican las inversiones de especialistas en la narrativa escolar sobre la independência brasileña practicada en la educación primaria, ya que era una forma importante de consolidar la identidad nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study analyzed how teaching inspectors, State agents, history teaching specialists and historians intended to appropriate the celebrations of the centenary of the Brazilian Independence to affirm a certain vision of this historical fact in primary school. Through a documentary analysis of the magazine A Escola Primária, the theme was addressed from two perspectives. The first is historiographical disputes. The second is the pedagogical dimension based on the didactic transposition. The results indicate the investments of specialists in the school historical narrative about the Brazilian Independence practiced in primary education, considered an important way of consolidating the national identity.
  • Las colonias escolares en Barcelona (1930-1932). Análisis iconográfico de la experiencia en clave de género DOSIER

    Antón, Estefanía Fernández; Velasco, Miriam Sonlleva

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En 1930, las colonias escolares tenían la finalidad de mejorar las condiciones de la infancia más desfavorecida y de transmitir comportamientos y valores de género. Las investigaciones que tratan de desvelar esta realidad no son muy abundantes, siendo su función proyectar una nueva perspectiva de la educación a partir de 1930. Así pues, este trabajo analiza las memorias de las colonias escolares, del Ayuntamiento de Barcelona, publicadas entre 1930 y 1932. Tomando como fuente referencial la iconografía, hemos constatado cómo las instantáneas ilustran diferencias entre niños y niñas, en relación con la representación corporal en el espacio, las actividades realizadas a lo largo de la experiencia y la vestimenta de los menores. Estos aspectos nos llevan a afirmar que a la vez que las colonias escolares mejoraban la salud de los colonos y las colonas afianzaban ciertos aprendizajes y comportamientos sexistas que reforzaban el ideal de la mujer como protagonista suprema del hogar y del hombre como representante del espacio público.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En 1930, las colonias escolares tenían la finalidad de mejorar las condiciones de la infancia más desfavorecida y de transmitir comportamientos y valores de género. Las investigaciones que tratan de desvelar esta realidad no son muy abundantes, siendo su función proyectar una nueva perspectiva de la educación a partir de 1930. Así pues, este trabajo analiza las memorias de las colonias escolares, del Ayuntamiento de Barcelona, publicadas entre 1930 y 1932. Tomando como fuente referencial la iconografía, hemos constatado cómo las instantáneas ilustran diferencias entre niños y niñas, en relación con la representación corporal en el espacio, las actividades realizadas a lo largo de la experiencia y la vestimenta de los menores. Estos aspectos nos llevan a afirmar que a la vez que las colonias escolares mejoraban la salud de los colonos y las colonas afianzaban ciertos aprendizajes y comportamientos sexistas que reforzaban el ideal de la mujer como protagonista suprema del hogar y del hombre como representante del espacio público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In 1930, the School Colonies had the purpose of improving the conditions of the most disadvantaged children. Another purpose was to send gender behaviours and values. The research that reveals this reality is not very abundant. Its function is to project a new perspective of education from 1930. Thus, this work examines the memories of the country holidays published between 1930 and 1932by the city hall of Barcelona. The source is the iconography. From this procedure we have verified that the image illustrates differences between in relation to the physical representation in the space, the activities carried out throughout the experience and the dress of the minors. These aspects lead us to affirm that the school colonies improved the colonists' health and they strengthened certain sexist learning and behaviours. These reinforced the ideal of women as the supreme protagonist of the home and of men as a representative of public space.
  • Formação de professores e inovação pedagógica em Portugal no século XX: entrevista com Joaquim Pintassilgo ENTREVISTA

    Ávila, Virgínia Pereira da Silva de; Ziegler, Sandra Sylvia de Santana
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