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Círculo de diálogo - uma ferramenta para a Linguística Aplicada lidar com crenças, emoções, conflitos e paradoxos

Dialogue Circle - a Tool for Applied Linguistics to Deal with Beliefs, Emotions, Conflicts, and Paradoxes

Resumo

Estudos sobre crenças em Linguística Aplicada têm se desenvolvido com base na abordagem metodológica contextual e discursiva, que requer novos instrumentos de pesquisa e métodos de análise de dados para contemplar as histórias, experiências e emoções dos participantes. (CRUZ, 2017CRUZ, L. T. Entre o dizer e o fazer: implicações das crenças de professores em formação sobre o ensino de LI em escolas públicas. 2017. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.; HAUS, 2018HAUS, C. Ensino de pronúncia sob a perspectiva do inglês como língua franca: crenças e práticas de professores de inglês do Celin-UFPR. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.; KALAJA et al., 2018KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F.; ARO, M. Revisiting research on L2 learner beliefs: looking back and looking forward. In: GARRET, P.; COTS, J. M. (Ed.). The Routledge handbook of language awareness. New York: Routledge, 2018. p. 222-237.) Com base nisso, este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as crenças de doze acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, professores de inglês em formação inicial, sobre a pronúncia de inglês. Este trabalho tem como objetivo apresentar o círculo de diálogo, concebido nos domínios da Justiça Restaurativa, como uma ferramenta de pesquisa que atua diante das dificuldades estabelecidas pelas interrelações existentes entre crenças e emoções. Ao final de cada ciclo, em posse do objeto de fala, os participantes responderam à pergunta: “Como você se sentiu nesse círculo de diálogo?”. Os dados apontam para uma avaliação positiva dos participantes sobre essa ferramenta, com destaque para aspectos como: respeito à fala, valorização das ideias através da atenção dos ouvintes, possibilidade de falar sem ser interrompido, contato com histórias e opiniões diferentes e contato com as próprias crenças, que até aquele momento eram inconscientes. Os dados também apontam a necessidade de uma reeducação voltada ao comportamento nas diferentes interações sociais em que atuamos. Trata-se de um trabalho que pode enriquecer a pesquisa, o ensino e os relacionamentos humanos em diferentes âmbitos.

Palavras-chave:
crenças; pronúncia; metodologia de pesquisa; círculos de diálogo

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