Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas

How master students act rhetorically when they need to justify their research

RESUMO

Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de autoria de egressos de cursos de letras em situação de submissão a cursos de mestrado. A análise revelou a presença de quatro passos retóricos novos ainda não descritos para a seção de justificativa, bem como a recorrência de passos retóricos típicos de seções de objetivos, referencial teórico, metodologia, discussão e conclusão. Uma implicação pedagógica importante da pesquisa relaciona-se às funções da leitura voltadas para o universo da pesquisa. Os dados sugerem a prevalência de práticas de leitura voltadas para a compreensão de conceitos e para a explicação de fenômenos e, em contrapartida, são mais escassas as práticas de leitura focadas no desconhecido e nas lacunas de pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE:
seção de justificativa; organização retórica; projetos de pesquisa

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com