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A negociação da moralidade por meio da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças e de adolescentes: um estudo situado1 1 Este artigo é resultante da tese de doutorado “Significando o abuso sexual infantil na fala-em-interação: estratégias interacionais acionadas por conselheiro tutelar e crianças na reconstrução da narrativa do abuso”, defendida pela autora em janeiro de 2013 e orientada pela Prof. Dr. Ana Cristina Ostermann, do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

The negotiation of morality through the production of justification in the child and adolescent reconstruction of the narrative of sexual abuse: a situated study

Esta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que os adolescentes realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que os adolescentes possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima "ideal" (TRINCH, 2013).

fala-em-interação; Etnometodologia; abuso sexual infantil; justificativas; moralidade


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