Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre ética e pesquisa

Resumos

Este texto apresenta reflexões sobre questões éticas na pesquisa em Lingüística Aplicada e constata que é surpreendente verificar que, até recentemente, a questão da ética tenha recebido muito pouco espaço na literatura da área. Este estudo, depois de traçar alguns paralelos entre a pesquisa médica e a pesquisa em Lingüística Aplicada, discute alguns problemas, tendo como ponto de partida dois aspectos principais: (1) relações entre pesquisadores e (2) relações entre pesquisadores e colaboradores. Quanto à relação entre pesquisadores, serão discutidos tópicos tais como autoria e respeito às diferentes afiliações teóricas. Para refletir sobre a relação entre pesquisadores e colaboradores, serão levantados aspectos éticos tais como privacidade, confidencialidade, consentimento e metodologia. O texto conclui que responsabilidade e solidariedade (MorIn, 2003) devem ser os princípios norteadores de uma pesquisa.


This paper addresses some ethical aspects in Applied Linguistics research. Surprisingly, until recently, ethical reflections have received little attention in the literature of the area. This study, after tracing some parallels between human research in Medicine and in Applied Linguistics, discusses some problems, having two main aspects as a departure: (1) relationship among researchers and (2) relationship between the researchers and their collaborators. Concerning the relationship among researchers, topics such as authorship and respect to different affiliations are discussed. Seven questions are raised in order to bring into discussion the relationship between the researchers and their collaborators. These questions are connected to ethical aspects, such as privacy, confidentiality, consent and methodology. In conclusion, it is pointed out that responsibility and solidarity (MorIn, 2003) must be the essential principles when doing research


Reflexões sobre ética e pesquisa1 1 Agradeço aos meus colegas e amigos John Schmitz e Francisco José Quaresma de Figueiredo pelas valiosas contribuições.

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO

Este texto apresenta reflexões sobre questões éticas na pesquisa em Lingüística Aplicada e constata que é surpreendente verificar que, até recentemente, a questão da ética tenha recebido muito pouco espaço na literatura da área. Este estudo, depois de traçar alguns paralelos entre a pesquisa médica e a pesquisa em Lingüística Aplicada, discute alguns problemas, tendo como ponto de partida dois aspectos principais: (1) relações entre pesquisadores e (2) relações entre pesquisadores e colaboradores. Quanto à relação entre pesquisadores, serão discutidos tópicos tais como autoria e respeito às diferentes afiliações teóricas. Para refletir sobre a relação entre pesquisadores e colaboradores, serão levantados aspectos éticos tais como privacidade, confidencialidade, consentimento e metodologia. O texto conclui que responsabilidade e solidariedade (MorIn, 2003) devem ser os princípios norteadores de uma pesquisa.

ABSTRACT

This paper addresses some ethical aspects in Applied Linguistics research. Surprisingly, until recently, ethical reflections have received little attention in the literature of the area. This study, after tracing some parallels between human research in Medicine and in Applied Linguistics, discusses some problems, having two main aspects as a departure: (1) relationship among researchers and (2) relationship between the researchers and their collaborators. Concerning the relationship among researchers, topics such as authorship and respect to different affiliations are discussed. Seven questions are raised in order to bring into discussion the relationship between the researchers and their collaborators. These questions are connected to ethical aspects, such as privacy, confidentiality, consent and methodology. In conclusion, it is pointed out that responsibility and solidarity (MorIn, 2003) must be the essential principles when doing research.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
  • BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Trad. Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • CENCI, A. V. O que é ética? Elementos em torno de uma ética geral. 3. ed. Passo Fundo: A.V. Cenci, 2002.
  • DUFFY, P.; EARLY, M. Problematics of classroom research across sociopolitical contexts. In: SCHACHTER, J.; GASS, S. (Ed.). Second language classroom research: issues and opportunities. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1996.
  • DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. De como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2ª ed. rev. e amp. São Paulo: Editora UNESPE, 2001.
  • GARCIA, C.; SILVA, E. M. P. Processos irreversíveis e natureza criadora de estruturas ativas. Kriterion Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG, v. 15, n. 73, p. 103-113, 1984.
  • LARSEN-FREEMAN, D. 1997. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied linguistics Oxford: Oxford University Press, v.2, n.18, p.141-165.
  • ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors. [http://www. icmje.org/index.html ]
  • MELLO, H. A. B. O português é uma alavanca para que eles possam desenvolver o inglês: eventos de ensino-aprendizagem em uma sala de aula de ESL de uma "escola bilíngüe". 2002. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) _ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
  • MOITA LOPES, L. P. Contextos institucionais em lingüística aplicada: novos rumos. INTERCÂMBIO, v. 5, p. 3-14, 1996.
  • MORIN, E. Ética e imaginário. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C.R.S; PETRAGLIA, I. (Org.). Edgar Morin: ética, cultura e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MOTA, J. A. C. A criança como sujeito de experimentação científica: uma análise histórica dos aspectos éticos 1998. Tese (Doutorado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
  • POLIO, C. Issues and problems in reporting classroom research. In: SCHACHTER, J.; GASS, S. (Ed.). Second language classroom research: issues and opportunities. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1996.
  • ROUNDS, P. L. The classroom-based researcher as fieldworker: strangers in a strange land. In: SCHACHTER, J.; GASS, S. (Ed.). Second language classroom research: issues and opportunities. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1996.
  • SCHACHTER, J.; GASS, S. (Ed.). Second language classroom research: issues and opportunities. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1996.
  • SCHMITZ, J. R. Ethics, industrialization of translation and the human factor: challenges for the New Century. In: Translations: new ideas for a new century. Proceedings for the XVI World Congress of the International Federation of Translations. Vancouver, BC. Canada. Proceedings. August 2002. p. 7-10
  • SPADA, N.; RANTA, L.; LIGTBOWN, P. Working with teachers in second language acquisition research. In: SCHACHTER, J.; GASS, S. (Ed.). Second language classroom research: issues and opportunities. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1996. p. 31-44.
  • UCHIYAMA, K.; SIMONE, G. (Org.). Publishing educational research: guidelines and tips. University of Colorado, Boulder, Fall 1999. Disponível em: <http://www.aera.net/epubs/howtopub/index.htm>. Acesso em: 13 maio 2002.
  • 1
    Agradeço aos meus colegas e amigos John Schmitz e Francisco José Quaresma de Figueiredo pelas valiosas contribuições.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2005
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com