Acessibilidade / Reportar erro

O processo identificatório na prática de assistência ao aluno com dificuldades de inglês como LE no curso de Letras

The identification process within the practice of assistance to the student that faces difficulty in majoring in English as an FL

Resumos

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa com alunos sob supervisão de iniciação à docência que ministram aulas extraclasse para outros alunos com dificuldades em cursar as disciplinas iniciais de inglês em um curso de Letras. A partir de estudos do discurso que abraçam postulados da psicanálise, procura-se investigar momentos de identificação na experiência da docência. Desse modo, a identidade é concebida como sempre em construção, uma vez que a subjetividade está alienada à linguagem e determinada por condicionamentos histórico-culturais. Dentre as análises, exemplificam-se representações em relação ao bom aluno, ao bom professor, à noção de língua e ao tratamento do erro. Ao final, propõe-se que o processo de ensino e aprendizagem se dá por identificação, lembrando que as duas coisas acontecem no acaso dos desejos de aprender e ensinar.

Linguística Aplicada; representações indentitárias; Análise do Discurso; Psicanálise


In this paper I present results of a research with students under training supervision to teach extra classes to other students who have difficulty in following the regular English subjects in the beginning of their Major in Languages. Based on a theory of discourse informed by psychoanalytical propositions, I investigate moments of identification within their teaching experience. In this case, identities are conceived as being in constant construction, since subjectivity is alienated to language and determined by historical-cultural conditionings. The analyses indicate representations of the good student, the good teacher, their notion of knowing a language, and their treatment of errors. I end the paper proposing that the process of learning and teaching takes place within a process of identification and remembering that the two things happen by chance when the desire to teach meets the desire to learn.

Applied linguistics; identitary representations; Discourse Analysis; Psychoanalysis


ARTIGOS

O processo identificatório na prática de assistência ao aluno com dificuldades de inglês como LE no curso de Letras

The identification process within the practice of assistance to the student that faces difficulty in majoring in English as an FL

Maralice de Souza Neves

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, E-mail: msneves@ufmg.br

RESUMO

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa com alunos sob supervisão de iniciação à docência que ministram aulas extraclasse para outros alunos com dificuldades em cursar as disciplinas iniciais de inglês em um curso de Letras. A partir de estudos do discurso que abraçam postulados da psicanálise, procura-se investigar momentos de identificação na experiência da docência. Desse modo, a identidade é concebida como sempre em construção, uma vez que a subjetividade está alienada à linguagem e determinada por condicionamentos histórico-culturais. Dentre as análises, exemplificam-se representações em relação ao bom aluno, ao bom professor, à noção de língua e ao tratamento do erro. Ao final, propõe-se que o processo de ensino e aprendizagem se dá por identificação, lembrando que as duas coisas acontecem no acaso dos desejos de aprender e ensinar.

Palavras-chave: Linguística Aplicada, representações indentitárias, Análise do Discurso, Psicanálise.

ABSTRACT

In this paper I present results of a research with students under training supervision to teach extra classes to other students who have difficulty in following the regular English subjects in the beginning of their Major in Languages. Based on a theory of discourse informed by psychoanalytical propositions, I investigate moments of identification within their teaching experience. In this case, identities are conceived as being in constant construction, since subjectivity is alienated to language and determined by historical-cultural conditionings. The analyses indicate representations of the good student, the good teacher, their notion of knowing a language, and their treatment of errors. I end the paper proposing that the process of learning and teaching takes place within a process of identification and remembering that the two things happen by chance when the desire to teach meets the desire to learn.

Keywords: Applied linguistics, identitary representations, Discourse Analysis. Psychoanalysis.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em março de 2009.

Aprovado em julho de 2009.

  • AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade Porto Alegre: EDPUCRS, 2004.
  • AUTHIER-REVUZ, J. Les formes Du discours rapporté. D.R.L.A.V., Université de Paris, v. VIII, n.17, p.1-88, 1978.
  • AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas Campinas: Ed. Unicamp, 1998.
  • CORACINI, M. J. Apresentação. In: Identidade e discurso Campinas: Ed. Unicamp/Argos, 2003. p. 13-19.
  • CORACINI, M. J. Identidade e discurso Campinas: Ed. Unicamp/Argos, 2003. p. 223-235
  • FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
  • FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
  • FREUD, S. Um caso de histeria Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos, v. 2, 1901-1905. CD-ROM. (Edição eletrônica das obras psicológicas de Sigmund Freud).
  • Freud, S. (1925). Die Verneinung. Revue Fr. De Psychanalyse, 7, p. 174-177, 1934.
  • GARCIA, C. Psicanálise e Educação. In: LOPES, E. M. T. (Org.) A Psicanálise escuta a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 11-33.
  • GRIGOLETTO, M. Representação, identidade e aprendizagem de Língua Estrangeira. In: CORACINI, M. J. Identidade e discurso Campinas: Ed. Unicamp / Argos, 2003. p. 223-235.
  • HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
  • HAROCHE, C. L'Ellipse (manque nécessaire) et l'incise (ajout contingent) Le statut de La détermination dans Le grammaire ET son lien à La subjectivité Matérialités discursives. Lille: Presses Universitaires, 1981. p. 149-154
  • LACAN, J. J. O Seminário. Livro 20: Mais, ainda. Trad. M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
  • LACAN, J. J. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Escritos Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
  • LACAN, J. J. (1961-1962). Le séminaire de Jacques Lacan. Livre IX: L'Identification Publication hors commerce Document interne à l'Association freudienne internetionale et destiné à ses membres, 1998.
  • LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
  • LOPES, E. M. T. (Org.) A Psicanálise escuta a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 71-106.
  • MENDONÇA FILHO, J. B. Ensinar: do mal entendido ao inesperado da transmissão. In: LOPES, E. M. T. (Org.) A Psicanálise escuta a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 71-106.
  • NEVES, M. S. Processo discursivo e subjetividade: vozes preponderantes na avaliação da oralidade em língua estrangeira no ensino universitário. 2002. 276 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)-Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
  • PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1995.
  • PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.
  • REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.) Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 213-230.
  • RIOLFI, C.; ALAMINOS, C. Os pontos de virada na formação do professor universitário: um estudo sobre o mecanismo da identificação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 297-310, 2007.
  • SERRANI, S. M. Abordagem transdisciplinar da enunciação em segunda língua: a proposta AREDA. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.) Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 143-167.
  • SERRANI, S. M. Resonancias discursivas y cortesía en prácticas de lecto-escritura. D.E.L.T.A., PUC-SP, v. 17, n. 1, p. 31-58, 2001.
  • SERRANI, S. M. Discurso e cultura na aula de língua Campinas: Pontes, 2006.
  • SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 213-230.
  • SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • TEIXEIRA, M. Análise de Discurso e Psicanálise Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
  • WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2009

Histórico

  • Aceito
    Jul 2009
  • Recebido
    Mar 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com