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Contornos políticos da profissionalização em Português Língua Estrangeira na Região Metropolitana de Campinas: formação inicial e gestão democrática

Portuguese as a Foreign Language professionalization and geopolitical outlines at Região Metropolitana de Campinas: initial education and democratic management

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é mapear o contexto profissional do professor de Português Língua Estrangeira na Região Metropolitana de Campinas (RMC), analisando os contornos geopolíticos que incidem na gestão democrática de um curso de formação inicial. Por meio de uma cartografia de caráter exploratório, seleciono e organizo agrupamentos de dados que consideram aspectos da demografia migratória na RMC, documentos oficiais e projetos pedagógicos de cursos, assim como outros conjuntos de dados recortados por meio de uma investigação de caráter bibliográfico. Tendo por base esses conjuntos de dados, procurei destacar movimentos potencialmente relevantes, em diálogo com a perspectiva da gestão democrática, os quais propiciassem uma visão de futuro ao docente em Português Língua Estrangeira.

PALAVRAS-CHAVE:
Português Língua Estrangeira; formação inicial; gestão democrática; Região Metropolitana de Campinas

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