Resumo:
Este estudo de caso explora a dinâmica do autoconceito da fala de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) de uma estudante universitária. O estudo enfoca os quadros de referência interno e externo do participante ( MERCER, 2011bMERCER, S. Towards an understanding of language learner self-concept. Dordrecht: Springer, 2011b. 220p. https://doi.org/10.14746/ssllt.2011.1.1.4
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) para analisar como seu autoconceito de fala de ILE foi construído ao longo de seus anos de ensino da língua inglesa, e como ele é reconstruído e desenvolvido no curso atual. Os resultados mostram que tal autoconceito origina-se de sistemas de crenças, emoções, características do aluno, contexto método de aprendizagem anterior da língua inglesa, experiências críticas e experiências de sucesso/fracasso usando a linguagem oral. Os resultados indicam que as experiências críticas positivas e as experiências percebidas de sucesso parecem influenciar positivamente as crenças de autoeficácia do aluno e as experiências emocionais sobre a tarefa oral.
Palavras-chave:
autoconceito; crenças do aluno; emoções do aluno; ensino comunicativo de línguas; produção oral em língua estrangeira