RESUMO
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado1 1 A referida pesquisa de mestrado teve a orientação da professora Dra. Antonia Dilamar Araújo da Universidade Estadual do Ceará. que investigou sobre o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do 3º ano do ensino médio de uma escola pública cearense (PINHEIRO, 2016PINHEIRO, M. S. Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2016. 316 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.). Nosso objetivo principal é relatar especificamente a sexta aula, em que observamos que estes pareciam estar desenvolvendo o letramento multimodal crítico por meio de uma atividade de compreensão leitora do livro didático Síntesis. O referencial teórico foi baseado principalmente nos seguintes autores: Callow (2005; 2008); Kress e van Leeuwen (2006KRESS, G. et al. Multimodality. In: KRESS, G et al. Multimodal teaching and learning. London: Continuum, 2001. p. 42-59.); Cassany e Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012JANKS, H. The importance of critical literacy. English Teaching: Practice and Critique, Hamilton, v. 11, n. 1, p. 150-163, 2012.) e Walsh (2010). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, e os resultados das análises revelaram que os estudantes tiveram uma satisfatória compreensão leitora do texto multimodal e conseguiram se posicionar criticamente em relação à situação sociopolítica brasileira.
PALAVRAS-CHAVE:
letramento multimodal crítico; língua espanhola; livro didático; política