RESUMO: Ideologias linguísticas são estruturas compartilhadas através das quais os grupos entendem a lingua e os falantes (GAL; WOOLARD, 2001GAL, S.; WOOLARD, K. A. Constructing Languages and Publics: Authority and Representation. Pragmatics, [S.l.], v. 5, p. 129-138, 2001. DOI: https://doi.org/10.1075/prag.5.2.01gal
https://doi.org/https://doi.org/10.1075/...
; WOOLARD, 1998WOOLARD, K. A. Language Ideology as a Field of Inquiry. In: SCHIEFFELIN, B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (ed.). Language Ideologies: Practice and Theory. New York: Oxford University Press, 1998. p. 3-47.). No ambiente educacional, essas ideologias podem influenciar os processos de aprendizagem uma vez que professores que aderem a ideologias favoráveis ao monolinguismo podem enfraquecer as identidades dos alunos e seus desenvolvimentos bilíngues para favorecer a assimilação à cultura e língua padrões. Utilizando-se de ferramentas dos estudos de ideologia linguística e análise crítica do discurso, este estudo investigou a presença de diferentes ideologias linguísticas no discurso de futuros professores de espanhol bem como suas posturas diante dessas ideologias linguísticas. A análise demonstrou que, embora os futuros professores de espanhol desafiem ideologias monolíngues e favoreçam o bilinguismo, eles também legitimam ideologias que implicam a ideia de que a unidade de uma nação depende em parte do uso de apenas uma língua.
PALAVRAS-CHAVE:
ideologias monolingues; futuros professores de espanhol; análise crítica do discurso; espanhol nos Estados Unidos; bilinguismo; educação bilíngue