Resumos
Este trabalho é uma proposta de interpretação das relações entre os parênteses e a reescrita. Nossa hipótese é a de que estes sinais servem para marcar o retorno do sujeito sobre seu texto porque a rescrita é uma atividade metaenunciativa e os parênteses são marcadores de intercalações, fenômenos igualmente metaenunciativos. Essa análise contribuirá tanto para os estudos de reescrita, que se voltam para a compreensão do trabalho do sujeito em fase de aquisição da linguagem escrita, como para um melhor entendimento das intercalações, pois esses fenômenos, parecendo marginais a estudos não-enunciativos, foram relegadas a um estatuto secundário, não se verificando em sua análise o cuidado e o aprofundamento devidos.
This paper proposes an interpretation of the relation between bracketing and rewriting. Our hypothesis is that rewriting is a metaenunciative activity and bracketing marks intercalations, which are metaenunciative phenomena as well, consequently both are used to mark the return of the subject to the text.
O papel da intercalação na reescrita
Raquel Salek Fiad; Juliene da Silva Barros
Unicamp
RESUMO
Este trabalho é uma proposta de interpretação das relações entre os parênteses e a reescrita. Nossa hipótese é a de que estes sinais servem para marcar o retorno do sujeito sobre seu texto porque a rescrita é uma atividade metaenunciativa e os parênteses são marcadores de intercalações, fenômenos igualmente metaenunciativos. Essa análise contribuirá tanto para os estudos de reescrita, que se voltam para a compreensão do trabalho do sujeito em fase de aquisição da linguagem escrita, como para um melhor entendimento das intercalações, pois esses fenômenos, parecendo marginais a estudos não-enunciativos, foram relegadas a um estatuto secundário, não se verificando em sua análise o cuidado e o aprofundamento devidos.
ABSTRACT
This paper proposes an interpretation of the relation between bracketing and rewriting. Our hypothesis is that rewriting is a metaenunciative activity and bracketing marks intercalations, which are metaenunciative phenomena as well, consequently both are used to mark the return of the subject to the text.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
27 Maio 2013 -
Data do Fascículo
2003