RESUMO
Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language & Cognition, Cambridge, v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007.; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (Ed.). A dynamic approach to second language development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins , 2011.), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011Van DIJK, M.; VERSPOOR, M.; LOWIE, W. Variability and DST. In: VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (Ed.). A dynamic approach to second language development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011. p. 55-84.), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.
PALAVRAS-CHAVE:
Sistemas Dinâmicos Complexos; simulações de Monte Carlo; ensino remoto de línguas; Voice Onset Time