LEITURA |
Estratégia de leitura |
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. |
PRODUÇÃO DE TEXTOS |
Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão |
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. |
|
Planejamento de texto/Progressão temática e Paragrafação |
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Morfologia |
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. |
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Coesão e articuladores |
|
|
(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade. |
ANOS FINAIS – ENSINO FUNDAMENTAL |
PRÁTICAS DE LINGUAGEM |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CAMPOS DE ATUAÇÃO |
|
6º ANO |
7º ANO |
TODOS OS CAMPOS |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Léxico/morfologia |
(EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica. |
|
Semântica Coesão |
(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto). |
(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos). |
|
Coesão |
(EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual. |
|
|
|
(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. |
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Textualização Progressão temática |
(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos. |
PRÁTICAS DE LINGUAGEM |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CAMPOS DE ATUAÇÃO |
|
8º ANO |
9º ANO |
TODOS OS CAMPOS |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Semântica |
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual. |
|
|
Coesão |
(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. |
(EF09LP10) Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial. |
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Textualização Progressão temática |
(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento. |