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Entre fatos e hipóteses: análise crítica do discurso de notícias de popularização da ciência

Between facts and hypothesis: critical discourse analysis of news about science popularization

Este artigo apresenta uma análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 1992) de notícias de popularização da ciência (PC), enfocando os graus de assertividade e autoridade dos atores sociais representados no relato e discussão de descobertas científicas. A análise compreendeu trinta notícias de PC publicadas nos sites BBC News e Scientific American. Os resultados confirmam a posição de "insegurança discursiva" do jornalista na PC (MOIRAND, 2003), que utiliza diferentes estratégias discursivas para manter a aparente objetividade do discurso jornalístico. Em contraste, o pesquisador-autor do estudo (e seus colegas) ocupa um papel privilegiado nas notícias, oferecendo explicações "coerentes" e apontando limitações nos estudos reportados. A ciência na mídia, desse modo, é uma autoridade epistêmica que reafirma uma lógica tradicional de produção do conhecimento baseada na (re)construção contínua de hipóteses e teorias.

popularização da ciência; notícias; modalidade; linguística sistêmico-funcional


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