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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 10, Número: 4, Publicado: 2010
  • Questões sobre a gramática e sobre seu lugar na Linguística Aplicada: apresentação do número temático sobre ensino e aprendizagem de gramática da Revista Brasileira de Linguística Aplicada

    Mello, Heliana Ribeiro de; Souza, Ricardo Augusto de
  • O papel da instrução explícita na aquisição do presente perfect

    Finger, Ingrid; Vasques, Fábio de Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analyzing the role of explicit instruction in the learning of the Present Perfect by Brazilian university students in a formal setting. Participants were divided into two groups and tested twice in comprehension and production tasks during a three-week interval. In the second week, the experimental group was exposed to explicit instruction on use and form of the target topic. Results indicate that the explicit instruction group showed overall improvement, providing support to the claim that explicit instruction is beneficial, or at least it is not prejudicial, to foreign language learning.
  • Ajustando o foco atencional de alunos adultos a itens gramaticais opacos: conectivos concessivos

    Marques, Ana Lúcia Pitanguy

    Resumo em Português:

    O presente trabalho mostra o cerne - a metodologia - assim como a análise quantitativa e as conclusões de uma investigação sobre os efeitos promissores do redirecionamento atencional de alunos adultos a aspectos específicos da LE. O trabalho desencadeador da 'percepção consciente' desses alunos à importância e ao uso dos conectivos concessivos em períodos compostos por subordinação ocorreu por meio de uma sequência de intervenções na prática pedagógica, em atividades /tarefas interligadas tematicamente, que propiciaram uma maior recorrência e saliência do foco de tratamento. Os resultados promissores indicam que essas atividades geradoras de percepção consciente e conscientização foram as maiores responsáveis por uma alteração significativa na escalada positiva do nível de desempenho na produção escrita desses alunos.

    Resumo em Inglês:

    This paper shows the core - the methodology - as well as the quantitative analyses and promising findings of an investigation on the effects of redirecting adult learners' attentional foci to specific areas of a foreign language - English. The work carried out to trigger learners' awareness and 'noticing' of the concessive connectives in subordinate clauses took place during classroom practice and was implemented through a series of thematically-integrated tasks. Those aimed at exposing learners to a treatment focus that was more recurrent and salient. The findings suggest that activities which triggered the 'noticing' of the treatment foci were the main responsible for the significant changes in the use of the target structures in the written texts, and possibly for the rise of the participants' level of linguistic competence in their written production.
  • Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula Artigos

    Aparício, Ana Sílvia Moço

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas de gramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estado de São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de língua portuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativa de não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando a metodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração e análise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovação produzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividades e práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar sua prática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims at discussing how innovation is produced by teachers that are trying to transform their practice in grammar classes that take place at the Ensino Fundamental II (5th to 8th grade) of state public schools in São Paulo. We mobilized theoretical basis from different disciplines, in order not to reduce and not to fragment our object of investigation; we also made use of the qualitative-interpretive methodology of ethnographic nature for the data generation and analysis. We found out that the different ways of innovating produced in the classes analyzed are constituted by the interrelation of multiple activities and practices; on the other hand, we found out that the teachers that are trying to innovate their practice produce some shared answers to the demand of innovation.
  • Descobertas linguísticas para pesquisadores e aprendizes: a Linguística de Corpus e o ensino de gramática Artigos

    Dutra, Deise Prina; Silero, Rejane Protzner

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a ocorrência de agrupamentos com a palavra for em textos argumentativos produzidos por aprendizes brasileiros de inglês de nível universitário e sugere atividades pedagógicas de descoberta de padrões linguísticos. Utilizamos ferramentas da Linguística de Corpus (LC) para análise e sugestões de ensino de gramática. Este artigo baseia-se em dados do Corpus de Aprendizes Brasileiros do Inglês (CABrI) em comparação com outros corpora. Os resultados, que revelam o uso adequado ou não adequado de agrupamentos com verbo + for e substantivo + for, são seguidos de atividades que visam à integração da gramática com o léxico e a uma conscientização dos aprendizes sobre a frequência do uso de certos agrupamentos linguísticos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the occurrences of clusters with the word for, in argumentative essays written by undergraduate Brazilian learners of English and suggests pedagogical activities to encourage the discovery of linguistic patterns. We use Corpus Linguistics (CL) tools in our analysis and pedagogical suggestions. Our research is based on data collected from the Brazilian Corpus of English Learners (Corpus de Aprendizes Brasileiros do Inglês - CABrI) in comparison with other corpora. The results, which pointed to appropriate or inappropriate use of bundles such as verb + for and noun + for, are followed by activities that aim to integrate grammar and lexis and to promote learners' awareness of frequency of use of certain linguistic bundles.
  • A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão Artigos

    Angelo, Graziela

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esfera acadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás, no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca de compreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professoras de Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensino público paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeito do ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que a permanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram num mesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino da gramática.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the widely spread idea that Portuguese grammar teaching from decades ago, in Brazil, was a continuous and homogenous panorama. In order to understand this past, this paper reports an analysis of interviews with some Portuguese language teachers who worked in São Paulo public schools in the 1950s to 1970s with the aim of investigating how their discourses on grammar teaching were formed in the process of rememoration. This study observed that the permanence of a tradition and the rise of a new attitude coexisted in the same period of time, opening space for distinct attitudes in grammar teaching.
  • Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português Artigos

    Silva, Noadia Íris da

    Resumo em Português:

    Na presente pesquisa investigamos como os professores de português do Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolar gramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolverem aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamam de Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nos apoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, do ponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicam a coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dos professores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramente em função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    In this research we investigate how Elementary School Portuguese teachers are dealing with the crash between traditional grammar teaching and the new proposals of language teaching that aim to outdo this traditional approach by developing what the National Curriculum Parameters for Portuguese Language calls Axis of Reflection and Analysis on Language. From a theoretical standpoint, we support the assumptions of Applied Linguistics and the methodological point of view in of the qualitative approach. Our results indicate the coexistence of different theoretical and methodological perspectives in the practice of teachers in this axis, and these perspectives are more clearly delineated on the basis of linguistic contents selected and taught in the classroom.
  • O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa Artigos

    Silva, Kleber Aparecido da; Pilati, Eloisa; Dias, Juliana de Freitas

    Resumo em Português:

    Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.
  • A língua em funcionamento nas práticas discursivas Artigos

    Gonçalves, Adair Vieira; Saito, Cláudia Lopes Nascimento; Nascimento, Elvira Lopes

    Resumo em Português:

    Fundamentos do quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo da Escola de Genebra e da vertente funcionalista de estudos da linguagem ecoam nas ideias pressupostas em três documentos oficiais: Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo (PCLP), Diretrizes curriculares da Educação Básica do estado do Paraná (DCE) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), considerando que esses documentos postulam, como eixo do trabalho pedagógico, as práticas discursivas nos diferentes contextos de uso da língua. O enfoque na língua contextualizada nas práticas sociais constitui um novo paradigma para a formação de professores e para a didatização de tais práticas. Nesse sentido, os autores dão a sua contribuição, apresentando proposta de modelização didática de uma prática social que contribua para a elaboração de atividades didáticas em que se articulem aspectos linguísticos e discursivos emergentes do funcionamento da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    The School of Geneva sociodiscursive interactionism epistemology and the functional versant of studies of language echoed on the presupposed ideas in three official documents: the State of São Paulo Portuguese Curricular Proposal (PCLP), the State of Paraná Basic education Curricular Directives (DCE) and the National Curricular Parameters (PCN). These documents postulate discursive practices in different contexts of language use as the axis for pedagogic work.The approach based on contextualized language in social practices constitutes a new paradigm for teacher training and the didactization of such practices. To that end, the authors give their contribution by presenting a proposal for didactic modeling of a social practice which contributes to the elaboration of didactic activities in which articulate linguistic and discursive aspects emerging from the functioning of language can be found.
  • Resenhas

    Viana, Vander
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