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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2011
  • Carta da editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Estudos da linguagem e mente corporificada: uma nova proposta gramatical Artigos

    Santos, Ricardo Yamashita

    Resumo em Português:

    Podemos dizer que Descartes fundamentou a filosofia moderna com uma proposta universal do entendimento mundano. Dissociando as experiências corpóreas de nossa matéria pensante - mente, conseguiríamos captar a verdadeira essência de tudo por meio de um pensamento racional e objetivo. A ideia de mente corporificada, traduzida aqui pelos moldes de Lakoff e Johnson (1980), quebra com a dicotomia do filósofo e com diversas outras tradições enraizadas em nossa cultura ocidental. Nosso objetivo neste artigo é o de amparar a nova proposta teórica de mente corporificada e pensar um novo modelo gramatical que evidencie a corporalidade da mente.

    Resumo em Inglês:

    We can say that Descartes founded the modern philosophy with an universal proposal of the mundane understanding. Dissociating the bodily experience from our thinking matter - mind, we could capture the true essence of everything through rational and objective thought. The idea of the embodied mind, translated here by Lakoff and Johnson's theories (1980), breaks Descartes' dichotomy and various other traditions rooted in our Western culture. Our goals in this paper is to bolster the new theoretical proposition of embodied mind and think about a new grammatical model that highlights the embodiment of mind.
  • Metáfora e metonímia: o traço-de-união entre os compostos Artigos

    Silva, Alba Valéria Tinoco Alves

    Resumo em Português:

    Com o intuito de apresentar um modelo de análise de palavras compostas que seja, ao mesmo tempo, simples e abrangente, este artigo focaliza o processo de formação lexical por composição no português do Brasil sob o ponto de vista semântico. A discussão centra-se na motivação semântica da palavra composta no que diz respeito a sua importância para a economia linguística e sua articulação do ponto de vista da metáfora e da metonímia, que são as bases fundamentais do modelo aqui proposto.

    Resumo em Inglês:

    In order to present a simple and comprehensive model of compounds based on their meaning, this article studies the word-formation process of compounding in contemporary Brazilian Portuguese in terms of its semantics. The role and importance of compounding in systematic processes of lexical expansion is analyzed, and a semantic classification of compounds based on metaphor and metonymy is proposed.
  • Subsidios lexicográficos para la enseñanza de lenguas extranjeras: Qué diccionarios tienen a su disposición los aprendices brasileños de español?

    Farias, Virginia Sita

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene dos objetivos. En primer lugar, presentar un panorama de los diccionarios de lengua española mediante la elaboración de una taxonomía. En segundo lugar, teniendo en cuenta las necesidades específicas de los aprendices brasileños de español, evaluar cuán realmente útiles pueden ser los diccionarios de lengua española para esos estudiantes, poniendo especial atención a los diccionarios bilingües, a los learner's dictionaries y a los diccionarios generales de lengua.

    Resumo em Inglês:

    This paper has two objectives. Firstly, we will present an overview of Spanish dictionaries through the elaboration of a taxonomy. Secondly, taking into account the specific language needs of Brazilian learners of Spanish, we will evaluate how helpful the Spanish dictionaries are for the students, paying special attention to bilingual dictionaries, learner's dictionaries and general monolingual dictionaries.
  • A pontuação e a constituição de sentidos: um estudo dialógico em texto midiático impresso Artigos

    Silva, Anderson Cristiano da

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo discutir a ação dos sinais de pontuação e a influência deste conteúdo na constituição de sentidos no texto midiático impresso. Assim, para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído de um artigo opinativo do colunista Clóvis Rossi (Folha de S. Paulo), tendo como referencial teórico-metodológico alguns pressupostos bakhtinianos, principalmente a dialogia constitutiva da linguagem. Especificamente nesta pesquisa, discutimos o emprego dos parênteses, sendo considerados marcas relevantes na interação entre (inter)locutores. Confirmando nossa hipótese, observamos que a pontuação contribui também para revelar traços de subjetividade, bem como as propriedades dialógicas do enunciado.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the action of the punctuation marks and the influence of this content in the constitution of senses in the mediatic printed text. We analyzed a corpus consisted of a newspaper article written by Clóvis Rossi (Folha de S. Paulo) under the light of some Bakhtin's principles. Specifically in this research, we discuss the use of brackets, being considered excellent marks in the interaction between speaker and interlocutor. Confirming our hypothesis, we observed that punctuation also contributes to reveal subjectivity traces, as well as the dialogic properties of statements.
  • Questões de língua, identidade e poder: hibridismos em Timor Leste Artigos

    Severo, Cristine Gorski

    Resumo em Português:

    Objetiva-se discutir a relação complexa existente entre as noções de língua, discurso, identidade e poder a partir da situação linguística, social, política e histórica do Timor Leste. As noções de língua, discurso e identidade são tematizadas a partir da concepção de hibridismo, em que as misturas e variações colocam em tela uma concepção heterogênea, plural e conflituosa de língua e de sujeitos. A noção de poder se inscreve como constitutiva dos processos de hibridização linguístico-discursivos e das relações dialógicas estabelecidas entre as línguas, os discursos e as identidades. O aporte teórico adotado apoia-se nos trabalhos de Bakhtin e seu Círculo.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we aim to discuss the complex relation that exists between the notions of language, discourse, identity and power, considering the historical, political, social and linguistic situation in East Timor. For doing so, we explore the notions of language, discourse and identity from a perspective of hybridism that considers mixtures and variation as constitutive of a heterogeneous, plural e conflictive conception of language and subjects. The notion of power is seen as intrinsically related to the discursive and linguistic processes and to the dialogical relations that exist between languages, discourses and identities. The discussion presented here is based on Bakhtin's (and his Circle's) ideas.
  • Discurso de posse: uma análise das avaliações positivas Artigos

    Rocha, Eva Pereira da

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de posse do atual Secretário da Educação de São Paulo, tendo como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional, (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004; e sua extensão), bem como o Sistema de Avaliatividade (MARTINS; ROSE, 2005), a fim de verificar a construção discursiva que se realiza por meio da categoria Atitude, mais especificamente dos recursos pertencentes aos campos semânticos do Afeto, do Julgamento e da Apreciação, bem como suas subcategorias. O objetivo central é, desse modo, identificar a atitude presente no posicionamento discursivo do produtor do texto em relação aos seus interlocutores, tendo em vista as avaliações positivas e as propostas apresentadas para o futuro.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to analyze the inaugural speech of the current Secretary of Education of São Paulo, based on theoretical Systemic Functional Linguistics, (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004; and its extension) and the evaluative system (MARTIN; ROSE, 2005), to verify the discursive construction that takes place through the Attitude category, specifically the resources belonging to the semantic fields of Affect Judgment and Appreciation, as well as their subcategories. The main objective is thus to identify the attitude present in the discursive positioning of the producer of the text in relation to interlocutors, in view of the positive evaluations and proposals for the future.
  • O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: a produção de textos Artigos

    Tagliani, Dulce Cassol

    Resumo em Português:

    Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    Based on theoretical studies of the genres and the theory of activity, this paper addresses issues relating to the use of textbooks in Portuguese. We found the relationship between school agents and this mediation instrument, focusing on production of written activities, obtained from classes in a public high school in Rio Grande, RS. The use made of this material was observed considering the evaluation presented by the National Textbook Program and the teachers' knowledge about the textbook. We also observed how such use contributes to the development of students' discursive competence. The results show that there are differences in the use of textbooks as a mediator of text production, depending mainly on the (re) presentation and (re)signification of the teaching objects that compose the discursive nature of the Portuguese textbook genre.
  • Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem Artigos

    Bonini, Adair

    Resumo em Português:

    Este artigo, focalizando o jornal escolar, discute o ensino-aprendizagem de linguagem a partir dos conceitos de gênero e letramento. Inicialmente apresenta, em termos do contexto brasileiro, um painel com as discussões e metodologias recentes sobre ensino-aprendizagem de linguagem. Em seguida, o artigo traz um breve panorama do trabalho com jornal na escola e uma análise de pesquisas que envolvem experiências com jornal escolar. Na parte final, apresenta uma proposta de trabalho com o jornal escolar, que também serve de pano de fundo para outras reflexões.

    Resumo em Inglês:

    This article, focusing on the school newspaper, discusses the language teaching-learning from the concepts of genre and literacy. It is initially presents, in terms of the Brazilian context, an overview of the recent discussion and methodologies on language teaching-learning. Then, the article provides a brief overview of the work with newspaper at school and a review of studies involving experiments with school newspaper. Toward the end, we present a proposal to work with the school newspaper, which also serves as a backdrop for other reflections.
  • Estratégias mediadoras no ambiente virtual Artigos

    Tostes, Simone Correia

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, tentamos identificar estratégias positivas de interação professor-aluno num curso a distância. Lançamos mão da microanálise etnográfica para investigar o discurso do professor, como ele acredita que a linguagem ajuda os alunos e como os alunos pensam que o discurso do professor contribui para obter sucesso num curso online. A apuração dos dados coletados e do questionário evidenciaram um alinhamento entre as declarações dos alunos e as do professor. Discentes e docente apontam como atributos principais do professor para a aprendizagem em ambientes virtuais a presença ativa, o relacionamento afetivo, a atenção e a dedicação. Os resultados desta pesquisa oferecem subsídios para a formação inicial e continuada de professores com a finalidade de obterem-se melhores resultados nos esforços empreendidos para mediar o desenvolvimento da aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    In this research we have tried to grasp the strategies that work on the teacher-student interaction on a distance education course. We have applied micro-ethnographic analysis to investigate the teacher's discourse, how he believes the way he uses language helps students and how students think the teacher's discourse helps them succeed in an online course. The data collected has shown that there is agreement between the students' and the teacher's opinions. They both point out the participation, affection, attention, and dedication on the teacher's part as the main features that make learning easier. The results obtained in this research offer some foundation for the initial or continued preparation of teachers in order to reach the best results in the efforts to mediate the development of learning.
  • Capacidade de memória de trabalho na produção e aquisição de uma regra sintática na fala em L2

    Finardi, Kyria R; Silveira, Rosane

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga se há relação entre a capacidade de memória de trabalho e a aquisição de uma estrutura sintática na fala em L2. A Teoria do Processamento da Informação orienta a pesquisa, à medida que se pressupõe a existência de um sistema cognitivo de código duplo, constituído de um sistema baseado em regras e outro baseado na memória (SKEHAN, 1998), os quais são responsáveis pela análise e pela síntese da linguagem, respectivamente. A aquisição da L2 também é discutida no que diz respeito ao processamento de input para o significado e para a forma. Os resultados indicam que a capacidade da memória de trabalho está relacionada com a produção e a aquisição de uma estrutura sintática na fala da L2, mas esse relacionamento é mais forte na aquisição.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the extent to which working memory capacity is related to the production and acquisition of a syntactic structure of L2 speech. Information Processing Theory guides the research, as the authors assume the operation of a dual code cognitive system made up of a rule-based and a memory-based system (SKEHAN, 1998) responsible for analyzing and synthesizing language, respectively. L2 acquisition is also discussed in terms of processing input for meaning and form. Overall results show that working memory capacity is related to the production and acquisition of a syntactic structure in L2 speech, but this relationship is stronger for acquisition.
  • Professores de língua inglesa para crianças: interface entre formação inicial e continuada, experiência e fazer pedagógico Artigos

    Santos, Leandra Ines Seganfredo

    Resumo em Português:

    O foco deste estudo é discutir a formação inicial e continuada de docentes que atuam no ensino de Língua Estrangeira, em especial, no ensino de Língua Inglesa para crianças que frequentam anos iniciais do Ensino Fundamental, em contexto de escola pública. Os dados, provenientes de um grupo de cinco docentes, foram coletados mediante uso de questionários, entrevistas, sessões reflexivas, logs, acompanhamento do fazer pedagógico e da participação na Formação Continuada e em eventos acadêmico-científicos. Os resultados mostram que a Formação Continuada, mediante cursos e participação em eventos, por exemplo, são muito importantes na vida profissional do docente, principalmente, quando proporcionam socialização de experiências do fazer pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    This study focuses on the discussion concerning the second language teachers' education, especially those who teach English for young learners in first years of public elementary schools. The data were collected from a group of five teachers by using questionnaires, interviews, reflective sections and logs. The teachers were followed in their teaching practice in the schools where they work, and also in their participation in continued education and academic and scientific events. The results show that continuing teaching education through courses and participation in events, for instance, are very important in teachers' professional life, mainly when they allow them to share their teaching experiences.
  • A autoavaliação da aprendizagem de inglês como língua estrangeira em um ambiente tandem a distância Artigos

    Cavalari, Suzi Marques Spatti

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa discutir as características do processo de autoavaliação da aprendizagem de inglês como língua estrangeira em um contexto tandem a distancia. Trata-se, mais especificamente, da apresentação de uma pesquisa na qual se analisam os dados coletados no ambiente teletandem (TELLES, 2005) por uma brasileira (aprendiz de inglês), durante suas interações via chat com dois parceiros norteamericanos (aprendizes de português). A análise enfoca as metas e estratégias de aprendizagem em relação aos parâmetros e critérios adotados pela brasileira em seu processo de autoavaliação.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at discussing the characteristics of self-assessment process in a tandem language learning setting. It is the presentation of a study in which the data were collected by a Brazilian participant (learner of English as a foreign language) during her interactions via chat with two North American teletandem (TELLES, 2005) partners (learners of Portuguese as a foreign language). The analysis focused on the learning goals and strategies in relation to the parameters and criteria defined by the Brazilian learner in her self-assessment process.
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