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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2015
  • Introduction: why should applied linguists care about Metaphor and Metonymy in Social Practices? Artigos

    Gibbs Jr., Raymond W.; Ferreira, Luciane C.
  • Metáforas audiovisuais da crise financeira: a construção do significado e o fluir da experiência Artigos

    Müller, Cornelia; Schmitt, Christina

    Resumo em Português:

    Esse trabalho defende uma perspectiva da metáfora nos meios audiovisuais, que entende tal processo como construção do significado, i.e., como conceitualizações corporificadas dinâmicas, associadas no seu cerne ao fluir da experiência. Isso envolve experiência em duplo sentido: como afeição imediata por meio de uma forma audiovisual orquestrada de experiência do movimento e como experiências sensório-motoras de domínios-fonte metafóricos. A partir de um método interdisciplinar (linguístico e análise de filme), este estudo apresenta a análise de um programa de TV sobre política alemã, que aborda o tema das perdas e ganhos na crise financeira. São dois os objetivos deste estudo de caso: reconstruir a complexidade da construção do significado metafórico na mídia audiovisual e ilustrar uma questão teórica: que metáforas em composições audiovisuais emergem de forma dinâmica a partir de experiências sensórias e afetivas.

    Resumo em Inglês:

    This paper advocates a perspective on metaphors in audio-visual media that conceives of these as processes of meaning making, i.e., as dynamic embodied conceptualizations, constitutively bound to the flow of experience. This involves experience in a double sense: as immediate affection through an audio-visually orchestrated form of movement experience and as sensory-motor experiences of metaphoric source domains. Drawing on an interdisciplinary (linguistic and film analysis) method, this study presents an analysis of a German political TV report on winners and losers of the financial crisis. The goal of this case study is twofold: to reconstruct the complexity of metaphoric meaning making in audio-visual media and to illustrate a theoretical claim: that metaphors in audio-visual compositions emerge dynamically from sensory and affective experiences.
  • O PAPEL DOS GESTOS NA CONSTRUÇÃO DE METÁFORAS MULTIMODAIS: análise de um debate político-eleitoral Artigos

    Miranda, Maíra Avelar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende analisar o papel dos gestos na construção de metáforas multimodais no gênero "debate político-eleitoral". Do ponto de vista teórico, levamos em consideração que os gestos metafóricos podem ser analisados como expressões de metáforas conceptuais. Abordamos e ilustramos, sobretudo, a importância da orientação especial na emergência de metáforas no discurso político. Do ponto de vista metodológico, selecionamos quatro sequências de um debate de segundo turno. Partindo do princípio operacional de excursão gestual, observamos, especificamente, a metaforicidade multimodal em compostos verbo-gestuais. Após analisar as metáforas encontradas nas cenas de debate, estabelecemos um continuum entre metáforas que possuem uma natureza convencional e aquelas que possuem uma natureza nova. Além disso, tentamos estabelecer uma relação comparativa entre as metáforas utilizadas pelos dois candidatos: Dilma Rousseff (do PT) e José Serra (do PSDB).

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to analyze the role of gestures in the construction of multimodal metaphors in the "political-electoral debate" genre. Theoretically, we considered that metaphoric gestures can be analyzed as expressions of conceptual metaphors. We mainly approached and illustrated the importance of spatial orientation in the emergence of the metaphors in the political discourse. Methodologically, we have selected four sequences of a second-tour debate. Starting from the operational concept of gesture excursion, we specifically observed the multimodal metaphoricity in speech and gesture compounds. After analyzing the metaphors found in the debate sequences, we established a continuum between metaphors of a conventional nature and those of a new nature. We also tried to establish a comparative relation between the metaphors used by the two candidates, Dilma Rousseff (from the Labor Party) and José Serra (from the Social Democratic Party).
  • Recontextualizando práticas sociais e globalização: metáfora multimodal e narrativa ficcional em anúncios comerciais impressos e na internet Artigos

    Downing, Laura Hidalgo; Mujic, Blanca Kraljevic

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um estudo de práticas aplicadas em nível local e global ao explorar a interação entre metáfora multimodal e narrativa no discurso publicitário. Utilizou-se a Teoria da Metáfora Conceitual (TMC) e a Teoria da Integração Conceitual, a fim de comparar como mudanças sociais e seus prolongamentos são representados e recontextualizados no discurso publicitário por meio do tempo, gêneros e culturas. Alterações no tempo e nos gêneros são abordadas por meio de análises de propagandas impressas de 2000 a 2002 e de anúncios na Internet no período de 2001 a 2009. Em segundo lugar, comparamos a interação entre metáforas de TRANSFORMAÇÃO e MÁGICA e frames de narrativas em ambos os gêneros e períodos. Finalmente, dá-se atenção especial à variação de uma campanha de uma marca global (Coca-Cola) em três culturas distintas, revelando mudanças competitivas em práticas sociais globais e locais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a study of ongoing global and local changing practices by exploring the interaction between multimodal metaphor and narrative in advertising discourse. Thus, we make use of Conceptual Metaphor Theory (CMT) and Conceptual Integration Theory to compare how social changes and continuities are represented and re-contextualized in advertising discourse, across time, genres and cultures. Changes in time and across genres are addressed through the analysis of printed ads from 2000-2002 and internet ads from 2001-2009. Second, we compare the interaction between transformation and magic metaphors and storytelling frames in both genres and periods. Finally, we pay particular attention to the variation in a global brand campaign (Coca-Cola) in three different cultures, thus revealing competing changes in global and local social practices.
  • Da Metáfora Monomodal à Metáfora Multimodal no Jornal Desportivo Português A Bola Artigos

    Almeida, Maria Clotilde; Sousa, Bibiana de

    Resumo em Português:

    Na sequência do estudo extensivo de ocorrências da metáfora conceptual no jornal desportivo português A Bola (ALMEIDA, 2013) e da investigação sobre a metáfora multimodal (Forceville, 2008, 2009, 2012), o presente artigo visa a análise das metáforas multimodais com a figura de Cristiano Ronaldo nas capas deste mesmo jornal desportivo. É nosso propósito descortinar as afinidades ou divergências conceptuais entre as metáforas monomodais no respeitante aos domínios fonte das mesmas, ou seja, os da GUERRA e da RELIGIÃO, (ALMEIDA, 2013) e as metáforas multimodais em análise no presente estudo. No confronto entre estes dois tipos de metáfora verificou-se que os domínios-fonte das metáforas multimodais se limitam à GUERRA e à RELIGIÃO, o que as distingue das metáforas monomodais nos jormais desportivos, que emergem de uma vasta panóplia de domínios-fonte (ALMEIDA, 2013).

    Resumo em Inglês:

    Following our comprehensive study of conceptual metaphor occurrences in the Portuguese sports newspaper A Bola (ALMEIDA, 2013) and the research on multimodal metaphor (Forceville, 2008, 2009, 2012), the present paper aims to analyse multimodal metaphors, depicting Cristiano Ronaldo on the covers of this very same newspaper. We wish to uncover conceptual affinities or differences between monomodal and multimodal metaphors as far as their source domains are concerned, namely those of WAR and RELIGION (ALMEIDA, 2013). Upon confronting monomodal and multimodal metaphors, we have unveiled that source domains of multimodal metaphors appear to be more restrictive in comparison to the vast panoply of source domains in monomodal metaphors (ALMEIDA, 2013).
  • Viagens poéticas e outras metáforas subjacentes à crítica literária de poesia em inglês e russo Artigos

    Šeškauskienė, Inesa; Valentjeva, Oksana

    Resumo em Português:

    Este estudo se propõe a investigar a metaforicidade do discurso da crítica literária relacionada à poesia. A pesquisa desenvolvida no quadro dos estudos contemporâneos da metáfora se apoia, em primeiro lugar, na Teoria da Metáfora Conceitual e seus seguidores, e busca revelar metáforas que estruturam o discurso da crítica literária em duas culturas distintas - a inglesa e a russa. A metodologia de pesquisa se baseia nos pressupostos do Método de Identificação da Metáfora (STEEN et al., 2010) e padrões de metáforas (STEFANOWITSCH, 2006). Os resultados sugerem que o principal domínio-fonte para conceitualizar poesia na crítica literária nos dois idiomas é PESSOA. Contudo, esse domínio se destaca muito mais em inglês, enquanto que os domínios SOM, MÚSICA, PINTURA e VIAGEM se sobressaem mais em russo. Inevitavelmente, muitas metáforas são de cunho avaliativo - empregadas para expressar as atitudes positivas ou negativas do escritor.

    Resumo em Inglês:

    The paper sets out to examine the metaphoricity of the discourse of literary criticism dealing with poetry. The research carried out in the framework of contemporary metaphor studies relying, first of all, on the Conceptual Metaphor Theory and its followers, attempts to uncover metaphors structuring the discourse of literary criticism in two distinct cultures - English and Russian. The methodology of the investigation is based on the key principles of the metaphor identification procedure (STEEN et al., 2010) and metaphorical patterns (STEFANOWITSCH, 2006). The results suggest that the main source domain for conceptualizing poetry in literary criticism in both languages is a person. However, this domain features much more prominently in English, whereas the domains of sound and music, painting and journey are more relevant in Russian. Many metaphors are inevitably evaluative - employed to express the writer's positive or negative attitude.
  • A metáfora no processo de gramaticalização do verbo DANAR para expressão do aspecto inceptivo com prolongamento da ação no português brasileiro Artigos

    Paula, Thaís Franco de; Coelho, Sueli Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de apresentar como a metáfora atua no processo de gramaticalização do verbo DANAR, que passa de verbo lexical pleno a verbo gramatical, auxiliar, em construções do tipo: "A criança danou (se) a chorar", aqui chamada de V1DANAR + (pron) + (prep) + V2infinitivo. Acredita-se que esse novo uso de DANAR, para marcar o aspecto inceptivo com prolongamento da ação, seja consequência de um processo metafórico cognitivo que envolve os esquemas imagéticos movimento e força, os quais já se encontravam subjacentes em DANAR concreto, o que justifica que esse verbo, não prototípico para marcação de aspecto, possa ter atualizado essa categoria gramatical.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present how a metaphor acts in the grammaticalization process of the verb DANAR, from Brazilian Portuguese, ranging from the full lexical verb to the grammatical, auxiliary verb in constructions like: "The kid danou(-se) to cry", hereby referred to as V1DANAR + (pron) + (prep) + V2infinitive. We support that this new usage of DANAR, perceived as a marker of an inceptive aspect with an extension of action, is a consequence of a metaphorical cognitive process that involves imagetic schemes of motion and force, which already existed within the concrete form of DANAR, which justifies that this verb, although not the archetypal aspect marker, may have updated this grammatical category.
  • Analisando a Colocação da Metonímia ("THE PLACE FOR THE EVENT") Objetivando Atenuação de Situações Negativas Artigos

    Arimitsu, Nami

    Resumo em Português:

    Esta análise objetiva destacar as situações negativas expressos através da metonímia. Em primeiro lugar, por meio da análise da função do tipo metonímias, se aponta que os eventos negativos são expresos principalmente em metonímias. Em segundo lugar, menciona as razões do uso da figura. A metonímia foi amplamente pesquisada pelos pontos de vista de Lakoff e Johnson (1980), e também pelos aspectos semânticos da oposição de Voßhagen (1999). Porém, nenhum desses estudos se concentrou na natureza da metonímia baseando-se na atenuação de situações negativas e eufemísticas. Por exemplo, "não vamos deixar a Tailândia se tornar um outro Vietnã," essa ideia expressa a Guerra do Vietnã e suas tragédias. Os falantes deixam de expressar as palavras negativas que trazem à tona o cenário da tragédia, assim também evitam o constrangimento. Desta forma, os ouvintes podem facilmente compreender o significado da metonímia usada, pois situações reais expressam ideais negativas e deixam marcas profundas, intensificadas e proeminentes comparando com aquelas dos eventos positivos.

    Resumo em Inglês:

    This paper has two objectives. First, by analyzing THE PLACE FOR THE EVENT-type metonymies, this paper points out that it is mainly negative events that are expressed by this type of metonymy. Second, this paper reveals the motivations of those THE PLACE FOR THE EVENT-type metonymies that express negative events. Metonymies are widely investigated along with the views of Lakoff and Johnson (1980), and their oppositional semantic aspects are pointed out by Voßhagen (1999). However, none of the previous studies focused on the nature of THE PLACE FOR THE EVENT-type metonymies from the perspective of negative evaluation, euphemism, and politeness. "Let's not let Thailand become another Vietnam" expresses the Vietnam War and all the tragedies behind it. Speakers refrain from expressing negative evaluative aspects from a euphemistic perspective and try to behave politely through hiding the exact expression, and listeners can also easily understand THE PLACE FOR THE EVENT-type metonymies that express negative events, since negative events are much more highly marked and intensified, as well as more prominent, than are positive ones.
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