Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2019
  • Notas sobre a diversidade de perspectivas teóricas em pesquisas sobre política linguística Articles

    Diniz, Leandro Rodrigues Alves; Silva, Elias Ribeiro da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, que abre o segundo número do volume 19 da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, discutimos algumas divergências epistemológicas existentes nas pesquisas sobre política linguística. Na primeira seção, esboçamos duas linhas de divergência: (i) o foco nas políticas linguísticas oficiais versus nas de facto; (ii) a concepção de atores versus sujeitos de políticas linguísticas. Na segunda seção, com base na análise de títulos de números temáticos, dossiês e livros publicados recentemente no Brasil, argumentamos que essa diversidade de perspectivas pode ser claramente observada nas pesquisas desenvolvidas no país. Terminamos nosso texto destacando alguns temas que vêm ganhando força na agenda de pesquisa brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, which opens the second issue of Volume 19 of Revista Brasileira de Linguística Aplicada, we discuss some existing epistemological divergences in language policy research. In the first section, two lines of divergence will be outlined: (i) the focus on official versus de facto language policies; (ii) the conception of language policymakers versus subjects of language policies. In the second section, based on the analysis of titles of thematic issues, dossiers and books recently published in Brazil, we argue that this diversity of perspectives may be clearly noticed in the research carried out in the country. We finish our text highlighting some issues that have gained strength in the Brazilian research agenda.
  • Política e Planejamento Linguístico: uma análise dos temas presentes em pesquisas no Brasil Articles

    Sousa, Socorro Cláudia Tavares de; Dionísio, Cynthia Israelly Barbalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão panorâmica das temáticas presentes no campo da Política e Planejamento Linguístico nos últimos vinte e um anos (1990-2010) no Brasil, comparando o alinhamento das pesquisas brasileiras com as realizadas no cenário internacional. Para tanto, utilizamos noções expandidas de política linguística (COOPER, 1989; SHIFFMAN, 1996, 2006; SPOLSKY, 2004, 2009, 2012) e realizamos um levantamento da presença de artigos na área em uma amostra de resumos oriundos de revistas acadêmicas brasileiras de Letras/Linguística. Identificamos cinco temas principais, que foram: políticas linguísticas educacionais, planejamento linguístico, línguas em contato, difusão da língua portuguesa, e saberes (meta)linguísticos e políticas linguísticas. Por um lado, esses temas revelam a convergência entre o cenário nacional e o internacional, por outro, demonstram uma tendência temática específica do campo no Brasil, a saber, o interesse na constituição dos saberes (meta)linguísticos e sua relação com a política linguística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this work is to present an overview of the themes discussed in the field of Language Policy and Planning over the last twenty-one years (1990-2010) in Brazil, comparing the alignment of Brazilian research with the international scenario. To that end, expanded notions of language policy were adopted (COOPER, 1989; SHIFFMAN, 1996, 2006; SPOLSKY, 2004, 2009, 2012) and a survey was carried out in order to find the number of articles in the field in a sample of abstracts from Brazilian academic journals of Linguistics and Literature. The main themes identified in this study were: educational language policies, language planning, languages in contact, diffusion of the Portuguese language, and (meta)linguistic knowledge and language policies. On the one hand, these themes show a convergence between Brazilian and international trends; however, on the other, they show a specific thematic trend in the former, that is, the interest in the constitution of (meta)linguistic knowledge in relation to language policy.
  • Internacionalização e políticas linguísticas no Brasil: qual a relação? Articles

    Guimarães, Felipe Furtado; Finardi, Kyria Rebeca; Casotti, Janayna Bertollo Cozer

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo reflete sobre a relação entre a internacionalização da educação e as políticas linguísticas no Brasil. Para tanto, faz-se uma revisão de literatura de políticas linguísticas e de internacionalização, concretizadas em programas como o Ciências sem Fronteiras (SwB) e o Idiomas sem Fronteiras (LwB). A análise de políticas de internacionalização sugere que as políticas linguísticas estão no cerne da internacionalização, no que se refere ao papel do inglês, entretanto, o papel das outras línguas estrangeiras/adicionais (L2s) ainda parece desconectado da internacionalização e carece de maior sintonia com políticas linguísticas em todos os níveis educacionais. Os resultados da análise apontam para a importância de pensar o papel do ensino de L2s nos diferentes níveis educacionais e também no multilinguismo no Brasil e na internacionalização do ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article reflects on the relationship between the internationalization of higher education and language policies in Brazil. The study provides a review of language policy literature and internationalization policies materialized in national programs, such as the Science without Borders (SwB) and the Languages without Borders (LwB). The analysis of internationalization policies suggests that language policies are at the core of the internationalization agenda, concerning the role of English in this process; however, the role of other foreign/additional languages (L2s) still seems to be disconnected, whereby other languages lack funding and alignment with solid language policies at all educational levels. The analysis of language policies reveals the need to think about the role of L2s at different educational levels as well as in multilingualism in Brazil and in the internationalization of higher education.
  • Programa Idiomas sem Fronteiras (Inglês): um estudo sobre ideologias da língua inglesa Articles

    Passoni, Taisa Pinetti

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta a síntese de um estudo sobre ideologias da língua inglesa (ILI) que permeiam o Programa Federal “Idiomas sem Fronteiras - Inglês” (IsFI). A pesquisa analisa textos das esferas legal, educacional e jornalística que tratam da realização do Programa. Utilizando o software NVivo 11, os textos foram armazenados e categorizados segundo pressupostos da Abordagem do Ciclo de Políticas e da Análise de Discurso Crítica. O entrelaçamento de seis ILI - língua padrão, língua inglesa como mercadoria, falante nativo, instrumentalista, língua global e imperialismo linguístico - é tomado como característico do IsFI em discursos marcados por tensões entre ratificação e questionamento da hegemonia do inglês na política linguística engendrada pelo Programa, no âmbito da internacionalização do ensino superior brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the synthesis of a study on the English language ideologies (ELI) underlying the Federal Program entitled “Languages without Borders-English” (LwBE). The investigation draws on texts from the legal, educational, and journalistic spheres about the enactment of the Program. Using NVivo 11 software, these texts were stored and categorized in the light of the Policy Cycle Approach and Critical Discourse Analysis. The overlapping of six ELI - standard language, English language as a commodity, native-speakerism, instrumentalist, global language and linguistic imperialism - is conceived as a common trait of LwBE in discourses, displaying tensions between the ratification and the questioning of English hegemony in the language policy engendered by the Program, within the context of the internationalization of Brazilian higher education.
  • O ENEM e a política linguística para a língua inglesa no contexto brasileiro Articles

    Oliveira, Andrea Barros Carvalho de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo discuto os resultados de uma pesquisa cujo foco foi a política linguística para o inglês no Brasil, especificamente, os efeitos da Prova de Inglês do ENEM nas representações e nas práticas relacionadas ao idioma. Adotou-se a concepção teórica de Shohamy (2006), segundo a qual a compreensão da política linguística não se restringe à análise da legislação visto que a política real é colocada em prática por meio de mecanismos, ou seja, de recursos implícitos tais como placas de trânsito e exames de línguas. Desta forma, além da análise da legislação que trata do inglês, foram realizadas entrevistas com estudantes de um curso pré-vestibular, professores e coordenadores de inglês da rede pública. Verificou-se que o pressuposto de que a presença da língua inglesa no ENEM posicionaria o exame como um mecanismo de política linguística não se confirmou, uma vez que não houve um impacto significativo da prova de inglês do ENEM nas representações e nas práticas relatadas pelos participantes deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article I discuss the results of a doctoral research that focused on the language policy for English in Brazil, specifically the effects of the English questions of ENEM in the representations and practices related to this language. According to the theoretical conception in which the study was based, the comprehension of language policy goes beyond the analysis of what is manifested in laws and official programs, since the real policy, called de facto policy, is put into practice through mechanisms, namely implicit resources, such as exams, traffic signs, among others (SHOHAMY, 2006). Thus, in addition to the analysis of legislation dealing with English, interviews were conducted with students from a preparatory course to enter university, teachers, and English coordinators from public schools. The initial assumption that the presence of English in the ENEM would place the exam as a language policy mechanism was not confirmed, since there was not a significant impact of ENEM on the representations and practices reported by the participants of this study.
  • A circulação global de políticas de alfabetização: o método fônico, desigualdade e movimentos políticos neoconservadores Articles

    Windle, Joel; Batista, Simone

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo examina como a reforma do ensino de alfabetização tornou-se uma prioridade política fundamental para os movimentos políticos conservadores contemporâneos. No Brasil, um governo federal populista de direita priorizou uma mudança para o “método fônico”, enquanto nos EUA e na Austrália a defesa conservadora do método fônico resultou em mudanças nas políticas nas últimas três décadas. A defesa da política do método fônico (PMF) é examinada como parte de uma mudança no terreno do debate político em direção ao controle de instituições culturais e educacionais, defendido por novos tipos de coalizão política. Além disso, a defesa da política do método fônico (PMF) ganha espaço como resultado do compartilhamento transnacional de pessoal, discursos e estratégia política entre grupos conservadores. A análise aponta para conexões entre componentes religiosos, tradicionalistas e neoliberais da defesa política conservadora contemporânea. A discussão baseia-se no exame de relatórios de mídia e declarações de políticas, com foco no caso brasileiro, sugerindo que os interesses comerciais e ideológicos são particularmente próximos nesse cenário, em relação a estudos anteriores em outros lugares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper examines how reforming literacy education has become a key policy priority for contemporary conservative political movements. In Brazil, a right-wing populist Federal Government has prioritized a shift to “phonics”, while in the US and Australia conservative advocacy of phonics has resulted in policy changes over the past three decades. Phonics policy advocacy (PPA) is examined as part of a shift in the terrain of political debate towards control of cultural and educational institutions, championed by new types of policy coalition. Further, phonics policy advocacy (PPA) gains space as a result of transnational sharing of personnel, discourses and political strategy amongst conservative groups. The analysis points to connections between religious, traditionalist and neoliberal components of contemporary conservative policy advocacy. The discussion is based on examination of media reporting and policy statements, focusing on the Brazilian case, suggesting that commercial and ideological interests are particularly close in this setting, relative to other contexts that have been studied previously.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com