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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 22, Issue: 2, Published: 2022
  • Film and Language(s): the Ambiguous and the Misunderstanding as the Foundation of Human Communication in Being There, by Hal Ashby Articles

    Teixeira, José

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Ao se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O filme Being There - Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal -, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dimensão linguística, questionando: em que medida as nossas interações linguísticas não se baseiam em equívocos de interpretação? O filme, que é baseado no romance homônimo de Jerzy Kosiński, assenta-se em uma estrutura diegética que evidencia questões relativas aos equívocos no uso da linguagem verbal e ao papel de fenômenos como a polissemia e a metáfora nesses equívocos e nas interações linguísticas. Este texto procura analisar, através do jardineiro Chance e das suas interações com as demais personagens, sobretudo no nível da comunicação linguística, como o filme apresenta a relação entre os quadros cognitivos pessoais que nos constroem enquanto indivíduos humanos e a forma como eles são expressos pela linguagem verbal, principalmente no processo metafórico. Além disso, o artigo examina como é possível que quadros de descodificação completamente díspares e equivocados funcionem em universos paralelos de interpretação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Considering all its elements, cinema is perhaps the most complete artistic form of communication since it simultaneously encapsulates visual, musical, and linguistic components. Hal Ashby’s film, Being there, precisely addresses this linguistic dimension by asking: to which extent are our linguistic interactions grounded upon misunderstandings? The film, based on the novel of the same title by Jerzy Kosiński, is grounded in a diegetic structure that addresses issues of misinterpretation in verbal language and the role of phenomena such as polysemy and metaphor in these misunderstandings and various linguistic interactions. This text attempts to analyze, by following the character of Chance (the gardener) and his interactions with the remaining characters, especially on a linguistic level, how the film introduces the relationship of personal cognitive frameworks that construct us as human individuals and how these are expressed by the verbal language, especially by the metaphorical process. Finally, the study examined how utterly unequal and misleading frameworks may still work in parallel universes of interpretation.
  • “Learning English Differently in the Same Way”: Discursive Representations of Language Coaches Articles

    Brito, Cristiane Carvalho de Paula; Guilherme, Maria de Fátima Fonseca

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Com base nos estudos em linguística aplicada trans/indisciplinar e em teorias discursivas de linguagem, este artigo investiga representações discursivas de ensino-aprendizagem de inglês de coaches de idiomas. Nosso corpus é constituído de dizeres enunciados por coaches, em vídeos no YouTube, nos quais buscamos regularidades enunciativas e delineamos quatro principais representações, a saber: (1) não se aprende inglês por métodos formais; (2) aprende-se inglês evitando-se a língua materna; (3) aprende-se inglês acreditando-se no próprio potencial; e (4) aprende-se inglês estabelecendo-se metas. Nossas análises apontam para o funcionamento de uma interdiscursividade neoliberalista que se atualiza na suposta novidade trazida pela profissão e reforça o imaginário de ensino-aprendizagem de uma língua outra como processo natural e espontâneo, passível de controle e domínio e, consequentemente, isento de quaisquer conflitos e tensões inerentes ao sujeito de linguagem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Based on studies on trans/indisciplinary applied linguistics and on discursive theories of language, this paper investigates discursive representations of English teaching & learning by language coaches. To this end, this study investigated enunciative regularities in a corpus of utterances of English coaches on YouTube videos, delineating four main representations: (1) one does not learn English by formal methods; (2) one learns English by avoiding their mother tongue; (3) one learns English by believing in their own potential; and (4) one learns English by establishing goals. The analyses indicate a neoliberal interdiscursivity that is updated in the supposed novelty brought by the profession and reinforces the imaginary that teaching and learning a second language is a natural and spontaneous process that can be controlled and mastered, thus exempting any conflicts and tensions inherent to the subject of language.
  • Language and Enunciation and Meaning Processes in Literacy Articles

    Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida; Lopes, Paula da Silva Vidal Cid

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo, em formato de relato de pesquisa de base teórico-conceitual, objetiva discutir as relações entre a filosofia da linguagem de base marxista adotada pelo Círculo de Bakhtin e os princípios bakhtinianos sobre atividade humana, linguagem e os processos de enunciação; bem como identificar as contribuições deste diálogo para as práticas de ensino na alfabetização. Tais relações destacam a natureza social e ideológica dos signos linguísticos e a interação dialógica como realidade da linguagem. Disto se depreende a necessidade de práticas alfabetizadoras em contextos interdiscursivos que apostem em modos autorais de ensinar e de aprender, a partir de estratégias didáticas contextuais e diversificadas. Conclui-se que, no campo da alfabetização, faz-se necessário um posicionamento filosófico, político e ético que garanta uma unidade de princípios e não uma uniformidade de propostas, que possibilite a inclusão para a equidade social.

    Abstract in English:

    Abstract This article, in a theoretical-conceptual research report format, aims to discuss the relationship between the Marxist-based philosophy of language adopted by the Bakhtin Circle and the Bakhtinian principles on human activity, language, and the enunciation processes; and to identify the contributions of this dialogue to teaching practices in literacy. Such relationships highlight the social and ideological nature of linguistic signs and dialogical interaction as a reality of language. This shows the need for literacy practices in interdiscursive contexts betting on genuine ways of teaching and learning, from contextual and diverse didactic strategies. It concludes that, in the field of literacy, having a philosophical, political, and ethical position that guarantees a unity of principles and not a uniformity of proposals, which enables inclusion for social equity, is necessary.
  • A Look at the Sociointerational Discourse Analysis Between Caregivers and Institutionalized Older Women in Bathing Care Articles

    Schiavon, Isabel Cristina Adão

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo buscou analisar os discursos de profissionais de saúde relacionados aos cuidados de idosas institucionalizadas e ligados aos estigmas do momento de banho, por meio da análise da conversa etnometodológica e ancorado na análise sociointeracional do discurso. A coleta de dados foi realizada por meio de notas de campo e gravações de momentos de interação entre cuidadoras e idosas residentes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) selecionada. O estudo apontou algumas características comuns evidenciadas pela literatura quanto aos estigmas vivenciados por idosos que vivem em ILPI, tais como: idade e abrigamento como vetores da estigmatização, repetição e confirmação do estigma e recusa do estigma pelo ser que deseja. Apesar das limitações do estudo, a autora aponta a relevância de que o estudo seja replicado em outros contextos de cuidado e de que sejam realizadas análises das interações em outros cuidados prestados a esta clientela específica de forma a propiciar uma visão ampliada acerca dessas interações e suas repercussões nos atores envolvidos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Based on Ethnomethodology and Conversational Analysis, and anchored in the Sociointerational Discourse Analysis, this article sought to analyze the speeches of health professionals and their association with stigmas related to institutionalized older women at the time of bathing care. Data were collected using field notes and recordings of interaction moments between caregivers and residents of a selected Long-Term Care Facility (LTCF) for Older Adults. Corroborating the literature on the theme, the results indicate some common characteristics regarding stigmas experienced by older persons living in LTCF, such as age and shelter as vectors of stigmatization, repetition, and confirmation of stigma, as well as refusal of the stigma by the desiring being. Despite the limitations inherent to this study, further research should be replicated in other care contexts, analyzing interactions established with this population, thus providing a broader view of these interactions and their repercussions on the actors involved. In compliance with Resolution 466/2012, the project was submitted to the Research Ethics Committee and approved under Opinion no. 3,534,827, CAAE: 17143019.3.0000.5588.
  • In Service EAP Teachers’ Beliefs About Academic Writing and its Influence on Instruction Articles

    Ferreira, Marilia Mendes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo objetivou discutir como crenças sobre escrita acadêmica de professores experientes de inglês para fins específicos afetou seu ensino. Os dados consistiram em duas entrevistas semiestruturadas realizadas com três professores brasileiros experientes do inglês para fins específicos que trabalham em um grande centro universitário de línguas. Seus programas de cursos também foram coletados. A análise das seis entrevistas revelou que a visão estruturalista de linguagem dos professores afetou o ensino da escrita baseada no produto. Para se desenvolverem como instrutores de inglês para fins específicos, eles precisam enfrentar alguns desafios: essa visão tradicional da linguagem que dificulta o trabalho com a especificidade do discurso acadêmico e a estruturação de um programa de formação continuada.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to discuss how experienced English for Academic Purposes (EAP) teachers’ beliefs about academic writing have affected their instruction. The data comprised two semi-structured interviews conducted with three experienced Brazilian EAP teachers working at a large university language center. Their course programs were also collected. The analysis of the six interviews revealed that the instructors´ structuralist view of language affected the product-based teaching of writing. In order to develop themselves as EAP instructors, they have to face some challenges: this traditional view of language which hinders the work with the specificity of academic discourse and the structuration of sustainable EAP professional development.
  • Rethinking Needs and Specificities in the Teaching of Portuguese as an Additional Language to Asian Groups Articles

    Frazatto, Bruna Elisa; Gabas, Tatiana Martins

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A migração recente de chineses, sul-coreanos e japoneses para o Brasil provocou o aumento da demanda de ensino de português nos últimos anos. Cientes da escassez de materiais didáticos de português para asiáticos e da não consolidação de um campo de pesquisa, buscamos levantar subsídios para a formação de professores de português como língua adicional (PLA) que atuam nesse contexto. Neste artigo, ampliamos a noção de distância linguística e discutimos os estereótipos associados a estudantes asiáticos (KUMARAVADIVELU, 2003). Propomos, como contribuições teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem de PLA voltado a grupos asiáticos, preceitos da abordagem biográfica (BUSCH, 2006; 2016), da educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) e da pedagogia translíngue (GARCÍA, 2017), que auxiliam na revisão do papel do(a) professor(a) nesse processo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The demand for Portuguese classes has grown in the past years resulting from the recent migration of Chinese, South Koreans, and Japanese to Brazil. Given the scarcity of Brazilian Portuguese textbooks to teach Asian learners and the lack of research to consolidate that field, this study aims to contribute with directions for teaching education of Portuguese as an additional language for Asian learners. We expand the linguistic distance concept and discuss stereotypes associated with Asian students (KUMARAVADIVELU, 2003). To fill some of the theoretical and methodological gaps concerning such context, we rethink the role the teacher plays in this context by interlacing the following concepts: biographical approach (BUSCH, 2006; 2016), broadened linguistic education (CAVALCANTI, 2013) and translanguaging pedagogy (GARCÍA, 2017).
  • Discursive Representation of Homelessness in the Correio Braziliense Newspaper (2014-2018): a Macro-Analytical Discussion on Stereotype and Public Agenda Articles

    Costa, Larissa; Resende, Viviane de Melo; Ramalho, Ingrid da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, analisamos a representação de pessoas em situação de rua em notícias veiculadas na plataforma on-line do Correio Braziliense entre 2014 e 2018. O corpus de pesquisa reúne 84 textos que tematizam ações e políticas públicas sobre (e para) a população em situação de rua. Consideramos os estudos críticos do discurso como aporte adequado ao estudo do corpus, pois é uma abordagem interdisciplinar que compreende as práticas sociais no discurso e focaliza a relação particular entre linguagem e sociedade. Com o software NVivo 11 como ferramenta para codificação de dados em pesquisa qualitativa, mapeamos as categorias analíticas de intertextualidade e avaliação nas notícias e exploramos amplamente os textos. Nosso objetivo foi realizar análise panorâmica dos dados considerando categorias analíticas amparadas no suporte teórico-metodológico. O recorte analítico possibilitou a reflexão acerca da percepção social sobre a situação de rua, relevante porque estereótipos negativos e preconceitos influenciam a pauta na agenda pública.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this study we analyze the representation of people living on the street in news published on the online platform of Correio Braziliense between 2014 and 2018. The research corpus consists of 84 texts that address public actions and policies on (and for) the homeless population. We consider studies of critical discourse analysis to be an adequate theoretical contribution to the study of the corpus, since it is an interdisciplinary approach that understands social practices in discourse and focuses on the relationship between language and society. With NVivo 11 software as a coding tool and support for qualitative research, we map the analytical categories of intertextuality and evaluation in the news and explore texts extensively. We aimed to perform a panoramic data analysis considering analytical categories based on theoretical and methodological support. The analytical approach makes it possible to reflect about the social perception of homelessness, which is relevant because negative stereotypes and prejudices influence the public agenda.
  • Dialogue Circle - a Tool for Applied Linguistics to Deal with Beliefs, Emotions, Conflicts, and Paradoxes Articles

    Martins, Ana M. S. G. F.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudos sobre crenças em Linguística Aplicada têm se desenvolvido com base na abordagem metodológica contextual e discursiva, que requer novos instrumentos de pesquisa e métodos de análise de dados para contemplar as histórias, experiências e emoções dos participantes. (CRUZ, 2017; HAUS, 2018; KALAJA et al., 2018) Com base nisso, este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as crenças de doze acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, professores de inglês em formação inicial, sobre a pronúncia de inglês. Este trabalho tem como objetivo apresentar o círculo de diálogo, concebido nos domínios da Justiça Restaurativa, como uma ferramenta de pesquisa que atua diante das dificuldades estabelecidas pelas interrelações existentes entre crenças e emoções. Ao final de cada ciclo, em posse do objeto de fala, os participantes responderam à pergunta: “Como você se sentiu nesse círculo de diálogo?”. Os dados apontam para uma avaliação positiva dos participantes sobre essa ferramenta, com destaque para aspectos como: respeito à fala, valorização das ideias através da atenção dos ouvintes, possibilidade de falar sem ser interrompido, contato com histórias e opiniões diferentes e contato com as próprias crenças, que até aquele momento eram inconscientes. Os dados também apontam a necessidade de uma reeducação voltada ao comportamento nas diferentes interações sociais em que atuamos. Trata-se de um trabalho que pode enriquecer a pesquisa, o ensino e os relacionamentos humanos em diferentes âmbitos.

    Abstract in English:

    Abstract Studies about beliefs in Applied Linguistics have been developed based on contextual and discursive methodological approaches, which require new research instruments and data analysis methods to consider the participants’ histories, experiences, and emotions (CRUZ, 2017; HAUS, 2018; KALAJA et al., 2018). Based on that, this work presents a narrowed portion of a doctoral research that investigated beliefs of twelve undergraduate students of the undergraduate degree in English Language from Universidade Federal do Paraná, campus Curitiba, future English teachers, about English pronunciation. This work aims to present the circle of dialogue, from the domains of Restorative Justice, as a research instrument that contributes in the face of the difficulties established by the interrelations between beliefs and emotions. At the end of each circle, holding the talking piece, the participants answered the question: “How did you feel in this circle of dialogue?”. The results indicate a positive evaluation of the participants about the instrument, mostly related to aspects such as: respect to the speech, appreciation of ideas by receiving the listeners’ attention, possibility of speaking without interruptions, contact with different opinions and histories, and contact with the participants’ own beliefs, which were unconscious up to that point. The data also suggest that behavior reeducation is needed in different social interactions we act in. This is a work that may enrich research, teaching, and human relations in different contexts.
  • Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals Articles

    Santos, Hugo Leonardo Gomes dos; Pontes, Antônio Luciano; Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Dentre as estruturas lexicográficas, a medioestrutura se configura como a menos abordada nos estudos metalexicográficos tendo em vista o volume de pesquisas referentes a aspectos da microestrutura, como a definição e as marcas de uso. Nosso objetivo, então, é investigar o sistema de remissões de dicionários escolares tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático de 2012. Fundamentamos nosso estudo em trabalhos de metalexicografia (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), com foco na medioestrutura e na classificação das remissivas. Nosso corpus é composto por quarenta ocorrências relacionadas a homossexuais masculinos em onze entradas, extraídas de cinco dicionários. (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010) Fizemos a descrição das remissivas e, por meio delas, elaboramos redes medioestruturais para evidenciar o fluxo de sentidos entre os verbetes. Nossos resultados apontam uma tendência para a utilização de remissivas implícitas (81,8%) e para a convergência de sentidos para a entrada “homossexual”.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Among the lexicographic structures, the medioestructure is the least addressed in metalexicographic studies considering the volume of research related to aspects of the microstructure, such as the definition and the labels. Our objective, then, is to investigate the reprinting system of type 3 school dictionaries from Programa Nacional do Livro Didático of 2012. We base our study on works in metalexicography (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), with a focus on the medioestructure and classification of cross-references. Our corpus comprised forty occurrences related to male homosexuals in eleven entries, extracted from five dictionaries (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010). We described the cross-references and, based on them, elaborated medioestructural networks to show the flow of meanings among the entries. Our results point to a trend towards the use of implicit cross-references (81.8%) and towards the convergence of meanings to the entry “homosexual”.
  • The re-enunciation of journalistic discourse in the production of Brazilian school newspapers - a case study of a large-scale project Articles

    Bonini, Adair

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho analisa como o discurso jornalístico aparece reenunciado em uma experiência particular de produção de jornais escolares: o projeto Fala Escola da OSC Comunicação e Cultura, localizada no estado do Ceará, Brasil. A partir do arcabouço teórico da análise crítica de gêneros do discurso (BONINI, 2011; 2013; 2017), foram analisados os materiais instrucionais do projeto direcionados a docentes e cinco edições de jornais produzidos em diferentes escolas. O discurso jornalístico hegemônico nuclear - o da objetividade, da imparcialidade e da pluralidade - mostra-se predominante tanto nos materiais instrucionais quanto nos jornais escolares examinados, estes também inscritos em outros discursos dominantes do jornalismo - o investigativo e o de entretenimento. Ambos os materiais também fazem funcionar traços incidentais de um discurso jornalístico contra-hegemônico - o jornalismo comunitário.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This work analyzes how the journalistic discourse is re-enunciated in a particular experience of production of school newspapers: the project “Fala Escola” (School speaks) of the CSO Comunicação e Cultura, based in the state of Ceará, Brazil. Under the aegis of critical genre analysis (BONINI, 2011; 2013; 2017), the project’s instructional materials for teachers and five editions of newspapers produced in different schools were analyzed. The nuclear hegemonic journalistic discourse - that of objectivity, impartiality, and plurality - is predominant both in the instructional materials and in the school newspapers examined, the latter also inscribed in other dominant discourses of journalism - the investigative and that of entertainment. Both materials also bring incidental features of a counter-hegemonic journalistic discourse - the community journalism.
  • Development of a Positive Voice Onset Time Pattern by Brazilian Speakers of English as a Second Language: a Longitudinal Study During the COVID-19 Pandemic Articles

    Schereschewsky, Laura Castilhos; Alves, Ubiratã Kickhöfel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empirical-experimental research studies.
  • Writing in Veterinary Medicine Articles

    Borges, Rosângela Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos - estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) - a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals - stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.
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