Acessibilidade / Reportar erro

DEPENDÊNCIA CULTURAL E MEMÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL

CULTURAL DEPENDENCE AND MEMORY OF THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES AND LITERATURES IN BRAZIL

RESUMO

Neste artigo discutimos a problemática da dependência cultural na memória discursiva que atravessa a relação entre o ensino de línguas e de literaturas estrangeiras no Brasil, com ênfase sobre o lugar singular ocupado pelo espanhol e as literaturas hispânicas neste contexto. Nossa investigação focaliza arquivos históricos do Colégio Pedro II, considerado escola-modelo da educação nacional desde o século XIX até meados do século XX.

PALAVRAS-CHAVE:
dependência cultural; línguas e literaturas estrangeiras; espanhol e literaturas hispânicas; memória discursiva; Colégio Pedro II

Associação Brasileira de Literatura Comparada Rua Barão de Jeremoabo, 147, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115, Telefones: (+55 71) 3283-6207; (+55 71) 3283-6256, E-mail: abralic.revista@abralic.org.br - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: abralic.revista@abralic.org.br