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EFFECTS OF KAYAKING ON MOTOR SKILLS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH DOWN SYNDROME

EFEITOS DA CANOAGEM NAS HABILIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

EFECTOS DE CANOA EN LAS HABILIDADES MOTORAS DE NIÑOS Y ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

ABSTRACT

Introdução

A síndrome de Down (SD) é uma afecção genética que se caracteriza por distribuição numérica inadequada no pareamento cromossômico, com material genético extra relacionado com o par 21 que leva a alterações que afetam o desenvolvimento de diversos componentes motores.

Objetivos

Analisar os efeitos do treinamento de canoagem durante oito semanas sobre as habilidades motoras grossas em crianças e adolescentes com SD.

Métodos

Sete indivíduos com SD (10,8 ± 2 anos), quatro do sexo masculino e três do sexo feminino participaram do estudo. Para avaliar as habilidades motoras grossas, empregou-se a bateria de Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test für Kinder, KTK). O teste de Wilcoxon foi usado para comparar os valores de habilidades motoras grossas antes e depois do KTK e o teste de Mann-Whitney foi usado para comparar os indivíduos por sexo. O tamanho do efeito foi calculado pela escala de Cohen (1977) e nível de significância de p < 0,05 foi adotado.

Resultados

Os indivíduos apresentaram resultados estatisticamente significativos em todas as tarefas do teste de coordenação motora grossa e o efeito produzido pela intervenção foi moderado.

Conclusão

Conclui-se que oito semanas de treinamento de canoagem são suficientes para produzir desenvolvimento das habilidades motoras grossas de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Nível de Evidência IV; Série de casos.

Síndrome de Down; Canoagem; Habilidades motoras

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