Accessibility / Report Error

SELEÇÃO DE TALENTOS EM HANDEBOL: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA E DE DESEMPENHO

RESUMO

Introdução:

Os parâmetros antropométricos e de desempenho físico que determinam o nível competitivo no handebol devem ser submetidos a um estudo mais aprofundado para identificar quais deles podem contribuir de forma otimizada ao serem selecionados os talentos para esse esporte.

Objetivo:

Identificar quais variáveis antropométricas e de desempenho físico avaliadas nas categorias de base (infantil, sub-15 e cadete, sub-17) têm a maior influência sobre os níveis profissionais atingidos por jogadores de handebol do sexo masculino e feminino ao longo de sua carreira esportiva.

Método:

Um total de 145 jogadores de handebol (75 homens e 70 mulheres) participou do estudo. Os participantes foram inicialmente avaliados durante a temporada de 1998-99 e os níveis de desempenho foram supervisionados até março de 2013. Os dados resultantes foram classificados pelo nível de desempenho (regional n = 109; nacional n = 36), por sexo e por categoria (infantil, cadete).

Resultados:

A análise MANCOVA indicou que o estágio de maturação do jogador é um dos principais parâmetros a serem considerados ao escolher quais variáveis devem configurar o modelo de detecção de talento para o handebol, que também é condicionado por sexo. As variáveis antropométricas influenciam muito os atletas do sexo masculino, enquanto as variáveis de desempenho físico (salto agachado (squat jump), salto com contramovimento (counter movement jump), salto com contramovimento com braço (counter movement jump with arm), corrida vaivém (shuttle run) 10 x 5 m, corrida vaivém 20 m e VO2 máx) têm efeito semelhante em ambos os sexos.

Conclusão:

O estudo das mudanças que ocorrem em variáveis de desempenho antropométricas e físicas podem gerar informações úteis para identificar talentos para o handebol, e a maturação é um fator chave na escolha das variáveis mais adequadas.

Descritores:
criança; composição corporal; força muscular; sexo; desempenho atlético.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br